Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Escalação: Botafogo terá volta de Kalou ao time titular contra o Coritiba


Atacante marfinense fará parte do ataque junto com Pedro Raul na equipe que vai a campo na noite do próximo sábado, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro



Com mais um dia para acertar a equipe, Eduardo Barroca parece já ter definido os 11 que começarão contra o Coritiba. A principal novidade na equipe titular é o retorno de Kalou ao time titular, que substituirá Bruno Nazário, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O marfinense não atuará pela ponta, como tinha sido escalado anteriormente, mas sim como um segundo atacante, e terá a companhia de Pedro Raul.


Com isso, a provável escalação do Botafogo tem:


Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster; Zé Welisson, Caio Alexandre, Honda e Warley; Kalou e Pedro Raul.



Kalou deve estar no time titular do Botafogo neste sábado — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A partida, marcada para este sábado, às 21h (de Brasília), no Couto Pereira também terá o retorno de Marcelo Benevenuto e Rafael Forster. Os dois voltam de suspensão e entram nos lugares de Helerson e Victor Luis. O lateral-esquerdo, assim como Bruno Nazário, está fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo.


O Botafogo está na 20ª colocação do Campeonato Brasileiro com 20 pontos em 25 jogos. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Bahia, com oito pontos a mais.



Fonte>>Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Torcedores e atletas se mobilizam por motorista do Botafogo, que sofre em fila de cirurgia


Mauro Sampaio, o Maurão, tem 15 anos de serviços prestados ao clube e sofre com dores crônicas nos joelhos e excesso de peso. Alvinegros se movem para dar ajuda financeira



Dos torcedores nas redes sociais ao presidente eleito do clube, o Botafogo se mobilizou nas últimas 24h para tentar encerrar o drama de um alvinegro muito querido. Na fila por uma cirurgia, o motorista Maurão, a serviço do clube há mais de 15 anos, ganha apoio financeiro para se recuperar e voltar ao dia a dia do Nilton Santos.


Com problemas para perder peso, Mauro Sampaio sofre uma sobrecarga preocupante nos joelhos e já apresenta problemas para se locomover. Pela gravidade das dores, apresentou também um quadro depressivo. Ele passou por procedimento no local que o deixou oito meses afastado em 2017. Para acabar com o sofrimento, só uma cirurgia bariátrica, que ainda não aconteceu depois mais de dois anos de expectativa no Sistema Único de Saúde (SUS).

 
 
 Maurão, o motorista apaixonado pelo Botafogo — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com
 
  
A mobilização começou nas redes sociais, com vaquinhas virtuais de torcedores. Em pouco tempo, c onseguiram mais de R$ 12 mil dos R$ 83 mil necessários. A iniciativa se junta à do ex-goleiro William  Bacana, que arrecada doações. O barulho chegou até o clube e sensibilizou jogadores, que também  ajudaram. Dirigentes prometeram dar suporte ao funcionário e acionaram o departamento médico.





- Estamos fazendo uma mobilização para ajudar. Com departamento médico, assistência social. Ontem ele já foi encaminhado para o Carlos Chagas e está sendo assistido pelo hospital local e pelo clube. Estamos em contato com a família para ver as necessidades. É muito importante que o clube se envolva - disse o técnico Eduardo Barroca ao ge.


O momento de epidemia da Covid-19 agrava a situação de Maurão. Com hospitais lotados, a fila de espera do SUS aumentou ainda mais. Recentemente, com a mobilização, ele foi encaminhado ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Chegou a ficar no CTI, mas já apresentou melhora. E espera pela ajuda para voltar para a família e também para a segunda casa, o estádio Nilton Santos.


Anos de clube e décadas de arquibancada



Maurão é apaixonado pela festa da torcida — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com


+ Conheça a história de Maurão, torcedor fanático e funcionário do Botafogo


Maurão é um dos grandes personagens dos bastidores do Botafogo. Com 15 anos de serviços prestados e décadas de arquibancada nas costas, ele diz que "pode até existir igual, mas nenhum mais botafoguense do que ele".


Em janeiro de 2019, ao ge, o motorista detalhou a relação de décadas com o Botafogo. Que começou, literalmente, no dia do nascimento, 18 de outubro, que o fez parceiro de aniversário de ninguém menos que Mané Garrincha. Anos depois, era figura certa nas arquibancadas e chegou a fundar a Raça Alvinegra.


Maurão se considera um privilegiado por ver de perto as grandes festas da torcida do Botafogo na recepção dos jogadores. E tem o carinho de todos do clube. Dentre eles, fez grande amizade com um ídolo, o ex-goleiro Jefferson.



Fonte>>Por Fred Gomes e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Com janela fechada, Botafogo aposta na base e estuda novas promoções na reta final do Brasileirão


Time vice-campeão carioca tem nomes que são observados pela comissão técnica em partidas do Sub-20 e que já apareceram em outras partidas no banco de reservas entre os profissionais



Com a janela de transferências fechada, o Botafogo vê nas divisões de base a última alternativa para minimizar algumas das carências do elenco para a reta final do Campeonato Brasileiro. Com índice alto de aproveitamento dos revelados no clube em 2020, o departamento de futebol estuda novas promoções para resolver problemas de última hora.


A chegada de Eduardo Barroca aumentou a expectativa pela presença de promessas no elenco. O treinador, inclusive, marcou presença na final do Campeonato Carioca sub-20, em que o Bota perdeu por 1 a 0 para o Vasco, no último domingo. Com ele, mais duas pratas da casa ganharam espaço no elenco nos últimos jogos: o zagueiro Helerson e o atacante Lucas Campos.



Helerson fez a primeira partida pelo Botafogo em 2020 contra o Internacional — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O futebol profissional está com olho vivo principalmente no time sub-20. Apesar de perder o título carioca, os juniores estão em boa fase e colocam em destaque alguns atletas já com experiência, mesmo que pouca, no profissional. Como o goleiro Andrew, o zagueiro Sousa, o lateral-esquerdo Hugo, os meio-campistas Ênio e Romildo, e os atacantes Rafael Navarro e Matheus Nascimento.


As passagens de Eduardo Barroca e Felipe Lucena nas divisões de base do Botafogo no passado fazem com que treinador e auxiliar já tenham algum conhecimento da garotada. No entendimento da comissão técnica, é importante que os jovens tenham o desenvolvimento na base porque o Sub-20 também tem jogos decisivos nas competições - como a partida contra o Palmeiras, às 15h30 do próximo domingo e que vai definir se o time avança para as quartas de final.



Eduardo Barroca está de olho na base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Porém, vira e mexe os garotos sobem para compor o banco de reservas. Na partida contra o Internacional, por exemplo, eram oito formados na base, mas apenas o zagueiro Wesley (que subiu por causa das suspensões de Marcelo Benevenuto e Rafael Forster) e o atacante Rhuan tinham idade para estar na equipe Sub-20.


Com pouco dinheiro para investir no futebol nesta temporada, o Bota se apoiou na base para rechear o elenco. E ganhou algumas belas surpresas, como o zagueiro Kanu e o volante Caio Alexandre. O atacante Luis Henrique também começou o ano como titular e já foi vendido para o futebol europeu por valor recorde. Ao todo, 14 dos 38 jogadores do plantel foram formados em casa.


Fonte>>Por Davi Barros e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro