Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Amaral deve ser anunciado como reforço do Bota nesta terça-feira




Volante do Cruzeiro chegará por empréstimo até o fim do ano para cobrir o espaço deixado na posição pelas lesões de Marcelo Mattos e Lucas Zen

 
Amaral, treino Cruzeiro (Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
Amaral treina com os companheiros no Cruzeiro
(Foto: Tarcísio Badaró / Globoesporte.com)
O Botafogo deve anunciar nesta terça-feira a contratação do volante Amaral, do Cruzeiro, por empréstimo até o fim do ano. O jogador vai suprir a deficiência do técnico Oswaldo de Oliveira na posição, já que Marcelo Mattos ainda se recupera de uma lesão no púbis e Lucas Zen sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo e só deve voltar a jogar em 2013.

Aos 28 anos, Amaral teve uma passagem pelo Cerezo Osaka, do Japão, em 2010, quando Oswaldo comandava o Kashima Antlers. Ele será mais um jogador a ter enfrentado o atual treinador no futebol japonês no elenco do Botafogo, assim como aconteceu com Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Rafael Marques.

Amaral já está, inclusive, no Rio e conversou com os dirigentes do Botafogo para acertar os últimos detalhes de seu acerto com o clube. A preocupação da comissão técnica nesse momento era encontrar um jogador que pudesse se adaptar rapidamente ao clube. Como já passou pelo Rio, defendendo o Vasco e tem experiência, foi a opção escolhida.

Na vitória sobre o Figueirense, por 1 a 0, Oswaldo, inclusive, abriu mão da utilização de um volante de marcação, já que não poderia contar com Lucas Zen e Marcelo Mattos, colocando mais um atacante. Até Fellype Gabriel já atuou na posição nesta temporada.

Com o fechamento da janela de transferências internacionais e o fato de o argentino Yacob, ex-Racing, ter fechado com o West Bromwich, o Botafogo precisou recorrer ao mercado nacional. Neste caso, só poderia contratar jogadores das séries do Campeonato Brasileiro ou aqueles que ainda não haviam completado sete jogos na Série A.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Bota solicita interdição do gramado do Engenhão por duas semanas



Clube alega que piso pode provocar lesões graves e solicita mudança do local dos jogos de Flamengo e Fluminense já a partir deste fim de semana


O Botafogo enviou para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo a interdição imediata do gramado do Engenhão pelas próximas duas semanas. Alega que a decisão é para preservar a integridade física dos atletas pela condição atual do piso, que está com excesso de buracos e poderia provocar graves lesões.
O relatório foi assinado pelo agrônomo Artur Melo, responsável pelo gramado do Engenhão. Nas próximas duas semanas, de acordo com o documento, o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no dia 8 de agosto, seria o único a ser realizado no estádio. 

Com o pedido do Botafogo, os jogos Flamengo x Atlético-MG, no próximo sábado; Flamengo x Náutico, no dia 11 de agosto; Fluminense x São Paulo, no dia 9 de agosto; e Fluminense x Palmeiras, no dia 12 de agosto, podem ter seus locais alterados pela CBF. 
- Encaminhei o ofício para a CBF e comuniquei pelo telefone o fato a Manuel Flores, gerente de operações da entidade, pois seria importante que recebessem ainda hoje (segunda-feira) esse documento. Acredito que o Botafogo será atendido nas suas solicitações, só não tenho certeza sobre o jogo entre Flamengo x Atlético-MG, que está marcado para sábado - disse Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj.
O questionamento é sobre o fato de o jogo estar a menos de dez dias de sua realização, o que impediria a mudança de local de acordo com o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF. No entanto, o Botafogo se apoia na decisão da CBF em adiar o seu jogo contra o Corinthians no prazo menor do que especificado pela legislação.
Na letra D do número 2 do artigo 13 do RGC, o texto dá margem para a mudança do local dos jogos ao dizer que "o prazo de 10 dias não é observado em caso de motivo de força maior, quando óbvia e universalmente reconhecido como tal".
Os jogos de Flamengo e Fluminense não poderão ser disputados fora do estado do Rio de Janeiro, a não ser que haja autorização da Ferj, que já se manifestou contrária ao caso em outras oportunidades. Com isso, restam São Januário, Macaé e Volta Redonda como principais opções para os clubes.

Por Thales SoaresRio de Janeiro


Força total


Com mira na Libertadores, Elkeson promete Botafogo com tudo na Sul-Americana



Elkeson promete muita luta pela conquista da Sul-Americana (Crédito: AGIF)
Elkeson promete muita luta pela conquista
 da Sul-Americana (Crédito: AGIF)
 
Focado na vaga na Libertadores e na possibilidade de uma conquista internacional, o Botafogo afia suas armas para estrear nesta quarta-feira na Copa Sul-Americana, frente ao Palmeiras, às 21h50, na Arena Barueri. Na última edição, o Glorioso poupou titulares e acabou caindo nas oitavas; agora, com força total, espera ir muito mais longe na competição. 

“O grupo todo está focado na Sul-Americana também. É um campeonato que leva à Libertadores de forma mais rápida, mesmo sendo muito difícil também. Ano passado pudemos perceber isso”, lembrou Elkeson, um dos titulares que atuaram na partida em que o Alvinegro foi eliminado pelo Santa Fé, na Colômbia. 

Nem uma gota de suor será poupada na busca pelo título internacional. Com força total, o Botafogo encara a competição com a mesma seriedade que tem mostrado no Brasileiro. Assim como no nacional, a busca é por mais uma taça. 

“Estaremos na Sul-Americana com o mesmo espírito que estamos encarando o Brasileiro. Vamos entrar com tudo. Queremos conquistar as duas competições”, destacou Elkeson ao Site Oficial. 

E a caminhada pela conquista internacional não poderia começar de maneira melhor. Com a vitória sobre o Figueirense no último sábado, o Alvinegro retomou o clima de tranquilidade no momento certo.

“Com certeza dá mais ânimo. O time vinha de quatro jogos sem vencer. Foi bom para dar tranquilidade e já voltar a pensar em coisas grandes. Vamos tentar ganhar na quarta. A bola voltou a entrar. A equipe é forte e está se entrosando com os novos jogadores”, disse o camisa 9 do Fogão, que espera uma nova fase. 

“Teremos uma sequência difícil de dois jogos fora de casa, mas a equipe mudou o padrão. Agora queremos só vitórias”, encerrou, lembrando do jogo contra o Atlético-GO no Serra Dourada, às 18h30 de sábado, pelo Brasileiro. 

Vale lembrar que a Sul-Americana é considerada, de forma extraoficial, uma espécie de sucessora da Copa Conmebol, extinta em 1999 e conquistada pelo Botafogo em 1993. 

Confira as melhores imagens da AGIF do treino desta segunda-feira!




Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

Treino do Botafogo

























Rodrigo Paradella


Vídeos: O dia de treinamentos visando a estreia na Sul-Americana



Renato exalta a Sul-Americana e faz alerta para o Palmeiras





Fellype Gabriel explica falta de entrosamento no elenco alvinegro





Seedorf sonha em jogar no Maracanã




BotafogoDePrimeira

Botafogo negocia para ter Amaral, volante do Cruzeiro



Empresário diz que clubes estão conduzindo a transferência e negócio poderá sair nesta segunda-feira



Amaral (Foto: VIPCOMM)
Amaral pode ser contratado pelo Botafogo (Foto: VIPCOMM)
O volante Amaral, do Cruzeiro, pode ser o novo reforço do Botafogo. É o que garantiu o empresário do atleta, Fábio Mello, ao LANCENET!. Segundo o agente, os clubes estão negociando e a definição poderá ser concluída ainda nesta segunda-feira.

- Há o interesse do Botafogo, sim. Eles nos procuraram e encaminhamos para o Cruzeiro. A negociação está sendo conduzida diretamente pelos clubes e podemos ter uma definição ainda nesta segunda-feira - disse.
A reportagem também procurou o diretor de futebol do clube mineiro, Alexandre Mattos, que preferiu conversar sobre o assunto somente se a transferência for concluída.

O interesse em Amaral surgiu com a lesão de Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo e será operado nos próximos dias. Além disso, Oswaldo de Oliveira não está podendo contar com o titular Marcelo Mattos, que está em recuperação de uma lesão no púbis. 

Amaral tem 28 anos e começou a carreira no Paulista, de Jundiaí, onde foi campeão da Copa do Brasil de 2005. Em 2011, atuou pelo América-MG. Em 2012, transferiu-se para o Cruzeiro. Na semana passada, o jogador chegou a ser anunciado como reforço do Náutico. Porém, o possível interesse do alvinegro fez com que o negócio fosse desfeito.


Leia mais no LANCENET! 

HINO DO BOTAFOGO NO VIOLÃO DE CLAUDIO JORGE



Publicado johnnydibotafogo69


O Nosso Glorioso Botafogo completa seus 108 anos de glórias e conquistas no Futebol desde 1904 e editei esse clipe de foto sob o 'spot" dos dedos mágicos de um dos maiores violonista do mundo, Cláudio Jorge, que empresta todo o seu virtuosismo nessa belíssima releitura do hino "popular" do Botafogo composto por Lamartine Babo. 

Valeu Cláudio Jorge, um grande Botafoguense, um GRANDE violonista.
Inteligência e talento à serviço do mundo..E a serviço do Glorioso Botafogo.




BotafogoDePrimeira

Após avaliação dos jogadores, Bota vai de time misto na Sul-Americana




Técnico ainda não sabe quantos jogadores serão poupados na estreia da competição, contra o Palmeiras. Delegação ficará cinco dias fora do Rio


Oswaldo de Oliveira na coletiva do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif)
Oswaldo de Oliveira diz que ainda precisa esperar
para saber quem joga (Foto: Fábio Castro / Agif)
O Botafogo não poderá aproveitar a pausa de uma semana do Campeonato Brasileiro para treinar e descansar. A estreia na Copa Sul-Americana já bate à porta e, para a partida contra o Palmeiras, quarta-feira, na Arena Barueri, o torcedor alvinegro verá uma formação diferente da que venceu o Figueirense, no Engenhão. Oswaldo de Oliveira adiantou que vai poupar alguns jogadores mais cansados. Só não sabe quais. Uma avaliação física no treino desta segunda-feira de manhã vai ser fundamental para a decisão da comissão técnica.

- Há quem esteja cansado, precisando de um break, de um intervalo. Senão não vão aguentar. Estamos correndo para preparar os que vêm atrás (como o lateral Lima, o meia Seedorf e o atacante Rafael Marques). Os meninos estão treinando todo dia também para chegar no nível físico e técnico dos titulares. Os testes vão indicar as mudanças que vou precisar fazer, e eu vou fazer. Se tivéssemos um intervalo natural, iria jogar da mesma forma. Mas será o oitavo jogo numa série de 14 direto, sem treinos e recuperação. Não posso ir de peito aberto, atirando com uma equipe só. Vou levar em consideração o que existe em volta - avisou Oswaldo.

Para evitar desgastes ainda maiores, a delegação fará o seguinte itinerário: viaja terça para São Paulo e parte para Goiânia já na quinta, onde haverá o duelo com o Atlético-GO, pela 14ª rodada da competição nacional, no sábado. Segundo o comandante, o que chamou de "período de superação" é o maior vilão para as atuações abaixo da média do Botafogo utimamente.

No futebol não se faz milagre. Quando obtive sucesso, foi trabalhando. Não usei subterfúgio ou artifícios que não estivessem ligados à minha profissão. Quem trabalha, as coisas acabam acontecendo depois. Sem poder trabalhar, corta as minhas mãos. Fica pelo resultado da individualidade, o que não é o ideal. Fica somente por quem tem o melhor elenco, quem pode fazer mais trocas. Não se mede o trabalho - lamentou.

A tendência é que um dos dois laterais - Lucas ou Márcio Azevedo - fique fora. O meia holandês Clarence Seedorf também deve ser poupado, já que, vindo de férias e com 36 anos, já participou de três jogos seguidos, num espaço de seis dias. Na conta de Oswaldo, Elkeson é outro que tem sido utilizado intensamente desde que se encaixou de novo no esquema.

Por André CasadoRio de Janeiro

Jefferson, o Paredão Alvinegro (Atualizado)


Muitos têm Goleiro, nós temos um Paredão






O nosso goleiro Jefferson, que tanbém serve à Seleção Brasileira, realmente é um Paredão. Sempre exaltado pela torcida, vem apresentando ótima performance nos últimos jogos do Brasileirão.

Contra o Figueirense no último sábadofez defesas importantes em vários momentos de sufoco que o time passou. E não era pra isso já que o adversário, além de ocupar a lanterna do campeonato, se apresentou desfalcado de El Loco, Caio e Júlio César, seu ataque titular.

O time vive uma período de instabilidade técnica e tática com a chegada de Seedorf. Nas três oportunidades em que entrou como titular, três peças foram mudadas em sequência: primeiro foi Andrezinho, depois Fellype Gabriel e por último, Vitor Junior. 


O holandês e o próprio time precisa de um tempo para se adaptar à essas mudanças e ao esquema de jogo do professor Oswaldo que já tentou uma variação com dois atacantes. Nessa transição, o que se viu foi uma dificuldade crescente na saída de bola e no número de passes errados, que chamam a atenção apesar da qualidade demonstrada por Seedorf nesses fundamentos.


Essas deficiências do conjunto exigem que o goleiro participe mais da dinâmica de jogo o que expõe a pouca habilidade de Jefferson em sair jogando com os pés, detalhe que bem poderia ser minimizado com treinamentos específicos e um melhor posicionamento do time.

O carinho e respeito da torcida com ele é evidente e sempre demonstrado quando o nome do goleiro é anunciado no placar do Engenhão ou após uma  defesa difícil, com o grito de "PqP...É o melhor goleiro do Brasil..."

Porém, assim como tem feito boas atuações debaixo da trave e salvado o time em diversas ocasiões, precisa melhorar, e muito, a saída de bola.

Veja no link a opinião do colunista Hugo Carlos abordando esse tema: http://fogaodeprimeira.blogspot.com.br/2012/07/idolo-sem-pes.html 

Jefferson, com sua postura exemplar de atleta, respeito aos companheiros e dedicação ao clube, devia se mirar em seu colega Rogério Ceni e desenvolver esse fundamento que no seu caso ainda é deficiente. 

Rogério treinou muito antes de atingir esse grau de eficiência e, depois de tanto tempo de profissão e vários títulos conquistados pelo São Paulo e Seleção, hoje ainda se mantém em alta graças a esses fundamentos: saídas de bola e  bolas paradas.

Treinamento é a chave do sucesso.

Ao Jefferson, o Paredão Alvinegro!



Felip@odf/BotafogoDePrimeira


No Bota, titulares ficam na academia e reservas fazem coletivo



Reforçados por Antônio Carlos e Vitor Júnior, Oswaldo de Oliveira realiza atividade contra os juniores pensando no Palmeiras



Antônio Carlos - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)
Antônio Carlos pode ser um dos titulares escalados
 na estreia da Sul-Americana (Foto: Paulo Sérgio)
Pensando na estreia do Botafogo na Copa Sul-Americana, quarta-feira, às 21h30, na Arena Barueri, contra o Palmeiras, em que deve colocar uma equipe mista em campo, o técnico Oswaldo de Oliveira realizou um treino entre o time reserva, reforçado por Antônio Carlos, Vitor Júnior e Rafael Marques, contra o time de juniores que se prepara para a Taça BH da categoria, que se inicia no dia 15 de agosto. Os times empataram em 0 a 0. Já os titulares ficaram na academia.

O zagueiro Antônio Carlos, qua não atuou no sábado por  por estar suspenso treinou e deve ser um dos titulares escalados para enfrentar o Verdão. O goleiro Jefferson também pode jogar.  O lateral-esquerdo Lima, recém-contratado, participou do coletivo e pode fazer sua estreia pelo time.

Após o término do treinamento os jogadores ainda realizaram uma atividade técnica de aprimoramento de finalizações e cruzamentos.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo não se encaixa e sofre com passes errados



Time está entre os piores do Brasileirão no fundamento


Oswaldo de oliveira - (Foto:Alexandre Loureiro)
    Oswaldo de Oliveira admitiu dificuldades para
    escalar o time (Foto: Alexandre Loureiro)
Fundamento essencial no futebol, o passe tem sido maltratado pelo Botafogo, reflexo de um time que está longe do encaixe ideal. Até o início dos jogos de ontem, o Alvinegro era dono da terceira maior média de passes errados no Brasileirão, atrás apenas de Palmeiras e Portuguesa. A estatística ruim foi recheada por impressionantes 57 falhas contra o Figueirense, sábado, no Engenhão.

O Glorioso derrotou o Figueira por 1 a 0, mas se viu em maus lençóis pelos próprios erros. A torcida não perdoou os vacilos e passou a vaiar alguns jogadores depois de bolas mal distribuídas. No duelo, a equipe atuou o primeiro tempo no sistema 4-4-2 e o segundo no 4-2-3-1, com os meias demorando a se adaptar com a mudança ocorrida no intervalo. E não há perspectiva para que a escalação tenha padrão.

– O sistema de jogo depende dos jogadores que estão disponíveis. Temos que nos adequar ao que temos. Neste sábado, nós jogamos sem o "volantão". O Renato sacrificou-se um pouco, pois teve que correr atrás de meia. Quando eu tiver o Vitor Júnior e o Fellype Gabriel em excelentes condições, vamos jogar na forma que vínhamos jogando – comentou o técnico Oswaldo de Oliveira, admitindo que está com dificuldades.

Nem mesmo a presença de Seedorf em campo como titular nos últimos três jogos fez os dados negativos serem minimizados. A situação pode ser preocupante em um primeiro momento, mas Oswaldo de Oliveira acredita na adaptação plena do meia holandês, apesar de todas as dificuldades.

– Hoje (sábado) e contra o Vasco, ele esteve na esquerda, mais recuado. Seedorf está disposto a colaborar. Onde ele estiver, vai virar bolas importantes, dar passes em profundidade. Jogou melhor ali. Com o tempo, será pleno. Vai ser gradativo e nós vamos esperar.

Alívio para dar ajuda ao time
Passes errados também podem ser sinônimo de pressão. No sábado, o Botafogo deixou para trás uma sequência de quatro jogos sem vencer e três sem marcar, o que traz um novo equilíbrio geral.
– Não foi uma vitória tão meritória, mas merecida. Ela alivia, é claro. Tenho a convicção de que ela vai ajudar para os próximos jogos – disse Oswaldo de Oliveira.

MÉDIA DE PASSES ERRADOS – FOOTSTATS (*Sem os jogos deste domingo)

1. Palmeiras / JOGOS: 12 / P. ERRADOS: 532 / MÉDIA: 44,3
2. Portuguesa / JOGOS: 12 / P. ERRADOS: 503 / MÉDIA: 41,9
3. Botafogo / JOGOS: 13 / P. ERRADOS: 538 / MÉDIA: 41,4


Leia mais no LANCENET!