Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Repetitivo para um, inédito para outro: Santos e Bota ficam no 0 a 0



Jogando na Vila Belmiro, paulistas chegam ao sétimo empate em dez jogos no Brasileiro. Cariocas passam em branco pela primeira vez
estatísticas
chutes a gol

Mesmo fora de casa, o Botafogo pressionou mais. Teve 13 finalizações, contra sete de um Santos que sente falta de Neymar.

deu certo
zaga do Bota

O time armado por Oswaldo de Oliveira soube anular o ataque santista. E o lateral Márcio Azevedo ainda teve força para avançar pela esquerda.


deu errado
ataque santista

Pela segunda vez seguida, Dimba e Miralles formaram o ataque do Peixe. Pela segunda vez seguida, fizeram muito pouco e passaram em branco.

Um Santos remendado, sem Neymar e Ganso, esbarrou no bem montado time do Botafogo e chegou à incrível marca de sete empates em dez jogos neste Campeonato Brasileiro - o desta quarta-feira, na Vila Belmiro, foi o quinto 0 a 0. Os cariocas tiveram mais a posse de bola (51% a 49%) e arriscaram mais finalizações (13 contra sete), mas pela primeira vez passaram em branco na competição. Não perderam o posto de melhor ataque (21 gols), mas perderam seu lugar no G-4, ultrapassados pelo Grêmio.

Em seu camarote, o Rei Pelé sofreu com a falta de pontaria do ataque santista. Victor Andrade, jovem de 16 anos, bem que tentou pôr fogo no jogo no finalzinho, mas não teve tempo para mudar a história. Cidinho, "melhor do que Neymar", como gritaram os botafoguenses, teve pouco mais de dez minutos em campo. E perdeu boa oportunidade - rara na partida - ao demorar a chutar dentro da área e ser desarmado. A partida teve 7.069 pagantes, com renda de R$ 156.650.

Os botafoguenses em geral se mostraram satisfeitos com o empate, embora tenham ficado mais perto do que o adversário de tirar o zero do placar.

- Nossa equipe se impôs na Vila e teve mais volume de jogo, mas faltou caprichar mais no último passe e na finalização. Sabemos a dificuldade que é enfrentar o Santos na Vila. O importante é somar pontos - analisou o meia Andrezinho.

No Santos, o volante Henrique lamentou o acúmulo de empates no Brasileirão:

- Estamos empatando muito, ainda mais dentro de casa, que é onde temos de vencer. Temos de nos fazer fortes em casa e somar três pontos sempre.

O próximo jogo do Santos será no sábado, contra outro carioca: o Vasco, às 18h30m, em São Januário. Já o Botafogo recebe o Grêmio, às 18h30m de domingo, no Engenhão, em partida que deve marcar a estreia do holandês Seedorf.

Marcio Azevedo Botafogo x santos (Foto: Lucas Baptista / Ag. Estado)Adriano e Bruno Peres na perseguição a Márcio Azevedo (Foto: Lucas Baptista / Ag. Estado)


Primeiro tempo morno

Com sua torcida fazendo barulho na Vila, o Botafogo se impôs sobre o Santos nos primeiros 30 minutos da partida, deixando o Santos limitado a contra-ataques. E os donos da casa ainda perderam o capitão Edu Dracena logo aos dez minutos. Ao receber um lançamento de Durval, ele tentou dominar a bola, sozinho na área, e sofreu uma lesão no joelho esquerdo. Foi substituído por Bruno Rodrigo.

Com inúmeros desfalques, o Santos via tudo dar errado. Em lances distintos, Arouca e Henrique se trombaram, e Bruno Peres se atrapalhou sozinho com a bola, mais de uma vez.

A emoção mesmo começou quando Bruno Peres, agora acertando a jogada, finalizou de fora da área, para boa defesa de Jefferson. Em resposta-relâmpago, Fellype Gabriel arrancou pelo meio e soltou uma bomba no travessão de Aranha - a velocidade registrada pelo Premiere PFC foi de 118km/h.

Ainda antes do apito final, Miralles, duas vezes, e Bruno Rodrigo obrigaram Jefferson a salvar o Botafogo, enquanto Márcio Azevedo de fora da área fez Aranha trabalhar novamente na Vila.

Acelerados, mas sem eficiência

Santos e Botafogo pareceram ter recebido um choque de ânimo no intervalo e voltaram da mesma forma como terminaram o primeiro tempo: acelerados. O ritmo da partida aumentou e melhorou, mas a pontaria das duas equipes continuava ruim.

Miralles até acertou o pé, após escanteio cobrado por Felipe Anderson e aproveitando sobra da zaga carioca, mas o lance foi considerado irregular. Pouco depois, a torcida santista reclamou de toque com a mão de Antônio Carlos em cruzamento de Arouca - a bola bateu no ombro do zagueiro, e o árbitro, corretamente, não marcou pênalti.

O jogo esfriou. Apesar de rondar a área do Santos, o Botafogo só voltou a ameaçar de fato o gol de Aranha aos 19 minutos, em chute perigoso de Andrezinho de longa distância. Depois, o estreante Rafael Marques chegou a assustar de cabeça, em jogada de cobrança de lateral.

Percebendo a improdutividade de seu ataque, Muricy Ramalho trocou os dois jogadores. Saíram Miralles e Dimba, entraram João Pedro e Victor Andrade. De bom, apenas a vontade e determinação de Victor, procurando o jogo a todo momento. Foi dos pés dele que saíram as melhores chances criadas pelo Santos - e desperdiçadas por Felipe Anderson.

Por Marcelo HazanSantos, SP

'Rei dos empates', Santos empata sem gols com o Botafogo



Com Pelé no camarote, Peixe chega ao sétimo empate e segue mal no Brasileirão. Fogão faz último jogo sem Seedorf



Santos x Botafogo - Campeonato Brasileiro - Vitor Junior e Léo (Foto: Miguel Schincariol)
Vitor Júnior e Léo disputam bola na Vila
 Belmiro (Foto: Miguel Schincariol)
De seu camarote, na Vila Belmiro, Pelé viu os 90 minutos do jogo. A noite foi do Rei...dos empates. Agora com sete igualdades no Brasileirão (cinco por 0 a 0), o Santos parou no Botafogo na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela décima rodada, e segue estagnado na competição.

Sem o trio olímpico (Rafael, Ganso e Neymar), além de Juan, que foi expulso contra o Internacional, Muricy Ramalho levou a campo o que tinha de melhor para tentar a segunda vitória na competição. Já Oswaldo de Oliveira não pôde contar com o atacante Elkeson, que se lesionou contra o Fluminense. Após sete anos fora do país, onde atuou em clubes da Turquia e Japão, o atacante Rafael Marques fez a sua estreia pelo Fogão.

O PRIMEIRO TEMPO

Ainda sem Clarence Seedorf, que deve estrear na próxima rodada, o Botafogo viu um jogador do Santos, logo nos primeiros minutos, dar um lançamento típico do holandês: Durval. De zagueiro para zagueiro, ele encontrou Edu Dracena livre dentro da área. De tão improvável, o lance teve um fim ainda mais inusitado. Sem conseguir dominar a bola, o capitão do Peixe machucou o joelho ao se apoiar no chão, sendo substituído imediatamente por Bruno Rodrigo.

O CARA DO JOGO:

Sem dinâmica, o Peixe não conseguia se organizar para atacar, enquanto o trio de meias do Botafogo, formado por Vitor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel, ficava sempre no campo ofensivo do rival. Aos 35 minutos, o camisa 11 acertou o travessão de Aranha em bonito chute de fora da área.

O clube paulista, porém, logo respondeu. Em contra-ataque armado por Dimba, Miralles chutou com força e Jefferson deu rebote. Na dividida entre o argentino e o goleiro, a bola saiu em escanteio. Após a cobrança, Bruno Rodrigo cabeceou firme e obrigou outra elástica defesa do botafoguense.

Antes do término da primeira etapa, que acabou em 0 a 0, Márcio Azevedo deu chute com bastante efeito de fora da área, obrigando Aranha a se esticar para afastar o perigo.

O SEGUNDO TEMPO

O Peixe ganhou outro desfalque no intervalo. De Saint Albans (ING), onde a Seleção Brasileira se prepara para a Olimpíada de Londres, Neymar anunciou no Twitter que ia dormir, deixando de lado o resultado da partida do seu time no Brasil. Ele não perdeu nada...

Sem mudanças, os times voltaram com a mesma postura para a segunda etapa. Logo aos cinco minutos, a rede até balançou, mas Miralles estava impedido ao receber lançamento dentro da área.

Entre chutes de fora da área das duas equipes, com Andrezinho e Renato para o lado do Botafogo e Bruno Peres para o lado do time da Baixada Santista, o jogo seguia bastante gelado.

Para tentar mudar o panorama, os treinadores apostaram nos jovens João Pedro, Victor Andrade e Cidinho. O jogo até ficou mais corrido, mas os gols seguiram sem sair. Aos 41 minutos, o botafoguense recebeu passe de Vitor Júnior e ficou na cara do gol, mas Adriano o desarmou antes do chute. Os santistas também criaram oportunidades, mas nada que mudasse o placar.

Na próxima rodada, o Santos visita o Vasco, sábado, às 18h30, em São Januário, e o Botafogo recebe o Grêmio no dia seguinte, no mesmo horário, no Engenhão.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 X 0 BOTAFOGO

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data-Hora: 18/7/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Marcio Eustaquio (Fifa-MG) e Crishian Sorence (GO)

Renda e público: R$ 156.650,00 / 7.069 pagantes
Cartões amarelos: Miralles, Felipe Anderson (SAN); Antônio Carlos (BOT)

SANTOS: Aranha, Bruno Peres, Edu Dracena (Bruno Rodrigo, aos 10'/1ºT), Durval e Léo; Adriano, Arouca, Henrique e Felipe Anderson; Dimba (João Pedro, aos 21'/2ºT) e Miralles (Victor Andrade, aos 30/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Lucas Zen, Vitor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel (Cidinho, aos 37'/2ºT); Rafael Marques (Willian, aos 42'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET! 

Yacob assina pré-contrato com ingleses e pede prazo ao Botafogo



Volante argentino, que completa 25 anos nesta quarta, espera desfazer o acordo com West Bromwich-ING até o início da manhã desta quinta-feira
Yacob - Racing (Foto: Agência AFP)
Yacob, à direita, em jogo do Racing-ARG
contra o 
Boca Juniors (Foto: Agência AFP)
Em um telefonema na tarde desta quarta-feira, no qual chegou a chorar, o volante argentino Claudio Yacob informou a representantes do Botafogo que assinou um pré- contrato com o West Bromwich, da Inglaterra. No entanto, o jogador ficou insatisfeito com alguns detalhes da negociação e quer desfazer o acordo para poder assinar com o clube carioca. Ele pediu um prazo até a manhã desta quinta-feira para resolver a situação.
Coincidentemente, Yacob comemorou nesta quarta-feira seu aniversário de 25 anos. Na negociação com o jogador, houve uma série de idas e vindas, e hoje o pessimismo é grande em relação à sua contratação pelo Botafogo. O jogador precisará convencer o West Bromwich-ING a não fazer valer o pré-contrato já assinado. A situação precisa ser resolvida em caráter de urgência, já que a janela de transferências internacionais fecha na sexta-feira.
Um dos problemas da negociação feita com o West Bromwich seria o salário. Quando assinou o pré-contrato, Yacob visualizou um valor, mas não contava com os altos impostos cobrados na Inglaterra. Depois de perceber quando receberia de fato, acabou mudando de ideia, decidido a desfazer o negócio e assinar com o Botafogo.

O valor que Yacob receberia limpo seria menos da metade do que o Botafogo lhe propôs. O jogador já tem em mãos um contrato de dois anos oferecido pelo Alvinegro, com salários e luvas por seus direitos econômicos, que chegariam a R$ 250 mil mensais.

Revelado pelo Racing-ARG, Yacob foi campeão mundial sub-20 com a seleção argentina em 2007 e sempre foi considerado uma grande promessa. Seu contrato com o clube chegou ao fim no dia 30 de junho

e, como não entrou em acordo para renovação, ele está afastado do grupo desde maio.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Conheça o novo reforço do Fogão: O meia uruguaio, Lodeiro

Chega de Havelange! Engenhão merece respeito. E você? Está nessa?




José Roberto Malia












































































JOSÉ ROBERTO MALIA















































Pelos admiráveis serviços prestados em conta própria, com direito até a pequeno depósito de R$ 3 milhões na poupança, realizado pelos amigos de fé e irmãos camaradas da ISL, o burgomestre Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange ganhou destaque nas redes sociais.

Lançada pelo Núcleo de Estudos e Projetos Esporte e Cidadania, cresce como capim a campanha para que o comandante em chefe da cartolagem entre 1974 e 1998 deixe de batizar o Engenhão.

A sugestão é que o nome do general da banda das chuteiras corruptas seja substituído por João Saldanha, jornalista, ex-técnico da seleção e botafoguense doente. Nilton Santos também cairia como luva.

Torcedores do time da estrela solitária já aderiram de corpo, alma e abaixo-assinado. Pedem ‘urgência urgentíssima’ na troca, porque “este cidadão, além de não ser torcedor do Botafogo, está envolvido em escabrosos casos de corrupção.”

O discurso termina com mais palavras de carinho incondicional a Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange: “Nós, brasileiros, e botafoguenses em particular, nos sentimos revoltados e envergonhados que uma das principais praças de esporte do país leve o nome deste cidadão.”

Uma arena que, inicialmente orçada em R$ 60 milhões para a disputa do Pan (demônio) de 2007, engoliu R$ 380 milhões.

O popular Havelange também dá nome ao Parque do Sabiá, em Uberlândia. A mudança de nome já esteve em pauta, mas o projeto não vingou. Por ora, a prefeitura pretende deixar como está para ver como fica. Lamentavelmente.


Montagem Felip@odf/BotafogoDePrimeira

Seedorf já tem visto de trabalho e seu nome deve aparecer quinta no BID


Botafogo dá os últimos passos para confirmar a estreia para domingo, contra o Grêmio, no Engenhão. Venda de ingressos ainda não foi aberta
Os passos estão sendo dados com tranquilidade para a estreia de Seedorf com a camisa do Botafogo, domingo, contra o Grêmio, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador já está com o seu visto de trabalho em mãos e depende apenas de um documento da Federação Italiana para ter seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o que deve ocorrer provavelmente nesta quinta-feira.


Seedorf no treino do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Seedorf no treino desta quarta-feira no Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)


Aos 36 anos, Seedorf está em plenas condições físicas de entrar em campo para defender o Botafogo. Ainda não se sabe qual será a posição escolhida pelo técnico Oswaldo de Oliveira para escalar o jogador. No entanto, ele já afirmou que viu o holandês exercer quatro funções diferentes no meio-campo. A venda de ingressos para o jogo ainda não foi aberta.

Além de Seedorf, o Botafogo também vive a expectativa pela chegada dos últimos documentos para também efetuar a regularização do meia uruguaio Lodeiro e fazer o anúncio oficial de sua contratação. O jogador está com a seleção olímpica de seu país e só se apresentará depois de sua participação nos Jogos de Londres.

Nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Santos, o Botafogo contará com a estreia do atacante Rafael Marques, ex-Omiya Ardija, do Japão. Ele substituirá Elkeson, com dores no tornozelo esquerdo.

Por Thales SoaresRio de Janeiro


Em dia chuvoso, Seedorf trabalha e faz alegria de fãs



Jogador dá sequência à preparação para sua estreia no domingo e atende torcedores mirins em General Severiano



Seedorf - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)
Seedorf trabalha firme antes da estreia pelo
Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)
Em dia chuvoso em General Severiano, o holandês Seedorf deu sequência nesta quarta-feira a sua preparação para estrear pelo Botafogo, no próximo domingo, às 18h30, no Engenhão, contra o Grêmio. Ele participou de uma atividade em campo reduzido, orientado pelo auxiliar técnico Eduardo Húngaro e membros da preparação física.

Também estiveram no trabalho os jogadores reservas que não foram relacionados para a partida desta quarta contra o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro.

Em mais de uma hora de treinamento, o jogador mostrou a disposição e técnica habituais, se esforçou na marcação e ainda fez belos gols. Após a atividade, Seedorf ficou reunido no centro do gramado conversando com os companheiros.

Quando Seedorf ainda estava no gramado, alguns garotos da escolinha de futebol do clube, que estavam na arquibancada de General Severiano, gritaram para o craque atendê-los com autógrafos. Ele prontamente fez sinal para que viessem até o campo. O jogador então, autografou as camisas da criançada.


Leia mais no LANCENET!

Santos x Botafogo: rei dos empates recebe visitante indigesto



Com seis igualdades, Peixe é líder do quesito no Brasileiro e tenta mudar retrospecto. Bota venceu três dos quatro jogos que fez fora de casa

Renato no treino do Botafogo (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)Ex-Santos, Renato enfrentará o Peixe na Vila pela
primeira vez (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)

De um lado, o Santos tentando acabar com sua sina de rei dos empates do Brasileirão (ao todo são seis igualdades, nenhum outro time empatou tanto até o momento). Do outro, o Botafogo com a fama de visitante "inconveniente", três vitórias em quatro partidas fora de casa (triunfos sobre Internacional, Corinthians, Coritiba, e derrota para o Náutico). As duas equipes medem forças nesta quarta-feira, a partir das 19h30m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela décima rodada do campeonato nacional.

As situações são distintas, com os paulistas, em 13º lugar, somando nove pontos, tentando abrir distância para a zona de rebaixamento, e os cariocas, em quarto, com 16, querendo se aproximar dos líderes. Apesar das ausências de Neymar, Ganso e Rafael, que desfalcam o Peixe porque estão convocados para a disputa dos Jogos de Londres, e do holandês Seedorf, astro que ainda não tem condições de estrear pelo Bota, a partida é atraente.

O Sportv transmite o duelo (menos para o Estado de SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 19h.



Santos: com oito desfalques, o técnico Muricy Ramalho ao menos ganhou duas boas notícias: os retornos de Edu Dracena e Léo, ambos recuperados de lesão. Se mantiver a equipe que treinou durante a semana, Muricy usará a seguinte formação: Aranha, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Arouca e Felipe Anderson; Miralles e Dimba.

Botafogo: ainda na expectativa por Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira também não contará com Elkeson, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo. No entanto, terá o atacante Rafael Marques, que fará sua estreia. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Vítor Júnior e Fellype Gabriel; Rafael Marques.



Santos: Bernardo, Rafael Galhardo, Fucile e Pedro Castro, lesionados. Juan, suspenso. Neymar, Ganso e Rafael, à serviço da seleção brasileira em Londres.

Botafogo: Marcelo Mattos e Elkeson, lesionados. Seedorf ainda não foi regularizado.



Santos: Adriano, Bruno Rodrigo, Durval, Edu Dracena e Gerson Magrão.

Botafogo: Fábio Ferreira, Márcio Azevedo e Lucas Zen.



Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Cristhian Passos Sorence (GO). Claudio Francisco arbitrou uma partida no Brasileirão, marcou 48 faltas, aplicou três amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,77 amarelos, 0,22 vermelhos, 37,5 faltas e 0,26 pênaltis.


Santos: destaque dos últimos dois jogos da equipem, contra Grêmio (4 a 2) e Internacional (0 a 0), Felipe Anderson é a grande esperança do time para vencer o Botafogo. Com a ausência de Ganso, o meia assumiu a camisa 10.

Botafogo: estreante, Rafael Marques foi indicado pelo técnico Oswaldo de Oliveira para ocupar o espaço no ataque deixado por Loco Abreu e Herrera, que deixaram o clube recentemente. Ele fez sucesso no Omiya Ardija, do Japão, onde o treinador o conheceu.



Bruno Peres, lateral-direito do Santos: "Quando vencemos, a semana é mais tranquila e a pressão diminui. Não tem urgência, mas a equipe precisa de vitórias para crescer na competição. Tenho a certeza de que será um jogo difícil, mas acredito que podemos vencer o Botafogo aqui dentro."

Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo: "No início do campeonato, ainda há muitos ajustes a serem feitos. Tirando aqueles três gols em pouco tempo contra o Cruzeiro, nos outros jogos a atuação da defesa foi equilibrada. Estamos trabalhando no dia a dia para zerar isso. Sofremos dois gols nos últimos três jogos, mas queremos ficar três sem levar nenhum."



* Computando todas as competições, o Santos não perde para o Botafogo na Vila Belmiro há 11 anos, desde o dia 21 de fevereiro de 2001, quando a equipe carioca venceu por 1 a 0, gol de Taílson, pelo Torneio Rio-SP. Nas últimas dez vezes que as duas equipes se enfrentaram no estádio santista, houve cinco vitórias do Peixe e cinco empates. Vale lembrar que, em 2010, o Botafogo derrotou o Santos como visitante pelo Campeonato Brasileiro por 1 a 0, mas no Pacaembu.

