Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Botafogo finaliza obras no gramado do Caio Martins e atletas da base treinam no estádio


Extra

O Botafogo abriu neste segunda-feira o Estádio Caio Martins para os treinamentos das categorias de base do clube. Após meses de obras no gramado, a diretoria finalizou os reparos e oficializou o estádio como casa da “base alvinegra”.

Os dirigentes alvinegros confirmaram investimento de R$ 12 milhões no estádio. Inicialmente, a ideia é receber os jogos das categorias de base do clube, mas a Prefeitura de Niterói pediu duas semanas para avaliar a possibilidade da realização de jogos do time profissional em 2016.

O Botafogo não terá à sua disposição o Estádio Nílton Santos e o Maracanã, ambos entregues ao Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos. A previsão é que o Alvinegro fique sem seu estádio por até 10 meses.

Caso tenha o aval da Prefeitura, o Botafogo prevê a construção de arquibancadas tubulares atrás dos gols, e a ampliação da capacidade do estádio para cerca de 20 mil pessoas.



Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/botafogo/botafogo-finaliza-obras-no-gramado-do-caio-martins-atletas-da-base-treinam-no-estadio-17359319.html#ixzz3kQZCMUBB

Botafogo vê campanha em xeque. Sorte que rivais repetem erros



Satiro Sodre/SSPress

O Botafogo iniciou a Série B como principal favorito ao título. O time de maior investimento da competição mostrou ao que veio e liderava com folga. Parecia que o campeonato seria um passeio pelo Brasil. Parecia. O sucesso levou à saída de importantes jogadores, o que gerou uma crise, culminando na demissão do então técnico René Simões.

Sob o comando de Ricardo Gomes, o Botafogo tenta ter uma nova cara. A formação de uma nova equipe se fez necessária. O problema é que o processo não é rápido e o Alvinegro sofre para se tornar novamente um time confiável. O principal ponto negativo tem sido o sistema defensivo.

Nos dois últimos jogos (duas derrotas), por exemplo, o Botafogo sofreu cinco gols. – três do Paysandu e dois do CRB. Para se ter uma ideia, a última vez que a equipe deixou o gramado sem ter sido vazado ocorreu no primeiro dia de agosto, no empate por 0 a 0 com a Luverdense, no Engenhão – esse foi o único jogo em que o time, sob comando de Ricardo Gomes não sofreu gol.

Tal queda de desempenho poderia ter prejudicado bastante a campanha do Botafogo na Série B. O Alvinegro, no entanto, ainda se encontra na 3ª colocação, apesar de somar apenas duas vitórias nos últimos oito jogos. O time já está sem 'gordura para queimar' há algumas rodadas, mas tem contado com a incompetência dos rivais, que também não conseguem emplacar sequência de bons resultados.

Para se ter uma ideia, o Botafogo, após perder para o CRB, na última sexta, poderia terminar a rodada na 6ª colocação. Melhor para o Alvinegro, que viu três rivais direto pelo G4 tropeçarem – Bahia, Sampaio Corrêa e Santa Cruz.
O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, às 21h30, quando receberá o Atlético-GO, no Engenhão. Na terceira colocação, o Alvinegro soma 36 pontos, dois a menos que o líder vitória e um a mais que o Bahia, em 7º.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Desempenho atual do Botafogo na Série B é inferior à campanha de 2003


Time de Valdo, Dill e Leandrão tem números melhores que o desta temporada



Equipe comandada por Levir faturou o
vice-campeonato de 2003 (Foto: Arquivo L!)
As dificuldades da Série B não são novidades para o Botafogo. O clube disputou a competição em 2003. Embora não tenha conquistado o título na ocasião, o acesso veio com um vice-campeonato, desempenho suficiente para fazer o torcedor atual se espelhar num passado não muito distante. De fato, os números de ambas as temporadas apresentam semelhanças, mas, na comparação entre alvinegros, os debutantes da Segundona levam pequena vantagem sobre os encarregados da vez.

Doze anos atrás, nos primeiros 21 jogos dos 23 de toda a primeira fase, a equipe então dirigida pelo hoje atleticano Levir Culpi somava 40 pontos (11 vitórias, sete empates e três derrotas). O montante representa quatro pontos a mais que o acumulado na edição desta temporada, considerando o mesmo número de partidas. Até agora foram 10 triunfos, seis igualdades e cinco reveses.

A supremacia do time que tinha Valdo, Leandrão e Dill aparece com mais nitidez nos gols marcados: 43 a 31. Porém, existe um quesito em que o Botafogo-2015 leva a melhor: a tão criticada defesa, que nas últimas rodadas foi buscar a bola dentro de suas próprias redes em cinco oportunidades. O sistema liderado por Jefferson, e que conta ainda com Renan Fonseca, Diego Giaretta, Luis Ricardo e Thiago Carleto, sofreu apenas 17 tentos, seis a menos que o do Fogão-2003.

No confronto estatístico entre "Botafogos", dois fatores jogam a favor do presente: a fórmula de pontos corridos, que costuma privilegiar os melhores times, e a quantidade de vagas que o certame oferece para a elite: quatro, o dobro da versão anterior.


LANCEPRESS! - LANCENET! 

Com futuro em aberto, Jobson muda rotina, malha e garante: "Me cuidando"


Atacante passa a usar estrutura de Saferj para manter a forma enquanto aguarda veredicto da Fifa. Sindicato faz apelo por jogador junto à FifPro




Jobson malha em academia: treino com outros
atletas desempregados (Foto: GloboEsporte.com)
Jobson aguarda desde abril um pronunciamento da Fifa sobre o recurso contra sua pena de quatro anos de suspensão. Mas o atacante decidiu deixar de esperar passivamente e, por isso, nesta segunda-feira vai dar início a uma nova rotina. Ao lado de outros 30 jogadores desempregados, o atacante vai utilizar as instalações do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio de Janeiro (Saferj) para manter a forma, ao passo em que aguarda um veredicto definitivo sobre seu futuro.


Enquanto Jobson trabalha no sindicato, o sindicato trabalha por Jobson. O presidente Alfredo Sampaio disse que foi encaminhado à Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FifPro) – com sede na Holanda – um pedido de revisão da punição junto à Fifa. A ideia é explicar os malefícios da pena ao jogador, que chegou a ser detido em Conceição do Araguaia (PA), sua cidade natal, sob acusação de dirigir embriagado.


- A punição por doping químico tem de ser tratada de outra maneira que não a punitiva. Tirar do convívio com os atletas pode levar o jogador à marginalidade. Mas com o fato de treinar diariamente com outros jogadores vai melhorar a autoestima do Jobson. No sindicato ele terá uma ótima estrutura, enquanto esperamos aguardamos a resposta do pedido feito à FiFPro - explicou Sampaio.


Jobson tem se reunido com a diretoria do Botafogo com frequência, praticamente uma vez por semana. Nas conversas, além de ficar informado sobre o andamento do processo, o atacante discute pagamentos atrasados e mantém a ligação afetiva com o clube. Embora não exista um vínculo formal entre as partes – o contrato se encerrou dia 24 de junho –, o Alvinegro tem arcado com algumas custas do processo e recentemente enviou à Fifa uma notificação informando sua intenção de firmar um novo vínculo com o atacante, assim que a suspensão for revogada. Enquanto isso, o atacante espera boas notícias em breve.


- Vou manter a forma no sindicato esperando voltar logo. Enquanto isso vou me cuidando. Sei que o Botafogo estaria disponível para que eu pudesse treinar, mas infelizmente não é possível. Isso me faz muita falta - disse Jobson, que antes de iniciar os treinos no Saferj faz musculação numa academia.


A programação do sindicato estabelece dois treinos com bola por semana – num campo alugado na Zona Oeste do Rio de Janeiro –, além de treinos na praia e musculação. Suspenso sob acusação de se recusar a fazer exame antidoping quando atuava pelo Al Ittihad, da Arábia Saudita, em 2014, o atacante afirma estar disposto a melhorar seu comportamento enquanto aguarda um pronunciamento da Fifa.


- Depois do que aconteceu na minha cidade, estou mais tranquilo, apesar de ser difícil ter controle emocional nessa situação. Estou tentando me equilibrar, mais quieto, mas sempre com a esperança de voltar logo - afirmou Jobson.


Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Jefferson volta a treinar e viaja para se apresentar à seleção brasileira


Departamento médico do Brasil fará avaliação no ombro esquerdo e decidirá se goleiro do Botafogo tem condição de disputar amistosos



Jefferson viaja neste domingo para se apresentar à
 seleção brasileira. Goleiro treinou normalmente
 no sábado (Foto: AP)
O que inicialmente foi preocupação, aos poucos tornou-se alívio. Depois de fazer um leve treino com bola no último sábado, Jefferson mostrou-se recuperado da lesão no ombro esquerdo, que o tirou da partida do Botafogo contra o CRB, na última sexta-feira. Assim, o goleiro vai viajar neste domingo para se juntar à seleção brasileira, que disputará amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, dias 5 e 8 de setembro, respectivamente.


Jefferson será avaliado pelo departamento médico da Seleção, que determinará se o goleiro terá condição de permanecer no grupo. No entanto, a tendência é que o camisa 1 do Botafogo seja aproveitado por Dunga.


O goleiro sentiu a dor durante o treino da última quinta-feira, dia da viagem do Botafogo para Maceió e, por isso, ficou fora da partida contra o CRB. Na ocasião, o clube informou que o goleiro sofreu uma tendinite traumática no ombro esquerdo, mas ressaltou que não se tratava de um caso cirúrgico.


Por conta dos amistosos da seleção brasileira, Jefferson será desfalque do Botafogo em pelo menos três rodadas da Série B: contra Atlético-GO, Vitória e Paraná.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE