Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Perto de assinar contrato com o Botafogo, Textor acelera mudanças e buscas no mercado


Investidor faz últimos ajustes com o clube para oficializar compra de 90% da SAF. Momento dá mais confiança para tirar planos do papel e intensificar conversas por técnico e reforços


As notícias impactantes dos últimos dias não são à toa: John Textor toma cada vez mais as rédeas do Botafogo na proporção em que a assinatura do contrato definitivo se aproxima. Em busca de técnico e reforços, o investidor acelera as mudanças no clube enquanto entra na semana que deve ser de últimos ajustes para oficializar a compra de 90% da Sociedade Anônima do Futebol.


+ Textor rejeita contratos que "dificultam apresentação" do Botafogo


A expectativa é que a burocracia seja superada nos próximos dias, tanto que o americano tem viagem marcada para o Brasil para a semana que vem. Entre clube e investidor, o acordo já existe há tempos. As partes tratam dos últimos detalhes jurídicos, principalmente sobre ativos que envolvem terceiros, como o Espaço Lonier e a concessão do Estádio Nilton Santos. Na última segunda-feira, Textor publicou que rejeitou acordos que não condiziam com o que ele buscava para o futuro.



Entre esses acordos, estava a de fornecedora de material esportivo. Botafogo e Volt assinaram três anos de contrato antes da chegada do americano, mas a parceria nunca foi anunciada oficialmente. Os uniformes estavam à disposição do clube, mas não chegaram a ser utilizados e o time profissional ainda usa a roupa da Kappa, marca cujo contrato terminou no fim do ano passado.


+ The Botafogo way: Textor explica como identidade que quer ver no time influencia gestão do futebol





André Mazzuco é o novo diretor de futebol do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Gatito dedica vitória a Enderson Moreira


Com o processo adiantado, Textor tem a confiança para fazer mudanças estruturais e iniciar os movimentos que demandam mais investimento, sobretudo a busca por reforços. A análise de mercado e o contato com jogadores acontecem há algum tempo, mas a oficialização virá com a garantia contratual.


+ As razões para o Botafogo contratar André Mazzuco


A busca por reforços é dividida entre os novos profissionais do clube, o diretor André Mazzuco e o head scout Alessandro Brito, além da equipe que já trabalhava com Textor, inclusive com contribuição do estafe do Crystal Palace. Já a definição do treinador é mais centralizada no investidor e nos cabeças da Eagle Holdings, porque é vista como mais estratégica e crucial para a estabilidade do processo.





Americano promoveu mudanças na estrutura do futebol — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O favorito para o cargo é o português Luís Castro, que está no Al Duhail, do Catar. No clube, os dirigentes pregam cautela, até por se tratar de um treinador empregado e preso por um contrato com multa rescisória. Ao mesmo tempo, os mais otimistas não descartam que o profissional fará na próxima terça-feira o último jogo pelo clube árabe, contra um técnico brasileiro.



+ Contratações para 2022: veja quem chega e quem vai embora




A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Botafogo vive melhor atmosfera em muito tempo" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-botafogo-vive-melhor-atmosfera-em-muito-tempo-10298238.ghtml)


Com a nova estrutura do futebol, Textor colocará mais recursos e cobrará resultados. O projeto não é para o curto prazo, mas tem metas a serem batidas em menos tempo. A prioridade é aumentar o "padrão de qualidade" do Botafogo. No campo, com a chegada de reforços para mudar o patamar do elenco, e também fora dele, pelo investimento em infraestrutura tanto para o profissional quanto para a base.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Enquanto o clube passa por essa evolução, o atual elenco continua a disputar a temporada. É a oportunidade para mostrar serviço e não perder espaço no grupo que será formado com novos jogadores e sob novo comando. O time está na terceira posição do Campeonato Carioca e ficou a dois pontos do líder com a vitória sobre o Vasco, no último domingo.


Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro