Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2018


Volante retorna de suspensão, e Kieza após se recuperar de lesão deve ficar no banco no jogo deste domingo, contra o Internacional no Nilton Santos. Jean e Gilson continuam fora


Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Depois de vencer três jogos seguidos pela primeira vez em 2018, o Botafogo eliminou os riscos de rebaixamento e já sonha com uma vaga na Pré-Libertadores. Para manter o objetivo vivo a poucos jogos do fim, o Alvinegro precisa engatar o quarto triunfo consecutivo e superar um dos candidatos ao título: o time de Zé Ricardo recebe o Internacional neste domingo, às 17h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.


+ Notícias do Botafogo


Os jogadores se reapresentaram nesta sexta-feira, e o técnico ainda tem mais um treino para comandar na manhã deste sábado e definir a equipe. Mas uma coisa já é certa: Lindoso está de volta após suspensão e vai jogar. O volante é o goleador da "Era Zé Ricardo" com cinco gols e artilheiro do time no Brasileiro com sete, ao lado de Kieza.


O K-9 também está de volta, recuperado de um problema no pé esquerdo. Ele treinou normalmente nesta sexta e está à disposição para disputar a camisa 9 com Brenner, mas a tendência é que fique no banco no domingo. Por outro lado, Jean e Gilson seguem fora: o volante com lesão na coxa esquerda, e o lateral, com outra na panturrilha esquerda.


A provável escalação alvinegra tem: Gatito, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes, Lindoso e Leo Valencia; Erik, Luiz Fernando e Brenner.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Análise: inteligente, Botafogo faz jogo sem riscos, cozinha a Chape e vence na Arena Condá


Bem postado, time é intransponível pelo meio, obriga Chapecoense a insistir nas bolas aéreas. Zaga vai bem contra os cruzamentos e garante resultado fora de casa




O Botafogo fez um jogo inteligente na Arena Condá e, mais uma vez na conta do chá, venceu a Chapecoense (veja os melho
res momentos do 1 a 0 no vídeo abaixo). O triunfo pelo placar mínimo foi conquistado na melhor jogada coletiva do time de Zé Ricardo. Participação fundamental de Pimpão, passe final de Valencia, e Luiz Fernando marcou com um chute rasteiro. O Alvinegro, segundo os cálculos do professor Tristão Garcia, está livre do rebaixamento.




Melhores momentos: Chapecoense 0 x 1 Botafogo pela 34ª rodada do Brasileirão


Primeiro tempo


O primeiro tempo foi bastante "estudado", como disse Matheus Fernandes no intervalo. O Botafogo, muito bem postado, impedia a infiltração da Chapecoense. Doffo e Bruno Pacheco até conseguiam chegar à linha de fundo pelo lado direito da defesa alvinegra, mas os cruzamentos sempre paravam em Carli ou Igor Rabello. Sem muita criatividade, a adversária insitia nos levantamentos.


O time de Zé Ricardo teve mais posse de bola na etapa inicial (59%) e finalizou mais (8 a 6), porém não tomou a iniciativa do jogo. Só levou perigo efetivo em boa jogada de Marcinho, que cruzou para Erik chutar para fora.


+ Luiz Fernando diz que Botafogo almeja coisas maiores e elogia elenco: "Esse grupo é do c*"



Botafogo espera e mata em bela jogada

No segundo tempo, o Botafogo saiu ainda menos para o ataque, mas a tônica do jogo não mudou. A marcação alvinegra era muito eficiente, e a Chape se limitava a levantar bolas (foram 29 no total) e tentava alguns chutes de fora da área.


É bem verdade que os anfitriões finalizaram bastante na segunda etapa (foram 11), mas, quase sempre longe do gol de Gatito, não protagonizou lances de perigo.


O Botafogo, por sua vez, chutou apenas duas vezes. Uma com Valencia, de fora da área, e outra com Luiz Fernando, no gol. Luiz finalizou jogada iniciada com belo drible de Pimpão, sucedido por um passe seco e preciso de Valencia.


Depois disso, o Botafogo foi ganhando tempo. Zé deixou para fazer as substituições no fim, o que esfriou qualquer tentativa de um sprint final da Chape.


Dudu Cearense volta bem

Sem jogar desde 13 de junho, quando entrou aos 44 minutos do segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, Dudu Cearense voltou em bom nível ao time do Botafogo.



Dudu Cearense (ao fundo) voltou ao time após mais de cinco meses — Foto: RICARDO LUIS ARTIFON/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO


No primeiro tempo, acertou todos os 12 passes que tentou. Na etapa final, errou apenas um de cinco. Na marcação, chegou firme, deu carrinho e ganhou bolas pelo alto.


O primeiro jogo de Dudu sob o comando de Zé Ricardo e o segundo como titular na temporada foi bastante positivo.


Moisés marca muito no retorno

De volta à equipe titular por conta de um problema sofrido por Gilson na panturrilha esquerda, Moisés aproveitou a chance. Marcou demais, e o lateral Eduardo e o atacante Wellington Paulista não se criaram em seu setor.


Combativo, foi o líder de roubadas de bola (cinco) e de acertos de passes (28). No ataque, foi tímido, mas não comprometeu.


Zaga bem pelo alto e por baixo

Se o Botafogo jogou esperando a Chapecoense, o fez com tranquilidade porque seus zagueiros estavam em dia inspirado. Carli e Rabello fizeram nove e sete desarmes, respectivamente. Pelo alto, os bons cabeceadores Leandro Pereira e Wellington Paulista nada conseguiram.



Jogadores do Botafogo comemoram gol de Luiz Fernando contra a Chapecoense — Foto: Tarla Wolski/Futura Press


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Chapecó, SC