Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Botafogo investe em promessas e espera por Neto Berola, que deixará elenco do Atlético


Atacante foi indicado pelo técnico Vagner Mancini e pode reforçar alvinegro carioca


Desde 2010 no Galo, Neto Berola disputou 150 jogos e marcou 27 gols; jogador deve seguir para o Botafogo

A diretoria do Botafogo já contratou os dois primeiros reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. E os investimentos iniciais deixam claro o objetivo em apostar em jogadores com potencial de se destacarem pelo time alvinegro.

Na segunda-feira o clube fechou com o atacante Yuri Mamute, de 19 anos, campeão do Torneio de Toulon com a Seleção Brasileira. Cria do Grêmio, o centroavante chegou ao Rio de Janeiro por empréstimo, que não teve o seu tempo estipulado.

Já nesta terça-feira foi a vez do meia João Gabriel, de 23 anos, ser a novidade no treino do elenco no Centro de Treinamento do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

João Gabriel foi revelado nas categorias de base do Francana-SP, mas chamou a atenção de todos nos últimos meses defendendo a Matonense-SP na Série A-3 do Campeonato Paulista. O jogador, que tem os direitos federativos ligados ao União São João-SP, esteve perto de reforçar a Portuguesa, mas o Botafogo acabou atravessando a negociação.

Já Mamute foi incorporado ao elenco profissional do Grêmio por Renato Gaúcho em 2011, quando tinha apenas 16 anos. Sem se firmar, o centroavante passou a atuar em torneios de base e perdeu espaço no elenco gremista. O zagueiro Dória, também presente no Torneio de Toulon, exaltou a chegada do companheiro.

Com essas duas contratações o Botafogo agora procura jogadores mais experientes. Uma negociação que pode ser concretizada nos próximos dias é a chegada do atacante Neto Berola, de 26 anos e que foi campeão da Copa Libertadores no ano passado pelo Atlético. O jogador pediu seu desligamento do clube mineiro e nem sequer viajou com a delegação para a China, onde o Galo ficará treinando.

Neto Berola foi indicado por Vagner Mancini, que o vê como importante por ser um jogador de velocidade e capaz de cair pelos lados do campo. O atacante foi uma alternativa após o Botafogo fracassar na tentativa de acertar com o atacante Jorge Henrique, que já teve passagem pelo Glorioso e está defendendo as cores do Internacional. Revelado pelo Itabuna-BA, Neto Berola passou ainda pelo Vitória antes de ser contratado em 2010 pelo Atlético.

Dentro de campo, o elenco participou de mais um dia de trabalhos físicos na manhã desta terça-feira. O preparador físico Moraci Sant'anna comandou a atividade e os atletas ainda realizaram exames médicos. O volante argentino Mario Bolatti, o compatriota e atacante Tanque Ferreyra e o meia paraguaio Pablo Zeballos, ausentes na segunda-feira, se reapresentaram e trabalharam com os demais.

Nesta quarta-feira os jogadores voltam a treinar, dessa vez em período integral, mais uma vez na Urca, que vai abrigar o Glorioso enquanto o Engenhão está cedido para a Fifa para treinos de seleções na Copa do Mundo. Existe ainda a possibilidade de o plantel ficar alguns dias treinando no Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O Botafogo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro na quarta-feira, dia 16 de julho, quando visita o Sport, às 19h30(de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife (PE). O Glorioso é o 13º colocado, com nove pontos conquistados.

Gazeta Press

Moraci Sant'anna fica animado com a primeira impressão do elenco do Bota


Preparador físico, que repete parceria do Atlético-PR em 2013 com Vagner Mancini, afirma que resultados só vão aparecer se contar com a dedicação do grupo



Moracy teve uma boa primeira impressão do elenco
do Botafogo (Foto: Site Oficial Botafogo)
Novo responsável pela preparação física do Botafogo, o experiente Moraci Sant'anna chegou ao Alvinegro gostando do que viu. Colega de Vagner Mancini no Atlético-PR em 2013, ele repete a parceria, desta vez no Rio de Janeiro, e destaca a vontade demonstrada pelos jogadores do clube nos primeiros trabalhos após o retorno do recesso. Motivação para o novo desafio não falta.

- Todo desafio é bem vindo. Encontrei um grupo que parece interessado em fazer história, e falei para eles que não adianta eu colocar toda a minha experiência de 40 de futebol, seis Copas do Mundo e 48 títulos na carreira, planejar e pensar em tudo se não houver a dedicação deles. Agora, tendo a dedicação, eu sabendo que aquilo que estão fazendo é o máximo, certamente teremos um resultado bastante positivo e poderemos fazer um grande Campeonato Brasileiro - afirmou em entrevista ao site oficial do clube.

Assim como aconteceu no Furacão na temporada passada, o preparador físico espera que a equipe do Botafogo também possa aliar a força física com a filosofia de jogo do técnico.

- Ele (Mancini) encontrou uma equipe relativamente bem fisicamente e pôde colocar tudo que ele entende de filosofia tática. O time acompanhou e o resultado foi ter chegado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e na final da Copa do Brasil. Essa é a filosofia dele de trabalho e para conseguir ter êxito precisa de uma equipe forte fisicamente. Eu sei disso, nos demos muito bem.

No atual elenco do clube, Moraci Sant´anna só tinha trabalhado com Jorge Wagner, no Corinthians, e Julio Cesar, no Fluminense. Ao lado do auxiliar Alex Rites, ele já trabalha em conjunto com a fisiologia alvinegra para elaborar a melhor estratégia para tirar o máximo de cada jogador.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Diretor da Matonense aposta em sucesso de João Gabriel no Botafogo



Ricardo Moris elogia o jogador, que chega por empréstimo até o fim do ano. Dirigente do Glorioso afirma que clube observava o atleta há bastante tempo



João Gabriel já treinou com o elenco alvinegro
 (Foto: Paulo Chiari/EPTV)
Emprestado ao Botafogo até o fim do ano com o preço dos direitos econômicos fixados, o meia João Gabriel, de 23 anos, chega como uma aposta da diretoria carioca para a posição. O diretor de futebol da Matonense, Ricardo Moris, aposta no sucesso de seu agora ex-jogador no Glorioso.

- Ele é um meia que chuta muito bem de fora da área, chega bem ao ataque. Era ala quando chegou da Francana, mas o Luis Carlos Ferreira, nosso técnico, mudou a posição dele. Fora de campo, é um garoto tranquilo, evangélico, não se mete em confusão. Se ele jogar o que jogou aqui, vai dar muito certo no Botafogo - aposta Ricardo Moris.


Do lado alvinegro, o gerente executivo Aníbal Rouxinol afirmou que o atleta vinha sendo observado pelo futebol do Botafogo há bastante tempo. Por não ser uma negociação cara, o desfecho foi rápido.


- O departamento de futebol o acompanhava há algum tempo. Ele chamou a atenção e financeiramente se enquadra no nosso orçamento. É uma boa aposta - disse Rouxinol.

João Gabriel já fez exames médicos no clube e participou do treino desta terça-feira no Cefan. Os direitos federativos do jogador são ligados ao União São João, mas os direitos econômicos são divididos entre o empresário José Pereira (60%) e a empresa CR Promoções (40%).

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro

Mario Risso comemora nova chance no Botafogo: 'Quero jogar aqui'



Zagueiro uruguaio admite ter ficado chateado com afastamento, mas agora se mostra renovado para buscar espaço no time do Glorioso para o segundo semestre deste ano





Treino do Botafogo - Mario Risso (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Mario Risso foi reintegrado ao elenco principal do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)

Mario Risso não esconde a felicidade por ganhar uma nova chance no Botafogo, após ter sido deixado de lado, treinando separadamente do grupo principal. Em entrevista ao LANCE!Net, o zagueiro uruguaio admite ter ficado bastante frustrado num primeiro momento, mas que agora está com confiança renovada para mostrar serviço no Alvinegro.

- Quando comunicaram (o afastamento), fiquei triste, pois havia chegado a pouco, pensando em ganhar títulos, fazer história no clube. Depois continuei treinando. Tinha de treinar, porque o futebol é assim: um dia você está sem chances e amanhã pode estar jogando como titular. Tenho de estar preparado - afirmou o uruguaio.

Como mostrado nesta terça-feira pelo LANCE!Net, Risso foi reintegrado por Vagner Mancini, que pretende observar alguns jogadores que não teve oportunidade anteriormente.

- Me sinto bem, feliz, isso era o que queria: estar treinando com a equipe principal e com chance de poder jogar. Espero fazer uma boa pré-temporada agora e merecer uma oportunidade no retorno do Campeonato Brasileiro - disse Risso.

Confira a entrevista completa abaixo:

O Mancini já conversou com você após essa reintegração?
Só nos cumprimentamos quando cheguei, mas nada especial quanto a minha reintegração. Estou trabalhando. Cabe a mim trabalhar. Vamos esperar. Quero jogar no Botafogo.

Teve propostas para sair?
Quando vim, tinha muitas propostas, mas vim porque era para o Brasil, porque o Botafogo é grande, tem história e queria estar aqui. Tenho vontade de jogar aqui, mas sei que posso sair porque fiquei afastado. Mas agora, se faço a pré-temporada e mostro estar bem, poderei receber uma chance e jogar aqui. Se não tiver chance, posso sair, pois tenho 26 anos e preciso jogar. Mas estou com ânimo renovado e quero trabalhar e mostrar que sou capaz de vestir esta camisa.

Como é o contato com os torcedores do Botafogo?
Muita gente quer saber porque não joguei. Eles conhecem mais que está sempre jogando, pois têm mais visibilidade. Mas os que me reconhecem, pois veem fotos, sempre apoiaram. Sempre me abordam na rua com muito carinho.

Quem mais apoiou você neste momento em que foi afastado?
Minha família. Eles me apoiam em tudo. Me diziam para ficar tranquilo e que iria poder mostrar porque estava aqui no Botafogo. A família é fundamental em tudo na vida. Quero estar bem e jogar futebol.


Alexandre Braz e Rodrigo Ciantar - LANCENET!