Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2021

A caminho do Juventude, Rafael Forster encaminha rescisão amigável com o Botafogo


Zagueiro de 30 anos acerta com clube gaúcho até o fim de 2021 e busca acordo com o Bota, que vê saída com bons olhos pelo alívio na folha salarial



O zagueiro Rafael Forster está perto de conseguir a rescisão de contrato com o Botafogo para continuar na Série A do Campeonato Brasileiro. Perto de acordo com o clube carioca, o zagueiro tem acertado contrato até o fim do ano com o Juventude, que subiu para a Série A na última temporada.


A negociação foi revelada pela Rádio Caxias. No Bota, Forster tem vínculo até dezembro deste ano. Com salário considerado alto com a queda para a Série B, ainda mais para um reserva, o defensor deve ter uma saída amigável para assinar com o clube gaúcho.



Ex-Inter, Forster vai voltar ao futebol gaúcho — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Forster chegou ao Botafogo no meio de 2020 e fez 26 jogos na última temporada. O jogador passou a maior parte do tempo no banco de reservas para a dupla formada em casa Marcelo Benevenuto e Kanu.


Para 2021, o Bota ainda não negociou nenhum titular da posição e contratou o experiente Gilvan, ex-Atlético-GO. A diretoria também finaliza os últimos detalhes para repatriar o argentino Joel Carli, um dos ídolos do clube.



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Joel Carli rescinde com o Aldosivi e sacramenta retorno ao Botafogo


Menos de um ano depois de ter o contrato rescindido, zagueiro volta ao Alvinegro com acordo para quitação de dívida por salários atrasados e importância por experiência




Joel Carli jogará a Série B pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


Um velho conhecido está voltando ao Botafogo. Nesta segunda-feira, Joel Carli conseguiu rescindir o contrato com o Aldosivi-ARG e formalizou o retorno ao clube de General Severiano. O zagueiro é esperado no Rio de Janeiro ainda nessa semana para a assinatura de um contrato válido por duas temporadas.


O zagueiro volta ao Alvinegro menos de um ano depois de ter o contrato rescindido pela antiga gestão. Na época, Carli fora desligado do elenco porque tinha um salário muito alto. O argentino buscou o clube para fazer um acordo financeiro porque não queria deixar o Glorioso, mas não obteve resposta.

Desta forma, o defensor entrou na Justiça cobrando salários atrasados e uma renovação automática que estava prevista no último contrato e não foi cumprida. Ao todo, as dívidas chegavam em torno de R$ 10 milhões. Houve uma negociação entre o Botafogo e o estafe do zagueiro e este valor foi diminuído e será pago - junto com o novo salário do jogador - em parcelas durante esses dois anos.

Não apenas pelo lado financeiro, mas o retorno de Joel Carli é visto como uma importante injeção de ânimo para o vestiário do Botafogo, que sentiu a falta de um líder na reta final da última temporada, quando foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Joel Carli deve realizar exames médicos ainda na Argentina e chegar no Brasil para resolver apenas as últimas questões burocráticas e assinar o contrato. Ele será, portanto, mais um reforço para Marcelo Chamusca na temporada 2021.


E MAIS:
Desempenho evolui e Botafogo ganha moral antes da Copa do Brasil
Chamusca fala sobre a atuação dos estreantes e explica substituição de Ronald: 'Pediu para sair'
Após goleada, Chamusca elogia atuação do Botafogo: 'Apresentou uma melhora'
Vice-presidente do Botafogo reclama que Fantástico, da Globo, não exibiu gols de vitória: 'Tira a visibilidade'
Matheus Babi afirma que Botafogo está ficando com estilo de Chamusca: 'Fui feliz nas finalizações'


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Em busca de zaga mais experiente, Botafogo anuncia Gilvan como novo reforço


Zagueiro de 31 anos tem boa bola aérea e atuou pelo Atlético-GO antes de chegar ao Bota; vínculo é até o fim da temporada, podendo renovar por mais uma em caso de acesso



O Botafogo anunciou mais um reforço em busca da missão de levar o clube de volta para a Série A: o zagueiro Gilvan. O defensor de 31 anos estava há três temporadas no Atlético-GO e participou de 38 partidas pelo clube, sendo 20 no último Brasileirão e 13 como titular. O contrato é até o fim de 2021, podendo ser renovado por mais um ano caso o clube conquiste o acesso para a Série A.



Gilvan é anunciado pelo Botafogo — Foto: Divulgação


De maneira geral, o jovem elenco do Botafogo sofreu com a ausência de uma figura mais experiente e com espírito de liderança dentro de campo. A dupla de zaga formada por Kanu e Marcelo Benevenuto na maior parte do Campeonato Brasileiro tinha média de 24 anos e Gilvan chega para dar mais experiência ao setor. Os jogadores formados na base alvinegra, inclusive, são vistos como possibilidade de negociação. Além deles, o elenco conta com Rafael Forster e Sousa como opções na defesa.


Gilvan é o sexto jogador anunciado pelo Botafogo para a temporada de 2021. Antes dele, o clube já havia oficializado as chegadas de Ronald, Pedro Castro, Douglas Borges, Jonathan e Marcinho, além do técnico Marcelo Chamusca. Os quatro primeiros jogadores inclusive já estrearam com a camisa do Bota.


