Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Botafogo anuncia contratação do volante Barreto


Meio-campista chega para reforçar a posição de primeiro volante, que Marcelo Chamusca considerava carente; contrato é até o fim da temporada



O Botafogo anunciou nesta quarta-feira a contratação do volante Gustavo Barreto. Aos 25 anos, o jogador de marcação tem contrato com o Criciúma e assinou por empréstimo com o clube alvinegro até o fim dessa temporada.


Barreto chega para disputar posição, principalmente, com Luís Oyama, que também chegou por empréstimo, mas do Mirassol. Os dois são as opções do técnico Marcelo Chamusca para a posição de primeiro volante, antes carente no elenco.





Barreto foi anunciado pelo Botafogo na tarde desta quarta-feira — Foto: Reprodução/Twitter


O jogador é cria do Criciúma, só que não defende o clube que o revelou desde 2018. De lá para cá, foi emprestado para jogar em equipes com mais visibilidade. Em 2019, participou de 27 rodadas da campanha de acesso do Bragantino. No ano seguinte, passou parte da temporada no Braga e o restante na Ponte Preta, onde também jogou a Série B.


O contrato com a Macaca terminou ao fim do Paulistão dessa temporada, e os paulistas chegaram a disputar com o Bota a contratação do jogador, mas a escolha foi pelo clube alvinegro.





Botafogo reforça elenco para a disputa da Série B (https://globoplay.globo.com/v/9567744/)



Agora, o Botafogo conta com 16 reforços confirmados para disputar a Série B. Quatro deles chegaram após o Campeonato Carioca. A expectativa é que ao menos mais dois sejam anunciados nos próximos dias: os atacantes Rafael Moura e Diego Gonçalves.



Contratações do Botafogo em 2021



Goleiro: Douglas Borges;
Zagueiros: Gilvan e Joel Carli;
Laterais: Jonathan, Rafael Carioca e Daniel Borges;
Volante: Barreto e Luís Oyama;
Meias: Matheus Frizzo, Pedro Castro, Ricardinho, Marco Antonio e Felipe Ferreira;
Atacantes: Chay, Marcinho, Rafael Moura e Ronald.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

He-Man e Diego Gonçalves chegam a acerto com o Botafogo e fazem exames nesta quarta-feira


Dupla de ataque está perto de assinar contrato e começa treinos nessa semana





Veja os gols de Rafael Moura no Brasileirão 2020 (https://globoesporte.globo.com/video/veja-os-gols-de-rafael-moura-no-brasileirao-2020-9567636.ghtml)



Mais dois nomes do pacotão de reforços do Botafogo para a Série B estão próximos de assinar contrato. Os atacantes Rafael Moura e Diego Gonçalves têm exames marcados para esta quarta-feira e devem ser anunciados nos próximos dias.


+ Contratações 2021: veja quem chega e quem sai do clube


A dupla vai marcar presença no estádio Nilton Santos na parte da tarde, quando complementará os testes que começam em uma clínica particular. Eles se juntam ao volante Barreto, que também está nos últimos detalhes da burocracia antes de ser anunciado como reforço alvinegro.




Rafael Moura marcou 9 gols no Brasileirão 2020 — Foto: Rosiron Rodrigues



A tendência é que o centroavante assine até o fim de 2021, mas com cláusula de renovação. Já o ponta deve ter vínculo até o fim de 2022. Os dois também estarão disponíveis para os treinos a partir dessa semana.


Com a dupla de ataque, o Botafogo fechará seis reforços após o fim do Estadual. O grupo chega para preencher lacunas que ficaram no elenco que tentará o acesso na Série B. Além de He-Man, Diego e Barreto, o Bota já anunciou o volante Luís Oyama, o lateral-direito Daniel Borges e o atacante Chay.





Diego defendeu o Figueirense na última Série B — Foto: Patrick Floriani/FFC



Reforços anunciados pelo Botafogo

Goleiro: Douglas Borges;
Zagueiros: Gilvan e Joel Carli;
Laterais: Daniel Borges, Jonathan e Rafael Carioca;
Meio-campistas: Matheus Frizzo, Pedro Castro, Ricardinho, Luís Oyama, Felipe Ferreira e Marco Antonio;
Atacantes: Chay, Marcinho e Ronald.


Fonte: Por Luiz Victor Lopes e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Sete partidas, viagens e o começo do calendário apertado: o junho do Botafogo


Alvinegro terá duas semanas livres no mês, que afunila com compromissos da Série B do Campeonato Brasileiro a partir do dia 17




Equipe do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O foco, a partir de agora, é inteiramente na Série B. Sem estar envolvido em outra competição, o Botafogo toma todas as atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro e o objetivo do acesso à elite nacional. O mês de julho reserva compromissos e viagens ao clube de General Severiano.


+ Ao L!, fundador do Footure comemora acerto com Botafogo e explica metodologia, visão e dados utilizados

A equipe comandada por Marcelo Chamusca terá sete jogos no mês. As partidas, vale ressaltar, acontecerão em um intervalo de 26 partidas - ou seja, um duelo a cada 3,7 dias, em média.

Isto quer dizer que junho também dá início ao "aperto" do calendário, uma das marcas do calendário brasileiro. A partir da 3ª rodada do Brasileiro, diante do Remo, o Botafogo terá partidas no meio e nos finais de semana, com intervalos de três ou quatro dias.

O time convive com uma "semana cheia" - quando os dias do meio da semana são sem jogos, apenas de treino - atualmente. Assim será na próxima semana, também com mais cinco dias livres de treinamentos. A partir da segunda metade do mês, contudo, a rotina será resumida em jogos e viagens.

Apesar de jogar quatro dos sete jogos no Estádio Nilton Santos, o Botafogo fará longos trajetos para as partidas fora do Rio de Janeiro. Enfrenta, em sequência, Londrina e Náutico. Em um intervalo de três dias, o Alvinegro sairá da Região Sul rumo ao Nordeste.


E MAIS:
Arão, sobre dívida com o Botafogo: 'Na minha cabeça foi resolvida'
Botafogo inicia pagamento de rescisões para funcionários demitidos
Cascardo deixa o Botafogo após 50 minutos jogados em oito meses
Cheio? Com novos reforços, Botafogo chega a oito volantes no elenco
Botafogo anuncia a contratação de Luís Oyama, ex-Mirassol



JOGOS DO BOTAFOGO EM JUNHO:

05/06 - Botafogo x Coritiba - 21h
13/06 - Botafogo x Remo - 18h15
17/06 - Londrina x Botafogo - 19h
20/06 - Náutico x Botafogo - 16h
23/06 - Botafogo x CSA - 19h
​26/06 - Sampaio Corrêa x Botafogo - 16h30
​30/06 - Botafogo x Vitória - 21h30



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com seis remanescentes de 25 contratações, Botafogo encara mercado de 2020 como lição



Apenas Warley e Guilherme Santos são relacionados com frequência por Marcelo Chamusca. Lecaros, Barrandeguy e Davi Araújo estão fora dos planos, e Cesinha perdeu espaço



Quem via o time-base do Botafogo de 2020 e o compara com o de 2021 consegue perceber que a reformulação foi grande. A queda para a Série B acentuou a necessidade de mudanças no clube, tanto que quase quatro meses após o rebaixamento, apenas seis jogadores contratados na temporada passada continuam no elenco.


Dos remanescentes, só dois são relacionados com frequência por Marcelo Chamusca: Warley e Guilherme Santos. Além deles, Cesinha, Lecaros, Barrandeguy e Davi Araújo também estão no grupo, mas os três últimos não estão nos planos e devem sair para o segundo semestre. Já o jovem meia perdeu espaço até no banco de reservas.


Nesta semana, o clube deu adeus a três reforços contratados em 2020: o lateral-direito Gustavo Cascardo e o volante Luiz Otavio encerraram seus vínculos na última segunda-feira, enquanto o lateral-direito Kevin fechou com a Ponte Preta.



Reforços do Botafogo em 2020

Laterais-direitos: Barrandeguy, Gustavo Cascardo e Kevin ;
Laterais-esquerdos: Danilo Barcelos, Guilherme Santos e Victor Luis;
Zagueiros: Rafael Forster e Ruan Renato;
Volantes: José Welison, Luiz Otávio, Rentería e Thiaguinho;
Meias: Bruno Nazário, Cesinha, Éber Bessa, Gabriel Cortez e Honda;
Atacantes: Angulo, Davi Araújo, Kalou, Kelvin, Lecaros, Matheus Babi, Pedro Raul e Warley;



+ Botafogo negocia contratação de Diego Gonçalves




Warley foi titular na reta final do Carioca e também na estreia na Série B — Foto: André Durão/ge


Dessa lista, alguns atletas saíram por fim de empréstimo ou propostas melhores, como Matheus Babi, Pedro Raul, Victor Luis e Zé Welison. Mas, a maior parte foi liberada sem deixar saudades. O aproveitamento ruim no mercado se tornou lição que a nova diretoria tenta aprender em 2021.


Para isso, a última novidade anunciada pelo clube foi a parceria com uma empresa para estudar jogadores e adversários. Essa consultoria externa dá suporte ao setor de análise de desempenho. A contribuição que os torcedores esperam com mais ansiedade é a leitura do mercado.


Neste ano, o clube já anunciou 15 jogadores. Outros três estão em negociações avançadas: o volante Barreto, e os atacantes Diego Gonçalves e Rafael Moura. Na temporada passada, a aposta foi em atletas jovens e baratos. Desta vez, a premissa de não gastar demais com os jogadores continua, mas o Botafogo procura opções com mais experiência. Muitos jogadores foram contratados, também, por terem no currículo acessos à Série A em anos passados.




Pedro Castro virou titular absoluto — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF



Depois de um primeiro semestre de tropeços, o torcedor alvinegro quer ver mais das caras novas que terão a missão de reerguer o clube à elite do futebol brasileiro. Dos 14 reforços que já entraram em campo, apenas Douglas Borges e Pedro Castro parecem unanimidades.



Contratações do Botafogo para 2021


Goleiro: Douglas Borges;
Zagueiros: Gilvan e Joel Carli;
Laterais: Daniel Borges, Jonathan e Rafael Carioca;
Meias: Matheus Frizzo, Pedro Castro, Ricardinho, Luís Oyama, Felipe Ferreira e Marco Antonio;
Atacantes: Chay, Marcinho e Ronald.



O próximo compromisso do Botafogo será contra o Coritiba, às 21h do sábado, no Estádio Nilton Santos, pela segunda rodada da Série B.




Botafogo busca mais reforços para disputa da Série B (https://globoplay.globo.com/v/9561124/)



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:



Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro