Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2020

Análise: mudanças surtem efeito, Botafogo melhora intensidade e consegue virada fora de casa


Entre os elementos positivos da vitória sobre o Coritiba estão o início de jogo intenso, a vontade e reorganização após o baque do gol adversário e as mudanças na segunda etapa


O Botafogo levou um susto, mas conseguiu pela primeira vez nesse Campeonato Brasileiro virar uma partida. A mudança de comportamento ainda durante o confronto contra o Coritiba no Couto Pereira foi fundamental para os três pontos que tiram a equipe alvinegra da lanterna e dão esperança para uma reação na sequência.



O que faltou para o Botafogo em muitos dos últimos jogos foi o diferencial na noite do último sábado: garra e entrega.



Mas o caminho ainda é árduo. Na conta simples, o Botafogo precisa de pelo menos mais sete vitórias nas 12 rodadas restantes para garantir a permanência na Série A do Brasileirão. O que mostrou diante do Coritiba não é garantia de que o time vai alcançar a missão, mas com a evolução do trabalho de Eduardo Barroca, que já chacoalhou o elenco, fica mais fácil acreditar numa reação.


Entre os elementos positivos da vitória estão o início de jogo intenso, a vontade e reorganização após o baque do gol adversário e as mudanças na segunda etapa.


+ Barroca elogia entrega e dedicação de jogadores
+ Pedro Raul celebra virada: "Contra tudo e contra todos"




Botafogo vence o Coritiba e deixa a lanterna do Brasileirão — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O Botafogo começou o jogo com marcação alta e buscando as finalizações. O problema é que, como aconteceu inúmeras vezes no ano, o time perdeu o foco na metade do primeiro tempo, sofreu o gol, abaixou as linhas e teve dificuldades de voltar a se impor.



No ataque, Warley e Kalou foram nulos. O marfinense cometeu erros de passes e não conseguiu segurar a bola na frente. No meio, Honda chamou a responsabilidade na bola parada, mas encontrou problemas para se aproximar dos homens de frente e poucas vezes chegou na área.


As válvulas de escape do Botafogo foram Rafael Forster e Caio Alexandre. Improvisado na lateral esquerda, o zagueiro apoiou bem o ataque e não ficou somente preso à marcação. Assim como Caio, que apesar de ser o segundo volante, foi quem mais se aproximou da área e o segundo jogador com mais finalizações na partida.


+ Atuações: Pedro Raul e Caio Alexandre vão bem em vitória


Mesmo sem querer o mérito, Eduardo Barroca teve estrela e fez as escolhas certas no momento adequado para ir atrás da reviravolta. As entradas de Cícero, Lecaros e Matheus Babi fizeram diferença. Não só pelas mudanças, mas pela confiança depositada em Pedro Raul. Decisivo com dois gols em Curitiba, o atacante tem uma relação com o técnico que antecede ao Botafogo.




Melhores momentos: Coritiba 1 x 2 Botafogo pela 26ª rodada do Brasileirão 2020


A noite foi boa, mas nem tudo está dominado. Mais uma vez o time colocou o resultado em risco por desconcentração nos minutos finais, mas Sabino cobrou penalidade (marcada erroneamente na opinião de Sandro Meira Ricci) para fora. A sorte ao lado é mais uma indicação de que o Botafogo pode estar tomando o rumo que precisa na temporada.



Depois de sete derrotas seguidas, o Bota voltou a vencer. Não dá mais para cochilar. Não dá para aceitar qualquer comportamento abaixo do que foi mostrado contra o Coritiba. É daí para cima se quiser evitar o rebaixamento e garantir tranquilidade para um futuro mais estável também fora das quatro linhas. Domingo que vem, contra o Corinthians no Nilton Santos, é dia de mais uma final.


Fonte>>Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Barroca elogia entrega e dedicação de jogadores do Botafogo: "A vitória é deles"


Técnico diz que caminhada para manter time na Série A é dura, mas exalta importância de quebrar sequência de resultados negativos para a retomada da confiança




 
Melhores momentos: Coritiba 1 x 2 Botafogo pela 26ª rodada do Brasileirão 2020



Eduardo Barroca se disse satisfeito com a produção do time e com o resultado do Botafogo na noite deste sábado. O treinador enfatizou a dedicação e a entrega dos jogadores na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, pelo Brasileirão. O resultado tira o time da lanterna do campeonato.


+ Pedro Raul dedica gol a Kevin e celebra virada do Botafogo: "Contra tudo e contra todos"


- Estou feliz pela vitória, bastante feliz pela entrega dos jogadores. O Botafogo mereceu por tudo o que fez na partida. Os jogadores se dedicam e se entregam, então, a vitória é deles. Já foi assim contra o Internacional, foi uma injustiça não termos tido melhor resultado no Beira-Rio. Tivemos hoje a intercorrência do pênalti, mas deu tudo certo. Estou feliz pelos jogadores. A nossa caminhada é dura, mas era importante quebrar a sequência e voltarmos a ter confiança.




Barroca e Pedro Raul na vitória do Botafogo sobre o Coritiba — Foto: Du Caneppele/O Fotográfico/Estadão Conteúdo



A vitória foi fundamental para o Botafogo na luta contra o rebaixamento. Antes da partida, a equipe acumulava 12 jogos de jejum (sendo sete derrotas seguidas) e ocupava a lanterna. Foi, aliás, a primeira vitória de Barroca no retorno ao time carioca.


+ Atuações do Botafogo: Pedro Raul é decisivo contra o Coritiba; Caio Alexandro também se destaca


Com 23 pontos, o Botafogo ganhou duas posições. É o atual 18º colocado, com cinco pontos a menos do que o Bahia, o primeiro fora do Z-4. No domingo, dia 27 de dezembro, recebe o Corinthians no Nilton Santos.




Mais respostas de Barroca:


Importância da vitória


Era um jogo importante por ser confronto direto, nos dava a possibilidade de ganhar duas posições, era importante para quebrar a sequência de resultados ruins e ganhar mais confiança. Tivemos a postura de encarar esse jogo como deveria ser encarado. Os jogadores se comportaram bem, mas nossa caminhada ainda é dura. Vamos precisar trabalhar no nosso limite, recuperar os jogadores fisicamente. Não tem Natal, não tem Ano Novo, não tem descanso, a gente precisa reverter esse cenário. Se tivermos comprometimento, vamos brigar pelo nosso objetivo.


Mudanças no time

- O Botafogo fez bom primeiro tempo, até os 20 minutos tínhamos volume grande de finalizações. Infelizmente, cometemos uma falha e o Coritiba aproveitou a qualidade do Neilton e demos uma desestabilizada. Precisamos voltar para o jogo emocionalmente, foi o que trabalhei com eles no intervalo. Nossa equipe foi ganhando espaço, os jogadores que entraram fizeram diferença. Era uma coisa que eu vinha cobrando, que nos momentos de troca nossas substituições fizessem diferença. Tivemos entrega, conseguiram ser decisivos. Feliz pelos jogadores quem entraram, o Cícero que não vinha jogando, Babi... Conto com todos eles, são jogadores de caráter, que querem reverter nossa situação. Muito feliz com a postura e a entrega. A vitória é um mérito do grupo que quer reverter essa situação. Esse jogo vai ficar marcado como referência de dedicação.


Fonte>Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Pedro Raul dedica gol a Kevin e celebra virada do Botafogo: "Contra tudo e contra todos"


Lateral-direito cometeu pênalti nos minutos finais, desperdiçado por Sabino. Vitória no Couto Pereira tira time da lanterna do Campeonato Brasileiro




Pedro Raul vibra com vitória do Botafogo após 12 jogos: "Contra tudo e todos. Só a gente pode tirar o Botafogo dessa situação" (https://globoesporte.globo.com/futebol/video/pedro-raul-vibra-com-vitoria-do-botafogo-apos-12-jogos-contra-tudo-e-todos-so-a-gente-pode-tirar-o-botafogo-dessa-situacao-9116906.ghtml)



Autor dos dois gols da vitória do Botafogo sobre o Coritiba por 2 a 1 no Couto Pereira, o atacante Pedro Raul dedicou o feito a Kevin. O lateral-direito, que havia protagonizado um inusitado lance que culminou com a derrota na partida anterior para o Inter, cometeu um pênalti nos minutos finais no jogo deste sábado, válido pela 26ª rodada do Brasileirão. Por sorte, Sabino chutou para fora a chance do empate do Coxa. Ao fim da partida, os jogadores alvinegros foram dar forças ao companheiro


- Queria dedicar o gol ao Kevin, que está nos ajudando. Infelicidade no jogo passado... Dedicar a ele e a todo esse grupo que está sempre junto. É difícil, mas só a gente pode reverter essa situação.




Pedro Raul celebra gol do Botafogo — Foto: VINICIUS DO PRADO/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO



Pedro Raul também fez questão de reforçar a união dos jogadores do Botafogo. Com a vitória, o Alvinegro pôs fim a uma série de 12 jogos sem vencer na temporada (7 derrotas seguidas), chegou aos 23 pontos no Campeonato Brasileiro e saiu da lanterna - agora é o 18º colocado. Confira a tabela completa.


- Esse grupo merece. Estamos trabalhando muito, estamos muito fechados. A vitória mostra o que é nosso grupo. Fechado contra tudo e contra todos. Só nós podemos tirar o Botafogo dessa situação. Estávamos batendo na trave há algumas rodadas e dava para sentir na concentração que podia ser hoje.



Melhores momentos: Coritiba 1 x 2 Botafogo pela 26ª rodada do Brasileirão 2020


Por Redação do ge — Rio de Janeiro