Além do zagueiro de 31 anos, o clube também acertou com o argentino Joel Carli. O autor do gol que levou a decisão do Campeonato Carioca de 2018 para os pênaltis ainda não foi anunciado pelo Botafogo, mas terá contrato até 2022 e sua chegada tem relação com a redução da dívida que o clube tem com o jogador.


Revelado pelo Iraty, do Paraná, Gilvan também passou por Londrina, Ceará, Ponte Preta e Paysandu antes de chegar ao Atlético-GO. Na equipe goiana foi treinado por Eduardo Barroca em 2019.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo mostra cara de Chamusca e ganha confiança para jogo decisivo na Copa do Brasil


Time se apresenta mais compacto e melhora pressão pós-perda e transição rápida para o ataque




Melhores momentos: Botafogo 3 x 0 Resende pela 2ª rodada do Campeonato Carioca



Marcelo Chamusca chegou ao segundo jogo no comando do Botafogo na vitória por 3 a 0 sobre o Resende no último domingo. Ainda é pouco para uma análise criteriosa, mas o técnico já faz o torcedor ter vontade de voltar a assistir aos jogos do time ao criar um novo ambiente no Estádio Nilton Santos.


O Botafogo foi a campo com quatro reforços contratados para a temporada: o goleiro Douglas Borges, o lateral-direito Jonathan, o volante Pedro Castro e o atacante Ronald. Os novatos mostraram suas credenciais e deixaram boa impressão. Principalmente o meio-campista, que deu consistência ao jogo alvinegro.


+ Chamusca conquista primeira vitória e vê evolução



Botafogo apresenta evolução com Chamusca e vence o Resende — Foto: Vitor Silva/Botafogo



A escalação dos quatro jogadores foi fundamental para dar outra cara ao time. O Botafogo virou a chave, com mudanças, reforços e um ambiente novo. Mais importante que tudo isso é a confiança que o resultado dá para o primeiro grande desafio da temporada, na próxima quarta, pela Copa do Brasil.


Chamusca conseguiu tranquilidade para buscar a classificação diante do Moto Club no Maranhão. Três dias após o empate com o Boavista na estreia, o treinador alcançou o que projetou na primeira coletiva e já vimos um Botafogo mais organizado e com os princípios do comandante.


+ Veja as atuações dos jogadores na vitória



"Fidelidade ao plano de jogo", resumiu bem Chamusca após o jogo. O que faltou na estreia e foi reclamado pelo treinador - circular mais rápido pelos corredores, sofrer menos no perde-pressiona; ter um comportamento reativo mais rápido para recuperar a bola -, foi bem cumprido no domingo. O Botafogo foi a campo mais compacto e melhorou a pressão pós-perda.


O jogo aproximado facilitou a atividade ofensiva da equipe. O Botafogo foi vertical e, sempre que tinha a bola, buscava jogar pra frente, com todos os jogadores dando opção de passe, facilitando a transição rápida que Chamusca tanto valoriza. Além das laterais, o time explorou a zona central aproveitando boa noite de Bruno Nazario, que voltou a jogar bem.



O meio-campista se mostra um jogador útil para a sequência, mas a titularidade precisa ser avaliada: Nazario tem contrato com o Botafogo até junho, podendo sair antes em caso de proposta. Se perde o atleta, o clube precisará se readaptar em meio à temporada. A figura do camisa 10 é fundamental para o esquema de jogo que Chamusca quer implantar no Bota. Nazario se juntou a Pedro Castro, Warley e Matheus Babi como os destaques do jogo.


- Feliz pela partida, foi excelente. O time foi muito consistente na marcação, no ataque, a gente está sabendo o que fazer. Pelo meio acho que rendo mais do que pelas beiradas, estou feliz no meio. Agora temos o objetivo importante da Copa do Brasil - afirmou o meia.



Bruno Nazario em Botafogo x Resende — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Os laterais e o terceiro homem do meio de campo são pontos sob análise após a partida. Jonathan e Hugo fizeram jogo tranquilo na defesa, mas pouco ativos no ataque. O volante Luiz Otavio destoa dos companheiros e ainda não convence que merece a titularidade.


O time alvinegro ainda teve chance para ampliar a goleada. Nos minutos finais, Rafael Navarro puxou contra-ataque e optou por finalizar em vez de tocar para Matheus Nascimento, que aparecia livre. O centroavante acertou o travessão e levou alfinetada do colega nas redes sociais.


Organizado e consistente, o Botafogo começa a ganhar a cara do comandante, mas o resultado não pode iludir. O time ainda tem muito a evoluir e terá adversários bem mais complicados pela frente. Se depender de Chamusca não vai ter acomodação: o técnico já enumerou novas situações para corrigir nos próximos treinamentos:


- O adversário teve um pouco mais a bola no nosso campo. Situações que com o tempo a gente pode organizar melhor. Fizemos muita posse de bola jogando com o nosso goleiro, isso a gente precisa melhorar. Teve muito lançamento direto no Babi, esse não é o tipo de jogo que acho ideal - analisou.



O Botafogo já viaja nesta segunda-feira para São Luís, onde enfrenta o Moto Club na próxima quarta, às 21h30, pela primeira fase da Copa do Brasil. Se perder estará eliminado.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro