Páginas

domingo, 12 de junho de 2016

Ricardo vê queda no segundo tempo e afirma: "Difícil de engolir o gol no fim"


Tento de Victor Ramos aos 46 do segundo tempo definiu a partida neste domingo. Treinador ressaltou que lesões ainda atrapalham a sequência da equipe no Brasileiro



Jogadores do Bota lamentaram o resultado após a partida
 (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Uma atuação abaixo da média no segundo tempo e um gol de empate nos acréscimos difícil de aceitar. Assim o técnico Ricardo Gomes resumiu o empate por 1 a 1 entre Botafogo e Vitória na manhã deste domingo em Volta Redonda. A torcida ensaiou algumas vaias após o apito final e chegou a mostrar notas de dinheiro para os jogadores da equipe, que segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. Ricardo pediu calma e demonstrou confiança em driblar a má fase.

- Difícil de engolir esse gol no fim. O segundo tempo foi muito abaixo, perdemos Airton, Leandro. O time caiu, tivemos dificuldades. Temos que trabalhar. Ainda tem muita para acontecer. Faltam 31 rodadas, muitos pontos a serem disputados. Estou muito confiante apesar do início complicado. Tivemos muitas lesões - frisou.

O técnico ressaltou que as lesões ainda atrapalham a sequência do trabalho no Glorioso durante o Brasileirão. Na última semana, três jogadores voltaram aos treinos com o restante do elenco e a tendência é que outros retornem aos poucos.

- Tivemos uma semana de trabalho para recuperar jogadores, como o Airton, Diogo e Luis Ricardo. Na próxima semana, vamos recuperar mais dois, mexemos muito nas últimas semanas e o time esta sofrendo.

Questionado sobre a qualidade de seus jogadores, o treinador foi bastante enfático. Negou que esse seja o principal problema do Glorioso, e sim a falta de experiência do elenco, que na partida contra o Vitória pesou em favor do adversário.

- Não. O futebol não é uma ciência exata. A bola não está entrando. Essa fase tem de ser diluída e acabar. Passamos a semana treinando muito. Mas ainda não deu o ar da graça em relação à quantidade de gols que precisamos.

O elenco do Botafogo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, em General Severiano. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o América-MG, às 21h (de Brasília), novamente em Volta Redonda.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Ricardo Gomes:

Erros
Perdemos a bola no meio no gol, o time ainda estava saindo, se arrumando. A experiência tem um peso importante em qualquer situação do esporte. Foi o preço que pagamos no dia de hoje. Quarta-feira temos mais uma chance de recuperação.

Falta de público
É muita coisa. Tem um histórico, a torcida lembra dos anos gloriosos do passado, é exigente... Temos muitos jogadores formados no Botafogo. É o momento da recuperação esportiva e financeira do clube, em 2015 e 2016. O torcedor não precisa entender. É um processo interno para dar frutos lá na frente. Não é o caso de agora. No dia a dia ainda é difícil para todos, mas vamos sair dessa situação que não é legal. Uma vitória nos tiraria da zona do rebaixamento. Ainda tem muita para acontecer. Faltam 31 rodadas, muitos pontos a serem disputados. Estou muito confiante apesar do início complicado. Tivemos muitas lesões.

O que te faz confiar?
Estamos apenas na sétima rodada. Vocês (jornalistas) tem uma pressa... Isso não dá certo. É inimiga da perfeição. O trabalho é que me faz confiar.

Lesões
Atrapalha, mas acontece. Estamos na fase da falta de gols, das lesões. Temos que ter calma e vigor na execução do dia a dia. Seja na área médica, técnica, na diretoria... Só vamos sair dessa situação com vigor em todos os setores.

Estreia de Sidão
Ele foi bem. Mostrou personalidade e fez boas intervenções.

Renan Fonseca
Existia uma dúvida em relação ao Emerson, ele está voltando de lesão e teve uma semana pesada de treinos. Foi mais para poupar do que uma escolha em si. Mais pela continuidade dos treinos do Emerson do que uma escolha técnica.

Faltou confiança?
Isso vem com o trabalho. Se você abre 2 a 0 com 10 minutos de jogo, o time ganha confiança, o jogo flui melhor. Essa fluidez que faltou.

FONTE: Por Edgard Maciel de Sá/Volta Redonda, RJ

Com pior público, Botafogo cede o empate ao Vitória nos acréscimos



Alvinegro tem gol marcado por Sassá no início do segundo tempo, mas defesa bobeia, e Victor Ramos deixou tudo igual no Raulino de Oliveira


O que parecia ser o início de uma reação, foi por terra nos últimos minutos do segundo tempo. Após estar vencendo por 1 a 0 durante quase toda a etapa final, o Botafogo cedeu o empate ao Vitória nos acréscimos e partida terminou em 1 a 1 no Raulino de Oliveira. Victor Ramos balançou as redes para deixar tudo igual aos 46 minutos, sem chances para o goleiro Sidão, que fazia sua estreia com a camisa alvinegra. Antes, Sassá havia marcado para os botafoguenses. Com o resultado, a equipe de General Severiano permanece na zona de reixamento do Campeonato Brasileiro. 

Jogadores do Bota lamentaram o resultado após a partida (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

O Bota teve as melhores chances de marcar no primeiro tempo. Apesar disso, foi o Leão que começou levando perigo. Já aos 4 minutos, Kieza quase marcou após pegar Luis Ricardo desatento. Aos 17, Anderson Aquino recebeu lançamento de Airton e finalizou, mas Diego Miguel saiu bem e salvou o Vitória. O goleiro rubro-negro foi providencial mais uma vez aos 36, ao defender chute difícil de Ribamar, lançado por Leandrinho. No minuto seguinte, Kieza respondeu tocando para Marinho no meio da área. Emerson colocou para fora. Bruno Silva teve a última chance da etapa, quando sozinho e em condição legal, recebeu diante do gol. O volante, porém, cabeceou para fora.


No segundo tempo, Ribamar foi substituído por Sassá. Com faro de gol, o atacante brilhou aos 6 minutos. Após cobrança de escanteio, Luis Ricardo tentou desviar no primeira trave, e a bola sobrou para o camisa 18 abrir o placar. Aos 13, Kieza - artilheiro da equipe baiana no Brasileiro - chegou com liberdade pela esquerda e chutou cruzado. A bola foi para fora ao bater no segundo pau. No fim do duelo, porém, o Vitória conseguiu empatar com Victor Ramos. O zagueiro recebeu cruzamento de Diego Renan e deixou tudo igual.


Cenas fortes no Raulino de Oliveira

Aos 5 minutos da primeira etapa, uma cena deixou todos preocupados no Raulino de Oliveira. Em um choque normal do jogo, o rubro-negro Flávio levou um chute na cabeça de Bruno Silva e teve uma convulsão cerebral. Com o nariz sangrando por conta da pancada, o meia ficou desacordado por alguns segundos deitado no gramado enquanto recebia atendimento médico. Logo após, ele foi tirado de campo e os médicos optaram pela substituição. No momento em que a decisão ao árbitro da partida , o camisa 15 – já consciente – chegou a acenar fazendo gesto negativo com as mãos, mas teve que acatar a decisão do corpo médico do Vitória.


Na próxima rodada, o Bota enfrenta o América-MG, na quarta-feira, também em casa. Já os baianos encaram o São Paulo, no mesmo dia, no Morumbi.

Fonte: Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

Pressionado, Bota tenta pôr a cabeça no lugar contra Vitória para sair do Z-4


Na lanterna do Brasileiro e em semana tensa pós-invasão de torcida, Ricardo trabalha lado psicológico do time e busca voltar a vencer no Raulino de Oliveira. Sidão estreia




Foi uma semana tensa para o Botafogo e sua torcida, a mais difícil de 2016 até agora. Há três jogos sem saber o que é vencer ou sequer fazer gols, o Alvinegro caiu para a lanterna do Campeonato Brasileiro e na reapresentação foi pressionado por membros de organizadas que invadiram General Severiano. A transferência dos treinos para o Cefat, em Várzea das Moças, Niterói (RJ), foi sob a alegação do estado do gramado da sede, alagado pelas chuvas. Mas serviu também para blindar o elenco e proporcionar paz. Foram quatro dias concentrados no CT, onde Ricardo Gomes teve a tranquilidade para colocar a cabeça dos jogadores no lugar e mostrar que o cenário não é tão desesperador assim.

- Tem um peso, nesse caso a gente trabalha nossa maturação. Mas não é assim, vou conversar e a gente vai melhorar. Temos poucos jogadores com bom número de jogos na Serie A, Claro que tem um peso. Não é só na conversa, é muito trabalho, psicológico, treino, vídeo... Demonstrar o seguinte: tem um preço, mas é possível fazer - avisou.

Semana foi de muito papo, concentração e isolamento em Niterói para se reerguer (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Apesar de estar em último na tabela, o Botafogo pode até mesmo sair da zona de rebaixamento nesta rodada, pois a diferença para vários concorrentes diretos é de no máximo três pontos. Como Coritiba e Sport se enfrentam e pelo menos um deles vai perder pontos, o Alvinegro precisa ganhar e torcer por tropeços de Cruzeiro e Figueirense. Para ajudar na missão, Ricardo Gomes terá as voltas de Airton, Diogo Barbosa e Luis Ricardo recuperados de problemas musculares. Sidão vai estrear no gol no lugar de Helton Leite, contestado pela torcida após os último jogos. E na frente, o técnico faz mistério.

Para não repetir mais uma semana tensa, a equipe precisa reencontrar o caminho das vitórias em Volta Redonda. A última foi no dia 24 de abril, 1 a 0 sobre o Fluminense na semifinal do Carioca. De lá para cá, perdeu dos reservas do São Paulo e do próprio rival das Laranjeiras, ambos pelo Brasileirão. Mas o histórico no Raulino de Oliveira é positivo: desde a reinauguração em 2005, são 17 vitórias, oito empates e sete derrotas no estádio, um aproveitamento de 61,4%. Já no retrospecto geral contra o Vitória, o Alvinegro pode igualar a série: por enquanto são 16 triunfos, 17 reveses e 13 empates, com 69 gols marcados para cada lado.

Provável escalação tem estreia de Sidão, voltas de Airton, Luis Ricardo e Diogo e dúvida no ataque (Foto: Arte Esporte)

Botafogo x Vitória
Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
Data e horário: domingo, 11h (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho; Anderson Aquino e Sassá (Ribamar)
Desfalques: Jefferson, Carli, Rodrigo Lindoso, Luís Henrique e Dudu Cearense
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita a partida, auxiliado por Celso Luiz da Silva (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Clayton Carvalho e Edinho)


Fonte: GE/Por GloboEsporte.comVolta Redonda, RJ