Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Exames descartam fratura no tornozelo de Alex Santana


Meia deixou o Castelão, no último sábado, de muletas e com uma proteção no local da lesão, mas análises feitas nesta segunda-feira não apontaram problema mais grave




Alex Santana em duelo contra o Ceará. Meia não sofreu fratura (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


O Botafogo recebeu uma boa notícia vinda do departamento médico, nesta segunda-feira. O meia Alex Santana realizou exames de ressonância magnética e raio-X, no local da lesão no tornozelo esquerdo que o tirou de campo ao seis minutos do segundo tempo no empata com o Ceará e não foi constatada fratura. O jogador de 24 anos sofreu uma entorse no tornozelo e segue em tratamento no clube. Ele, no entanto, continua como dúvida para a partida contra o São Paulo, no sábado e será reavaliado ao longo da semana. 
 

Alex Santana foi contratado no início do ano em uma troca com o Internacional que envolveu Rodrigo Lindoso. Desde então tem feito uma boa temporada e, com o gol marcado, contra o Atlético-MM, na 18ª rodada, tornou-se o artilheiro da equipe em 2019, com dez gols, ganhando a confiança do técnico Eduardo Barroca e do torcedor alvinegro.


No empate sem gols na capital cearense, na noite do último sábado, o atleta foi substituído no segundo tempo após uma disputa de bola. Praticamente na mesma hora, o camisa 10 do Glorioso colocou a mão na perna esquerda e não conseguiu retornar ao gramado, dando lugar a Leonardo Valencia. O jogador deixou a Arena Castelão, de muletas, e usando uma bota de proteção no pé.


Durante a semana serão feitos novos exames para saber se Alex tem condições de jogo no fim de semana. O Glorioso retorna aos gramados no próximo sábado para enfrentar o São Paulo, às 11h, no Nilton Santos, no primeiro desafio do returno Brasileirão.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Contra o Ceará, Botafogo teve seu pior desempenho ofensivo no Brasileirão de 2019


Glorioso chutou apenas duas vezes a gol; no primeiro turno, nenhum time teve menos de duas finalizações em uma partida, mas Cruzeiro e Palmeiras tiveram números iguais



As finalizações têm sido um dos problemas do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Depois de melhorar o poderio ofensivo nas últimas rodadas, o time voltou a criar pouco diante do Ceará e os números finais da partida acendem um alerta: apenas dois chutes a gol.


Foi o pior desempenho do ataque alvinegro nas 19 partidas do Brasileirão. Antes, o pior saldo havia sido no clássico diante do Vasco, pela 7ª rodada, com seis chutes contra a meta defendida por Sidão.


Luiz Fernando, no primeiro tempo, e Leo Valencia, na etapa final, foram os autores das finalizações, ambas para fora. Ao fim da partida, o atacante reconheceu a baixa produtividade, mas destacou o ponto conquistado fora de casa.


"Sabemos disso, sabemos que eles viriam com tudo, jogamos fechados, tivemos só duas oportunidades, uma minha e outra do Valencia. Se a gente não ganhar, também não vamos perder".


- Sabemos que jogar aqui é difícil, um ponto importante que lá na frente vai nos ajudar. Poderíamos dar mais na partida, mas levamos um ponto para o Rio e vamos descansar para o jogo de sábado, contra o São Paulo, em casa - disse Luiz Fernando.



Luiz Fernando finalizou uma vez contra o Ceará — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No primeiro turno, nenhum time teve menos de duas finalizações em uma partida. Mas Cruzeiro (1ª rodada, contra o Flamengo) e Palmeiras (17ª rodada, contra o Flamengo) também só chutaram duas vezes a gol.


Diego Souza, que havia balançado as redes nas duas últimas partidas (Atlético-MG e Inter), pouco apareceu contra o Ceará. O centroavante considerou o resultado bom, considerando a apatia do Alvinegro no ataque.


- Jogo muito difícil. Não tivemos uma boa atuação, mas pelo o que nós criamos e pelo o que foi o jogo, acho que esse ponto foi legal. O extracampo é ruim, mas não estamos deixando isso passar para dentro das quatro linhas. A gente se dedica e procura sempre a melhor pontuação para botar o Botafogo no lugar que ele merece. Não encaixou como a gente queria, mas conseguimos segurar o empate. Se o Barroca precisar e optar por me usar como meia, vou estar à disposição - afirmou Diego após a partida.


Depois de Botafogo, Cruzeiro e Palmeiras, os times com menos finalizações em um jogo foram:

3 chutes a gol: Cruzeiro (5ª rodada, contra o Fluminense), Corinthians (9ª rodada, contra o Santos), Santos (15ª rodada, contra o Cruzeiro) e São Paulo (16ª rodada, contra o Vasco);
4 chutes a gol: Grêmio (2ª rodada, contra o Avaí), CSA (4ª e 10ª rodadas, contra Avaí e Corinthians, respectivamente) e Fluminense (11ª rodada, contra o Vasco).



Leo Valencia foi o autor da outra finalização do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Veja o número de finalizações do Botafogo em cada jogo do primeiro turno


Rodada 1: São Paulo 7 x 9 Botafogo

Rodada 2: Botafogo 10 x 19 Bahia

Rodada 3: Botafogo 9 x 14 Fortaleza

Rodada 4: Fluminense 21 x 8 Botafogo

Rodada 5: Goiás 19 x 7 Botafogo

Rodada 6: Botafogo 8 x 17 Palmeiras

Rodada 7: Botafogo 6 x 17 Vasco

Rodada 8: CSA 20 x 14 Botafogo

Rodada 9: Botafogo 7 x 13 Grêmio

Rodada 10: Cruzeiro 9 x 8 Botafogo

Rodada 11: Botafogo 10 x 13 Santos

Rodada 12: Flamengo 13 x 14 Botafogo

Rodada 13: Avaí 32 x 9 Botafogo

Rodada 14: Botafogo 10 x 16 Athletico-PR

Rodada 15: Corinthians 18 x 7 Botafogo

Rodada 16: Botafogo 15 x 15 Chapecoense

Rodada 17: Internacional 17 x 17 Botafogo

Rodada 18: Botafogo 10 x 17 Atlético-MG

Rodada 19: Ceará 25 x 2 Botafogo


Fonte: GE/Por Beatriz Carvalho e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro