Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Chay, Luís Oyama... Últimos reforços melhoram desempenho do Botafogo


Adições recentes ao elenco do Alvinegro são importantes para equipe melhorar na criação e ter bom início na Série B do Campeonato Brasileiro




Chay e Luís Oyama (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



No último domingo, o Botafogo venceu o Remo por 3 a 0, realizando a sua melhor performance desde o início da campanha na Série B do Brasileirão. A vitória não veio ao acaso: nas últimas semanas, o Alvinegro realizou contratações para dar corpo ao meio de campo e ataque, que mostrou dificuldade para criar no Campeonato Carioca.


> Confira a classificação completa da Série B

Em menos de 15 dias, o clube chamou reforços para o elenco. Chay, Luís Oyama, Daniel Borges, Barreto, Diego Gonçalves e He-Man foram contratados para dar mais ofensividade ao time, o que se mostrou uma aposta acertada, tendo em vista o último desempenho.


O técnico Marcelo Chamusca comemorou a chegada dos jogadores e falou sobre o desafio de encaixar o time em entrevista coletiva após a partida contra o Remo, falando sobre o processo de ambientação dos novos atletas.

— Nós continuamos com o mesmo comportamento que norteou até agora o nosso trabalho. Analisamos a performance dos nossos jogadores e de quem foi contratado. O trabalho inicial é inserir quem acabou de chegar. Nós continuamos analisando o mercado, não existe nenhuma posição que tenha alguma carência que a gente precisa contratar alguém. Os últimos jogadores que chegaram precisam ser melhor inseridos, nosso foco está em melhorar a capacidade de entendimento. As contratações melhoraram muito o time, mas eu não gosto nunca de falar que o elenco está fechado. Nossa análise é permanente, o mercado pode nos oferecer um jogador interessante - afirmou.



Conheça melhor os recém-chegados ao Botafogo:

Chay: após ser o destaque da Portuguesa-RJ no Carioca 2021, o jogador de 30 anos chegou e em pouco tempo conquistou uma vaga de destaque. Joga pelo esquerdo do campo e se destaca pelos dribles em curto espaço. Já tem dois gols e uma assistência em três partidas.

Luís Oyama: outro dos recém-chegados que teve uma adição ao time a curto prazo. O meio-campista somou na saída de bola da equipe e já chegou como titular, ajudando na organização do setor.

Daniel Borges: com a lesão de Jonathan, chegou para ser uma solução na lateral, mas ainda não teve o espaço esperado porque Warley ganhou sequência na posição. É um atleta com viés ofensivo, que gosta de ir ao ataque.

Barreto: relacionado pela primeira vez contra o Remo, é o único dos reforços que ainda não entrou em campo. É um volante marcado pela força física e proteção à linha de defesa.

Rafael Moura: ainda sem ritmo de jogo por ter ficado três meses sem atuar, o He-Man ganhou alguns minutos diante do Remo, mas a tendência é que possa ajudar mais diante do Londrina, na próxima quinta-feira. Tem destaque pelo jogo aéreo e presença de área.

Diego Gonçalves: ganhou minutos no segundo tempo diante do Remo, mas não teve nenhum lance de destaque. É um ponta de velocidade, que tenta descidas em diagonal.


Fonte: LANCE/Ana Daróz e Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: insistência da diretoria do Botafogo em Marcelo Chamusca começa a dar resultados


Vitória por 3 a 0 em cima do Remo é consolidação do estilo de jogo do treinador, que tem defesa sólida e ataque - aos poucos - mais eficiente





Botafogo x Remo - Melhores Momentos



Havia um bom tempo que o Botafogo não tinha uma sequência de jogos que deixasse o torcedor otimista com o futuro. A invencibilidade na Série B com duas vitórias e um empate em três jogos faz com que o time de Marcelo Chamusca comece a competição no G-4. Isso vai mostrando que a insistência da diretoria em manter o técnico no cargo no momento de maior turbulência - após a derrota no primeiro jogo da final da Taça Rio - tem dado certo.


Por mais que ainda esteja no início da competição, o Botafogo já alcançou a primeira meta de pontos, como revelou Rafael Moura na entrevista coletiva de apresentação. Segundo o atacante, a ideia é que o clube conquiste pelo menos sete pontos a cada quatro jogos. Com a vitória por 3 a 0 em cima do Remo no último domingo, além de alcançar a meta com uma rodada de antecedência, manteve o time entre os quatro primeiros, que é o grande objetivo da temporada.


>>> Confira a tabela da Série B <<<




Botafogo de Marcelo Chamusca consolida defesa e começa a se entender no ataque — Foto: Vitor Silva/Botafogo



>>> Artilheiro do Bota, Pedro Castro festeja outro gol de longe: "Uma das qualidades que tenho" <<<


E para se consolidar como um dos favoritos para subir, o Botafogo dá os primeiros passos de forma consistente. Marcelo Chamusca lembrou na entrevista coletiva após a partida que o time sofreu apenas dois gols nos últimos oito jogos. No ano, a média é de 0,6 por partida. A sólida defesa é uma das características das equipes treinadas por ele que encontrou no quinteto Douglas Borges, Warley, Kanu, Gilvan e PV um conjunto harmônico que pouco sofre com os adversários.


Apesar disso, a vitória contra o Remo teve uns 30 minutos de preocupação. Justamente por ainda buscar encaixar o padrão de jogo que o Botafogo tem suas dificuldades. Até o primeiro gol, marcado por Chay aos 13 minutos, os comandados de Chamusca dominavam a partida. Depois disso, a equipe caiu de rendimento e tomou alguns sustos com Renan Gorne no ataque adversário. Mas era perceptível que o time do Remo deixava a desejar na defesa.


>>> Atuações do Botafogo: Rafael Navarro participa em dois gols e recebe a maior nota <<<




A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Muita gente tendo que pedir desculpas para o Chamusca" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-muita-gente-tendo-que-pedir-desculpas-para-o-chamusca-9600167.ghtml)


O técnico do Botafogo viu isso e conseguiu corrigir a postura para o segundo tempo. Ele apostou no que seu ataque tem exibido de melhor: a velocidade pela direita com Ronald. Na tarde deste domingo, a equipe mostrou o leque de opções ofensivas que tem, um em cada gol:




Primeiro - finalização de qualidade com Chay, que, aberto pela esquerda, chegou à terceira participação direta em gol do Botafogo em três jogos;

Segundo - contra-ataque puxado por Ronald com muita qualidade e saída de almanaque. Ele serviu Rafael Navarro, que se destaca pela vontade e, como bom centroavante, tenta sempre fazer o gol. Como ainda é jovem, às vezes busca o chute mesmo quando não é a melhor opção;

Terceiro - os chutes de Pedro Castro. O artilheiro do Botafogo no ano entrou no segundo tempo e marcou o quarto gol dele na temporada.




Ronald foi um dos destaques do Botafogo contra o Remo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No segundo tempo os gols saíram de maneira natural. Criticado pela dificuldade em criar oportunidades nos jogos anteriores, o Botafogo teve um alto número de finalizações: 15. E, mesmo com menos posse de bola (41% x 59%), pareceu controlar o jogo na etapa final. Porém, uma coisa que Chamusca ainda precisa melhorar é a precisão nos passes. Seus comandados erraram 98 passes e tiveram aproveitamento de 68% nesse fundamento.


Com a defesa cada dia mais sólida e o ataque aos poucos se entendendo melhor, o Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Londrina, no Estádio do Café, às 19h (de Brasília). A equipe de Marcelo Chamusca subiu uma posição e agora é o terceiro da Série B, com sete pontos em três jogos.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro