Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Zé explica estratégia de dar bola para Cruzeiro e resume sensação após empate do Botafogo: "Um pouco chateado"


Técnico elogia atuação do Alvinegro, vê "milagre" de Fábio e lamenta novo tropeço em casa no Brasileirão: "Sentimento de que poderia ter vencido a partida"








Melhores momentos de Botafogo 1 x 1 Cruzeiro pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro



O Botafogo voltou a tropeçar em casa no Campeonato Brasileiro e só empatou com o Cruzeiro por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no Nilton Santos (veja os melhores momentos no vídeo acima). Diferentemente de quando foi atropelado pelo Grêmio na rodada anterior, desta vez o Alvinegro teve boa atuação, pressionou o adversário até o fim, mas não conseguiu vencer o inspirado goleiro Fábio.


Após a partida, Zé Ricardo explicou a estratégia de deixar a posse de bola com o Cruzeiro, elogiou sua equipe, disse que o empate não seria ruim em outras circunstâncias pela qualidade do adversário e resumiu o sentimento de chateação com o jogo desta quarta:


– Um pouco chateado na verdade. Em que pese o excelente elenco que o Cruzeiro tem e um grande treinador, acho que fizemos um jogo mais igual no primeiro tempo. Cruzeiro teve mais a posse pela estratégia nossa, até por marcar mais recuado. No segundo tempo, adiantamos a marcação, criamos oportunidades. Sentimento de que poderia ter vencido a partida.



Zé Ricardo leva a mãos à cabeça com as chances perdidas pelo seu time (Foto: André Durão)


Confira outros tópicos


RESULTADO RUIM?

Se for levar em consideração o elenco, o empate em outras situações não seria tão ruim. Pela nossa posição na tabela, necessidade de subir e vencer em casa, não é tão bom. Fizemos boa partida. Apresentamos erros técnicos, que temos de corrigir. Se melhorarmos tecnicamente, vamos melhorar na construção do nosso jogo. Se tivesse que haver um vencedor, teria de ser o Botafogo.


FÁBIO

Grande equipe, muito bem treinada pelo Mano. Muito difícil bater o Cruzeiro. Tem uma melhores defesas do Brasil e um grande goleiro, que fez duas grandes defesas, a segunda milagrosa.


TRIO DE VOLANTES

O que muda são características de jogadores. Mesmo com três homens teoricamente... Lá no panfleto que recebemos, são volantes, mas a gente viu Bochecha, Lindoso e Jean finalizando. Lindoso chegando para cabecear... Agora vamos estudar bem o Fluminense para ver as opções que teremos.

CLÁSSICO DECISIVO?

Todo jogo é importante. Hoje era importantíssimo. E domingo vai ser outro. Temos que nos preocupar em pontuar.


POSTURA

Hoje foi o Botafogo que eu quero ver, os atletas e a torcida também. Não tem nada a ver com o último jogo. A vitória quase aconteceu, e isso tem que ser a nossa máxima no próximo jogo.


DIFICULDADES CONTRA GRANDES

Difícil fazer comentário sobre números, às vezes por coincidência de números. Botafogo é um dos grandes e tem que jogar como hoje, encarando o Cruzeiro. Está muito bem classificado na Libertadores e na Copa do Brasil. Vai crescer no Brasileiro. Botafogo é um gigante. Por mais que algumas equipes passem por momentos difíceis, e o Botafogo passa por um, mas vamos passar por isso.


COBRANÇA

A cobrança tem que existir, como existiu, após o último jogo, onde não competimos. Tivemos uma reação muito boa nesse aspecto. A nossa busca é para ser forte em todos os jogos.


VAIAS DA TORCIDA

Penso que a torcida é o maior patrimônio que toda equipe tem. Ela vai nos apoiar, e nós precisamos dar o retorno. As críticas hoje acredito que foram um pouco duras. Fizemos partida de bom nível. A vitória não veio por detalhes e pelo excelente goleiro que tem do outro lado. Torcida está no direito de cobrar. A classificação atual não condiz com a tradição do Botafogo. Eu quero ver a equipe brigar mais em cima na tabela. Peço que ela continue nos apoiando, porque nos sentimos mais apoiados e protegidos por ela.


OBJETIVO NO BRASILEIRO

Nossa realidade é se afastar da zona perigosa. Então seria um pouco de irresponsabilidade da minha parte visualizar outra coisa no momento. Realmente entendo que com desempenhos como o Botafogo jogou na partida de hoje acredito que vamos estar mais próximos de outros objetivos. Mas obviamente precisamos converter esse desempenho em vitórias. Certamente vamos ter que buscar a vitória no clássico com o Fluminense e pontos jogo a jogo, mas existem circunstâncias de jogo... Hoje o Fábio fez duas grandes defesas, mais uma vez falando. Tivemos o cabeceio do Rabello na trave, as chances com Luiz Fernando e Kieza, e o resultado acabou não acontecendo.


Fonte: GE/Por Fred Gomes, Rio de Janeiro

Depois da goleada sofrida para o Grêmio, Botafogo busca reação contra o Cruzeiro no Nilton Santos (Atualizado)




Vamos juntos pelo Botafogo! Quarta-feira é dia de Estádio Nilton Santos! #VamosFOGO 
(Botafogo de Futebol e Regatas)


Com a derrota acachapante para o Grêmio por 4 a 0 no último sábado, voltamos à estaca zero.

O resultado humilhante que o time de Renato nos impôs em Porto Alegre, deveria servir de freio de arrumação. Uma espécie de alerta para um novo começo de trabalho, tanto na escolha do esquema que mais se adeque ao grupo de jogadores disponíveis quanto das peças que melhor desempenhem as funções.

Não pode um time mediano como esse Botafogo de 2018 ir pro confronto direto contra o Grêmio sem sequer ter um "colete" à prova de gols.

Tal ousadia justifica às pesadas críticas ao nosso técnico que, diante das dificuldades sabidas por todos, quis jogar de igual pra igual contra um time muito superior nos aspectos técnicos, táticos e de vontade. Ao ver a presente situação, a torcida se remete aos tempos de Jair Ventura que, ao assumir o comando da equipe e sabendo das deficiências técnicas do time de 2016/2017, armou um esquema cauteloso como convinha àquele grupo na ocasião. O trabalho consciente nos trouxe bons resultados até que, ainda sem motivos sabidos na exatidão dos fatos, pôs tudo a perder com a falta de comando do vestiário - segundo dizem, influenciado por lideranças nocivas ao clube - como acompanhamos dolorosamente nos últimos atos da campanha.

Dessa forma, não se pode conceber que o técnico Zé Ricardo, tendo sido treinador de Flamengo e Vasco no curto espaço de dois anos e que tenha disputado inúmeras partidas contra o, então, rival Alvinegro, não tenha percebido esse "detalhe" fundamental. Esperava-se que chegasse ao clube com todas as questões de esquema e peças resolvidas na cabeça para que pudéssemos recuperar o tempo perdido no pós-Copa com a aventura Paquetá.


Com muita facilidade, o Grêmio goleou o Botafogo em casa
 e se aproximou ainda mais dos líderes! Jael, duas vezes,
 
Alisson e André marcaram para o Imortal! (@FoxSportsBrasil)
Mas o que vimos no fatídico jogo contra o Grêmio foi um time sem vontade e mal postado em campo que facilitou sobremaneira a missão do adversário, isso depois de a semana inteira só treinando.

Como explicar um 4 a 0 clássico, duas bolas na trave e o fato de não termos chutado uma única bola em gol mesmo quando a ocasião exigia - numa delas, o atacante Erik driblou adversários, chegou diante do goleiro e, em vez de concluir em gol, preferiu procurar um companheiro melhor colocado que simplesmente não existia.

E o estrago poderia ter sido maior ainda caso o Grêmio não tivesse diminuído o ritmo no 2o. tempo, lembrando que o Tricolor gaúcho vinha de uma classificação duríssima na Libertadores contra o Estudiantes no meio de semana. Isso expõe a grande diferença no preparo físico, técnico e tático entre as equipes.

O resultado humilhante em Porto Alegre fez a torcida esquecer de imediato a vitória conseguida sobre o Sport. A esperança acesa após o jogo no Nilton Santos deu lugar à decepção de agora com a proximidade da zona de descenso que atormenta os torcedores.


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Após vitória sobre o Sport, Botafogo vai ao sul encarar o Grêmio na Arena...


Estacionado nos 25 pontos, o Botafogo perdeu três posições no fechamento da rodada. Estava na 12a. posição e caiu para a 15a., ultrapassado que foi pelo Atlético-PR (27) que venceu o Bahia (25), pelo Santos (27) que venceu o Vasco (24) e pelo Vitória (25) que venceu o América-MG (26) e soma uma vitória a mais do que o Alvinegro. Esses sete times, mais o Fluminense e o Sport, formam o grupo dos nove com pontuação entre 23 e 27 pontos que brigam entre si para permanecerem afastados da zona de tormenta.

No confronto de sábado, o Bota fez a pior partida sob o comando de Zé Ricardo e uma das piores de toda a temporada. Com Saulo inseguro como nunca e Yago formando dupla com Joel Carli, vimos o desastre se desenhar com poucos minutos de jogo. O zagueiro que vinha de boas jornadas fazendo dupla com Rabello, foi uma decepção jogando pela esquerda ao lado do argentino. Por sua vez, Marcinho e Moisés só conseguiam barrar o ataque gremista na base das faltas. Se a zaga não honrou o compromisso, muito menos a proteção a ela. Com uma partida muito aquém das possibilidades, Matheus e Jean decepcionaram, facilitando o trabalho do experiente meio campo gremista. Valencia não apareceu no jogo assim como Luiz Fernando e Brenner que nem foram notados. Os raros momentos de lucidez saíram dos pés de Erik que tentou alguma coisa mas não achou com quem dialogar. Se os "titulares" estavam nesse nível, o que dizer dos seus substitutos? Marcelo entrou no lugar de Matheus no intervalo, Pimpão no de L. Fernando e Aguirre no de Brenner, e o panorama só piorou.

Os gols do Grêmio foram surgindo naturalmente sob o olhar resignado dos alvinegros. Jael abriu o placar aos 11'/1o.T cobrando pênalti com cavadinha - Carli tocou com a mão na bola na tentativa de interceptar tiro de frente para o goleiro após patacoada de Yago ao atrasar bola para Saulo. No segundo, o meia Cicero enxerga Jael dentro da área e lança para o artilheiro. O atacante domina a bola, se livra com facilidade de Carli e Marcinho e chuta sem chances para Saulo aos 44'.

Debaixo de chuva forte e sem conseguir barrar o ímpeto dos donos da casa, o Bota levou o terceiro já aos 15'/2o.T. Luan escapou pela direita e serviu a Alisson próximo à grande área. Com liberdade para manobrar, o atacante deferiu um chute certeiro no canto direito de Saulo que tentou mas não chegou na bola. O quarto era questão de tempo, tanto que André marcou aos 30' cobrando pênalti - o segundo da partida, o segundo em mão de Carli dentro da área. Saulo até acertou o canto mas o atacante que havia entrado na vaga de Jael, bateu com precisão. Dessa forma, a goleada estava decretada na Arena.



Vantagem da Raposa contra o Glorioso no histórico do 
Brasileirão. Quem vence o próximo jogo? (Canal Premiere)
O próximo compromisso do Botafogo é contra o Cruzeiro de Mano Menezes, às 19h30 desta quarta-feira, no Nilton Santos. O adversário soma 31 pontos e ocupa a sétima posição na tabela. Em 22 jogos, conseguiu 10 vitórias e 7 empates e coleciona 7 derrotas.

No primeiro turno, jogando no Mineirão, o Cruzeiro venceu com gol de Dedé no segundo tempo. O artilheiro subiu mais do que a zaga numa cobrança de escanteio. Era a primeira vitória dos cruzeirenses no Brasileirão. Com os primeiros três pontos no campeonato, a Raposa deixava a zona de rebaixamento enquanto o Glorioso perdia a invencibilidade e, com cinco pontos, caia para a nona posição.

No histórico dos confrontos pelo Brasileirão, foram disputadas 65 partidas com boa vantagem para a Raposa. Enquanto o Botafogo venceu 19 vezes, o Cruzeiro venceu 26, com 20 empates registrados entre eles. Os mineiros marcaram 92 gols contra 77 dos cariocas.


Fim de mais uma rodada, briga firme na parte de cima e
debaixo da tabela! Se liga aí! (@FoxSportsBrasil
Com uma campanha bem abaixo do esperado após a Copa, o Bota dava mostras de que poderia reagir sob o comando de Zé Ricardo mas após a derrocada contra o Grêmio a coisa muda de figura.

Se por um lado o time faz uma campanha bem razoável jogando em casa, não consegue repetir o feito quando joga fora. Vide o ocorrido em Porto Alegre.

Dos trinta e seis pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu o Vasco em São Januário. O aproveitamento que era de 18,18% chegou ao fim do poço com míseros 16,6%, muito abaixo do aceitável.

Já em casa, dos trinta pontos disputados como mandante, conquistamos dezenove. Vencemos Grêmio, Fluminense, CAP, Chape e Sport; empatamos com Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos e fomos derrotados pelo Galo. Nesse caso, o aproveitamento é de 63,33%, índice altamente aceitável.

Após 22 rodadas, o aproveitamento geral que era de 39,7%, caiu para 37,9% com mais uma derrota fora de casa. O time conseguiu seis vitórias, sete empates e foi derrotado nove vezes. De mesma forma, a média de gols continua muito baixa. Marcamos 20 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 31 vezes. O saldo negativo subiu para 11 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, Gatito, João Paulo, Leandrinho, Marcos Vinícius, Igor Cássio e Renatinho entregues ao DM ou em fase de transição, a dúvida persiste: qual o direcionamento que Zé Ricardo vai dar à equipe depois da atuação vexaminosa contra o Grêmio? Optar por uma formação mais cauteloso com três volantes como quer a maioria dos torcedores ou insistir numa formação mais escancarada com um meia e três atacantes utilizada contra o Grêmio? Quem deixaria o time? Jean, Valencia, Luis Fernan... mais »


Por Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr