Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fabinho: o perigo bugrino para os botafoguenses



Velocidade do atacante do Guarani é alvo da atenção dos jogadores do Botafogo, antes de jogo pela Copa do Brasil


Emabalado, Bugre tenta passar pela primeira decisão

O maior perigo do Guarani para o jogo diante do Botafogo já chama a atenção dos alvinegros. O atacante Fabinho, de 28 anos, foi o nome mais citado pelos botafoguenses nas últimas coletivas de imprensa. O camisa 11 bugrino é dotado de grande velocidade, e já causou preocupações à defesa alvinegra no jogo de ida, em Campinas.

Fabinho, que cai pelos lados do campo, especialmente pela direita, foi citado pelo volante do Botafogo Marcelo Mattos, que disputou a primeira partida, há duas semanas. Para o meio-campista alvinegro, o atacante adversário deve ficar sob os olhos da defesa por todo o tempo:

- O Guarani toca bem a bola. O Fabinho tem que ser marcado de perto, porque senão ele nos complica. Mas estaremos de olho nele, e em todos. Eles venceram o jogo contra o Palmeiras, são um time bom e difícil.

Outro a citar o perigo da presença do atacante foi o meia Fellype Gabriel. O jogador falou sobre a rapidez de Fabinho, e ainda indicou o setor ofensivo do Guarani como o melhor da equipe do interior paulista.

- O atacante deles é rápido, o Fabinho. O Guarani ainda tem um meio-campo de qualidade, o homem de área (Bruno Mendes) sabe fazer gol. Devemos neutralizar tudo isso. Vamos jogar nosso futebol, criando espaços para vencer - afirmou.

ATACANTE JÁ JOGOU COM TÚLIO MARAVILHA

Embora Fabinho, mesmo já experiente, nunca tenha tido uma chance por alguma das maiores equipes do futebol brasileiro, ele já atuou ao lado de um atacante destacado, e velho conhecido da torcida do Botafogo: Túlio Maravilha. O veterano atacante, que hoje busca o milésimo gol, fez dupla de ataque com Fabinho no Canedense (GO), em 2007.

Fabinho, de 1,74m e 57kg, se destacou pela equipe goianiense justamente por suas características de habilidade e jogo corrido. Revelado pelo Paulista, de Jundiaí, o jogador fez carreira atuando por outras equipes do interior de São Paulo, como Mirassol, Bragantino e Botafogo-SP.

Pelo Guarani, na atual temporada, Fabinho já atuou por 19 vezes. Marcou quatro gols, todos em jogos válidos pelo Paulistão-2012. Fabinho, que chegou ao Bugre no ano passado, foi artilheiro da equipe na Série B do Brasileiro-2011, com 11 gols em 30 jogos.


Leia mais no LANCENET!

Marcelo Mattos quer Botafogo no ataque




Contra o Bugre, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, jogador reconhece boa vantagem, mas quer time jogando para vencer



Marcelo Mattos - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)O volante Marcelo Mattos, um dos jogadores mais experientes do Botafogo, quer o time jogando para frente, diante do Guarani na noite desta quarta-feira, pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, mesmo o Alvinegro tendo vencido fora de casa por 2 a 1 e podendo perder por 1 a 0.
- Temos uma grande vantagem, conseguimos fora de casa, agora iremos jogar com a nossa torcida e temos que jogar para frente. não temos que ficar atrás, quando tiver acabando a partida, aí sim, será hora de administrar se o resultado nos for favorável - afirmou.

Mesmo reconhecendo as dificuldades que o Bugre pode impor ao Alvinegro, Mattos disse preferir enfrentar o time de Campinas ao Treze (PB) que foi o rival da primeira fase da competição e quer impôs grandes dificuldades aos cariocas.
- Contra o Treze (PB)foi empate em Campina Grande e aqui no começo eles fizeram um gol, o que dificultou bastante o jogo que terminou na disputa de pênaltis. Eu prefiro enfrentar o Guarani pois eles virão para cima e nós teremos espaço pra jogar - disse.

O jogador ainda destacou os pontos fortes do adversário.
- Eles tocam bem a bola. Tem o Fabinho que é muito rápido. Ele tem que ser marcado de perto senão ele complica. Mas estaremos de olho em todos. Eles venceram o jogo contra o Palmeiras pelo Campeonato Paulista. É um time bom e difícil - concluiu.


Leia mais no LANCENET!
 

Oswaldo não interfere, mas dá recado a Loco e ao time: 'Pênalti é momento'



De olho na decisão da vaga contra o Guarani, técnico reforça confiança no atacante e diz que jogadores têm de decidir quem é mais indicado para bater

 


loco abreu botafogo (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)Loco Abreu  não está em xeque nas cobranças de pênalti e conta com a confiança de Oswaldo de Oliveira. Ao que tudo indica, tem o aval para seguir batendo, apesar dos cinco desperdiçados em seis tentativas. O treinador ressalta que, em sua linha de trabalho, a decisão não costuma passar por ele. A confiança vai do sentimento de cada jogador em campo. Raramente, explica, precisa se impor, por crer que é representado por profissionais experientes. E não deve fazê-lo contra o Guarani, nesta noite.
- Pênalti é o momento, e o Abreu é muito bem sucedido nesta técnica. E nessas últimas oportunidades não vêm bem. Contra o Madureira, Herrera bateu e ele estava no jogo. Mas não se sentiu bem e passou para o companheiro. Depende do estado dele na hora. Se alguém argumenta, eles decidem lá se vai ser o Abreu, o Herrera, o Andrezinho... Se eu achar que deve ser fulano, eu interfiro. Mas, dentro da normalidade, não - afirmou.
- Como quase sempre sou o quinto a bater, preciso observar a técnica do goleiro - argumentou o atacante uruguaio, em entrevista ao programa Globo Esporte.
Segundo Oswaldo, não há temor em levar a decisão da vaga às oitavas da Copa do Brasil para a marca da cal. Ele fez o elenco treinar pênaltis no último treino e espera bom aproveitamento. Isso só acontece, porém, se o Bugre vencer por 2 a 1. Empate e até derrota por 1 a 0 dá Botafogo.
- É ganhar ou perder, é impossível empatar nos pênaltis. Perdemos uma disputa (Flu, na semi da Taça GB), ganhamos outra (Treze, primeira fase da competição). Estamos bem, normal - resumiu.

Treino com aproveitamento

Segundo Marcelo Mattos, tudo correu positivamente na atividade de terça-feira, que foi fechada para a imprensa, de modo que o rival paulista não pudesse descobrir como cada um planeja arriscar.
- Foi ótimo, foram uns 12 pênaltis e um errou, acho. O negócio está bom, sim, mas espero que não precise. Sinceramente, prefiro até enfrentar o Guarani do que o Treze. Dá mais espaço. Mas, se não der no tempo normal, é se superar e vencer assim - disse o volante.
Se vacilar, o Glorioso tem um trunfo importantíssimo, por outro lado: o goleiro Jefferson pegou dois pênaltis com o jogo em andamento e mais dois em decisões, nesta temporada. 

Por André Casado


Oswaldo destaca liderança de Loco Abreu e Herrera



Treinador exalta a importância dos dois jogadores no elenco. Segundo ele, cada um, a seu modo, exerce papel de líder 



- São dois jogadores importantes no nosso elenco e fazem este papel de líder. O Loco tem este espírito. O Herrera em menor escala, mas no papo, ele também tem uma preocupação com amadurecimento dos mais jovens – disse.

O treinador destacou ainda os nomes de Jefferson e Renato como outros líderes do grupo. O volante Marcelo Mattos destacou as diferenças entre os dois companheiros.
- Eles têm esse jeito guerreiro, de sul-americano. Quando jogamos contra eles, temos dificuldade nas competições continentais. O Loco tem aquela garrafinha de chá que sempre digo que tem café ali dentro. Já o Herrera está sempre com o seu mau humor - disse Marcelo, em tom de brincadeira.


Leia mais no LANCENET! 

Falhas nas finalizações fará Oswaldo trabalhar fundamentos no Bota



A vitória por 2 a 0 sobre o Duque de Caxias no último sábado poderia ter sido bem mais tranquila para o Botafogo se o time não tivesse desperdiçado inúmeras oportunidades de gol. Fellype Gabriel, que abriu caminho para a vitória, Herrera, Felipe Menezes e Elkeson cansaram de falhar quando estavam à frente do goleiro rival.
Na quarta-feira anterior, a decisão de uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil, contra o Treze-PB, só foi definida nas cobranças de pênaltis. Diante deste cenário, a partir desta terça-feira, quando os atletas se reapresentam depois de dois dias de folga, a falta de pontaria será trabalhada pelo técnico Oswaldo de Oliveira.
"Nós estamos jogando na quarta-feira e no domingo e isso acaba influenciando. Alguns jogadores sentem falta de um trabalho mais específico. Mas pelo menos estamos criando boas oportunidades e isso é o aspecto positivo", disse Oswaldo.
Existe entre os jogadores o sentimento de que a falta de pontaria pode vir a atrapalhar a equipe em confrontos mais complicados, como o do próximo domingo, quando o Glorioso faz clássico contra o Fluminense às 18h30 (de Brasília) no Engenhão, em confronto da sexta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Até mesmo o presidente Maurício Assumpção falou sobre o tema. "Temos que ver primeiro que a equipe está conseguindo criar muitas oportunidades de gol e isso não é fácil no futebol competitivo de hoje em dia. Mas, logicamente, com a semana livre de treinos, o Oswaldo vai saber explorar o que é preciso dos jogadores", disse Maurício Assumpção, que sempre deixa claro ter total confiança na comissão técnica.
Os dois dias de folga deverão ser fundamentais para recuperar o elenco, desgastado pela maratona recente de jogos. Para a partida contra o Fluminense, Oswaldo deverá contar com o retorno do meia Andrezinho, preservado diante do Duque de Caxias, e do atacante uruguaio Loco Abreu, que está fazendo trabalho diferenciado para recuperar a forma física. A definição da equipe, porém, acontecerá apenas nos últimos treinos da semana.
"Vamos aproveitar a semana para trabalhar o máximo que pudermos. Temos um jogo complicado pela frente contra o Fluminense e três dias depois já tem outra decisão pela Copa do Brasil contra o Guarani, em Campinas. Portanto, o momento de treinar é agora, já que depois teremos mais uma sequência bem complicada pela frente", afirmou Oswaldo.
Gazeta Esportiva

Jogadores do Botafogo esperam que torcida engrene de vez: 'Vão apoiar'


 

Média de público em 2012 é menor do que seis mil e críticas de parte do público incomodou em jogos anteriores. Agora, é reta final de decisões



botafogo x friburguense setor Norte do Engenhão (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

O Botafogo pode atingir a marca de 20 jogos oficiais sem perder em 2012 na noite desta quarta-feira, contra o Guarani, pela Copa do Brasil. Metade deles no Engenhão, onde o time encarou clássicos, mas vendeu caro para todos os rivais e obteve seis vitórias. Ainda assim, o futebol mostrado não empolgou e se refletiu na presença dos torcedores, que pouco comparecem e até vaiaram em certos momentos. Agora, com a série de decisões, o elenco espera garantir o voto de confiança dos alvinegros, que podem engrenar junto com o time em campo.
- Esperamos muito isso, é sempre importante tero apoio do torcedor. Que incentive a nossa luta pela vitória, lembrando que trouxemos um bom resultado e que, sábado (pela semifinal da Taça Rio, diante do Bangu), também estaremos na mesma situação. Tomara que o Engenhão esteja mais cheio - torce o meia Fellype Gabriel, cujo discurso foi entoado pelo volante Marcelo Mattos.

- Necessitamos muito do apoio do torcedor. Entramos para vencer esses jogos e fica difícil se só tiver cobrança. Sabemos que eles vão apoiar desta vez, é uma parte do mês de decisões. É gostoso para os torcedores também, estava demorando para ter esse momento. É bom jogar assim, acho que todo mundo sonha ver o Engenhão cheio - reforçou.
De todos os gastos envolvidos no estádio, a diretoria sequer lucrou com as rendas das partidas, que não costumam passar de R$ 200 mil. São cerca de R$ 300 mil, ao todo, de prejuízo divulgado em borderôs, só recuperados por meio de anunciantes e outros recursos. A média de público é menor do que seis mil pagantes, mesmo com clássicos, como mandante.

Somando os dez jogos no estádio em 2012, o Bota não reuniu nem 70 mil pagantes

Vale ressaltar que os principais momentos do Botafogo nos últimos anos aconteceram quando a torcida fez sua parte e lotou o Engenhão. Goleadas no Brasileirão de 2011, como contra o Ceará, época em que a equipe estava bem perto do topo da tabela, são exemplos claros.
Em defesa de seu trabalho do dia a dia, Oswaldo de Oliveira fez uma análise dos três meses e meio à frente do comando técnico, embora sempre repita que a avaliação só sairá no fim da temporada, concluindo com o princípio, o meio e o fim.
- Hoje há um conhecimento melhor, mais seguro e atualizado do grupo. Retificamos algumas carências e vejo o nosso trabalho em franco desenvolvimento. O que planejamos, procuramos executar cada vez com mais qualidade. Algumas coisas estão para serem feitas ainda. Sempre em conjunto, num processo de evolução e buscando concretizar isso.

Por André CasadoRio de Janeiro
  

Técnico Oswaldo de Oliveira levanta o astral do Botafogo



Foto: Site oficial do Botafogo
O técnico Oswaldo de Oliveira quer deixar o Botafogo com ânimo renovado para esta temporada. Após ser eliminado por duas vezes nos últimos anos na segunda fase da Copa do Brasil, o treinador garante que o passado não entrará em campo desta vez.
"Não acho que o botafoguense deva ficar preocupado. Pode até perder, mas não pode ficar ‘ó céus, ó vida, ô azar’. Não pode entrar nessa. É para frente, é para cima. O Botafogo ficou 21 anos sem títulos e depois ganhou vários. Não tenho preocupação com o ano passado. Estamos focados no agora. Se não der certo, não tem nada a ver com o ano passado", disse Oswaldo, segundo o site do jornal "O Dia".
O treinador também se mostrou confiante na boa atuação Lucas Zen na lateral direita. Com o titular Lucas suspenso, o volante será improvisado na posição.
"É um jogador disciplinado e obediente. Tudo me leva a crer que vai cumprir o determinado", afirmou.
O Botafogo encara o Guarani na noite desta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, em jogo que vale a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.
Redação SRZD | Botafogo 

Guarani quer gol no início e pressão para surpreender o Botafogo no Rio



Vadão e Neto falam da estratégia bugrina para deixar a Cidade Maravilhosa com a classificação garantida às oitavas de final da Copa do Brasil



Vadão, técnico do Guarani (Foto: Reprodução / EPTV)A cartilha do Guarani já está pronta: abrir o placar no Engenhão (de preferência no primeiro tempo), controlar a posse de bola e fazer pressão para não deixar o ataque do Botafogo jogar. Este é o plano bugrino para vencer o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, e conquistar a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.

Precisando de dois gols de diferença para confirmar a vaga na próxima fase (ou uma vitória por um gol, por um placar acima de 3 a 2), o Guarani não pode ser - para o técnico Oswaldo Alvarez - ansioso para decidir a partida. O treinador aposta que um gol do Bugre pode desmanchar o planejamento do time alvinegro.
- Tem que fazer um gol, porque, quando fizer um, todo panorama psicológico se modifica. Temos que ser melhores do que fomos em Campinas, porque não fizemos uma boa partida contra o Botafogo em casa. Embora muita gente tenha elogiado a equipe pela pressão feita sobre eles, não fizemos uma partida como fizemos contra o Palmeiras, por exemplo. Deixamos a desejar em alguns quesitos e vamos corrigí-los para quarta.

O zagueiro Neto considera a partida contra o Botafogo fundamental para as pretensões do Guarani na temporada e disse que o duelo lembra um "jogo de xadrez". Confirmado por Vadão na equipe titular, o defensor pediu paciência ao time.
- É uma semana de Copa do Mundo para a gente. Tem dois jogos muito difíceis, mas primeiro temos que pensar no Botafogo. Sabemos que é um jogo difícil, que a torcida deles vai apoiar até o final, mas, dentro das nossas condições, temos condição de chegar lá e classificar. Copa do Brasil é jogo de xadrez. Não vamos todos abertos para sofrer um gol e correr atrás depois. Vamos jogar de uma forma inteligente. Para classificar, tem que fazer dois gols. O jeito é marcar o primeiro, jogar o jogo e não deixar eles jogarem.

A invencibilidade do Botafogo na temporada é outro ponto que serve para deixar o Guarani mais atento. Por isso, Neto espera que o Bugre repita as atuações contra Sâo Paulo e Corinthians na capital paulista, quando a equipe arrancou empates por 1 a 1.
- Temos que jogar da forma que a gente vem jogando contra os grandes fora de casa. O Botafogo está invicto no ano, então não pode dar oportunidade. De vez em quando, o time pode ficar um pouco aberto. Loco Abreu volta, o Maicosuel parece que joga. Sabemos o que eles têm de melhor e eles sabem nossos pontos fortes.

Por GLOBOESPORTE.COM

Torcida alvinegra tem chance de brilhar contra o Guarani



Com baixa média de público e adesão fraca na temporada, torcedores podem se redimir nesta quarta, pela Copa do Brasil



Torcida do Botafogo (Foto: Gilvan de Souza)A torcida alvinegra tem cobrado show do time em 2012, mas ainda não deu o seu primeiro. Contra o Guarani, nesta quarta-feira, às 21h50, em jogo com tempo real pelo LANCENET!, a massa tem chance de reescrever sua história na temporada e não ficar só marcada pelas reclamações e vaias. Apelo não falta ao duelo: Vale vaga nas oitavas da Copa do Brasil e o time pode chegar ao 20º confronto sem perder no ano. Diante disso, resta abraçar as metas do clube e ir ao Engenhão.

Evidentemente, a não ida do Botafogo à Libertadores mexe com sua estatística de público. Como mandante, excluindo clássicos, obteve o máximo de pagantes na estreia no Estadual, cerca de 6 mil diante do Resende. Porém, a cobrança vinda da arquibancada tem sido enorme, digna da competição continental. Andrezinho, Lucas e até Loco Abreu já sentiram a bronca da galera. Não é chegada a hora de fazer as pazes de uma vez?
– Necessitamos do apoio da torcida. Sem o apoio deles fica difícil. A gente espera jogar com o estádio cheio – destacou Marcelo Mattos.

No que depender da ajudinha do calendário, um grande abraço do público hoje já serve como embalo para sábado, quando o Glorioso atua novamente no Engenhão e terá espaço de sobra para acomodar sua gigantesca torcida diante do modesto Bangu, pela semifinal da Taça Rio.
Os jogadores já planejam ver o Engenhão mais cheio daqui para a frente nesta temporada.
– Será um mês gostoso para o torcedor, cheio de jogos decisivos. Daqui para a frente só será assim – disse o volante Marcelo Mattos.

Em 2012, como mandante – tirando clássicos –, o Botafogo realizou sete partidas. Seis delas foram no Engenhão e uma em São Januário, esta com 1.301 pagantes, diante do Volta Redonda, o pior público do clube no ano. Em média de pagantes sem clássicos, o Glorioso está atrás de seus rivais nesta temporada. E financeiramente, o sumiço da torcida pesa muito no bolso: todos os jogos do Alvinegro como único grande deram prejuízo no Carioca.

Nas seis partidas como dono da casa contra pequenos no Estadual, foram R$ 311 mil perdidos com a realização dos jogos. Literalmente, a torcida está devendo na conta.
– A torcida sempre é importante. Que venha, nos incentive, apóie. Aguardamos o Engenhão cheio – comentou o meia Fellype Gabriel.

TIME FAZ BONITO EM CASA

Outro bom motivo para a torcida acreditar no time e comparecer ao Engenhão é o bom retrospecto em casa nas últimas competições. Do Brasileiro-2011 até aqui, passando pela Copa Sul-Americana no ano passado, o Glorioso foi derrotado apenas três vezes no Engenhão. Os tropeços ocorreram contra Vasco, Figueirense e Internacional, todos na reta final do último Brasileiro. Como mandante no geral, soma-se revés diante do Corinthians, em São Januário, pelo BR.

Nesta quarta à noite, até uma derrota por 1 a 0 classifica o Botafogo. Na ida, em Campinas (SP), deu Glorioso por 2 a 1, com gols de Renato e Herrera. Igualdade por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Dá Bugre em triunfo seu a partir de 3 a 2 com diferença de um gol e por placares mais elásticos.
O técnico Oswaldo de Oliveira admite cautela com o adversário:
– Eles me preocupam, mas estou focado em nós, na nossa vaga. Sabemos do que precisamos.

'MALDIÇÃO' DA SEGUNDA FASE É MINIMIZADA

O Botafogo já foi eliminado seis vezes na segunda fase da Copa do Brasil. De 2004 para cá, o Alvinegro deixou a competição precocemente em cinco oportunidades. Porém, o técnico Oswaldo de Oliveira tratou de minimizar qualquer semelhança com o passado.
– O Botafogo ficou 21 anos sem ganhar e já ganhou vários títulos depois disso. O futebol é simples, porque o que aconteceu no passado, não quer dizer que irá acontecer no presente. Se acontecer de novo, não será por causa do passado.

As duas últimas vezes que o Glorioso deixou a competição antes das oitavas de finais foram em 2009 e 2010, quando foi eliminado para Americano e Santa Cruz, respectivamente, ambos em jogos no mesmo palco do duelo desta noite. Contra o time campista, a vaga escapou nos pênaltis. Já diante dos pernambucanos, a derrota por 3 a 2 no Rio de Janeiro causou a eliminação por conta dos gols feitos fora de casa, já que o jogo de ida terminou 1 a 0 para a equipe carioca.
Entre 2004 e 2006, o time de General Severiano sofreu a pior sequência, saindo nesta fase em todas. Gama, Paulista e Ipatinga, respectivamente, tiraram o Alvinegro da competição. Em 2001, o Botafogo foi vítima do Remo.
- Com a palavra:
Tiago Pereira
Editor do Núcleo Botafogo
"O torcedor precisa estar mais presente"
Como costumo falar com os meus amigos, ir ao estádio torcer pelo Barcelona, nesta atual fase, é moleza. Difícil era ir no tempo em que o Real Madrid ganhava tudo e só se falava de Zidane e companhia. Acho que pode ser aplicado o mesmo ao torcedor do Botafogo. A equipe está sendo reestruturada, está invicta na temporada e precisa de um crédito.
O Botafogo tem nesta quarta e no sábado dois jogos decisivos para o semestre. O papel do torcedor é lotar o estádio nas duas partidas, deixar o Engenhão ainda mais temido pelos adversários. O jogo é tarde? Sim, mas não tem jeito. É o Botafogo em campo. O tão esperado show que a torcida tem cobrado do time precisa começar lá na arquibancada.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo pega Guarani para afastar fantasmas e confirmar vaga




O Botafogo recebe o Guarani nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN Brasil, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pelo confronto de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O Alvinegro entra em campo na condição de favorito para se classificar para as oitavas de final, pois venceu em Campinas (SP) por 2 a 1.

Com isso, pode até mesmo perder por 1 a 0, já que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Resta ao Bugre vencer por dois gols de vantagem ou por um gol de diferença, a partir de 3 a 2. Se devolver o 2 a 1, a equipe paulista forçará a disputa de pênaltis.

Invicto na temporada, o Botafogo tem uma boa chance de afastar um histórico recente de eliminações na segunda fase da Copa do Brasil, sendo algumas com dose de vexame. Em 2001 o Alvinegro caiu diante do Remo-PA. Já em 2004 o rival o algoz foi o Gama-DF, assim como o Paulista-SP em 2005 e o Ipatinga-MG em 2006. Em 2009, nos pênaltis, os botafoguenses perderam a disputa para o Americano. Por fim, em 2010, o Santa Cruz-PE levou a melhor sobre os cariocas.

O cuidado e o respeito ao Guarani foram conceitos que Oswaldo de Oliveira conseguiu colocar na cabeça dos botafoguenses. Os jogadores, inclusive, estudam até mesmo jogar com o regulamento debaixo do braço.

“Temos que ser inteligentes. O Guarani não tem nada a perder, precisa do resultado e vai partir com tudo para cima da nossa equipe. Precisamos estar ligados e cientes de que conseguimos um importante resultado na partida de ida. Porém, isso ainda não nos garantiu a classificação”, disse o meia Fellype Gabriel.

Para este compromisso, o Botafogo terá o desfalque do lateral direito Lucas, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida de ida. Sem substituto da origem na posição, Oswaldo vai improvisar o volante Lucas Zen, recuperado de dores musculares na coxa direita que o tiraram do empate por 1 a 1 com o Boavista no fim de semana pela Taça Rio.

Pelo lado do Guarani, o técnico Vadão faz mistério quanto à escalação, mas poderá preservar alguns titulares de olho no confronto diante do Palmeiras pela Copa do Brasil. “Nós vamos ter uma semana complicada. Domingo é um jogo decisivo pelo Paulistão, mas diante do Botafogo também é uma decisão. Espero que a minha equipe possa se comportar bem e ter sucesso nesses confrontos, pensando em um de cada vez”, disse Vadão.

Apesar do mistério de Vadão, três jogadores são desfalques certos: o goleiro Emerson, com dores na coxa direita, o volante e capitão Wellington Monteiro, que sofreu uma lesão grave no joelho direito e o camisa 10 Fumagalli, com lesão no tendão do pé direito, que cede lugar a Bruno Neves.

O classificado do encontro entre Botafogo e Guarani vai enfrentar o ganhador do duelo entre Vitória-BA e ABC-RN, que se enfrentam nesta quarta-feira em Salvador (BA). Na ida as duas equipes empataram por 1 a 1.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO-RJ X GUARANI-SP

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de abril de 2012 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS) 
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Carlos Henrique Selbach (RS)

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas Zen, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Elkeson e Andrezinho; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira

GUARANI: Juliano, Oziel, Neto, Domingos e Bruno Recife; Willian Favoni, Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Bruno Neves; Fabinho e Bruno Mendes
Técnico: Vadão

por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press