Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pré-temporada: Quem chega e quem sai


Elenco do Botafogo se reapresenta para a temporada com novidades


Caio está de saída para o futebol 
da Coreia do Sul (Foto: Wagner Meier)
O dia hoje no Botafogo foi movimentado. Depois de anunciar os atacantes Henrique, ex-Sport e Anderson Aquino, ex-Coritiba, o lateral esquerdo Julio Cesar, ex- Grêmio e de confirmar a contratação do zagueiro André Bahia, que se desligou recentemente do Samsunspor, da Turquia, a diretoria surpreendeu parte da torcida ao confirmar a liberação de Loco Abreu para que negocie seu retorno ao Nacional-Uru, clube onde iniciou a carreira. O encontro de El Loco com o treinador Oswaldo foi, dessa forma, desmarcado.

Outro que não deve se apresentar para o início dos trabalhos visando a temporada 2013 é o jogador Caio. O atacante está negociando sua saída do Alvinegro para o futebol sul-coreano e não participará da pré-temporada com o restante do plantel.

Caio fazia um bom Brasileirão jogando pelo Figueirense, time para o qual foi cedido por empréstimo no segundo semestre de 2012, até sofrer uma fratura no pé direito que o tirou dos jogos finais do campeonato. 

O jogador retornaria ao Botafogo, mas não deve permanecer no clube, sendo mais provável sua negociação. 

Outro que não se apresenta na sexta é o meia Seedorf. O jogador chegou ao clube logo após o término da temporada européia e, de imediato, foi integrado ao elenco alvinegro sem ter o devido descanso. Pela dedicação demonstrada nesses seis meses de contrato, o jogador ganhou uma semana extra de férias, com retorno programado para o próximo dia 12. O jogador se recuperou de uma contusão sofrida no final do Brasileirão, cumpre um programa particular de recondicionamento físico e não deverá ter problemas para cumprir a maratona de treinamentos.

Outras novidades ficam por conta das reapresentações de Somália e Jobson. O atacante deverá comparecer a General Severiano normalmente com o restante do grupo, conforme informação do empresário do jogador, Antenor Joaquim. Jobson ainda não teve seu futuro definido pela diretoria e não é certo que voltará a treinar com o grupo.

Por BotafogoDePrimeira

Bota libera Loco Abreu para negociar empréstimo ao Nacional, do Uruguai


Informação é confirmada por dirigente do clube e atacante não se apresenta com o grupo nesta sexta-feira, quando começa a pré-temporada



Loco Abreu enquanto esteve no Figueirense
(Foto: Luiz Henrique, FFC)
O Botafogo liberou o atacante Loco Abreu para negociar seu empréstimo ao Nacional, do Uruguai, segundo confirmou o diretor executivo Aníbal Rouxinol, via assessoria de imprensa. O jogador não se apresentará com o restante do grupo nesta sexta-feira, quando começará a pré-temporada, em General Severiano. O clube carioca já acertou a contratação dos atacantes Anderson Aquino, ex-Coritiba, e Henrique, que pertencia ao São Paulo e estava no Sport.

Com o acordo entre Loco Abreu e Botafogo, o jogador segue o mesmo caminho tomado no começo do Campeonato Brasileiro de 2012. Na ocasião, depois de uma divergência com o técnico Oswaldo de Oliveira, ele decidiu deixar o clube. Liberado para negociar, acertou com o Figueirense, onde disputou apenas seis jogos e foi rebaixado para a Série B.

Em seu site oficial, Loco Abreu confirmou a informação de que o empresário Jorge Chijane chegou ao acordo com a diretoria do Botafogo para que ele possa ter mais tempo de negociação do seu futuro. O prazo estipulado é terça-feira. Caso não acerte com o Nacional, ele deverá voltar ao clube carioca. O jogador ainda informou que está recuperado da cirurgia no joelho direito e vem treinando em dois turnos para recuperar a forma.

No ano passado, Loco Abreu disputou 19 jogos e marcou 12 gols pelo Botafogo, terminando a temporada como terceiro maior artilheiro do time, atrás de Elkeson, com 18, e Herrera, com 15. Aos 36 anos, ele tem contrato com o clube carioca até o fim de 2013, com um acordo de prorrogação por mais seis meses, até o fim da Copa do Mundo de 2014.

Com a provável saída de Loco Abreu, o técnico Oswaldo de Oliveira terá à disposição no começo da pré-temporada os atacantes Rafael Marques, Sassá, Willian, Anderon Aquino, Henrique e Vitinho. Bruno Mendes está com a seleção brasileira sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Botafogo pode ter até seis caras novas na reapresentação desta sexta-feira




Além de Anderson Aquino e André Bahia, certos, clube aguarda Henrique, ex-Sport, e Julio Cesar, ex-Grêmio, para assinarem contratos. Lateral-direito Neto, do Bahia, é a bola da vez



Anderson Aquino/Henrique/Julio Cesar/Neto - (Fotos: Felipe Gabriel/Aldo Carneiro/ucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação)
Aquino, Henrique e Julio Cesar acertaram, e Neto está negociando (Fotos: Felipe Gabriel/Aldo Carneiro/ucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação)

A reapresentação do Botafogo nesta sexta-feira pode ter até seis caras novas. Além de Anderson Aquino, que acertou na manhã desta quinta-feira, e do zagueiro André Bahia, que tinha um pré-contrato com o clube desde dezembro e assinou contrato até o fim do Carioca, o atacante Henrique, que estava no Sport, e o lateral-esquerdo Julio Cesar, ex-Grêmio, acertaram todos os detalhes com o Glorioso e se apresentam na sexta-feira para a assinatura dos contratos.

No caso de Henrique, o clube vai comprar 50% dos direitos do atacante e fará um contrato de quatro anos com o jogador de 21 anos. Aquino chega por empréstimo de uma temporada junto ao Coritiba e Julio Cesar, que teve seu contrato encerrado com o Tricolor Gaúcho, já havia acertado desde dezembro os detalhes e assina por duas temporadas, sem custos.

Bola da vez é Neto, do Bahia

Agora a bola da vez é o lateral-direito Neto, do Bahia, de 31 anos, que chegaria para ser reserva de Lucas após a saída de Lennon para o Atlético-GO. O Alvinegro já acertou com o jogador, mas ainda falta resolver os detalhes com o clube baiano e com o empresário dele. Ainda não há uma definição sobre como seria a transferência, por empréstimo ou compra do jogador.

Um outro objetivo da diretoria é a contratação de mais um zagueiro para compôr o elenco. O clube espera definir ainda nesta quinta-feira a contratação do novo defensor para, se possível, apresentá-lo também na sexta-feira. Se a venda de Dória para o exterior for concretizada, a diretoria vai atrás de um outro jogador para a posição, esse sim para ser titular.

O ataque ainda pode ter mais um jogador, mas ainda não está definido. Quem também se apresenta é Loco Abreu, que apesar de voltar ao Glorioso, não sabe se fica para a temporada, já que Oswaldo de Oliveira não pensa em utilizá-lo como titular.

Situação de cada um

Anderson Aquino

Posição: atacante
Data e local de nascimento: 18/12/1986 (26 anos), em Foz do Iguaçu (PR)
Altura e peso: 1,72m e 69kg
Situação: Contrato assinado por empréstimo até dezembro de 2013. Pertence ao Coritiba e o Botafogo tem prioridade para compra neste período. Se apresenta com o elenco nesta sexta.

André Bahia

Posição: zagueiro
Data e local de nascimento: 24/11/1983 (29 anos), no Rio de Janeiro (RJ)
Altura e peso: 1,82m e 75kg
Situação: Contrato assinado até maio de 2013, que pode ser estendido até o fim de 2014. Se apresenta com o elenco nesta sexta.

Henrique

Posição: atacante
Data e local de nascimento: 27/5/1991 (21 anos), em Brasília (DF)
Altura e peso: 1,77m e 73kg
Situação: O Botafogo acertou a compra de 50% dos direitos econômicos do atacante junto ao São Paulo. A assinatura do contrato de quatro anos acontece nesta sexta-feira. Se apresenta com o elenco.

Julio Cesar

Posição: lateral-esquerdo
Data e local de nascimento: 15/6/1982 (30 anos), em São Paulo (SP)
Altura e peso: 1,73m e 70kg
Situação: O Botafogo assina nesta sexta-feira o contrato de dois anos, até o fim de 2014, com o jogador. Como o contrato dele com o Grêmio expirou no fim do ano passado, ele acertou com o Alvinegro sem custos. Se apresenta com o elenco nesta sexta.

Neto

Posição: lateral-direito
Data e local de nascimento: 7/2/1981 (31 anos), em São José do Rio Preto (SP)
Altura e peso: 1,75, e 67kg
Situação: O Botafogo já acertou os detalhes com o jogador, mas falta a definição da situação com o Bahia e o empresário do jogador. Alvinegro corre para acertar ainda nesta quinta-feira com o lateral.

Raphael Bózeo e Tiago Pereira - LANCENET! 



Loco Abreu tenta rescindir com Botafogo e pode voltar ao Nacional do Uruguai


Bruno Voloch


Loco Abreu pode estar se despedindo do Botafogo.

O jogador é pretendido pelo Nacional do Uruguai.

Segundo fontes ligadas ao clube uruguaio, o acerto está próximo de ser anunciado.

Loco não tem a garantia de que será titular no Botafogo e o relacionamento com Oswaldo de Oliveira não é dos melhores.

O atacante tem contrato com o clube até 2014.

Jorge Chijane, empresário de Loco Abreu, estará reunido com o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, para tentar a rescisão de contrato.

O Nacional, time de coração do jogador, vai disputar a libertadores em 2013.

Independente da negociação, a reapresentação do Botafogo está marcada para sexta-feira, dia 4.

Loco deverá se reapresentar com o restante do elenco, assim como Jobson e Rafael Marques.

Anderson Aquino, contratado ao Cortiba, também pode aparecer.

Fechado! Anderson Aquino comemora acerto com Botafogo e projeta títulos



Contratação foi finalizada através de vídeoconferência realizada na manhã desta quinta



Anderson Aquino - (Foto: Site Oficial)
Anderson Aquino acetou com
o Alvinegro (Foto: Site Oficial)
O novo atacante do Botafogo não vê a hora de se apresentar ao clube. O Alvinegro acertou a contratação de Anderson Aquino, que estava no Coritiba, por empréstimo até o fim do ano, através de uma vídeoconferência realizada na manhã desta quinta-feira. A reunião final para o acerto contou com o assessor institucional do Glorioso, Bernardo Arantes, o gerente executivo, Aníbal Rouxinol, o empresário do jogador, Alexandre Loures, e o próprio Aquino.

O atacante chega para fortalecer o setor ofensivo do Glorioso e já demonstrou que quer brilhar com a camisa alvinegra. Logo na primeira entrevista como jogador do Botafogo, ele comemorou o acerto e projeta títulos pelo clube de General Severiano.

- Sempre demonstrei interesse em defender o Botafogo, mas não foi possível acertar antes. Não deu certo a negociação por estar muito bem no Coritiba e a diretoria não liberava. Estou muito feliz.  Quero chegar para conquistar títulos. Sei da força do Botafogo, da credibilidade do clube e da qualidade do elenco. Vamos buscar títulos - disse Aquino com exclusividade ao LANCE!NEet, logo depois do acerto.

Essa não foi a primeira vez que a diretoria alviengra tentou contratar Aquino. No meio do ano passado, quando Herrera e Loco Abreu deixaram o clube, o atacante foi procurado, mas a negociação não avançou. Além do acerto, ficou acordado que o Glorioso tem prioridade em uma possível compra até o fim do contrato de empréstimo. Aquino tem contrato com o Coxa até junho de 2016 e o clube paranaense optou por emprestá-lo para valorizar o atacante, que tem 26 anos.

O Botafogo já mandou a passagem para o jogador, que chega na manhã desta sexta-feira no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. De lá, vai direto para General Severiano, onde se apresenta com todo o elenco alvinegro, às 9h.

Raphael Bózeo e Tiago Pereira Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!

Anderson Aquino assina com o Botafogo nesta quinta-feira


Atacante, que pertence ao Coritiba, tem reunião marcada com a diretoria alvinegra nesta manhã e assina contrato que o manterá por empréstimo no Glorioso até o fim de 2013



Anderson Aquino - Coritiba (Foto: Felipe Gabriel)
Anderson Aquino acerta empréstimo até
 o fim do ano (Foto: Felipe Gabriel)
O sonho de ter o atacante Grafite ainda está vivo no Botafogo, mas enquanto o jogador do Al-Ahli (EAU) não sinaliza com resposta positiva à proposta feita, o Alvinegro finaliza nesta quinta-feira a negociação com o atacante Anderson Aquino, que pertence ao Coritiba até 30 de junho de 2016. Em reunião pela manhã, o atacante assina o vínculo de 12 meses com o Alvinegro e será apresentado nesta sexta, às 9h, em General Severiano, na reapresentação do elenco para a pré-temporada.

Os últimos detalhes foram acertados nesta quarta entre o empresário do jogador, Alexandre Loures, e o vice de futebol do Glorioso, Chico Fonseca, em conversa por telefone. Algumas questões com o Coritiba precisavam ser acertadas, o que acabou acontecendo após reuniões entre o agente e a diretoria do clube paranaense.

Com a devida cautela, já que o contrato ainda não está assinado, Chico Fonseca garante que mais nomes para o ataque deverão chegar para formar o elenco pedido pelo técnico Oswaldo de Oliveira. No entanto, o dirigente não descarta que os reforços possam não estar todos fechados nesta sexta-feira.

- Estamos tentando contratar pelo menos quatro jogadores de ataque. No caso, titular e reserva para as duas posições. Nós temos o Bruno Mendes, então temos um e precisamos de três. O Anderson está quase fechado, por detalhes, e buscamos mais dois. A gente fez proposta, está esperando a resposta. Procuramos muitos jogadores, mas ainda não recebemos as respostas. Temos de aguardar - disse o dirigente, ao Lance!Net.



LOCO, JOBSON E RAFAEL MARQUES SE APRESENTAM, MAS COM INDEFINIÇÕES

Loco Abreu, Jobson e Rafael Marques irão se reapresentar com o elenco do Botafogo, nesta sexta-feira. Porém, o trio ainda não tem uma definição sobre o futuro. O vice de futebol, Chico Fonseca, explicou que todos têm contrato e, como funcionários do clube, precisam fazer as atividades.

- Todo mundo que não for negociado, se apresenta. Não quer dizer que jogará a temporada. Nada impede de ser negociado daqui a 15 dias. Todos são obrigados: Loco, Rafael, Jobson... Se ficaremos com eles, é outra coisa. Só o tempo irá dizer - disse.

O técnico Oswaldo de Oliveira não pensa em utilizar Abreu como titular. Tanto que o uruguaio deixou o clube no meio de 2012 para jogar pelo Figueirense. Porém, ele será reavaliado pelo comandante. O contrato de Loco com o Botafogo vai até agosto de 2014.

Já Rafael Marques não será utilizado pelo treinador e o clube espera uma proposta para vendê-lo.

- O Rafael tem mercado no Japão, China e outros países. As negociações começam agora. Por enquanto, ele ainda é do Botafogo - afirmou o empresário de Rafael, Eduardo Uram.

Jobson é outro que não sabe do próprio futuro. Vai se reapresentar, mas não sabe onde jogará neste ano.

CLUBE ESPERA POR JULIO CESAR

A contratação do lateral-esquerdo Julio Cesar, que atuou na última temporada pelo Grêmio, segue nos planos do Botafogo para este ano. Como o contrato com o clube gaúcho se encerrou no fim do ano passado e não foi renovado, a negociação foi feita diretamente com o representante de Julio. Porém, o Alvinegro ainda espera a resposta para concretizar a negociação.

- Está bem encaminhado. A gente precisa ter três jogadores por posição. Fizemos proposta pelo Julio e estamos aguardando uma resposta dele - disse Chico Fonseca.

Atualmente, o elenco do Glorioso tem Márcio Azevedo, que pode ser negociado em breve, e Lima, que chegou ao clube no ano passado. Com isso, para o setor, nenhum jogador das categorias de base seria utilizado para compor o elenco neste início de temporada. 

Bate-bola:

Chico Fonseca

Vice de futebol do Botafogo, em entrevista exclusiva ao Lance!Net
Como o Botafogo está procurando reforçar o setor ofensivo?
Queremos mais três jogadores de ataque. Como o Anderson Aquino está quase fechado, buscamos mais dois. Fizemos propostas e estamos esperando respostas.

De que forma está o planejamento para os oriundos da base?
O terceiro atleta por posição, prioritariamente, será alguém vindo da base. A meta de planejamento é termos três por posição: um titular, um reserva e outro vindo da base. Claro que não será assim em todas as posições. No meio-campo, temos muitos jogadores, então não tem como. Mas nas laterais, no gol, devemos aproveitar alguém.

Em relação à situação do zagueiro André Bahia, ele vai se apresentar normalmente ao elenco?

O André vai se apresentar na sexta também, igual a todo mundo. Ele vai jogar o Estadual pelo Botafogo, está resolvido. Depende do desempenho dele seguir depois. Mas está certo que joga, fará parte do elenco.

A ida para Saquarema (final da pré-temporada) já tem data certa para acontecer?

Deve ser na semana que vem, na outra quinta-feira. Faremos exames de sexta a domingo. Em seguida, o time fará treinos de segunda a quarta-feira. Dando tudo certo, com tudo terminado, incluindo a preparação física, embarcaremos.

Raphael Bózeo e Tiago Pereira - LANCENET!