Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2024

Botafogo se aproxima da contratação de Artur Jorge, técnico do Braga



Português de 52 anos é o escolhido de John Textor para assumir o Alvinegro



O Botafogo está perto de anunciar a contratação de Artur Jorge, treinador do Braga, de Portugal. O comandante de 52 anos foi o escolhido de John Textor para assumir o Alvinegro após a demissão de Tiago Nunes, desligado do cargo há mais de um mês. O atual interino Fábio Matias ainda treina a equipe até a estreia na Libertadores.






Durcesio Mello afirma que Botafogo "vai brigar por títulos" e elogia gestão de John Textor (https://ge.globo.com/podcasts/video/durcesio-mello-afirma-que-botafogo-vai-brigar-por-titulos-e-elogia-gestao-de-john-textor-12473489.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Por causa do tempo hábil, Fábio Matias comandará o time na partida contra o Junior Barranquilla, na próxima quarta-feira, na estreia da fase de grupos da Conmebol Libertadores. Artur Jorge é esperado no Brasil nos próximos dias para oficializar o acordo.


As negociações pelo novo treinador foram tocadas diretamente por John Textor, que buscou um perfil de liderança e um treinador de conteúdo ofensivo. Artur Jorge, que fez 45 jogos com o Braga na atual temporada, foi o nome considerado ideal.


O norte-americano se encontrou pessoalmente com o profissional em Porto na última segunda-feira, durante a pausa dos clubes para a Data Fifa, para apresentá-lo sobre o projeto. Desde então, as negociações foram focadas em convencer o Braga a liberá-lo.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Óscar Romero x Eduardo: meia paraguaio cobiça titularidade no Botafogo; compare jogadores


Artur fez a carreira praticamente inteira no Braga. Começou no time sub-19 dos Guerreiros do Minho em 2019, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal. Retornou ao Braga, para comandar a equipe sub-15, em 2017. De lá, foi subindo degrau por degrau até chegar no time principal em 2022.


O Braga é o atual 4º colocado no Campeonato Português, com 53 pontos - cinco atrás do Porto, em 3º. O time jogou a Liga dos Campeões nesta temporada, mas ficou em terceiro em um grupo com Real Madrid e Napoli e foi para a Liga Europa, onde foi eliminado pelo Qarabag na primeira fase mata-mata.



Ele foi campeão da Taça da Liga de Portugal essa temporada, o principal título da carreira de Artur - na campanha, ganhou do Estoril na final nos pênaltis e eliminou o Benfica na semifinal nos pênaltis também.





Artur Jorge, técnico do Braga — Foto: Gualter Fatia/Getty Images


Outros nomes, como o espanhol Quique Setién e o português Pedro Martins, foram cogitados por John Textor, mas Artur Jorge levou a melhor na disputa. O Alvinegro pagará uma multa para tirar o profissional do Braga.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Raphael Zarko — Rio de Janeiro

Óscar Romero x Eduardo: meia paraguaio cobiça titularidade no Botafogo; compare jogadores



Recém-contratado disse que chega ao Brasil para lutar por um lugar no time



Com a última contratação, o Botafogo ganhou importante reforço no meio-campo. Óscar Romero, de 31 anos, chega para ser opção ao meia Eduardo, titular absoluto no time desde que foi contratado.





Óscar Romero faz primeiros treinos pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Essa era uma posição prioritária entre as contratações do clube, mas que só se confirmou na reta final da janela deste início de ano. Óscar chega para ser opção ao brasileiro, que teve altos em baixos em 2023, e tenta evitar sofrer mais uma vez com o desgaste físico ao longo de 2024.




Óscar Romero fala sobre a disputa de posição no time titular do Botafogo (https://ge.globo.com/video/oscar-romero-fala-sobre-a-disputa-de-posicao-no-time-titular-do-botafogo-12473539.ghtml)



Apesar do camisa 33 ter lugar praticamente certo no time, o paraguaio mostrou personalidade ao dizer que não veio ao Brasil para compor o elenco e que vai buscar seu lugar entre os 11.


- Venho para lutar por uma posição, creio que tenho experiência suficiente para poder ganhar meu lugar, respeitando todos os meus companheiros, mas quem vem ao clube tem o propósito de poder jogar. Meu caso não é exceção, venho para lutar por um lugar e tratar de ajudar o Botafogo onde eu possa, mas com a mentalidade de poder jogar - disse, em sua apresentação na última quinta-feira.




Eduardo comemora gol do Botafogo contra o Vasco — Foto: André Durão



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O ge detalhou os números do jogador nas últimas temporadas e traçou um paralelo com Eduardo. Veja abaixo.


Óscar Romero

A temporada em que o meia mais atuou foi em 2014, quando estava no Cerro Porteño, clube em que foi formado. Foram 54 jogos, três assistências e nove gols marcados - mas balançar as redes não é a principal função do jogador. Óscar tem como principais características a boa visão do jogo e passe longo refinado, que quebra as linhas de marcação.





Óscar Romero — Foto: Marcelo Endelli/Getty Images


Foi assim que ele se destacou ao longo da carreira - principalmente no Boca Juniors. Vestindo a camisa 10, ele foi o principal jogador construtor, algumas vezes com início com dribles, e responsável das cobranças de bolas paradas, além de servir os companheiros do ataque.



2014 - Cerro Porteño: 54 jogos e 9 gols

2022 - Boca Juniors: 45 jogos e 2 gols

2013 - Cerro Porteño: 36 jogos e 6 gols

2021 - San Lorenzo: 32 jogos e 4 gols

2020 - San Lorenzo: 23 jogos e 6 gols

2015 - Racing: 23 jogos e 4 gols


+ Com a camisa 70 do Botafogo, Óscar Romero é apresentado: "10 vezes Garrincha"

+ Presidente do Botafogo, Durcesio revela que contato por Cuca em 2023 foi um pedido de Textor



Eduardo

Já o meia brasileiro teve o auge em números de partidas na última temporada, justamente quando oscilou na reta final pelo Botafogo - foram 49 jogos, 12 gols e sete assistências. Os números mostram que o camisa 33 é mais eficiente no ataque marcando gols - principalmente pela dinâmica que faz com Tiquinho Soares ao inverter posição.





Eduardo - Botafogo x César Vallejo — Foto: Vitor Silva/BFR



Eduardo elucida as jogadas do Alvinegro com velocidade, passes curtos e mudança de direção rápida, além de jogar com a bola no pé, o que o diferencia do paraguaio. Ele tem sido importante no modelo atual de pressionar a saída de bola do adversário.


2023 - Botafogo: 49 jogos e 12 gols

2020/2021 - Al Ahli: 41 jogos e 13 gols

2018/2019 - Al Hilal: 36 jogos e 14 gols

2016/2017 - Al Hilal: 35 jogos e 16 gols

2012/2013 - Estoril Praia: 34 jogos e 4 gols




Aos 36 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Eduardo do Botafogo contra o Bragantino (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-36-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-eduardo-do-botafogo-contra-o-bragantino-12107744.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro