Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Lesão similar à de Rafael afastou Cuesta por um mês no Botafogo; veja linha do tempo



Lateral-direito passará por cirurgia nesta quarta-feira após trauma craniofacial



O lateral-direito Rafael tem no elenco do Botafogo um exemplo recente do que o espera nas próximas semanas. Companheiro de defesa do camisa 7, o zagueiro Victor Cuesta passou por processo similar há pouco tempo, quando também fraturou ossos da face e desfalcou o clube por quase um mês.





Rafael em campo contra o Fortaleza — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Cuesta teve a lesão no dia 10 de julho, quando se chocou com Lucas Piazon durante a partida contra o Cuiabá. Foram exatamente 27 dias até o retorno, em 6 de agosto, quando voltou a ser titular depois de perder cinco rodadas do Brasileirão.


+ Cuesta sem máscara e volta de Sauer marcam treino do Botafogo


No caso de Cuesta, a cirurgia aconteceu uma semana depois do lance em que se machucou, em 17 de julho. O jogador teve de ficar algum tempo em repouso e voltou à atividade no CT na última semana daquele mês. Os dias seguintes foram em período de transição física, para recuperar a forma perdida no tempo parado.


Lesão: 10 de julho

Semana 1 (17 a 22 de julho): cirurgia e recuperação

Semana 2 (de 25 a 29 de julho): retorno aos treinos sem contato

Semana 3 (1 a 5 de agosto): treino com máscara, com contato liberado

Retorno: 6 de agosto


Rafael passa por cirurgia nessa quarta

A situação não é exatamente igual, mas serve de parâmetro do que Rafael terá pela frente nas próximas semanas. O jogador teve um trauma craniofacial após choque com Thiago Galhardo, do Fortaleza. O lateral caiu desacordado, em imagem forte, mas despertou em seguida. Ficou visível um afundamento na face do atleta.



Rafael se recusa a sair de campo após choque de cabeça (https://ge.globo.com/futebol/video/rafael-se-recusa-a-sair-de-campo-apos-choque-de-cabeca-10908845.ghtml)


A cirurgia está marcada para esta quarta-feira, quando o jogador já começará o processo de recuperação. A expectativa é que o atleta possa voltar para a reta final de temporada. A equipe tem mais 13 rodadas para disputar no Brasileirão, que termina no meio de novembro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O novo tempo fora de jogo é um baque para Rafael, que fazia a primeira partida como titular no último domingo depois de uma longa recuperação. O lateral rompeu o tendão de Aquiles do pé esquerdo no primeiro jogo da temporada, em janeiro, e só voltou a atuar no fim de agosto. Ele disputou três jogos nesta temporada.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Caso a recuperação de Rafael tenha a mesma evolução que a de Cuesta, é possível projetar o retorno do lateral aos treinos sem contato daqui a uma semana, aproximadamente. Aos poucos, quando o jogador recuperar confiança e puder utilizar a máscara de proteção, as atividades com contato devem ser liberadas. Se as duas recuperações ocorrerem em tempo semelhante, Rafael estaria à disposição para jogar em quatro semanas, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 31ª rodada do Brasileirão.