Páginas

domingo, 7 de julho de 2013

Seedorf sopra velinha com gol e liderança: 1 a 0 sobre o Fluminense


Um dia depois de completar um ano de sua chegada ao Brasil, holandês desequilibra jogo muito parelho, faz gol e dá vitória ao Botafogo em PE




lance capital

39 do 2º tempo

Num momento em que o Fluminense era um pouco superior, Seedorf arriscou sua única finalização no jogo. Cavalieri não evitou o gol.


deu certo

marcação

Fred, normalmente carrasco do Botafogo, encontrou muita dificuldade diante de Dória e Bolívar, sobretudo o primeiro. Foi preciso nos desarmes.


estatísticas

finalizações

O maior volume de jogo do Tricolor no primeiro tempo fica claro no número de conclusões: 9 a 3. Ao final do jogo, o placar foi de 17 a 10.

O tempo só faz Clarence Seedorf melhorar. Um dia depois de completar um ano como jogador do Botafogo, o holandês foi novamente o diferencial de sua equipe. Graças a ele, o Alvinegro venceu clássico muito equilibrado contra o Fluminense, no início da noite deste domingo, na Arena Pernambuco, e pulou para a liderança do Campeonato Brasileiro. Foi do camisa 10 o único gol da partida, aos 39 minutos do segundo tempo.

Os tricolores poderão argumentar, com razão, que o placar foi um tanto cruel com o atual campeão brasileiro. O Flu foi melhor no primeiro tempo. No segundo, começou mal, mas logo equilibrou novamente a partida. E aí levou um gol fatal do craque adversário.

- Com o campo melhor (nos novos estádios) e a habilidade do brasileiro, o nível vai melhorar - afirmou Seedorf, que comentou o lance do gol. - Eu estava esperando a bola chegar, estava livre, tentei acertar o gol, a bola quicou e pegou velocidade. O time está de parabéns. No segundo tempo jogou com coragem, mais na frente. No primeiro tempo, nos desgastamos muito correndo para trás.

Fred, que com o clássico deste domingo tornou-se o primeiro jogador a atuar nos seis estádios usados na Copa das Confederações, vinha de um retrospecto altamente positivo contra o Botafogo: havia marcado dez vezes em 12 encontros. Encontrou forte marcação, ainda conseguiu finalizar três vezes, mas passou em branco.

- Nosso time tentou fazer o melhor, mas acho que jogamos muito pelo meio. Se abríssemos mais pelas laterais, com o Carlinhos e o Bruno, poderia ter sido melhor - comentou o atacante.

A vitória alçou o Botafogo a 13 pontos, um a mais que o Coritiba, agora vice-líder. O Flu, com nove, é o quarto. Na próxima rodada, os tricolores recebem o Inter no sábado, em Macaé, e os alvinegros encaram o Grêmio no domingo, na Arena.

Seedorf é novamente decisivo: gol e liderança na Arena Pernambuco (Foto: Allan Torres / Ag. Estado)

Flu é melhor no primeiro tempo

Se houvesse um júri que determinasse um vencedor para o primeiro tempo, os votos seriam para o Fluminense. Não foi avassalador, não houve esmagamentos, não teve nada de pressão insustentável, mas o Tricolor foi superior ao Botafogo na primeira metade do jogo. Os comandados de Abelão tiveram mais a bola (56% a 44%) e souberam o que fazer com ela (nove finalizações, contra três do adversário). Faltou o gol.

O Flu foi melhor desde o começo., explorando os lados do campo, especialmente a direita. Com três minutos, já teve a primeira chance, em bola alçada por Wagner e desviada por Fred, mas sem força para assustar Jefferson. O meia, pouco depois, arriscou chute forte, desviado na zaga. Conclusão de Bruno, chute de Fred e cabeceio de Gum foram outras boas oportunidades para os tricolores. Faltou perícia na hora de finalizar.

O Botafogo foi mais tímido. Saiu menos. Mesmo assim, teve alguns lampejos ofensivos. No melhor deles, Seedorf avançou pela direita e cruzou na área. Rafael Marques, porém, não conseguiu concluir.

Botafogo reage e vence o jogo

A largada do segundo tempo mostrou uma inversão de papéis entre as duas equipes. O Botafogo voltou dominante. Parecia outro time. Passou a rondar a área adversária, algo que não fizera no período anterior, e a arriscar a gol. Dois chutes quase sequenciais, um de Vitinho e outro de Dória, ameaçaram.

Mas o Flu, aos poucos, voltou para a partida. Rafael Sobis, aos 21 minutos, partiu em direção ao gol, foi acossado por Dória pelas costas e desarmado por Jefferson na frente. Pediu pênalti. Foi um lance duvidoso - o goleiro desvia a bola, mas atropela o atacante. Fred, bem marcado especialmente por Dória, guerreou por cada centímetro da área alvinegra, ciente de que qualquer detalhe poderia mudar o jogo. Mas não teve sucesso.

Parecia claro que o jogo terminaria empatado. Só parecia. Seedorf, aos 39 minutos, foi o ponto de desequilíbrio. Ele mandou chute forte de fora da área. A bola quicou e venceu o goleiro Diego Cavalieri. Gol do Botafogo. Gol da vitória.

Por GLOBOESPORTE.COM São Lourenço da Mata, PE

Oswaldo vibra com vitória sobre o Flu: 'Não é qualquer um que irá vencê-los'


Treinador do Botafogo que a vitória sobre o rival no clássico deste domingo dará confiança ao seu time na disputa do Brasileirão



Oswaldo de Oliveira - Botafogo x Fluminense (Foto: Antônio Carneiro/LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira durante o jogo contra
 o Fluminense (Foto: Antônio Carneiro/LANCE!Press)
Líder isolado do Campeonato Brasileiro com 13 pontos, após a vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense, na noite deste domingo, na Itaipava Arena Pernambuco, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira comemorou muito o resultado sobre os tricolores. Segundo ele, o adversário é um dos fortes candidatos ao título nacional e a vitória dará mais confiança à sua equipe.

- É um jogo importante para nós por tudo que representa o Fluminense. É o atual campeão, uma equipe qualificada para vencer este ano também. Este é um resultado que tem interferência técnica e mental no nosso time, porque não é qualquer um que vai vencê-los - afirmou Oswaldo.


Satisfeito com o desempenho do time, Oswaldo não escondeu a satisfação de jogar em um estádio moderno como o de Pernambuco. Tecendo elogios para a estrutura a para o gramado, o treinador, no entanto, lamentou a falta de estádios dos dois clubes.

- Pelas condições que nós tivemos aqui em Recife, acho que foi maravilhoso poder jogar em um estádio e um campo como esse. É inestimável. Foi um grande jogo porque o palco proporcionou. Só lamento que precise ser jogado aqui, seria um brinde à nossa torcida ter no nosso estado. Quero agradecer hospitalidade e condições maravilhosas - disse Oswaldo.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo enfrenta o Grêmio, no novo estádio do Tricolor Gaúcho, domingo, às 16h. Para este confronto, Oswaldo não poderá contar com Gabriel, que recebeu o terceiro catão amarelo. Renato é o substituto mais provável.


Leia mais no LANCENET! 

Seedorf faz no fim, Botafogo vence o Flu e assume a liderança isolada


Em falha de Diego Cavallieri, alvinegros conseguiram a vitória em jogo de futebol e público abaixo do esperado



Botafogo x Fluminense (Foto: Antônio Carneiro/LANCE!Press)
Vitinho disputa a bola com Bruno em
 Recife (Foto: Antônio Carneiro/LANCE!Press)
Se faltou futebol e público, ao menos o Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, na noite deste domingo, na Itaipava Arena Pernambuco, pela sexta rodada do Brasileirão e assumiu a liderança da competição, com 13 pontos. O gol foi marcado por Seedorf, aos 39 minutos do segundo tempo. O Fluminense permanece com 9 pontos na quarta colocação.

O time alvinegro volta a jogar no próximo domingo, às 16h, na Arena Grêmio, contra o Tricolor Gaúcho. Já o Tricolor enfrenta o Internacional, sábado, às 18h30, no Moacyrzão, em Macaé. 

PRIMEIRO TEMPO

O Botafogo era o mandante do clássico que foi disputado no Recife, porém, quem começou se destacando no jogo foi o Fluminense. Logo aos 3 minutos, Fred recebeu cruzamento na área e cabeceou para a defesa de Jefferson. A perda de Fellype Gabriel para o Sharjah, dos Emirados Árabes, tão lamentada por todos no clube, deu para ser sentida já no primeiro tempo.

Sem o apoiador, que desempenhava um importante papel na cobertura dos laterais, seu substituto Vitinho não era eficiente no ataque, tampouco conseguia ajudar Dória e Julio Cesar na marcação. Por ali, o Fluminense - em jogadas de Bruno - criou as principais chances no primeiro tempo.

Devido às constantes investidas dos jogadores tricolores neste setor, Dória levou cartão amarelo por entrada dura em Rhayner. A postura inibida do Botafogo na primeira etapa irritou Seedorf, o craque  gritou e gesticulou várias vezes com os companheiros, fazendo gestos para que o time fosse à frente.

Apesar da vontade, nem o camisa 10 conseguiu melhorar o desempenho do Botafogo. A principal chance dos alvinegros foi criada por ele. Após um belo drible no marcador, ele cruzou na medida para Rafael Marques, que chutou pela linha de fundo.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou com o Botafogo um pouco melhor.  Mas a primeira grande chance apareceu aos 9 minutos. Vitinho recebeu no lado da grande área e arriscou o chute e a bola passou por cima do gol, com grande perigo para Diego Cavallieri.

Após uma trombada com Seedorf e Edinho, Rayner levou um pisão no pé e precisou ser atendido por alguns minutos, parando o jogo. Quando a bola voltou a rolar, a defesa do Botafogo descuidou e, Rafael Sóbis recebeu passe entre os zagueiros e saiu na frente de Jefferson. O goleiro e o atacante se bateram e o Fluminense ficou pedindo pênalti, mas o juiz nada marcou.

Aos 30 do segundo tempo. aconteceu uma invasão de campo. Um torcedor vestido com a Fluminense entrou em campo e logo saiu correndo, retornando à arquibancada. Dando sinais de cansaço, o Botafogo dava espaços ao adversário e, aos 36, Rafael Sóbis entrou com apenas um marcador, mas chutou por cima, logo ele deixou o campo.

Quando tudo indicava que o jogo morno terminaria com o placar no zero, Seedorfrecebeu de longe, sem marcação ele ajeitou e mandou para o gol.

Cavallieri falhou e bola entrou no cantinho. Logo em seguida, em jogada pela direita, o Fluminense quase empatou. Na sequência, Elias recebeu na área e quase ampliou. O Fluminense tentou no dessespero o empate, mas já era tarde. Seedorf, o craque e autor da alegria dos botafoguenses que foram ao estádio, saiu para a entrada de André Bahia e foi aplaudido pelos torcedores antes do apito final. Nada mais justo para o jogador mais lúcido do time. 

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 FLUMINENSE

Local: Itaipava Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data e Horário: 07/07/2013, às 18h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Cartões amarelos: Dória, Gabriel, Marcelo Mattos (BOT) e Rayner, Edinho (FLU)
Glos: Seedorf 39'/2ºT
Público: 7.882 pagantes

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro (Lodeiro, 40'/2ºT), Seedorf (André Bahia, 46'/2ºT)e Vitinho (Elias, 30'/2ºT); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos, Edinho, Jean e Wagner (Deco, 37'/2ºT) ; Rayner (Biro Biro, 25'/2ºT), Rafael Sóbis (Samuel, 37'/2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga.


Leia mais no LANCENET! 

Elias ganha primeira oportunidade e fica no banco contra o Fluminense

Contratado junto ao Resende, atacante vem se destacando nos treinamentos do Botafogo

  •   


Elias - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Elias ganha vaga de Sassá entre
 os reservas alvinegros
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Destaque nos treinamentos desde que chegou contratado ao Resende, logo após o campeonato Estadual, Elias está relacionado pela primeira vez para uma partida oficial pelo novo clube. Para o clássico deste domingo, às 18h30, na Atena Itaipava Pernambuco, em Recife, diante do Fluminense, o atacante de 26 anos ficará no banco de reservas como opção para o técnico Oswaldo de Oliveira.

Com isso, Sassá - que ficou no banco contra o Figueirense - na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, tendo inclusive entrado no fim da partida, perdeu sua vaga na delegação que seguiu para o Nordeste no sábado de noite, logo após o treinamento realizado no campo anexo do Engenhão.

Desde que se apresentou ao Botafogo, Elias primeiro foi submetido a um trabalho físico específico. Depois de duas semanas, o jogador começou a treinar com bola e se destacou. No jogo-treino contra o Audax na semana passada, ele, inclusive, fez o gol dos botafoguenses no empate em 1 a 1.

No Estadual, Elias se destacou pelo Resende, marcando quatro gols pelo time do interior do estado. No ano passado, ele jogou o Brasileirão pelo Bahia, chamando a atenção do técnico botafoguense, que na partida da semifinal do carioca entre as duas equipes, convidou o atacante para vir jogar no Alvinegro. Com direitos econômicos fixados em R$ 2 milhões, ele fica emprestado ao Botafogo - que tem prioridade de exercer a compra - até o fim do ano.

A outra opção de Oswaldo para o ataque contra o Fluminense será Henrique. O atacante - contratado em janeiro ao São Paulo - tem participação discreta até o momento no clube. Ele participou de oito jogos e não fez nenhum gol. Entretanto, com a provável saída de Bruno Mendes, o jogador pode ser mais utilizado no segundo semestre.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo e Flu se enfrentam de novo fora do Rio, agora a 2.300 quilômetros


Times, que disputaram a final da Taça Rio em Volta Redonda, fazem clássico carioca na Arena Pernambuco. Quem vencer pode ser líder



Arena Pernambuco receberá o clássico entre Flu e
Botafogo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Botafogo e Fluminense disputaram dois clássicos em 2013. Em um deles a vitória por 1 a 0 rendeu a conquista da Taça Rio e, consequentemente, do campeonato estadual para os alvinegros. A partida teve, como atípica, a conquista de um título longe do Rio - mais exatamente a 130 quilômetros, em Volta Redonda. Para o encontro deste domingo, o primeiro clássico carioca do Brasileirão, os clubes buscaram novamente um local fora do Rio, já que continuam a interdição do Engenhão e a negociação pelo uso do Maracanã. A distância aumentou: são 2.300 quilômetros até Recife, onde os times se enfrentam às 18h30m (horário de Brasília), pela sexta rodada, na recém-inaugurada Arena Pernambuco - a renda será dividida.

Este não será o único clássico disputado fora da capital fluminense. Flamengo e Vasco, por exemplo, vão até Brasília, no estádio Mané Garrincha, jogar pela sétima rodada. Por outro lado, no dia 21, Fluminense e Vasco farão a reabertura do Maracanã para partidas entre clubes.

Caso o Vitória não vença o Goiás às 16h, Fluminense e Botafogo terão a liderança em jogo. Se vencer, o time de Oswaldo de Oliveira ficará com 13 pontos, um a mais que o Coritiba. Já os tricolores empatariam em pontos com o Coxa, mas levariam vantagem no número de vitórias.

Tirando as questões extracampo, o técnico Oswaldo de Oliveira não terá problema para escalar o Botafogo. Vitinho será mantido na vaga que pertencia a Fellype Gabriel, que se mudou para os Emirados Árabes. A equipe é a mesma que venceu o Figueirense por 1 a 0, pela Copa do Brasil. No Fluminense, Abel Nraga conta com o retorno de quatro jogadores importantes: Diego Cavalieri, Jean e Fred, que estavam na seleção brasileira, e Rhayner, que cumpriu suspensão contra a Portuguesa.

O Premiere 1 exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.




Botafogo: Oswaldo de Oliveira repetirá o time que venceu o Figueirense por 1 a 0, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Vitinho segue no lugar deixado por Fellype Gabriel após transferência para o Sharjah, dos Emirados Árabes. O provável time: Jefferson; Lucas, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf, Vitinho; Rafael Marques.

Fluminense: as principais novidades são os retornos de Diego Cavalieri, Jean e Fred, que participaram do treino coletivo da última quinta-feira. Em relação ao time que enfrentou a Portuguesa, na última partida antes da paralisação, saem Ricardo Berna (negociado com o Náutico), Diguinho e Samuel. Rhayner, suspenso na última rodada, volta ao time na vaga de Biro Biro, titular na ocasião. Recuperado de lesão, Deco fica no banco. O provável time: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rafael Sobis, Rhayner e Fred.




Botafogo: Antônio Carlos (lesão na coxa direita), Cidinho (operação no joelho esquerdo), Rodrigo Defendi (dores musculares) e Edilson (dores musculares) estão fora.

Fluminense: dois jogadores estão entregues ao departamento médico, o lateral-direito Wellington Silva (tornozelo esquerdo) e o meia Thiago Neves (panturrilha esquerda).




Botafogo: Gabriel, Lucas e Renan.

Fluminense: Diguinho.




Wagner dos Santos Magalhães (RJ) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ). O árbitro trabalhou em Coritiba 2 x 1 Atlético-MG, pela primeira rodada. Ele não deu cartão vermelho nem pênalti, aplicou quatro cartões amarelos e assinalou 36 faltas. O campeonato tem média de 4,3 amarelos, 0,2 vermelho, 32,9 faltas e 0,2 pênalti por partida.




Botafogo: é na defesa que as equipes têm mais diferenças, o que é um risco maior para o Alvinegro, terceira equipe que mais faltas cometeu (101) e a que menos roubadas de bolas do adversário conseguiu (49). A consequência disso é que o time é o sétimo que sofreu mais finalizações (69) e finalizações certas (25) nas primeiras rodadas. Levou cinco gols, média de um por jogo. No ataque a situação é mais favorável: é o segundo mais preciso nas finalizações tanto no aproveitamento (43% das conclusões são certas) quanto na eficácia (15% das finalizações viraram gols). O Botafogo já marcou oito gols, a quinta melhor marca, em 53 finalizações, sendo 23 certas.

Fluminense: é a quarta equipe que menos finalizações permitiu aos adversários (47) e a quinta que menos finalizações certas sofreu (18). Levou seis gols. É a quinta equipe que menos faltas cometeu (69) e a que mais vezes roubou bolas dos adversários (93). No ataque, embora seja apenas a nona equipe que mais acertou finalizações (37,5 das finalizações foram no gol), é a quarta na eficácia (14% das finalizações viraram gols). O Fluminense já marcou nove gols, o quarto melhor desempenho, em 64 finalizações, sendo 24 certas.





Foi o clássico da primeira vez. Em março de 1992, Botafogo e Fluminense entraram em campo pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. O palco era o Maracanã. E os protagonistas foram do folclore de um lateral-direito ao talento de um atacante já consagrado. Tudo começou com o folclórico Carlinhos Itaberá, após tabela com Bobô. Ele abriu o placar em seu primeiro gol com a camisa do Flu. Depois, Renato Gaúcho debutou em cobranças de faltas certeiras com a camisa alvinegra. Para fechar, o zagueiro Renê, também em sua estreia no encontro com a rede, virou a partida, que registrou ainda uma confusão na arquibancada.

Por GLOBOESPORTE.COM Recife