Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Flu e Bota jogam com diferenças na tabela e no departamento médico


Enquanto o Tricolor disputa na parte de cima da classificação e quase todo o plantel disponível, o Alvinegro luta na zona de rebaixamento e ainda sofre com as muitas lesões




Apresentação - Campeonato Brasileiro: Fluminense x Botafogo
Flu e Bota têm importante compromisso neste sábado
Clima de decisão. Isso é o que pode ser dito sobre a partida entre Fluminense e Botafogo, que acontece neste sábado, às 19h30, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes jogam por suas sobrevivências nesta temporada.

Enquanto o Tricolor luta na parte de cima da tabela, tentando terminar o ano dentro do G4 para assegurar uma vaga na Libertadores de 2015, o Alvinegro foge do Z4 e se esforça para estar na 1ª Divisão do futebol nacional.

Em relação ao elenco, as forças também são desiguais. Cristovão Borges, técnico do Flu, tem praticamente todo o plantel à disposição, exceto por Bruno (com lesão no colateral medial do joelho direito) e Elivélton (problema no púbis). O treinador optou por improvisar o volante Jean na lateral direita e contou com o retorno de Marlon à zaga. No meio de campo, Valencia e Edson retornam. A única dúvida, portanto, fica no ataque em torno do parceiro de Fred: Walter ou Rafael Sobis.

Do lado do Glorioso, há importantes desfalques. O técnico Vagner Mancini não poderá contar com vários jogadores, como Rodrigo Souto, Airton, Junior Cesar, Wallyson, Rogério, Daniel, entre outros. Os problemas são por causa de suspensões e, na maioria dos casos, lesões. Com tantos problemas, o comandante alvinegro terá de improvisar. O volante Sidney vai atuar na lateral esquerda. As boas notícias são as voltas de André Bahia à zaga e Marcelo Mattos ao meio campo. Carlos Alberto é dúvida para a partida. Caso ele não jogue, Gegê será o escolhido.

Se os momentos na classificação e a questão física são distintos para os dois lado, a tendência é que, por ser um clássico, as forças se igualem. Neste sábado, o Maraca vai viver uma decisão.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 15/11/2014 – 19h30
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (RJ) e Gilberto Stina (RJ) 

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Jean, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho; Valencia, Edson, Wágner e Conca; Walter (Rafael Sobis) e Fred. Técnico: Cristovão Borges.

BOTAFOGO: Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia e Sidney; Marcelo Mattos, Andreazzi, Gabriel e Carlos Alberto (Gegê); Murilo e Jobson. Técnico: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET!

Na véspera do clássico, Mancini forma time titular com retornos importantes


André Bahia e Marcelo Mattos voltam em momento crucial, e Sidney ocupa a vaga de Junior Cesar, suspenso. Carlos Alberto não treina de novo, e Gegê entra na posição



Véspera de clássico contra o Fluminense, no Maracanã, e o técnico Vagner Mancini tem dois retornos importantes para enfrentar o adversário. O zagueiro André Bahia, recuperado de lesão na coxa, e o volante Marcelo Mattos, de volta após seis meses por causa de uma cirurgia no quadril, treinaram durante a semana e estiveram no time titular formado pelo treinador no coletivo desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão.

Jobson, que admitiu jogar no sacrifício, já que está com um estiramento na coxa, participou das atividades, mas deixou o treinamento antes dos companheiros. O mesmo aconteceu com Gabriel. Os dois, porém, devem atuar diante do Fluminense. Na vaga de Junior Cesar, suspenso, entra Sidney. Airton, punido pelo STJD por um pisão em Alexandre Pato, do São Paulo, ainda ficará fora três partidas. Na posição, volta Marcelo Mattos.

Com Marcelo Mattos e André Bahia de volta, Mancini conversa com titulares no Engenhão (Foto: Sofia Miranda)

Carlos Alberto não deve ter condições de jogo. O meia fez trabalhos separado do grupo, na academia, durante toda a semana, e provavelmente será desfalque. Gegê ocupa a vaga. Desta forma, a equipe será formada com: Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia, Sidney, Marcelo Mattos, Andreazzi, Gabriel, Gegê, Murilo e Jobson.

Botafogo e Fluminense se enfrentam neste sábado, no Maracanã, às 19h30 (de Brasília). A partida é válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro ocupa a 18ª colocação, com 33 pontos.

Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro*Estagiária sob supervisão de Janir Júnior

Botafogo tem até hoje para quitar pendência por Elkeson e evitar julgamento na Fifa


Clube pode perder pontos e até ser rebaixado para a Série B de forma direta





Elkeson (Foto: Mal Fairclough/AFP)
Sem querer, Elkeson criou um imbróglio
no Botafogo (Foto: Mal Fairclough/AFP)
O Botafogo corre contra o relógio para quitar uma pendência de 265 mil euros (aproximadamente R$ 800 mil) com o Guangzhou Evergrande (CHN) por Elkeson, vendido em 2012. O Alvinegro tem até esta sexta-feira para efetuar o pagamento, que será repassado ao Vitória – clube formador do atacante. Se não depositar o dinheiro na conta dos chineses, a Fifa encaminhará um expediente na semana que vem para a CBF, pedindo a perda de seis pontos na atual edição do Campeonato Brasileiro.

De acordo com advogados especialistas ouvidos pelo LANCE!Net, o não pagamento de dívidas referentes ao mecanismo de solidariedade da Fifa é corriqueiro no futebol brasileiro. Com pouco dinheiro, os clubes atrasam o repasse das porcentagens até chegar em casos extremos, que seria o julgamento no Comitê Disciplinar. Um dos motivos para isso seriam os baixos juros cobrados pela Fifa, de 5% ao ano.

O Glorioso foi comunicado pela Fifa em outubro. Alguns julgamentos demoram a acontecer e outros não. Por isso não existe um período certo para o martelo ser batido. Pode ser até dezembro, como só em 2015. Se o Botafogo quitar a dívida até a Fifa fechar o caso, ele será encerrado.

– Tudo será resolvido em Zurique. É a Comissão de Estatuto da Fifa que analisa a situação. Se o clube não pagar, o caso será encaminhado para o Comitê Disciplinar da Fifa, que vai tomar as medidas cabíveis e pode aplicar uma série de punições como multa, rebaixamento ou perda de pontos – afirmou Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF.

Internamente, o vazamento da história foi visto com bons olhos, para agilizar a busca de recursos para o pagamento. Até o fechamento desta edição, o Alvinegro ainda não havia arrecadado o valor necessário para evitar o pior.

Caso parecido com Betim-MG em 2013

Um caso parecido no futebol brasileiro em 2013 acabou de forma negativa para o clube devedor. O Betim, de Minas Gerais, perdeu seis pontos na Série C do ano passado, por uma dívida com o The Strongest, da Bolívia, pela contratação do apoiador Pablo Escobar, quando o clube ainda se chamava Ipatinga, em 2008.

A decisão, solicitada pelo clube boliviano, também foi tomada pelo Comitê Disciplinar da Fifa, sendo acatada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A decisão acabou excluindo o Betim das quartas de final da Série C na temporada passada. No início deste ano, o clube mineiro acabou rebaixado por ter recorrido à Justiça Comum, o que não é permitido pela Fifa.

A CBF também poderia ter sofrido sanções caso não cumprisse as determinações impostas pela Fifa.

ENTENDA O MECANISMO DE SOLIDARIEDADE

De acordo com o "Regulamento sobre o status e a transferência de jogadores" da Fifa, especificamente na parte sobre o mecanismo de solidariedade, diz o seguinte:

– Se um profissional for transferido antes do término do seu contrato (uma venda, no caso), qualquer clube que contribuiu para a sua educação e formação receberá uma percentagem da remuneração paga ao clube anterior (contribuição de solidariedade) – diz o texto.

O regulamento também diz que "é da responsabilidade do novo clube calcular o montante da contribuição e distribuí-lo de acordo com a carreira do jogador, que deve ajudar o novo clube no cumprimento desta obrigação".


Igor Siqueira, Luiz Gustavo Moreira e Paulo Victor Reis -  LANCENET!