Páginas

domingo, 29 de setembro de 2019

Após derrotas, Botafogo precisa de aproveitamento alto para alcançar meta do 3º ciclo


Resultados negativos contra São Paulo e Bahia no início do returno complicam vida do Alvinegro, que terá que bater 61,9% de aproveitamento para conseguir objetivo traçado por Barroca


Vitor Silva/Botafogo


Depois de fazer 27 pontos no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Eduardo Barroca traçou como objetivo para o Botafogo conseguir outros 13 nas primeiras nove rodadas do returno, período que marca seu terceiro ciclo à frente do clube. As derrotas para São Paulo e Bahia atrapalham os planos, e o Alvinegro vai precisar de 61,9% de aproveitamento se quiser atingir a meta.


Eduardo Barroca dividiu o Campeonato Brasileiro do Botafogo em quatro ciclos: 1ª à 9ª rodada, 10ª à 19ª rodada, 19ª à 28ª rodada e 29ª até a rodada final. Levando em consideração a queda de rendimento do primeiro para o segundo ciclo e as duas derrotas consecutivas, sendo uma em casa, alcançar a meta parece uma realidade distante.


Aproveitamentos nos ciclos

Primeiro (nove jogos): 55,5%

Segundo (dez jogos): 40%


- Precisaria de 13 pontos nos nove jogos, aí eu teria os dez jogos finais para buscar o que me interessa no campeonato. Hoje o campeonato nos oferece três coisas: rebaixamento, Sul-Americana e Libertadores. Quanto antes a gente eliminar uma, mais jogos teremos para brigar pelas outras - disse Barroca recentemente ao GloboEsporte.com.



Botafogo tem sete jogos para alcançar 13 pontos: meta definida por Barroca para o 3º ciclo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Para alcançar o objetivo, o Botafogo precisa fazer 13 pontos não em nove jogos, como definido previamente, mas em sete. Desses, quatro serão fora de casa.


Próximos sete jogos do Botafogo


Fortaleza (fora)

Fluminense (casa)

Goiás (casa)

Palmeiras (fora)

Vasco (fora)

CSA (casa)

Grêmio (fora)


A fase, levando em consideração sete jogos em sequência, mais produtiva do Botafogo no campeonato foi da 2ª à 8ª rodada, quando alcançou cinco vitórias e duas derrotas. Os 15 pontos conquistados equivalem a 71,42% de aproveitamento.


É esta sequência que o time de Barroca precisa ter em mente para manter o sonho da Libertadores vivo na parte final da competição.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro