Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Análise: Botafogo tem paciência para virar contra o Madureira, virtude essencial no ano



Maior eficiência no segundo tempo com menos finalizações evidencia que equipe precisa de tranquilidade para fazer ajustes necessários na temporada




Melhores momentos: Botafogo 4 x 2 Madureira pelo Campeonato Carioca 2022



O time do Botafogo mostrou na última quinta-feira que vai precisar de uma coisa que muita gente pede aos torcedores: paciência. A vitória de virada por 4 a 2 em cima do Madureira exemplifica o que deve ser o ano alvinegro. À espera da assinatura do contrato definitivo com John Textor, o time de Enderson Moreira precisou ter calma e tranquilidade para conseguir fazer com que as chances que criava virassem gols.


Logo aos 13 minutos do primeiro tempo, a equipe viu a adversidade bater à porta. O Madureira abriu o placar em gol de pênalti de Pipico. O gol foi a segunda e última finalização da equipe durante toda a etapa inicial. O Botafogo, que até então tinha apenas uma, foi mais incisivo e desceu para o vestiário com 10 finalizações, mas faltava balançar a rede.


Na volta para o segundo tempo isso aconteceu, só que de novo no início e do lado adversário. Entrou em ação a paciência necessária para 2022. Se teve 10 finalizações no primeiro tempo e nenhum gol marcado, a história foi diferente nos 45 minutos finais, quando finalizou em nove oportunidades e marcou quatro gols.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube





Time do Botafogo foi muito mais eficiente no segundo tempo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


Em entrevista coletiva depois da partida, Enderson comentou que foi justamente a tranquilidade que fez o time aproveitar melhor as chances que criou. Se antes, metade dos chutes ou cabeçadas parava no goleiro Dida, no segundo tempo, quatro dos nove chutes foram para a rede.



- Conversamos muito sobre esse poder de reação. É algo importante para uma equipe que almeja fazer grandes jogos, buscar títulos. É necessária essa maturidade. Falei que era a oportunidade de dar esse passo. Fiquei muito feliz com a maturidade deles. O gol do Kanu foi importantíssimo, porque a situação nos deixaria ainda mais ansiosos. Eles tiveram tranquilidade para fazer as coisas de maneira organizada.


+ Carlinhos torce joelho esquerdo e pode desfalcar o Botafogo; Carli está suspenso


Além da calma, o Botafogo apresentou aspectos interessantes na parte tática. Contra o Madureira, os zagueiros estiveram ativos na construção das jogadas, além de terem marcado dois gols. Kanu, que fez o primeiro dele como profissional, avançou ao ataque algumas vezes com a bola no pé, aparecendo como elemento surpresa. Já Carli, autor do terceiro gol, conseguiu bonitos lançamentos direto para o ataque, cortando a defesa adversária e apostando, principalmente, na velocidade de Diego Gonçalves.


+ Justiça por Moïse: Botafogo se solidariza por morte de congolês no Rio de Janeiro





A Voz da Torcida - Pedro: "No segundo tempo, nosso glorioso funcionou" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-no-segundo-tempo-nosso-glorioso-funcionou-10269545.ghtml)


+ Atuações do Botafogo: Raí e Matheus Nascimento são destaques em virada contra o Madureira


O atacante empatou a partida e chegou a terceira participação direta em gol em três jogos no ano. Mas não foi fácil. Poucos minutos antes de igualar, perdeu grande chance ao encher o pé. O mesmo aconteceu no primeiro tempo. Na hora do gol, recebeu bonito passe de Matheus Nascimento e optou por bater colocado, no canto do goleiro.


A promessa de 17 anos foi outro jogador que apresentou bom futebol. Por mais que não tenha deixado o dele, o centroavante se movimentou, criou oportunidades e deu fortes chutes. Além dele, Raí, também cria do Botafogo, se destacou enquanto esteve em campo. Ele entrou no intervalo no lugar de Felipe Ferreira, mudou a cadência do meio de campo alvinegro e aproveitou para fechar o placar após boa jogada de Erison.


Se a paciência para concluir as jogadas foi uma virtude no time de Enderson no segundo tempo, junto com o apoio da torcida, ela deverá ser constante para as duas partes em 2022. Enquanto o Botafogo ainda está na fase de transição para a chegada de Textor, o time vai se arrumando em campo e está na liderança do Carioca. A próxima etapa é contra o Nova Iguaçu, segunda-feira, às 21h, no Nilton Santos.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro