Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Luís Castro reconhece atuação ruim do Botafogo e fala em mudanças: "As coisas estão claras"



Treinador concede entrevista coletiva após a derrota por 4 a 0 para o Palmeiras pelo Brasileirão e pede tempo no projeto de reconstrução do time: "Nunca vendi ilusões"





Luis Castro, sobre risco de demissão: "Se os resultados não acontecerem, é o que me espera" (https://ge.globo.com/sportv/programas/troca-de-passes/video/luis-castro-sobre-risco-de-demissao-se-os-resultados-nao-acontecerem-e-o-que-me-espera-10654989.ghtml)



O técnico Luís Castro lamentou muito a atuação e a derrota do Botafogo para o Palmeiras por 4 a 0, no Allianz Parque, pela 10ª do Campeonato Brasileiro, e afirmou que o time "precisa mudar algumas coisas" após a partida. Bastante agitado e visivelmente aborrecido com o resultado, o treinador falou ainda em "assumir a responsabilidade" na coletiva de imprensa em São Paulo.


- O Palmeiras foi melhor que nós em tudo. Atacando, defendendo e nas bolas paradas foi sempre melhor ao longo do jogo. Foi sempre uma equipe mais intensa e ganhou muito mais duelos que nós. Criou sempre dificuldades. Estivemos muito mal posicionados principalmente na primeira parte. Nunca estivemos equilibrados e sofremos com isso. E isso foi motivado fundamentalmente com a intensidade com que o Palmeiras deu ao jogo e nossa não adaptação ao que era o jogo.


- No último jogo, e falo porque tocou no assunto, fomos uma equipe totalmente diferente no primeiro e no segundo tempo. Assim como hoje. Minha preocupação é muita. Embora seja um time em construção temos que mudar algumas coisas. As coisas estão muito claras na minha cabeça. Entendo que a vida do treinador é de vitórias e resultados. Isso para mim está claro. Sei assumir minhas responsabilidades - declarou.





Luís Castro na coletiva de imprensa — Foto: Davi Barros


Luís Castro disse ainda que "nunca vendeu ilusões" ao comentar a sequência de derrotas que a equipe enfrenta. Para o português, o projeto de reconstrução do Botafogo ainda vai levar tempo.


- Hoje não conseguimos ganhar duelos, jogar para frente... o dia que a equipe não for digna, o primeiro a sair sou eu. Até hoje, no futebol mundial, não existe um time que tenha sido campeão da Série B para a A. As expectativas estão diretamente ligadas às frustrações. Temos que ter consciência do caminho do projeto do Botafogo.



Melhores momentos: Palmeiras 4 x 0 Botafogo, pela 10ª rodada do Brasileirão 2022


- O projeto não vive de treinadores, mas sim de si próprio. É um caminho de construção para mantermos na Série A neste ano e ser campeões daqui a dois, três anos. Nunca vendi ilusões porque vim muito de baixo e não vai ser aqui que vou vender ilusões porque mídia, torcida, direção queira. Neste momento o que temos de seguir é construir uma equipe competitiva. Hoje volto triste porque não tivemos essa capacidade. O Palmeiras foi muito melhor que nós hoje.


Castro ainda deixou claro que não leva nada de positivo na bagagem da partida em São Paulo.


- Hoje, de positivo, não tivemos nada. Única coisa que levamos daqui foi a vitória com facilidade. Não estivemos no nível do jogo. Tínhamos a intenção de fechar o lado direito do Palmeiras com Daniel e Hugo e não conseguimos de forma alguma. E estivemos muito mal posicionados no meio de campo. Além disso não conseguimos fechar a linha de cinco quando não tínhamos a bola.





Palmeiras x Botafogo: Luis Castro — Foto: Marcos Ribolli


Com o resultado, o Botafogo permanece com 12 e fica a apenas um de distância do Cuiabá, que abre a zona de rebaixamento. O time recebe o Avaí na segunda-feira, às 19h, no Nilton Santos, pela 11ª rodada do Brasileirão.



+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Confira outras respostas do treinador


Avaliação do trabalho

- Isso vem desde o início da temporada (estilo de jogo). Fomos enaltecidos pela forma arrojada de jogarmos em campo. Como perdemos nessa sequência de jogos isso é questionado, mas foi enaltecido antes. Como os resultados não vieram... Tudo o que fizemos até hoje foi para atingir resultados positivos. Éramos um time agressivos e não fomos hoje. Ficamos limitados a algumas questões. Quando isso acontece (resultados negativos) temos que pensar no motivo. Hoje faltou duelos ganhos e intensidade. No jogo em si, tivemos 12 chutes e eles também tiveram alto. Nós e eles tivemos mesma quantidade de ataques, mas a diferença foi a qualidade do ataque.




Castro lamenta derrota do Botafogo para o Palmeiras — Foto: César Greco/Ag Palmeiras



Mudança de postura/esquema tático

- Em três dias não mudamos um sistema tático de um jogo para outro. Dessa vez tivemos dois dias para o jogo de hoje. Talvez a falta de intensidade seja influenciada pelo pouco tempo de descanso. Hoje não conseguimos ter a intensidade que já tivemos. Os resultados são as alavancas do pensamento. Hoje o Palmeiras foi melhor e não conseguimos o que queríamos.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Davi Barros — São Paulo

Atuações do Botafogo: time todo vai mal e ninguém se salva na derrota para o Palmeiras



Veja todas as notas dos jogadores na derrota por 4 a 0 no Allianz Parque






Melhores momentos: Palmeiras 4 x 0 Botafogo, pela 10ª rodada do Brasileirão 2022



Kanu [ZAG]: O zagueiro errou o posicionamento no primeiro gol, quando deu espaço demais para Dudu aparecer dentro da grande área e chutar. Foi traído por corte errado de cabeça de Saravia no segundo e não teve culpa no terceiro. Nota: 3,0


Cuesta [ZAG]: Assim como toda a equipe, não esteve bem, principalmente no primeiro tempo. Errou posicionamentos e teve dificuldade para marcar o poderoso ataque palmeirense. Nota: 3,0



Luís Oyama [VOL]: Sofreu com a movimentação dos jogadores do Palmeiras e teve dificuldade tanto para manter a bola no pé, quanto para sair da marcação. Saiu no intervalo e o time passou a jogar com uma postura diferente. Nota: 3,5




Botafogo foi mal demais na derrota para o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli



Confira todas as notas

Gatito Fernández [GOL]: 4,5

Saravia [LAT]: 4,0

Kanu [ZAG]: 3,0

Cuesta [ZAG]: 3,0

Daniel Borges [LAT]: 3,5

Luís Oyama [VOL]: 3,5

Tchê Tchê [VOL]: 3,5

Lucas Fernandes [MEI]: 5,0

Victor Sá [ATA]: 4,5

Hugo [ATA]: 4,5

Vinícius Lopes [ATA]: 4,5


Entraram

Kayque [VOL]: 5,0

Del Piage [VOL]: 5,0

Chay [MEI]: 4,5



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Fim da novela: Fernando Marçal assina com o Botafogo até 2024


Lateral não teve o contrato renovado com o Wolverhampton, da Inglaterra, e vinha negociando com o Alvinegro





Fernando Marçal vai reforçar o Botafogo a partir da abertura da janela (Foto: Divulgação)



Fernando Marçal já é jogador do Botafogo. Nesta quinta-feira, o jogador assinou contrato com o clube até 2024. Ele vinha negociando nos últimos meses depois da não renovação do vínculo com o Wolverhampton, da Inglaterra, que anunciou a saída no início deste mês. O lateral-esquerdo começa os treinamentos com o elenco alvinegro e o técnico Luís Castro na próxima semana.


A informação foi divulgada inicialmente pelo "Canal do TF" e confirmada pelo LANCE!. O jogador só poderá jogar a partir de 18 de julho, quando a janela de transferências abre novamente. Assim, passará o próximo mês apenas nos treinamentos. O Botafogo confirmou a negociação no final de maio. A primeira proposta ao atleta foi em março.


Naquele momento, porém, a temporada 2021/22 da Premier League estava em andamento, e os Wolves ainda brigavam por vagas em competições europeias. Agora, a negociação se concretizou com um final feliz.

Revelado na base do Grêmio, Marçal não chegou a estrear profissionalmente pelo Tricolor Gaúcho, mas soma passagens por Americana e Guaratinguetá no Brasil. Posteriormente, se transferiu para a Europa, onde atuou por Torreense (POR), Nacional (POR), Benfica (POR), Gaziantepspor (TUR), Guingamp (FRA), Lyon (FRA), além do próprio Wolverhampton.


E MAIS: Botafogo divulga resultados das doações dos torcedores no projeto 'Território Alvinegro'
Reforços para o time B do Botafogo são regularizados no BID da CBF
Botafogo vence o Bahia em estreia do Brasileirão Sub-20
Lucas Fernandes projeta reação do Botafogo contra o Palmeiras: 'Certeza que vamos fazer um bom jogo'



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Palmeiras x Botafogo: veja onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o confronto da 10ª rodada do Brasileirão




Palmeiras e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos – clique aqui para seguir.


+ Veja a classificação do Brasileirão


Com a derrota do Corinthians para o Cuiabá, na terça-feira, o Verdão tem a possibilidade de recuperar a liderança da competição em caso de vitória. O time de Abel Ferreira, que soma 16 pontos, deve ganhar os retornos de Danilo e Weverton, mas terá mais um desfalque importante: Raphael Veiga.


Depois de três jogos sem vencer, o foco do Botafogo é voltar a pontuar para não deixar o G-6 desgarrar. O time tem uma nova baixa, Diego Gonçalves, mas Luís Castro tem a chance de repetir a escalação alvinegra, o que ainda não aconteceu desde o início do trabalho do português.


Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Transmissão: Premiere, com narração de Milton Leite e comentários de Maurício Noriega, Ricardinho e Salvio Spinola.


Tempo real: clique aqui para seguir todos os lances do jogo no ge.




Grafite analisa Palmeiras x Botafogo pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro (https://ge.globo.com/video/grafite-analisa-palmeiras-x-botafogo-pela-10a-rodada-do-campeonato-brasileiro-10644463.ghtml)


Escalações prováveis


Palmeiras - técnico: Abel Ferreira


Mesmo com a possibilidade de ter os retornos de Weverton e Danilo, o Palmeiras terá que fazer uma importante mudança no time titular. Um dos principais destaques do Verdão, Raphael Veiga teve lesão confirmada e será desfalque.


O substituto, porém, não deve ser uma grande novidade, já que Abel conta apenas com Gustavo Scarpa para a função. A provável mudança abre vaga no lado esquerdo do ataque palmeirense.



Quem está fora: Raphael Veiga (lesão na coxa direita), Gustavo Gómez (convocado), Kuscevic (convocado), Mayke (tendinopatia de calcâneo na perna direita) e Jailson (lesão no joelho)


Pendurados: Gabriel Menino, Marcos Rocha e Zé Rafael.


Time provável: Marcelo Lomba (Weverton); Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Danilo), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Rony, Dudu e Rafael Navarro (Gabriel Veron).




Veja a provável escalação do Palmeiras para o jogo contra o Botafogo — Foto: ge


+ Leia mais notícias sobre o Palmeiras


Botafogo - técnico: Luís Castro


Luís Castro tem a chance de dar sequência ao time, já que não tem desfalques entre os atletas que foram titulares na última rodada. A única nova baixa é Diego Gonçalves, que foi banco contra o Goiás.


O atacante tem problema muscular e ficou no Rio de Janeiro. Com isso, é provável que Vinícius Lopes ganhe outra oportunidade entre os 11 iniciais.


Quem está fora: Carlinhos, Diego Gonçalves, Rafael e Sauer (departamento médico); Sampaio (em transição).


Pendurados: Chay, Kanu, Philipe Sampaio, Saravia e Víctor Cuesta.


Time provável: Gatito; Daniel Borges (Saravia), Kanu, Cuesta e Hugo; Oyama, Tchê Tchê (Patrick) e Lucas Fernandes; Vinícius Lopes, Victor Sá e Erison.


+ Mais notícias sobre o Botafogo





Provável Botafogo contra o Palmeiras — Foto: ge



Arbitragem

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Árbitro assistente 1: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS)
Árbitro assistente 2: Michael Stanislau (RS)
Quarto árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Emerson de Almeida Ferreira (MG)



Fonte: Por Redação do ge — São Paulo