Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Carli retorna ao Botafogo com status de unanimidade: 'É o nosso capitão, passa confiança'


Marcelo Benevenuto admitiu que Carli, recuperado após uma artroscopia no joelho direito, é o dono da posição na defesa. Volta deve se dar contra o São Paulo, dia 27





Carli retornará ao time titular, composto por Marcelo no período sem o gringo (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)



Uma das unanimidades do atual elenco do Botafogo, Joel Carli está perto de retornar aos gramados. Nesta temporada, o argentino atuou apenas em três partidas e, para a do dia 27, na estreia do Campeonato Brasileiro diante do São Paulo, é aguardado para compor a zaga ao lado de Gabriel. 


Com a ausência de Carli, que não entra em campo desde o dia 13 de fevereiro (contra o Campinense, pela Copa do Brasil, Marcelo Benevenuto foi quem assumiu o posto de titular na zaga central. E o foi o próprio prata da casa que externou a volta do gringo como titular e a relevância dele para o plantel.


- A gente sabe que ele é o titular da posição. Quando ele voltou de lesão, voltou bem (no Carioca deste ano), e o time foi bem com ele. É o nosso capitão, passa confiança. E eu vou continuar trabalhando forte para que, quando tiver outra oportunidade, dar conta do recado - disse Benevenuto, em entrevista coletiva.


Herói no Carioca passado, Carli chegou ao Botafogo em 2016

Marcelo colecionou boas atuações ao longo deste ínterim sem Carli e, somando 14 jogos ao todo, com um gol marcado, afirmou que prefere seguir disputando vaga como zagueiro, ao vez de concorrer pela lateral direita ou meio-campo.


Além da liderança, Carli tem o seu peso amparado pelos números. Já recuperado após uma artroscopia no joelho direito, o xerife de 32 anos viu o Botafogo perder apenas um dos últimos 15 jogos em que esteve em campo - somando a temporada passada. E mais: nas últimas sete vezes em que o zagueiro jogou, foram sete vitórias e seis jogos sem sofrer gols.


Ou seja, Carli retornará em um momento oportuno, já que Eduardo Barroca está em seus primeiros passos como técnico do Botafogo e, certamente, a experiência do camisa 3 irá beneficiá-lo diante dos encardidos duelos do Campeonato Brasileiro.


Fonte: Lancenet/Lazlo Dalfovo/Rio de Janeiro (RJ)

Marcelo brinca sobre saída do Barroca em grupo de WhatsApp: 'Mas continua nosso amigo'


Zagueiro do Botafogo, em tom bem-humorado, comentou a respeito do novo técnico, com que já trabalhou, e projetou o duelo com o São Paulo, a ser disputado no dia 27




Marcelo falou à imprensa após o treino desta sexta-feira (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)



Logo após o treino do feriado desta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos, Marcelo Benevenuto foi quem apareceu na sala de imprensa para conceder entrevista coletiva. Ainda tímido, mas sorridente e bem-humorado, o zagueiro revelou uma situação inusitada na qual Eduardo Barroca esteve envolvido.

Antes integrante de um grupo da "zoeira" do WhatsApp junto a jogadores que trabalharam consigo nas categorias de base, segundo o defensor, Eduardo Barroca saiu assim que Felipe Lucena (outro ex-treinador da base alvinegra e que, hoje, é auxiliar-técnico do Goiás) postou uma matéria em que dizia a possibilidade de Barroca assumir o comando técnico do Alvinegro.

- Tinha um grupo no WhatsApp que o Barroca também estava, grupo da zoeira mesmo. O Felipe Sassá (Lucena) jogou uma nota que dizia que ele estava perto de voltar. Ele saiu do grupo na hora. Colocamos uns olhinhos (emojis). A gente ficou feliz por ele, mas na hora não deu nem para parabenizar (risos) - brincou Marcelo, completando a respeito da mudança de postura do técnico:

- Na base, ele (Barroca) brincava muito com a gente. No profissional, pode brincar, mas nem tanto. Está mais sério, na dele, normal. Mas continua o nosso amigo - completou, irreverente.



Vitor Silva / SS Press / BFR Botafogo F.R.@Botafogo

Em entrevista coletiva, Marcelo Benevenuto elogia treinos do técnico Eduardo Barroca e confia em boa campanha do BOTAFOGO no restante da temporada! #VamosFOGO



SÃO PAULO NA MIRA

Marcelo Benevenuto também respondeu perguntas a respeito do São Paulo, adversário do Alvinegro na estreia do Campeonato Brasileiro, dia 27 deste mês, no Morumbi. O atleta de 23 anos disse que Antony é o principal trunfo tricolor.

- É sempre bom estar conhecendo o adversário, ver o que vamos esperar lá. Eles (São Paulo) têm um time muito agressivo, que não fica muito com a bola e procura atacar mais rápido. Temos que estar preparados para isso, e avisamos ao Barroca para ficar tranquilo que a gente vai dar conta do São Paulo lá (risos).

- Vou assistir ao jogo (finalíssima do Paulista, contra o Corinthians, no domingo), tem o Antony, ficar ligado nele. Eu gostei muito só desse Antony, me chamou muito a atenção, o resto são jogadores normais - finalizou.


Fonte: Lancenet/Lazlo Dalfovo/Rio de Janeiro (RJ)

Integração facilitada no Botafogo: técnico do sub-20 trabalhou com Barroca no Corinthians


Marcos Soares faz elogios ao novo treinador do Glorioso e crê que conhecimento da casa ajudará na transição de seus comandados para o time profissional




Fabio de Paula/Botafogo


Além de ter comandado a maior parte do elenco profissional alvinegro e conhecer como poucos o Botafogo, o técnico Eduardo Barroca terá outro aliado para dar prosseguimento à integração entre a categoria sub-20 e os atletas da equipe principal, algo que o clube tem feito muito bem recentemente. O treinador dos juniores, Marcos Soares, trabalhou com Barroca no Corinthians, em 2018.


Barroca comandava o sub-20, e Marcos, o sub-17. Em papo com o GloboEsporte.com, Soares detalhou que vantagens o Glorioso terá com a chegada do novo treinador, lembrou do período no Corinthians e tratou do processo de renovação de técnicos no futebol brasileiro.




Barroca já comandou treinos no Botafogo — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo



Confira abaixo:

Você conviveu com o Barroca no Corinthians. O que deu para ver do trabalho dele?


Foi importante, foram seis meses juntos no Corinthians. Muitas vezes com ele me ajudando nos meus jogos, e eu o ajudando na categoria dele. Barroca é um cara obstinado pelas vitórias, sabe usar as peças que ele tem ao lado dele. Cara bastante estudioso, que procura fazer o melhor para a equipe. Foi assim no Corinthians e no tempo todo em que ganhou muitos títulos aqui no Botafogo. Vai ser assim no profissional, ele vai fazer o melhor possível para o Botafogo voltar às vitórias em curto prazo, e, como ele próprio destacou na sua apresentação, o mais importante é o Botafogo voltar a ser protagonista.


O fato de conhecê-lo pode facilitar a integração da base com o profissional?


Eu penso que sim, essa aproximação dos dois treinadores ajuda bastante na integração, mas esse processo já é uma ideia do Botafogo mesmo. Já vem de outros treinadores. Eu e Zé Ricardo tínhamos uma ótima relação também. Acho que o clube só tem a ganhar com esse bom relacionamento de todas as categorias. Essas trocas são muito importantes para o aprimoramento e evolução dos jogadores dentro do clube.


Qual a importância dessa integração, de os jovens terem oportunidades de treinar com os profissionais, e como a chegada do Barroca pode ajudá-los? Acha que por ter trabalhado muito tempo com base, ele ajudará mais nesse desenvolvimento?


A integração de os meninos do sub-20 estarem sempre treinando no profissional é muito importante para o desenvolvimento deles. Já começam a conhecer a metodologia do treinador, convivem com os atletas que estão lá em cima, que, às vezes, são até os ídolos deles.


Se algum momento o treinador do profissional precisar usá-los num jogo valendo, eles já estarão acostumados com aquele relacionamento, com o movimento dos jogadores e com até certo grau de intimidade com os atleta, o que influencia, sim, na hora da utilização.


A chegada do Barroca num primeiro momento pode ajudar também, porque a maioria do meu time (sub-20) trabalhou com o Barroca. Facilita essa aproximação. Ele ter trabalhado aqui e ganhado tantos títulos ajuda no desenvolvimento dos meninos por eles conhecerem o perfil vencedor, o perfil batalhador. A primeira subida é facilitada, mas de qualquer maneira o Botafogo tem esse processo de integração inato.


Como vê a ascensão de técnicos jovens no futebol brasileiro?

Penso como processo natural essa renovação que está sendo feita. Vejo que não precisamos estigmatizar se o treinador é jovem ou experiente. O treinador é bom ou médio ou ruim. A idade influencia para algumas decisões, mas a capacidade não é medida pela idade. Excelentes treinadores como Muricy, Vanderlei e outros tantos que foram muito ganhadores também foram jovens um dia. A renovação vai andando naturalmente. A gente não precisa discriminar nem quem tá começando, nem que está há muito tempo. Todo mundo tem algo a acrescentar ao nosso futebol.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro