Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Botafogo deve pedir liberação de trio convocado para Seleção sub-20

Dória, Gabriel e Vitinho foram convocados por Gallo, ficarão concentrados 30 dias e perderão as cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro


Vitinho gol Botafogo Friburguense (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Botafogo não quer ficar sem Vitinho nas primeiras
rodadas do Brasileirão (Foto: Satiro Sodré / Agif)
A convocação de Vitinho, Dória e Gabriel para a seleção brasileira sub-20 nesta sexta-feira deixou o técnico Oswaldo de Oliveira preocupado. Eles devem se apresentar no dia 16 de maio e ficarão 30 dias concentrados, disputando torneios e amistosos na Europa. Com isso, perderiam as primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, além de ficarem fora da decisão do Campeonato Carioca, caso o Botafogo não vença a Taça Rio, domingo, contra o Fluminense, em Bolta Redonda.

Dória e Gabriel são titulares do Botafogo desde o ano passado. Já Vitinho vem sendo o reserva mais efetivo do time e já atuou algumas vezes desde o início. Por isso, Oswaldo já conversou com Gallo, coordenador das categorias de base da seleção brasileira, para que e necessidade do clube seja atendida. - O Gallo me ligou e conversamos. Passei a importância dos três nesse momento e pedi para que se o Botafogo tiver necessidade que procure compreender. Seleção é importante para a carreira desses jogadores e fico feliz em vê-los com a camisa amarela - disse Oswaldo, deixando claro que o clube pedirá a liberação dos jogadores, principalmente se o time precisar disputar a decisão do Carioca.


Gabriel e Dória Botafogo (Foto: Fabio Leme)
Apesar de jovens, Gabriel e Dória são peças fundamentais do time titular do Botafogo (Foto: Fabio Leme)
O Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro dia 25, contra o Corinthians no Pacaembu. A competição será paralisada no dia 12 de junho por causa da Copa das Confederações e recomeça no dia 6 de julho.

Este ano, o Brasil não conseguiu a classificação para o Mundial Sub-20 depois de uma péssima campanha no Sul-Americano da categoria. Na ocasião, o Botafogo teve Dória e Jadson na equipe.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Para Oswaldo, Flu estará 'nos trinques' na final da Taça Rio

Técnico lembrou que Tricolor passou a última semana apenas treinando para a semifinal da Taça Rio, enquanto Botafogo enfrentou o Sobradinho



O Fluminense acena com a possibilidade de escalar um time misto na decisão da Taça Rio, domingo, contra o Botafogo. Porém, o técnico Oswaldo de Oliveira acredita que isso não acontecerá e que o time de seu amigo Abel Braga estará 100% na final, que será disputada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda neste domingo, às 16h.


Oswaldo e Seedorf (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
Seedorf é a principal arma do Botafogo para a final
da Taça Rio (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
- Não vejo o Fluminense cansado. Eles estão em uma sequência que estão habituados. O Fluminense não está cansado, a gente sabe como é essa história. Nós sabemos bem o que teremos pela frente. Eles podem estar cansados da viagem, que realmente foi longa, mas no domingo vão estar nos trinques - disse o treinador alvinegro.
Oswaldo aproveitou para lembrar que, enquanto o Glorioso vem de uma grande sequência de partidas, o Tricolor não jogou na semana que antecedeu a semifinal contra o Volta Redonda:

- Entre o jogo contra o Volta Redonda, pela semifinal, e o anterior, eles tiveram um espaço que o Botafogo não teve e eu esperava ter. Achei que teria a mesma chance que o Fluminense. Nas últimas semanas, o Botafogo jogou mais e por isso precisamos diminuir a carga de trabalho, senão não iríamos aguentar.

Luiz Gustavo Moreira -  Rio de Janeiro (RJ)LANCENET

Botafogo e Fluminense decidem a Taça Rio em Volta Redonda


Alvinegro precisa apenas do empate e Tricolor precisar vencer para forçar mais dois jogos


 

Apresentação Botafogo x Fluminense
Botafogo x Fluminense se encaram
 pela final da Taça Rio
Botafogo e Fluminense entrarão em campo às 16h de domingo para decidir a Taça Rio, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Por ter melhor campanha, o alvinegro tem a vantagem do empate para conquistar antecipadamente o título estadual. O Tricolor precisa da vitória para forçar uma final, que seria decidida em mais dois jogos, um em cada final de semana.
No Glorioso, o principal objetivo é conquistar logo a taça e não deixar que o Fluminense cresça para uma eventual final. Enquanto o Tricolor espera vencer, seja com um time misto ou não, para forçar mais duas partidas. O problema é que nesse meio as equipes tem Copa do Brasil e Libertadores para jogar no meio da semana.

OBJETIVO DO ALVINEGRO É A CONQUISTA ANTECIPADA

Não existe outro objetivo para o Botafogo senão ganhar a Taça Rio e terminar com o Campeonato Carioca de maneira antecipada. O Glorioso sabe que está em um momento decisivo e não pode se dar ao luxo de deixar o adversário crescer na competição.

Um dos líderes da equipe, Fellype Gabriel reitera a a necessidade de acabar rapidamente com o campeonato.

- Temos de estar focados e nem tenho pensado nos dois jogos. Só olhamos para a Taça Rio, é ela que queremos vencer. Se ganharmos, conseguimos matar logo, mas se perder vamos ter dois jogos complicados - disse o meia à Rádio Brasil.

Na final, Oswaldo de Oliveira terá todos os jogadores à disposição, já que os poupou no jogo de quinta-feira, contra o CRB (AL), pela Copa do Brasil. A dúvida fica pelo banco de reservas que pode contar com Andrezinho e Renato, nomes experientes.

NO FLU, MISTÉRIO SOBRE A ESCALAÇÃO

Poupar ou não poupar? O Fluminense ainda não decidiu o que vai fazer na final da Taça Rio. Com o elenco desgastado depois de uma viagem longa até Guayaquil (EQU), o técnico Abel Braga ainda não definiu quem será escalado e vai aguardar para saber quem está se sentindo bem para o jogo.

- Temos que pensar muito em relação a domingo. Domingo é importante? Claro que é. Mas na quarta jogaremos pelo nosso objetivo principal. Temos que analisar muito bem - explicou o treinador.

Durante o desembarque, a maioria dos titulares que falou com a imprensa se colocou a disposição do treinador Abel Braga. O preparador físico do clube, Cristiano Nunes, disse que vai analisar o desgaste dos jogadores e revelou preocupação especial com Rafael Sobis.

- O grupo de uma forma geral me preocupa, mas acredito que a maior parte dos jogadores estará em campo no domingo. O Sobis, por exemplo, me preocupa, pois vem se desgastando bastante.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLAMENGO

Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data-Hora: 05/04/2013 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa e Ediney Mascarenhas
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Fellype Gabriel; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio (Digão) e Carlinhos; Edinho, Jean (Diguinho) e Wágner; Rhayner (Thiago Neves), Wellington Nem e Rafael Sobis (Samuel). Técnico: Abel Braga.


Leia mais no LANCENET!

Bota pagará salário até terça e atletas serão informados antes da final


Burocracia impede depósito nesta sexta-feira, mas dinheiro já está disponível para acertar pagamentos em carteira e regularizar um mês de imagem



Maurício Assumpção: diretoria tenta resolver logo
problema com atraso salarial (Foto: Thales Soares)
Como a maioria dos clubes brasileiros, o Botafogo vive tentando se equilibrar financeiramente. Nesta sexta-feira, a diretoria conseguiu disponibilizar o dinheiro para o pagamento dos salários dos jogadores, que deveria ter sido feito dia 20 de abril, mas o depósito, por questões burocráticas, acontecerá até terça-feira depois da final da Taça Rio, domingo, às 16h, contra o Fluminense, no Raulino de Oliveira

Esse pagamento se refere ao valor registrado na carteira de trabalho. Do grupo de 35 jogadores do elenco principal, 11 possuem contratos de direitos de imagem e também receberão um mês relativo a esses contratos, mas o clube ainda deve mais um.

Recentemente, os jogadores decidiram não concentrar em jogos realizados no Rio justamente por causa dos salários atrasados. A prática deve se tornar hábito para o restante da temporada. Para a final da Taça Rio, a delegação viaja na véspera para Volta Redonda.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com time titular para final na cabeça, Oswaldo só tem dúvidas no banco


Técnico diz que deve relacionar Andrezinho, Renato, Vitinho e Antônio Carlos, mas algumas vagas estão em aberto para clássico contra o Flu



Domingo, Andrezinho e Vitinho
 devem ser trunfos 
no banco
(Foto: Alexandre Cassiano/Ag. O Globo)
O empate do Botafogo com o CRB, quinta-feira, em Alagoas, teve especial importância para dois jogadores: o volante Renato e o meia Andrezinho, que ficaram um longo tempo em inatividade por causa de problemas físicos e tiveram a oportunidade de serem titulares. Ao que tudo indica, eles ganharam a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira e devem ser relacionados no banco de reserva para a final da Taça Rio, domingo, contra o Fluminense, em Volta Redonda.

Sobre quem vai iniciar a partida contra o Flu, Oswaldo não tem dúvida. Tanto que deixou os principais atletas em preparação no Rio de Janeiro para esta tentativa de conquistar o título carioca por antecipação. Seedorf, Lodeiro e companhia terão a missão de liderar o time.

- Penso no Andrezinho e Renato para este jogo sim sim, claro. Eles dois, Antônio Carlos, Vitinho, um dos dois laterais.. vamos ver. O time que inicia todos sabem. Vou examinar bem as condiçoes para montar o banco. Vamos ver como eles (Andrezinho e Renato) repondem ao jogo contra o CRB. Foi muito estafante, estavam muito tempo sem jogar e o gramado estava muito alto - esxplicou o treinador.

Depois do empate em 0 a 0 com o CRB, o Botafogo precisa vencer o jogo de volta, dia 15, para avançar na Copa do Brasil. Outro 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Empate com gols favorece o time alagoano. Já se empatar ou vencer o Tricolor, o clube se sagrará campeão estadual, sem a necessidade da final, já que também levou a Taça Guanabara.

Por Fred Huber Maceió

Oswaldo rechaça jogar pelo empate: 'Não quero o Flu em cima de mim'


Técnico garante que Bota esquecerá da vantagem na final da Taça Rio


Após o 0 a 0 com o CRB pela Copa do Brasil (veja os melhores momentos), na última quinta-feira, agora, oficialmente, só se respira a final da Taça Rio no Botafogo. O time titular ficou no Rio para se preparar melhor, mas o técnico Oswaldo de Oliveira teve que se dividir para comandar a equipe também na Copa do Brasil.



O treinador espera uma batalha duríssima contra o Tricolor em Volta Redonda, mas ressalta a importância de o Bota conseguir o título já neste domingo e eliminar a necessidade de duelar por mais duas vezes com o rival.

- Nós temos coisas planejadas. Agora nossa preocupação volta para o Carioca, para a decisão de domingo. É um jogo dificílimo, conhecemos muito bem o nosso adversário. Sabemos o quão importante é tentar superar o Fluminense agora. Vamos fazer todo o esforço para isso e se Deus quiser vamos conseguir - projetou.

Comentar sobre a vantagem de poder empatar e sair com o título já virou uma espécie de mantra no Glorioso. Oswaldo voltou a ressaltar que seu time tem que esquecer isto e jogar para vencer, já que correria o risco de trazer o Fluminense para sua área. A ordem é só lembrar da vantagem nos últimos minutos, e só se for o caso.

Oswaldo de Oliveira quer evitar que o Flu fique em cima do Botafogo (Foto: Fabio Castro / Agif)

- Não trabalhamos com a vantagem. Vamos jogar para ganhar. A história mostra que cera, sistema defensivo, tudo isso atrai adversário. Não quero o Fluminense em cima de mim porque é um timaço. Claro que, faltando dois, três minutos, se estiver um 0 a 0, não temos o que arriscar. É colocar o regulamento na mesa. Mas até essa situação, é jogar para ganhar.

A delegação do Bota que jogou em Maceió na noite de quinta-feira retorna ao Rio no início da tarde desta sexta. Oswaldo de Oliveira, no entanto, tem voo marcado para 5h da manhã. Ele estará no comando do treino dos titulares às 15h, no campo anexo do Engenhão.

Por Fred Hube Maceió