Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Da tática ao físico, Mancini muda o Bota: ‘Vamos ter uma cara diferente’



Treinador confirma que substituições para jogo contra o Internacional já estavam previstas desde a sua chegada ao clube




Vagner Mancini planejou mudanças no Botafogo desde o momento em que chegou ao clube, há quase dez dias. Mas somente nesta semana as colocou em prática. O novo treinador usou o tempo que antecedeu a partida contra o Internacional, neste domingo, para começar a impor seus conceitos e dar fim a qualquer acomodação de um grupo que desde janeiro estava bem dividido entre titulares e reservas. Embora com pouco tempo de trabalho, o técnico espera ver no Maracanã algo bem diferente do que foi apresentado na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no último domingo.

- Quero mudar um pouco a cara do Botafogo. Claro que não vou conseguir isso em duas semanas, mas com certeza vamos ter uma cara diferente no domingo - resumiu.

Vagner Mancini conversa com Emerson e Zeballos, sua nova dupla de ataque (Foto: Satiro Sodré / Botafogo)

Para evitar um grande impacto e não tumultuar um ambiente que já vinha complicado após a eliminação da Libertadores, Vagner Mancini decidiu fazer somente alguns ajustes nos quatro treinos que antecederam sua estreia. Mas admitiu que já tinha em mente o que pretendia fazer na equipe do Botafogo, trocando um centroavante fixo (Tanque Ferreyra) com a composição de um ataque de maior movimentação, abastecido por um Lodeiro com mais liberdade. Assim, ele confirmou Zeballos e Emerson Sheik na frente, além da entrada de Lucas no lugar de Edílson, na lateral direita.

- Após a partida contra o São Paulo eu já tinha as substituições que faria para o próximo jogo. Se mudasse antes eu poderia criar uma insatisfação em pouco tempo de treinos táticos, mas as alterações já estavam previstas. Agora o Botafogo vai mudar um pouco sua forma de jogar, com Jorge Wagner mais como um terceiro volante, Lodeiro flutuando e um ataque mais leve, com mais chances de chegar em velocidade - explicou.

Ainda à espera de Moraci Sant’Anna – que atualmente trabalha nos Emirados Árabes e deve ser liberado em meados de maio –, Vagner Mancini revelou que até mesmo a preparação física da equipe precisará ser adaptada às necessidades de seu esquema tático. A ideia é que o trabalho intensivo seja feito nos 45 dias de pausa do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo.

- O time talvez não esteja no nível de preparação física para o meu tipo de jogo. Estou ansioso para esse período da Copa do Mundo porque quero dar a força necessária ao elenco. Exijo muita velocidade dos atletas, e quem não estiver afiado não suporta - observou.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Emerson é regularizado, e deve estrear neste domingo pelo Botafogo



Nome do atacante aparece no Boletim Informativo da CBF e atleta está apto a enfrentar o Internacional neste domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro






Emerson está liberado para estrear pelo Botafogo. No fim da tarde desta sexta-feira, o nome do jogador apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e o atacante já pode ser escalado pelo Alvinegro. Sua estreia deverá ocorrer neste domingo, contra o Internacional, às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

No treinamento desta sexta, no Engenhão, Emerson foi testado entre os titulares, sendo uma das mudanças feitas pelo técnico Vagner Mancini na equipe. O atleta formou a dupla de ataque com o paraguaio Zeballos, mas não deverá atuar os 90 minutos.

- Não está no ponto ideal, mas só jogando vai chegar lá. Ele jogando 50, depois 70 e 90 minutos vamos fazê-lo entrar no seu habitat, que é o campo. Pode ser que o Emerson tenha que sair nesse primeiro jogo - disse o técnico Vagner Mancini.

O treinador, no entanto, não quis precisar quanto tempo dará para o jogador na partida. O provável é que seja sacado no decorrer do segundo tempo.

- Pelo que tenho visto do estado físico dele, acho que aguentaria 60, 70 minutos no domingo. Mas com sua experiência, pode suportar os 90 minutos e depois a gente dá uma folga de três dias (risos). De qualquer maneira, acho que os últimos 20 minutos da partida seriam terríveis para ele. Por isso, deve ser substituído

O jogador, que estava no Corinthians, foi apresentado na semana passada pelo Alvinegro carioca. Sheik assinou contrato até o fim da temporada com o Botafogo. Antes, no Rio de Janeiro, já havia defendido o Flamengo e o Fluminense.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Santos procura Renato, e jogador do Bota aceita receber por produtividade


Jogador de 34 anos está com situação indefinida no Alvinegra carioca e não deve ser mais utilizado. Agora, Peixe vai intensificar os contatos para tentar um acerto



Renato tem sido pouco utilizado no Botafogo
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O Santos tem um novo alvo para reforçar o meio de campo da equipe comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira: o volante Renato, do Botafogo. O jogador, que completa 35 anos em maio, foi sondado e aceitou receber por produtividade. Agora, o Peixe vai intensificar as conversas com o atleta para tentar um acordo.

No fim de 2013, o clube paulista quis comprar o volante, mas os salários altos, cerca de R$ 380 mil, impediram o negócio. Nesta quinta-feira, porém, o superintendente de futebol do Santos, André Zanotta, comunicou aos membros do Comitê de Gestão, em reunião na Vila Belmiro, que Renato aceita assinar um contrato por produtividade para receber por metas cumpridas.

Agora, com o aval dos dirigentes santistas, Zanotta irá procurar o Botafogo para saber quanto o Peixe precisaria pagar para ter o atleta, que tem vínculo até o dia 30 de junho. O desejo da cúpula do clube do Rio de Janeiro é definir o futuro do volante antes da pausa do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo – ou seja, até a nona rodada, no dia 1º de junho.

O salário de Renato também dificulta sua renovação com o Botafogo. Os cariocas já conversam com o empresário do jogador, Cláudio Guadagno, para saber qual é a vontade do volante: permanecer no clube ou procurar novos ares. Mesmo se ele desejar ficar, o caso será discutido pelos dirigentes.

A situação do atleta no Botafogo não é boa. No início da temporada, foi capitão do time B no Campeonato Carioca, mas sequer foi relacionado para alguns jogos da Libertadores pelo técnico Eduardo Hungaro. O clube ainda espera para saber qual será o papel de Renato no time comandado por Vagner Mancini, o novo treinador.

Se fechar negócio com o Santos, o volante fará sua segunda passagem pela Vila Belmiro. Ele atuou no Peixe de 2000 a 2004 e conquistou duas edições do Campeonato Brasileiro, em 2002 e 2004 (foi negociado com o Sevilla antes da metade do torneio). Ao todo, marcou 26 gols. Ficou conhecido, também, por não ter recebido cartões no Brasileirão de 2002.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Santos, trabalhou com o volante no Botafogo. Agora, os dois podem se reencontrar no Peixe, que tem nove opções para o meio de campo: Alan Santos, Alison, Anderson Carvalho, Arouca, Cícero, Leandrinho, Lucas Lima, Lucas Otávio e Serginho.


Por Marcelo Hazan e Bruno Giufrida*Santos, SP * Com supervisão de Alexandre Lopes

Fifa confirma calendário de testes: Goiás x Botafogo será em Brasília


Mané Garrincha receberá jogo do Brasileirão, no dia 17 de maio. Arena Corinthians ainda não terá capacidade máxima na partida entre Timão e Figueirense




Com a presença do secretário-geral, Jérôme Valcke, a Fifa divulgou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o calendário atualizado de eventos-testes oficiais para os estádios da Copa do Mundo. A principal novidade é a partida entre Goiás e Botafogo, que será realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no dia 17 de maio. O time goiano está impedido de mandar o jogo no Serra Dourada por conta de confusão envolvendo torcedores no Brasileirão do ano passado.

Palco da abertura da Copa do Mundo e ainda em fase final de ajustes, a Arena Corinthians, em São Paulo, terá somente um teste oficial da Fifa antes do Mundial: a partida entre Corinthians e Figueirense, em 17 ou 18 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. O estádio, no entanto, ainda não terá sua capacidade máxima na ocasião.

- O combinado com o Corinthians é que o estádio receba cerca de 50 mil pessoas. Estamos vendo ainda se será possível realizar um novo teste antes da abertura da Copa. Mas hoje conseguimos uma coisa importante. Falei com o Andrés Sanchez e acertamos que a partida acontecerá no mesmo horário da jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia (17h) - revelou o CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Ricardo Trade.

Os eventos-testes marcados pelo COL nos estádios da Copa do Mundo (Foto: Marcelo Baltar)

O próximo evento-teste acontece no sábado, em Cuiabá. Na data, o Luverdense recebe o Vasco, pela Série B, na Arena Pantanal. A capacidade para o jogo ainda não será a total. No sábado, são esperados 30 mil torcedores. A capacidade ainda não será a total porque nem todos os assentos estão instalados.

O estádio mato-grossense ainda terá outro evento oficial, em 7 de maio, com o amistoso entre Mato Gross e Olímpia (PAR). Para essa partida, COL e Fifa esperam ter a capacidade máxima da Arena Pantanal.

- Nesses eventos serão testados aspectos importantes, como tecnologia da informação, rádios, segurança, escoltas, transportes, gramados, serviços de limpeza...- disse Trade.

A Fifa também confirmou nesta sexta os 24 campos de treinos oficiais das 12 cidades-sede. Cada uma terá dois locais. A entidade revelou que doou R$ 10,3 milhões para melhorais nesses centros de treinamento.

Os campos de treinamento de cada sede para receber as seleções nas vésperas dos jogos (Foto: Marcelo Baltar)

Por Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Com gol de Sheik, Mancini comanda treino e mantém mudanças


Marcelo Mattos desfalca Botafogo em treino e é substituído por Airton antes de partida contra o Internacional



Emerson Sheik foi bem no treino desta tarde
(Foto: Divulgação TV Globo)
Numa espécie de ensaio geral, Vagner Mancini comandou um coletivo na tarde desta sexta-feira, no Engenhão, praticamente confirmando a equipe que enfrenta o Internacional. Sem Marcelo Mattos, poupado por causa de dores musculares, Airton foi o escolhido para compor o meio de campo. Um dos destaques da atividade foi Emerson Sheik, que mostrou boa movimentação, fez um gol e mostrou-se pronto para fazer sua estreia pelo Botafogo. O jogador, no entanto, ainda precisa da regularização na CBF.

Assim como na última quinta-feira, Mancini formou o ataque com Zeballos e Emerson, deixando Wallyson e Ferreyra entre os reservas. Na lateral direita, Lucas permaneceu como titular no lugar de Edílson. Julio Cesar, que havia sido poupado por causa de um torcicolo, treinou sem limitações.

A equipe atuou com a seguinte formação: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Zeballos e Emerson.

O lateral-esquerdo Junior Cesar voltou a treinar com o restante da equipe, mostrando estar recuperado da lesão no joelho que o deixou no departamento médico desde a última partida do Botafogo no Campeonato Carioca. Fora da partida por estar emprestado pelo Internacional, Bolatti fez um trabalho físico à parte.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Incomodado com jejum e má fase, Lodeiro admite: "Tenho que melhorar"


Meia uruguaio, que balançou a rede 14 vezes na última temporada, ainda não fez gol em 2014. Jogador diz que vai buscar força nas críticas para reeditar as boas exibições



Lodeiro marcou 14 gols pelo Botafogo em 2013, mas ainda não fez
nenhum na atual temporada (Foto: Márcio Mercante/Agência Estado)
Depois das saídas de Seedorf e Rafael Marques, Lodeiro foi apontado como a principal referência de criação do meio de campo do Botafogo para este ano. O uruguaio, no entanto, não conseguiu repetir o bom desempenho que teve na temporada passada, especialmente no primeiro semestre. As críticas, antes impensáveis, chegaram. E o camisa 14 já é contestado pela torcida.

Ciente de que não vive um bom momento, Lodeiro admitiu que precisa melhorar seu desempenho. Para isso, ele disse que vai buscar força nas críticas para dar a volta por cima.

- Eu sei que posso jogar mais. Não estou fazendo o meu melhor, tenho que melhorar. Sempre quando existem as críticas, isso me dá força porque sabem que posso render mais. Tenho que tomar como uma coisa positiva. Espero me sentir mais confiante para ajudar o time - afirmou.

Outra diferença em relação ao ano passado é a quantidade de gols. Se em 2013 Lodeiro balançou a rede 14 vezes entre Campeonato Brasileiro, Carioca e Copa do Brasil - só ficando atrás no time de Seedorf (15) e Rafael Marques (19) -, nesta temporada ele ainda não marcou uma vez sequer. E reconhece o incômodo.

- Incomoda sim, existe essa preocupação dentro de mim. Quando o jogador faz gol, se sente melhor, mais confiante. Tento não pensar muito nisso, o mais importante agora é voltar a vencer, e eu me sentir melhor em campo. A tranquilidade vai vir com os gols.

Em avaliação do próprio jogador, uma das explicações para a escassez de gols pode ser a função que tem desempenhado este ano. Ele acredita que tem ficado mais longe da meta adversária porque tem mais obrigações defensivas com o time jogando com dois atacantes.

- Acho que é um pouco devido a nossa característica de jogo. Tenho que defender um pouco mais. Quando temos a bola, o gol fica mais longe para mim, é um desgaste maior. Estamos tentando ajustar.

A próxima chance de Lodeiro quebrar o jejum será neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, quando o Botafogo enfrenta o Internacional. O Alvinegro busca os primeiros pontos no Brasileiro.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Botafogo confia em faro de artilheiro, mas Sheik não faz gol há 36 jogos


Emerson Sheik será titular contra o Internacional, mas terá que enfrentar longo jejum de gols Vitor Silva / SSPress


Emerson Sheik chegou ao Botafogo como principal reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro. Na última quinta-feira ele treinou pela primeira vez entre os titulares e viu que terá uma importante missão no time: marcar gols. Isso porque Tanque Ferreya foi barrado e o jogador será o único atacante de ofício da equipe.

O problema é que Sheik nem deve se lembrar como comemorar um gol. A última vez que isso ocorreu foi no dia 31 de julho, quando marcou na vitória por 2 a 0 do Corinthians sobre o Grêmio. Desde então foram 36 jogos sem balançar as redes, o que representa um período de 9 meses – ele foi titular em 23 partidas.

A seca de gols impressiona, ainda mais se for levada em consideração o status em que Emerson Sheik chegou ao Botafogo. Considerado titular absoluto, ele só chegou ao clube após fazer exigências financeiras de que receberia seus salários em dia. Seus companheiros, por outro lado, sofrem com os frequentes atrasos, o que é um risco para a paz em General Severiano.

Apesar de ter sido bem recebido no elenco, Sheik nitidamente ainda não se sente em casa. Ainda com poucos sorrisos, ele adota postura discreta nos treinamentos e conversa com poucos companheiros até o momento. E até pelo fato de ter 'chegado devagar', sua postura tem sido bastante elogiada pelos botafoguenses.

"Ele é um cara que será importante para o time na temporada. Um grande jogador, mas como pessoa é bastante simples, um cara legal. Foi bom ele ter chegado ao clube. Confesso que fiquei surpreso com sua simplicidade no vestiário. Muito simples, conversa com todos. Ter alguém como ele, será importante. Ainda mais com sua qualidade", disse Lodeiro.

Ao lado de Zeballos e munido por Lodeiro e Jorge Wagner, Sheik terá papel fundamental para levar o Botafogo a sua primeira vitória na atual edição do Campeonato Brasileiro. A estreia não foi nada animador: derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. O Alvinegro volta a campo neste domingo, às 16h, quando receberá o Internacional, no Maracanã.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro