Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

Fernandes ganha nova chance como titular, e Roger Carvalho é vetado


Volante treina no lugar de Marcelo Mattos, suspenso, para jogo contra o Tigres. Sassá também é escolhido para substituir Bill, e Roger Carvalho, vetado pelo DM



Depois de uma partida na qual sequer foi relacionado e em outra em que não saiu do banco de reservas, Fernandes ganhou outra oportunidade de ser titular. O volante de 20 anos foi o escolhido para substituir Marcelo Mattos, que cumpre suspensão no jogo contra o Tigres, nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca.

O jogador começou 2015 como um dos principais nomes do Botafogo. Recém-promovido aos profissionais, teve boas atuações ao entrar no decorrer dos jogos e teve contrato renovado até o fim de 2017. Mas não manteve o nível quando foi titular e perdeu espaço. Mas o técnico René Simões decidiu dar uma nova chance ao jogador, que venceu a concorrência com Dierson, outra joia da base, de 19 anos.

Botafogo treinou no gramado principal do Engenhão nesta terça-feira (Foto: Gustavo Rotstein)
No ataque, Sassá vai ter sua primeira chance como titular na temporada, substituindo Bill, outro suspenso. Outro formado no clube e que recentemente renovou contrato até o fim de 2016, ele atuou em todas as partidas do ano, mas sempre entrando no segundo tempo.

Cotado para retornar à zaga após cumprir suspensão na derrota para o Fluminense, Roger Carvalho foi vetado pelo departamento médico por causa de dores na panturrilha direita. Assim, o setor será novamente formado por Renan Fonseca e Diego Giaretta.

Jobson não participou do treino no campo principal do Estádio Nilton Santos, na tarde desta terça-feira. O clube informou que o atacante foi poupado e fez um trabalho à parte, mas está relacionado para enfrentar o Tigres. Sem o titular, René Simões treinou a atividade com mais um homem de meio-campo.

O Botafogo deve enfrentar o Tigres com a seguinte formação: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta; Willian Arão, Fernandes, Diego Jardel (Gegê) e Tomas; Jobson e Sassá.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Roger Carvalho está fora da partida entre Botafogo e Tigres


Zagueiro sentiu desconforto na panturrilha direita durante o treinamento de sábado e não subiu a campo nesta terça; Jobson ficou na academia, mas está relacionado para jogo



Zagueiro está fora da partida de quarta-feira
(Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Fora do clássico contra o Fluminense por suspensão, o zagueiro Roger Carvalho desfalcará o Botafogo mais uma vez. Com um desconforto na panturrilha direita, ele não enfrentará o Tigres, quarta-feira, no estádio Nilton Santos, às 19h30.

O defensor sentiu o problema durante o treinamento de sábado e será preservado. Com isso, Diego Giaretta seguirá entre os titulares, ao lado de Renan Fonseca.

Quem também não subiu para o campo foi o atacante Jobson. Ele trabalhou na academia do Engenhão ao lado de Bill e Marcelo Mattos - suspensos do jogo de quarta. Ele não preocupa e está relacionado para a partida contra o Tigres.


Leia mais no LANCENET!

Cigano da bola, Tássio confia em experiência para chance como titular


Após fazer sua estreia pelo Botafogo na partida contra o Fluminense, centroavante disputa com Sassá uma vaga no lugar de Bill, suspenso contra o Tigres




Tássio treina em busca de uma chance no Botafogo
 (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Portugal, Chipre, Coreia do Sul, Grécia, Bulgária, Irã, China e 10 clubes do Brasil. Tássio rodou muito até chegar ao Botafogo, no início de 2015. Embora esteja integrado ao elenco desde janeiro, somente no último domingo ele fez sua verdadeira apresentação à torcida, estreando pelo clube ao entrar no segundo tempo da derrota por 3 a 1 para o Fluminense, no Maracanã. O centroavante de 30 anos e 1,96m é um dos candidatos a substituir Bill, suspenso da partida contra o Tigres, nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca.

O golaço marcado pelo Bragantino na vitória sobre a Penapolense, no Paulistão do ano passado, é um de seus trunfos (assista ao vídeo abaixo). Mas Tássio espera ter a chance de mostrar mais, agora pelo Botafogo. Até entrar em campo no último domingo o atacante não tinha recebido qualquer oportunidade com o técnico René Simões, mas vinha incomodando a defesa titular nos treinamentos.

Não sinto mais tanta pressão. Sou um cara muito rodado. Minha experiência de ter jogado em diversos países me dá mais tranquilidade nesses momentos.
Tássio, atacante do Bota

Uma chance perdida no segundo tempo do clássico contra o Fluminense deixou parte da torcida insatisfeita no Maracanã. Mas Tássio se diz pronto para mostrar mais, caso comece jogando a partida desta quarta-feira.

- Não sinto mais tanta pressão. Sou um cara muito rodado. Minha experiência de ter jogado em diversos países me dá mais tranquilidade nesses momentos. Aqui no Brasil também consegui me destacar. Ano passado, fiz aquele gol pelo Bragantino, que chamou atenção de muita gente. Vários clubes vieram me procurar, mas hoje estou feliz no Botafogo. Espero fazer gols assim com a camisa alvinegra - disse ele, que é nascido no Rio de Janeiro.





Além da responsabilidade de mostrar lances semelhantes ao do gol marcado pelo Bragantino, Tássio sabe o que representa lutar pela vaga de um dos artilheiros do Botafogo na temporada, com quatro gols. Outro candidato a começar o jogo contra o Tigres é Sassá, que desponta como favorito por ter entrado em todas as oito partidas do Alvinegro no ano.

- O Bill se tornou um jogador extremamente importante para nosso time. Infelizmente, não poderá jogar. Mas temos boas peças de reposição. O Sassá está fazendo um grande estadual, mas eu também estou trabalhando duro e me sinto preparado, caso o René precise. Nossa briga é sadia, e só tem a acrescentar boas alternativas para o time. Tenho certeza que quem for escolhido para jogar na quarta dará conta do recado - afirmou Tássio.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Vai com quem? René tem diferentes opções para escalar o desfalcado Botafogo


Técnico terá de optar por Dierson ou Fernandes para vaga de Marcelo Mattos e entre Sassá e Tássio para o espaço deixado por Bill. Os dois desfalques estão suspensos



Sassá e Tássio disputam vaga no ataque
(Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Com as suspensões do volante Marcelo Mattos e do atacante Bill para a partida desta quarta-feira, às 19h30, contra o Tigres, no Estádio Nilton Santos, o técnico René Simões quebrará a cabeça para montar o time do Botafogo. No total, são quatro opções para as duas vagas em aberto.

Na proteção aos zagueiros, o treinador deverá optar entre o jovem Dierson, de 19 anos e que nunca atuou pelos profissionais, e o também garoto Fernandes, de 20.

Pesa a favor de Dierson o fato de ter características mais defensivas, assim como o titular. Assim, René não precisaria mudar tanto o jeito de jogar do Alvinegro. Com Fernandes, o passe e as ações ofensivas ganhariam em qualidade, mas Willian Arão seria recuado para atuar numa função que ainda não exerceu na atual temporada.

Já no setor ofensivo, Sassá e Tássio aparecem como as opções. O primeiro, revelado pelas categorias de base do Glorioso, subiu aos profissionais com a fama de finalizador, mas poucas vezes foi utilizado dessa maneira no time de cima. Na atual edição do Carioca, ele vem sendo utilizado com frequência pelos lados do campo.

Tássio, por sua vez, é o típico centroavante trombador. Com 1,96m, ele é eficiente nas jogadas aéreas, mas não tem a mesma mobilidade que Sassá ou até mesmo Bill, o que faria o Bota abusar dos chuveirinhos na área e mudar o estilo de jogo. O grandalhão fez a estreia com a camisa do Alvinegro apenas no clássico de domingo, contra o Fluminense.

O jovem André Luis, de 21 anos, promovido nesta temporada, corre por fora e deve, no máximo, ficar no banco de reservas.
Ciente dos problemas que tem pela frente, René garantiu que aguardará para fazer as escolhas.

– Temos dois desfalques, o Marcelo Mattos e o Bill, mas ainda vou dar uma pensada. Tenho que terminar o jogo do Fluminense, analisar o que aconteceu, pensar bem e ver o que vamos fazer na próxima rodada – disse o técnico.

Roger Carvalho volta à equipe

Suspenso da partida contra o Fluminense por acúmulo de cartões amarelos, o zagueiro Roger Carvalho voltará à equipe alvinegra nesta quarta-feira.

Naturalmente, o retorno dele seria no lugar de Diego Giaretta, que o substituiu na derrota por 3 a 1, para o Tricolor, no domingo. Porém, existe a possibilidade de Renan Fonseca perder a vaga.

Além deles, René Simões também tem os jovens Alisson, que ainda não estreou, e Rabello para o setor defensivo.

Dankler, que foi titular na maior parte da campanha que culminou no rebaixamento do Glorioso para a Série B, no ano passado, recupera-se de problema na perna esquerda.

Dupla de suplentes imediatos está fora de combate

O elenco do Botafogo tem mais dois volantes de contenção como Marcelo Mattos e Dierson. Porém, Airton e Andreazzi sofrem com problemas físicos desde o início da temporada e ainda estão indisponíveis para jogar por tempo indeterminado.

O primeiro está com um problema no púbis, mas já treinou com bola à parte durante a semana passada e está na fase de transição. A expectativa é a de que ele volte a trabalhar com o elenco nos próximos dias.

Andreazzi, que se destacou na reta final do ano passado e foi um dos poucos a se salvarem da campanha pífia no Campeonato Brasileiro, sofre com uma lesão na panturrilha direita desde a pré-temporada alvinegra, em Várzea das Moças, Niterói. Ele chegou a trabalhar com bola e iniciar o período de transição, mas voltou a sentir dores no local.

A última opção da posição é Lucas Zen, que chegou a trabalhar em separado no início da temporada, mas foi reintegrado por René Simões para atuar como lateral-direito, após a saída de Régis para o Capivariano, do interior de São Paulo.

Este grupo que está fora dos planos da comissão técnica possui três volantes, todos revelados pelas categorias de base do Botafogo: Dedé, Fabiano e Sidney.


Luiz Gustavo Moreira e Paulo Victor Reis -  LANCENET! 

De "baba" a possível titular, joia tem ascensão meteórica no Botafogo


Volante Dierson começou em treinos separados dos juniores há dois anos e pode estrear como profissional contra o Tigres, nesta quarta-feira




Dierson em treino do Botafogo: jogador chamou a atenção
 de René e Antônio Lopes (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Por conta de um terceiro cartão amarelo e uma expulsão, o Botafogo perdeu um de seus jogadores mais experientes para enfrentar o Tigres. Mas no lugar de Marcelo Mattos pode surgir alguém que somente há duas semanas começou a aparecer nos profissionais do Alvinegro. Dierson, de 19 anos, teve uma ascensão meteórica no Alvinegro até chegar a ser um dos principais candidatos a ocupar a vaga de titular na partida desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pelo Carioca 2015.

Nascido na cidade de Romelândia (SC), Dierson chegou ao Botafogo no primeiro semestre de 2013, contratado do time B do Paraná Clube, onde chegou após participar de um projeto social. No entanto, inicialmente ele passou três meses em testes no Alvinegro e sequer participava dos treinos com a equipe principal dos juniores. Era integrante do que no jargão do futebol é chamado de "baba". Por isso fazia atividades separadas. Mas diversas brechas se abriram, e o jogador aproveitou as oportunidades.

Nos juniores, Dierson enfrentava a concorrência de Sidney, Andreazzi, Dill e Leandrinho, o que tornava complicado o seu aproveitamento na equipe. No entanto, Sidney foi promovido aos profissionais em 2013. Naquele ano, já com contrato assinado, Dierson participou do título da Taça Octávio Pinto Guimarães. Em 2014, Andreazzi, que era titular, se machucou na reta final da Taça Guanabara de juniores do ano passado, e pouco tempo depois Dill também foi entregue ao departamento médico. Então Dierson passou a disputar a posição com Leandrinho e seu desempenho começou a chamar a atenção da comissão técnica sub-20.

Andreazzi passou a integrar os profissionais no segundo semestre do ano passado, e Dierson fez parte da equipe que conquistou o Campeonato Carioca, já como titular. O volante iniciou o estadual de 2015 como uma dos principais jogadores da equipe comandada por Mauricinho e chamou a atenção do técnico René Simões e do diretor de futebol Antônio Lopes, que observaram os juniores nas preliminares dos profissionais.

Didi + Gerson?

Numa curiosa coincidência, a revelação tem um nome que pode ser visto como a junção de duas lendas da história do Botafogo: Didi e Gerson. Mas na avaliação das pessoas que acompanham o dia a dia de treinos, Dierson mostrou-se um jogador aplicado, de bom vigor físico e com qualidade nas roubadas de bola. Um nome a ser analisado com carinho para substituir Marcelo Mattos. Outras opções são Fernandes e, com características mais ofensivas, Diego Jardel e Elvis. Os volantes Airton (púbis) e Andreazzi (panturrilha) se recuperam de lesões.

Há cerca de duas semanas Dierson passou a atuar em treinos dos profissionais, como parte do plano de interação com as categorias de base. O volante novamente mostrou bom desempenho, na avaliação da comissão técnica, que aproveitou a momentânea pouca oferta de atletas da posição depois que Airton e Andreazzi se machucaram.

Relacionado por René para o banco de reservas nos clássicos contra Flamengo e Fluminense, Dierson passou a ter sua estreia nos profissionais iminente com a suspensão de Marcelo Mattos. Será a recompensa para um jogador que chegou ao Rio de Janeiro sem a companhia de qualquer parente e até pouco tempo morava no alojamento da base, no Caio Martins, em Niterói. O contrato do volante com o Botafogo vai até 31 de dezembro.

- O Dierson está trabalhando com nosso grupo, mostrou que tem personalidade e vai nos ajudar bastante se for escolhido. Estamos tranquilos, porque sabemos que temos jogadores dispostos a fazer o melhor - afirmou o lateral-direito Gilberto.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE