Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Tiquinho desfalcará o Botafogo por cinco semanas por lesão no joelho



Atacante teve uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo



Tiquinho Soares realizou exames no joelho esquerdo na tarde desta segunda-feira. O atacante, que se lesionou no empate contra o Cruzeiro, teve uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e ficará cinco semanas afastado dos gramados, de acordo com comunicado divulgado pelo Botafogo.



Aos 42 min do 1º tempo - Tiquinho Soares, do Botafogo, é substituído após lesão no joelho esquerdo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-42-min-do-1o-tempo-tiquinho-soares-do-botafogo-e-substituido-apos-lesao-no-joelho-esquerdo-11842978.ghtml)


+ Como o Botafogo jogará sem Tiquinho? Veja as opções na ausência do artilheiro


"O atleta Tiquinho Soares foi submetido a exame de imagem que constatou lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Não há necessidade de cirurgia e o prazo de recuperação será em torno de cinco semanas.", afirmou o Botafogo.





Tiquinho Soares Botafogo x Cruzeiro — Foto: Gilson Lobo/AGIF



Tiquinho se lesionou em disputa física com Neris ainda no primeiro tempo do empate contra o Cruzeiro, neste domingo. O atacante deixou a delegação do Botafogo, que seguirá diretamente para o Paraguai, palco do jogo contra o Guaraní, pela Copa Sul-Americana, e retornou ao Rio de Janeiro para iniciar o tratamento.


O atacante está com o joelho imobilizado e andando com o auxílio de uma muleta. Agora, será amparado pelo departamento médico e equipe de fisioterapia do Botafogo.


Sem Tiquinho, o Alvinegro conta com Janderson, Matheus Nascimento e Valentín Adamo como opções para a posição. Não está descartado também o clube buscar um novo nome no mercado.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

O Botafogo e seu campeonato sem concorrentes








O que vai acontecer quando o Botafogo tropeçar? Terá alguma instabilidade, algum abalo que possa ameaçar a caminhada para o título brasileiro? As perguntas se repetiam a cada vitória alvinegra e, por ora, a resposta que se tem é a que foi fornecida pela 18ª rodada do campeonato: o Botafogo não venceu dois dos seus últimos três jogos e, mesmo assim, a vantagem na liderança aumentou.


O que apenas reforça a sensação de que, além das tantas razões que o time do Botafogo já deu ao torcedor para que confie nele, há outro fator decisivo: a falta de um perseguidor. Não é um decreto sobre o destino do título nacional, é apenas uma fotografia do momento, um recorte das 18 primeiras rodadas – o que, afinal de contas, é quase um turno inteiro. Ao menos por ora, não é realista achar que qualquer um dos demais 19 participantes do Campeonato Brasileiro está envolvido numa corrida direta contra o alvinegro. Por ora, o Botafogo joga um campeonato próprio.





Adryelson em disputa pelo alto em Botafogo x Cruzeiro — Foto: Vítor Silva / Botafogo



A rodada mostrou um dos motivos. Conforme abriu uma vantagem confortável, num calendário como o brasileiro, o alvinegro praticamente induziu os rivais a enxergarem outras prioridades diante de um líder aparentemente inalcançável. Significa dizer que o Botafogo será campeão graças à desistência de alguns rivais? Justamente o oposto. O alvinegro os fez olhar para outros alvos ao conquistar, com seus resultados, um aproveitamento espantoso. E mesmo que Flamengo, Palmeiras, Fluminense ou Grêmio exibissem total concentração em suas partidas, o Botafogo segue somando pontos num ritmo que ninguém parece capaz de acompanhar.


O Flamengo de Sampaoli está longe de ser um time sólido: é capaz de algumas atuações quase constrangedoras no Brasileirão. Ter poupado muitos titulares nos 3 a 0 impostos pelo Cuiabá foi apenas uma das razões da nova derrapada rubro-negra. O Palmeiras, atual campeão, vive realidade idêntica: poupou na derrota para o Fluminense, mas sua rotina de atuações é bem menos consistente do que nas últimas temporadas. O Fluminense, outro integrante do grupo dos 31 pontos, ainda não exibe sua melhor versão. Enquanto isso, o Grêmio, derrotado pelo até então lanterna Vasco em atuação muito ruim, já ficou 14 pontos para trás. Ninguém dá sinais de que terá uma arrancada ameaçadora para o indiscutível líder.


É fato que não se exibiu em Belo Horizonte o melhor Botafogo que já se viu. Foi um time com pouquíssima capacidade de sair de trás, que cedeu ao Cruzeiro grande domínio territorial e terminou o jogo confiando em dois pilares. Um deles é Lucas Perri, o goleiro com mais defesas praticadas na atual edição do Campeonato Brasileiro. O outro é Adryelson, o jogador de linha que tem o maior percentual de duelos aéreos vencidos na área defensiva neste campeonato. Ele é, também, o terceiro que mais fez interceptações no torneio.


Claro que há pontos a observar quando são apresentados números como estes. Não é exatamente bom depender de desempenhos tão eficientes em sua própria área, seja de um goleiro ou de um zagueiro. Ainda mais quando situações como a vivida no domingo, no Mineirão, não são inéditas. O Botafogo já tivera atuações ruins e já vira adversários rondarem demais sua área, como em jogos contra Grêmio, Palmeiras e Cuiabá, por exemplo. E aí, há dois olhares possíveis. É justo enxergar um time capaz de sobreviver às dificuldades naturais de uma caminhada de 38 rodadas. Mas também é importante alertar que não é saudável ser obrigado a resistir com muita frequência. Ocorre que, revisando as vitórias alvinegras, o time coleciona mais partidas em que foi claramente superior do que jogos em que sofreu: Vasco, Fluminense, Fortaleza, Coritiba, Atlético-MG, Corinthians... a lista de times que enfrentaram um excelente Botafogo é ampla. A liderança do time não merece ser questionada, é a melhor equipe do Brasileiro até aqui, e com boa margem. O que se pode ponderar é que a pontuação, esta sim, resulta da soma de competência e de circunstâncias favoráveis em jogos nos quais o time foi dominado, sem falar na capacidade de resistir. Não é pecado dizer que o aproveitamento é um tanto superior ao rendimento - que está longe de ser ruim, diga-se.


Mas o produto final, na matemática alvinegra, é que há uma rodada a menos pela frente, e um ponto a mais de diferença em relação aos adversários: os rivais mais próximos estão 13 pontos atrás . Nenhum deles jogou mais do que o Botafogo, nenhum deles sequer ensaiou uma arrancada. Até aqui, há um Brasileirão bem parelho, que vai do Flamengo para baixo na tabela. Enquanto isso, o Botafogo continua jogando seu campeonato particular, sem concorrentes e, com todos os méritos, favorito destacado ao título.




Por Carlos Eduardo Mansur
Jornalista. No futebol, beleza é fundamental

Como o Botafogo jogará sem Tiquinho? Veja as opções na ausência do artilheiro



Camisa 9 sofreu entorse no joelho esquerdo e sequer viaja ao Paraguai para enfrentar o Guaraní, pela Copa Sul-Americana



O Botafogo tem uma dor de cabeça daquelas para resolver. Tiquinho Soares, artilheiro e destaque da equipe na temporada 2023, sofreu uma entorse no joelho esquerdo no empate contra o Cruzeiro, neste domingo, e deixou a delegação que irá ao Paraguai para a partida contra o Guaraní, na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. O atacante retornou ao Rio de Janeiro para fazer exames e ser reavaliado.








Aos 42 min do 1º tempo - Tiquinho Soares, do Botafogo, é substituído após lesão no joelho esquerdo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-42-min-do-1o-tempo-tiquinho-soares-do-botafogo-e-substituido-apos-lesao-no-joelho-esquerdo-11842978.ghtml)


+ Bruno Lage exalta Tiquinho após lesão no Botafogo: "Ele vai com uma perna para ajudar a equipe"


A grande questão é: o que fazer sem Tiquinho Soares? É certo que o camisa 9 não entrará em campo pelo menos contra o Guaraní, na quarta-feira, e Internacional, no sábado - está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Bruno Lage tem alguns caminhos pela frente.


'Seis por meia dúzia'

Se a intenção for manter o desenho tático atual que vem sendo colocado na equipe, a substituição natural é a entrada de Janderson, o outro centroavante de ofício disponível atualmente - Matheus Nascimento está em Londres para compromissos envolvendo os clubes de John Textor e Valentín Adamo ainda não foi regularizado.


Bruno Lage tem gostado do que Janderson vem apresentando nos treinos desde que chegou ao clube. O camisa 39, inclusive, recebeu chance como titular na partida contra o Guaraní, na quarta-feira passada.





Janderson comemora gol do Botafogo diante do Patronato — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O atacante de 24 anos tem recebido cada vez mais chances com o treinador português. Dentro de campo, as características são de prender a bola, fazer jogo de corpo e sair da área pra ajudar na construção de jogo - lembrando justamente os movimentos de Tiquinho.


+ Segovinha, do Botafogo, deixa Mineirão mancando com dores no joelho


Falso nove

A primeira opção "fora da curva" é colocar Eduardo no comando de ataque, algo que foi feito contra o Cruzeiro no momento em que Tiquinho deixa o jogo pela lesão - Lucas Fernandes entra e ocupa o espaço deixado no meio-campo.




Eduardo comemoração Botafogo x Grêmio — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O camisa 33 também foi o líder do sistema ofensivo na vitória contra o América-MG, na oitava rodada do Brasileirão, quando Tiquinho estava suspenso.


Marcado por ser um meia que pisa na área e tem facilidade em finalizar, Eduardo pode ocupar essa faixa de campo, mas oferece diferentes características. O apoio no alto é menor, mas o jogo a partir de toques curtos e triangulações - justamente por atributo de ser um meia - melhora.


+ Botafogo amplia vantagem na liderança do Brasileirão mesmo sem vencer na rodada


Ataque móvel

Com pontas em abundância, outra opção seria deslocar um deles para o centro do ataque. Júnior Santos e Carlos Alberto são dois nomes que podem atuar no setor.




Marlon, do Cruzeiro, disputa a bola com Júnior Santos, do Botafogo — Foto: Gilson Lobo/AGIF


Luís Henrique e Victor Sá são as opções para formar a ponta direita, enquanto Sauer e Segovinha estariam presentes no flanco direito. O "ataque móvel" ficaria completo com a presença de um dois elementos da dupla.


Júnior Santos é centroavante de origem, apesar de ser utilizado como ponta em praticamente toda a passagem no Botafogo. Carlos Alberto atuou como atacante fixo em oportunidades circunstanciais, geralmente em retas finais de partida, quando as defesas adversárias já apresentavam cansaço e ele conseguia explorar a velocidade.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo não joga bem, tem baixa de Tiquinho, mas é salvo pela melhor defesa do Brasileirão



Lucas Perri faz duas grandes defesas e livra o time da derrota para o Cruzeiro no Mineirão




Um empate comemorado. Assim o Botafogo deixou o Mineirão após conquistar um ponto no duelo sem gols com o Cruzeiro, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo. Em jogo cauteloso no início, quem assumiu o domínio e esteve mais perto de sair com a vitória foi o time da casa: foram 11 finalizações cruzeirenses contra apenas duas do líder do Brasileirão.




Cruzeiro 0 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 18ª rodada do Brasileirão Série A 2023


O técnico Bruno Lage teve força máxima à disposição, e escolheu entrar em campo com Júnior Santos pelo lado direito do ataque - a disputa era com Gustavo Sauer e Matías Segovia. A meta era quebrar a linha defensiva adversária daquele lado. Porém, o time encontrou muita dificuldade para trocar passes e fazer a transição até o último terço do campo, muito em função do meio-campo cruzeirense que estava bem postado e dificultava a chegada do time de Lage.




Adryelson em disputa pelo alto em Botafogo x Cruzeiro — Foto: Vítor Silva / Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Tiquinho Soares deixa delegação do Botafogo e voltará ao Rio para reavaliação após lesão


A execução da ideia falhou e abriu margem para contra-ataques. Lucas Silva, que retornou ao Cruzeiro, comandou o meio e se aproveitou das bolas longas. A estratégia incomodou as costas da defesa do Botafogo e, principalmente, o lado de Marçal, mas investindo nas brechas deixadas por Di Plácido do outro lado.



"Botafogo fez a pior partida na temporada e não perdeu", comemora Pedro | Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-fez-a-pior-partida-na-temporada-e-nao-perdeu-comemora-pedro-voz-da-torcida-11843176.ghtml)



Até então, o time suportava a pressão e buscava ir ao ataque de alguma maneira, mas sofreu um choque com a saída repentina de Tiquinho Sores, artilheiro do time no Brasileirão com 25 gols marcados. O jogador saiu com dores no joelho esquerdo aos 41 minutos da primeira etapa. Uma ausência, ainda sem tempo estimado, temida e que não foi solucionada com as estratégias do técnico português, que colocou Lucas Fernandes para ter Eduardo como falso nove.





Tiquinho, do Botafogo, sai amparado para o vestiário do Mineirão — Foto: Reprodução


Mas se não tinha o camisa nove na frente, atrás estava a defesa menos vazada do Brasileirão e que fez jus ao "título". Seja pelo alto ou por baixo, Adryelson foi seguro ao lado de Victor Cuesta e parou as insistentes investidas do Cruzeiro. A defesa que soube sofrer já tem virado clichê, mas precisa ser exaltada depois de garantir um resultado positivo.


A estrela de Lucas Perri brilhou de novo, dessa vez no fim do jogo, ofuscando o céu estrelado que se formava nas arquibancadas do Mineirão, que contou com mais de 43 mil presentes - quatro mil deles botafoguenses.




Lucas Perri salva Botafogo nos minutos finais: "Cada ponto tem que ser comemorado" (https://ge.globo.com/futebol/video/lucas-perri-salva-botafogo-nos-minutos-finais-cada-ponto-tem-que-ser-comemorado-11843087.ghtml)


Praticamente em sequência, o goleiro operou dois "milagres" no fim do segundo tempo, e frustrou as últimas chances do grito de gol dos celestes.


A verdade é que o Botafogo não jogou bem e atuação foi aquém do líder do Brasileirão com sobra - agora de 13 pontos para o Flamengo, segundo colocado. Mesmo assim, deixou a capital mineira com a manutenção da sequência de invencibilidade com um ponto na conta - são 14 jogos sem perder.




Cruzeiro x Botafogo: Marlon e Junior Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


Agora, a chave vira para a busca da classificação rumo às quartas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, enfrenta o Guaraní, do Paraguai, no Estádio Defensores del Chaco, às 19h (de Brasília). O Glorioso tem a vantagem do empate para se classificar, já que venceu o duelo de virada no jogo de ida por 2 a 1 .


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Belo Horizonte