Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Botafogo tem terceiro técnico português em um ano com Artur Jorge; veja aproveitamento



Novo comandante estreia contra a LDU na Libertadores



Botafogo iniciou uma nova era com a chegada do treinador Artur Jorge, apresentado neste final de semana oficialmente. Ele é o terceiro português a comandar a equipe desde que o empresário americano John Textor adquiriu a SAF.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Veja a coletiva da apresentação oficial do Artur Jorge no Botafogo (https://ge.globo.com/video/veja-a-coletiva-da-apresentacao-oficial-do-artur-jorge-no-botafogo-12497797.ghtml)


O primeiro foi Luís Castro. Ele foi o nome escolhido por Textor para iniciar o novo período do Glorioso e construir o que chamou de Botafogo Way. A estreia foi na primeira rodada do Brasileiro, contra o Corinthians. Derrota por 3 a 1 no Nilton Santos.


Ele ficou na equipe entre 28 de março de 2022 e 30 de junho de 2023. Com ele foram 80 jogos, 42 vitórias, 15 empates e 23 derrotas, um aproveitamento de 59%. Os números são do Espião Estatístico.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Polícia Civil do Rio diz que John Textor, dono da SAF do Botafogo, foi intimado a depor

+ Botafogo anuncia a contratação do técnico Artur Jorge


A saída de Luís iniciou uma transição para a chegada de Bruno Lage. Mas o período do segundo português à frente do clube não foi duradouro. Irritação e uma entrevista polêmica gerou desgaste interno que culminou na demissão.


Teve somente 15 jogos, 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, e 42% de aproveitamento, que iniciaram uma má fase terminando na perda do título brasileiro. A primeira partida foi um empate em 1 a 1 com o Patronato pela Copa Sul-Americana.


Ter técnicos portugueses no comando é uma decisão de John Textor, que enxerga uma qualificação maior dos europeus e a capacidade em desenvolver um projeto que se encaixe no que ele almeja para o futuro do clube.





Artur Jorge em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Leia mais notícias do Botafogo



Os portugueses no Brasil

Desde a chegada de Jorge Jesus ao Brasil, em 2019, a opção por treinadores portugueses virou uma tendência forte no futebol brasileiro. Outros dos bastiões dessa "invasão" é Abel Ferreira, ídolo e multicampeão pelo Palmeiras.


Levando em consideração o período em que John Textor assumiu o comando da SAF, no começo de 2022, foram 15 trabalhos conduzidos por lusitanos na Série A do Brasileirão. O ge listou todos eles com o aproveitamento abaixo nos números do Espião Estatístico. A era Abel no Palmeiras começou antes, mas entrou na conta.




Entre os 15 listados, só três conquistaram títulos no futebol brasileiro. Além de Ferreira, campeão de duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa do Brasil e três Campeonatos Paulistas, Ivo Vieira e António Oliveira ganharam o Campeonato Mato-Grossense pelo Cuiabá.


Artur Jorge terá um forte desafio na adaptação ao Brasil: o calendário. O grande drama do futebol brasileiro se apresentará logo cedo ao português. Nos primeiros dois meses de trabalho, ele terá partidas praticamente a cada três dias, sem tempo para treinar e preparar a equipe.


O primeiro desafio será contra a LDU na Libertadores. O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos acontece nesta quinta-feira, às 19h, no Estádio Casablanca, em Quito, no Equador.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro