Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O pior do Botafogo é o seu melhor




Andei defendendo o Botafogo há alguns dias. Eram dias, aliás, mais cinzentos que as famosas meias de Fischer e Ferreti. O time patinava, perdia, muita gente apontou o dedo acusador para Oswaldo de Oliveira e poucos tinham a calma de perceber algo cruel. O Botafogo, do dia para a noite, do preto para o branco, desfez-se de seu ataque.

Puff. Foi embora o ataque alvinegro.

Foto de Daniel Steger
Herrera optou por engordar o salário e saiu. Caio optou pela titularidade e saiu. Loco Abreu optou pela unanimidade e saiu.

Veio Rafael Marques, mal jogou, machucou e ainda foi vaiado.

Eis o retrato dramático e expressionista do Botafogo no meio do campeonato brasileiro. Um elenco com bons jogadores no meio-campo. Uma defesa entrosada, mas em crise. Um goleiro de Seleção. Um esquema tático repentinamente estuprado. Viu-se um time torto.

Chegou Seedorf. Com calma e sorrisos, começou, ao lado do treinador, a aparar as arestas do time torto. Mas as derrotas e resultados ruins continuavam.

Súbito, três vitórias consecutivas. Bonitas, históricas, tipicamente botafoguenses. E do que se achava lama brotou uma verdade surpreendente. O maior defeito do Botafogo, hoje, início de setembro, é a sua maior virtude. A falta de ataque.

Como pode um time sem ataque fazer tantos gols? Já são 38 gols em 23 jogos. O mais positivo da competição, ao lado dos queridinhos Fluminense e Atlético Mineiro.

O maior defeito do Botafogo é sua maior virtude.

Sem atacante, o time demora mais a definir, chega à grande área adversária e precisa decidir qual a melhor maneira de atingir o gol. E o que parece indecisão vira surpresa. As defesas adversárias ainda não aprenderam como marcar este novo ataque-fantasma do Botafogo. Ninguém prevê se virá um chute de fora da área, uma infiltração, uma tabelinha, um cruzamento.

Ninguém sabe. Nem mesmo os botafoguenses. Talvez seja a esquizofrenia mais saudável dos últimos tempos no futebol brasileiro. Sem ter um centroavante clássico, daqueles de verbete da Barsa, o Botafogo transformou todos os seus jogadores em potenciais centroavantes. Dificultando a marcação de quem está do outro lado. Basta olhar os últimos gols. Cada um de um jeito, de uma forma, cada um com seu charme diferente.

Elkeson continua perdido. E perdido, ele vem se encontrando e deixando os marcadores tontos.

Para continuar assim, Osvaldo e companhia precisam assumir este jeito de jogar, este jeito de confundir, e seguir jogo a jogo surpreendendo. A si mesmo. E aos rivais.

por Garambone/Globoesporte.com

Botafogo faz promoção e dá cortesia para torcedoras com camisa rosa


Camisa fez sucesso entre torcedoras do clube alvinegro
Foto: Wagner Meier/Agif/Gazeta Press
Além de manter os ingressos mais baratos para o jogo contra o Internacional, nesta quinta-feira, no Engenhão, a diretoria do Botafogo confirmou no início da noite uma nova promoção: a torcedora que for ao estádio com a camisa rosa poderá entrar de graça até 30 minutos antes de a bola rolar.

A cortesia irá valer para todos os setores (exceto leste superior, que estará fechado, e sul, destinado ao Inter). Na chegada às catracas, promotores do clube estarão validando as cortesias para a entrada das torcedores que atenderem o regulamento. A promoção só vale para camisa oficial.

Lançada na semana passada, a camisa fez sucesso durante o jogo contra o Náutico, no último domingo. A intenção da diretoria do clube é fazer com que as mulheres se aproximem do Engenhão e passem a adquirir produtos oficiais na Loja do Botafogo.

O jogo contra o Inter pode marcar a entrada do Botafogo no G-4. A equipe está na quinta posição e a distância para a zona de classificação para a Libertadores é de dois pontos.

Por Terra



Loco Abreu pega um jogo de suspensão por beijar escudo do Botafogo




Atacante foi julgado por ter provocado a torcida do Flamengo em jogo do Brasileirão



Loco Abreu beija escudo do Botafogo (Frame: Reprodução)
Loco Abreu beija escudo do Botafogo (Frame: Reprodução) 
Além de não ter sido bem vista pelo Figueirense, a atitude de Loco Abreu de beijar o escudo do Botafogo lhe rendeu um jogo de suspensão. Segundo o STJD, ele provocou a torcida do Flamengo no jogo entre os dois times, na 15ª rodada do Brasileirão.

O uruguaio Abreu foi denunciado pelo próprio tribunal, com pena máxima de até seis partidas. O uruguaio, assim, não enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 19h30, no Orlando Scarpelli.


Leia mais no LANCENET!



Bota deve anunciar atacante Bruno Mendes, do Guarani, esta semana



Jogador, de 18 anos, ficou conhecido ao marcar um gol sobre o Alinegro na Copa do Brasil deste ano e chegará para a posição mais carente do time

O Botafogo está em fase final de negociação e deve anunciar esta semana a contratação do atacante Bruno Mendes, que completou 18 anos no dia 2 de agosto. O jogador pertencia ao Guarani, clube com o qual tinha contrato até 31 de maio de 2014. Ele será mais uma opção na posição mais carente do time no momento.


Os dirigentes conheceram o jogador no confronto com Guarani na Copa do Brasil deste ano. Bruno, inclusive, marcou o único gol do clube paulista nos dois jogos (veja no vídeo acima), quando o Botafogo venceu por 2 a 1 em Campinas e empatou em 0 a 0 no Rio.

No sistema de jogo adotado pelo técnico Oswaldo de Oliveira há espaço apenas para um jogador mais adiantado, no caso Elkeson. Ele ainda conta no elenco com Willian, de 20 anos, Sassá e Vitinho, ambos de 18, como opções para a posição, mas os três foram pouco utilizados na temporada. O prazo para inscrição no Campeonato Brasileiro termina no dia 21, e o Botafogo não deve contratar mais reforços além de Bruno Mendes.

Passagem pela seleção sub-20 e só um jogo na Série B

Bruno Mendes comemora gol do Guarani contra o Botafogo (Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)
Bruno Mendes comemora gol do Guarani 
(Foto: Rodrigo Villalba / Memory Press)
Bruno, que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, foi vendido pelo Guarani a um grupo de empresários. O jogador disputou apenas um jogo da Série B deste ano, justamente por estar sendo negociado. A intenção inicial era vendê-lo para um clube europeu, mas a janela fechou no dia 31 de agosto. Em julho, o atacante foi barrado em cima da hora do duelo entre Guarani e Goiás, sob a justificativa do presidente Marcelo Mingone de que havia uma negociação muito adiantada com um grupo de empresários que repassaria o jogador a um grande clube de São Paulo. As conversas esfriaram, e desde então o atacante não atuou mais pelo Bugre. Revelado nas categorias de base do Guarani, Bruno Mendes subiu ao time profissional no início deste ano e fez parte do elenco que foi vice-campeão paulista.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Razões da ascensão do Botafogo



Opinião do Torcedor


Motivos que contribuíram para a ascensão do Botafogo 


Dória - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)1) A utilização de dois cabeças de áreas - Jadson e Gabriel e daqui a pouco, Marcelo Mattos. A utilização dos dois volantes deixou a defesa mais protegida. Assim, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel ou Lodeiro e até Elkeson, não precisariam voltar para marcar tendo, por consequência, mais liberdade para atacar;
 
2) A inclusão de Dória na zaga titular - Fábio Ferreira e Antônio Carlos não estavam atravessando uma boa fase e, com a contusão do segundo, Brinner foi testado ao lado de F. Ferreira, o que não deu muito certo. Com isso, Dória foi lançado com sucesso e deve continuar como titular, de preferência com Antônio Carlos, quando voltar;

3) A saída de Renato - apesar de ser um bom jogador, Renato não poderia ser titular do Botafogo por deixar a defesa muito exposta. Não há como colocar Seedorf e Renato no mesmo time, restando a ele ser o reserva do próprio Seedorf e;

4) A chance dada à garotada da base - Jadson, Gabriel, Renan, Cidinho, Dória, faltando ainda uma chance real ao Sassá.

Se seguir essa receita, Sr. Osvaldo Oliveira, o Fogão terá a vaga garantida na Libertadores. Os resultados até agora estão a nosso favor.

Saudações!

Por BotafogoDePrimeira