* Botafogo e Santos reeditam a final do Brasileiro de 1995. Na oportunidade, o Botafogo conquistou o título, vencendo no Maracanã por 2 a 1, gols de Wilson Gottardo e Túlio, com Giovanni descontando para o Peixe. Depois, no Pacaembu, os times empataram por 1 a 1, com gols de Túlio e Marcelo Passos. A decisão foi marcada por muitas polêmicas na arbitragem de Márcio Rezende de Freitas.

* A média de gols das partidas entre Santos e Botafogo em Brasileiros é de 2,3 gols por jogo. Foram marcados 101 gols em 43 jogos. Houve apenas oito empates sem gols, o último deles no segundo turno do Brasileiro 2009.

* Apesar da enorme tradição de Santos e Botafogo, as duas equipes decidiram apenas três títulos: a Taça Brasil de 62 (Santos 4 a 3 no Pacaembu; Botafogo 3 a 1 no Maracanã; Santos 5 a 0 no Maracanã), o Troféu Tereza Herrera de 1969, com novo triunfo santista por 4 a 1, e o Campeonato Brasileiro de 1995, quando o Botafogo levou a melhor.






Completo e ainda com Danilo na lateral direita, o Santos bateu o Botafogo por 2 a 0 no dia 19 de outubro de 2011, pela 21ª rodada do Brasileirão, com gols de Neymar e Borges, na Vila Belmiro. À época, Caio Júnior treinava a equipe carioca.



Por Marcelo Hazan e Thales SoaresSantos, SP e Rio de Janeiro

Márcio Azevedo renova astral e vira arma do Botafogo


Lateral-esquerdo supera desconfiança no início da temporada e já sonha até com título do Campeonato Brasileiro


Márcio Azevedo - Botafogo (Foto: Ruano Carneiro)
Márcio Azevedo está em alta no Botafogo
 (Foto: Ruano Carneiro)
De praticamente esquecido no elenco para peça fundamental do time em um ano, Márcio Azevedo vive fase a ser comemorada e sabe bem disso. Nesta quinta-feira, em partida contra o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, o lateral-esquerdo entra em campo credenciado por boas atuações recentes e conversou com a reportagem do LANCE! sobre o momento especial. No papo, confiança não faltou no discurso do camisa 6.

Em julho do ano passado, Cortez era o titular, enquanto Márcio nem sequer ficava relacionado para o banco. No início da atual temporada, a diretoria tentou contratar o lateral-esquerdo Rojas, da Universidad de Chile, que só não assinou por conta de problema cardíaco detectado em exame. Era difícil imaginar o cenário como está hoje.

– Fico feliz com o reconhecimento do meu trabalho e com a sequência de boas atuações. Passo por um bom momento e vivo esta fase em função da confiança que o técnico Oswaldo de Oliveira e meus companheiros depositaram em mim – afirmou o atleta de 26 anos, que tem contrato vigente até o fim de 2014.

Os números comprovam o aumento de importância de Márcio Azevedo para a equipe. Em 2012, o lateral-esquerdo é o segundo jogador que mais atuou pelo Botafogo na temporada, ficando fora em apenas dois de 35 confrontos no ano, perdendo apenas para Fábio Ferreira, que fez uma partida a mais.

– A gente está embalado, consciente do que precisa ser feito para subir ainda mais na classificação. Não temos somente o objetivo de estar na Libertadores do próximo ano. Temos um excelente elenco e condições de pensar no título brasileiro – comentou Márcio Azevedo, destacou a justiça nas escalações.

– O Oswaldo é justo e irá colocar em campo o jogador que estiver melhor no momento. Por isso, é preciso sempre trabalhar – disse.

Cortez continua como parceiro
Apesar de ter sido deixado em segundo plano por conta das boas atuações de Cortez em 2011, Márcio Azevedo não guarda mágoa do antigo companheiro, que hoje atua pelo São Paulo. Inclusive, a dupla guarda grande amizade.

– Tenho o Cortez como um grande amigo. Mesmo quando disputávamos posição dentro do time titular, tínhamos uma boa relação. Até conversei com ele por telefone no dia em que ele foi escolhido o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Paulista e eu fiquei com o terceiro lugar no campeonato do Rio de Janeiro – disse Márcio Azevedo, que evita comparações com Cortez:
– Não me preocupo muito com isso.

Márcio Azevedo não cria disputa com Lima
Márcio Azevedo está próximo de ganhar uma sombra no elenco. O lateral-esquerdo Lima, do Internacional, tem acerto apalavrado com o Botafogo e deve ser anunciado pelo Botafogo nos próximos dias. Apesar de ser um concorrente, o atleta de 21 anos será tratado com carinho especial na chegada.

– Todo jogador que chega para qualificar o grupo é sempre bom. Tenho certeza de que, caso se concretize a vinda dele, ele será muito bem recebido por mim, pelos demais jogadores e pela comissão técnica – comentou Márcio Azevedo.

Lima está no Rio de Janeiro e tem aprimorado a parte física por conta própria. Ele tem contrato com o Internacional até 31 de julho, mas a diretoria alvinegra trabalha nos bastidores para oficializar a contratação do jogador até o fim desta semana.

Lima se destacou no ano passado pelo Paraná, clube pelo qual disputou a Série B do Brasileiro. Foi titular no time, tendo feito 33 dos 38 jogos na competição e marcado cinco gols.

- Bate-Bola
Márcio Azevedo
Em entrevista exclusiva ao LANCE!
Dá para dizer que o seu bom momento tem deixado você mais à vontade dentro do time titular?
Procuro intensificar meu entrosamento com os companheiros a cada treino. Fellype é muito inteligente dentro do campo e facilita a passagem do lateral nas jogadas ofensivas, além de ser um cara muito legal. Andrezinho joga mais centralizado, mas também tem contribuído para que eu receba bolas em boas condições.

No geral, como está a confiança do time para pegar o Santos?
Estamos vindo de três bons resultados, dentre eles uma vitória sobre o campeão da Libertadores. Cada um de nós está motivado com a campanha no Brasileiro e sabe que o time tem reais condições de lutar pelo título até o fim. Uma vitória contra o Santos vai nos credenciar ainda mais na busca pelo topo da classificação e dar moral para a sequência no ano.

Raphael Bózeo
Vinícius Perazzini Leia mais no LANCENET! 




No G4, Botafogo visita o 'rei dos empates' na Vila Belmiro


À espera de Seedorf, Fogão visita o Santos, time que mais empatou no torneio, tentando se manter entre os primeiros colocados




Renato e Sassá - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)Tentando se manter no grupo dos quatro melhores classificados do Campeonato Brasileiro, o Botafogo - ainda sem o astro holandês Clarence Seedorf - visita o desmantelado Santos nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. Sem os selecionáveis Rafael, Ganso e Neymar, o Peixe tenta acabar com a fama de 'rei dos empates' da competição: são seis em nove rodadas até agora.

- É melhor do que ser o "rei das derrotas", né? (risos) Mas dá uma diferença boa em um campeonato de pontos corridos. Estamos procurando engatar uma sequência de vitórias - comentou o goleiro Aranha, que será novamente o dono da meta.

As novidades no time da casa ficam por conta do zagueiro Edu Dracena e do lateral-esquerdo Léo. O capitão, que se livrou de uma contusão na coxa esquerda sofrida no duelo contra o Grêmio, retoma a vaga que vinha sendo preenchida por Bruno Rodrigo.

Já o ala, que não sente mais as dores na costela que incomodavam desde o confronto com a Portuguesa, foi beneficiado pela suspensão de Juan, expulso no empate sem gols com o Inter, e será titular.

Apesar da atuação nada empolgante contra o Internacional, com apenas duas chances claras criadas em 90 minutos, o restante da equipe será o mesmo. Felipe Anderson segue com a responsabilidade de armar as jogadas, com Arouca mais livre para auxiliá-lo. Na frente, o argentino Miralles faz sua segunda apresentação pelo clube ao lado do jovem Dimba.
ÚLTIMO JOGO SEM SEEDORF

A torcida do Botafogo, ansiosa pelo melhor condicionamento físico de Seedorf, verá em campo praticamente a mesma equipe que empatou com o Fluminense, por 1 a 1, no domingo. A grande novidade é a estreia de Rafael Marques, atacante que chegou do futebol japonês recentemente e já está regularizado.

O novo atacante entra no lugar de Elkeson, que está com dores no tornozelo esquerdo e foi vetado para a partida. A outra novidade é a volta de Fellype Gabriel ao time titular no lugar de Cidinho. Fellype formará o trio de meias ao lado de Andrezinho, que vive grande fase, e Vitor Júnior.

O jogo é o último antes da estreia do astro Seedorf pelo Botafogo, que deve acontecer domingo, contra o Grêmio.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X BOTAFOGO

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/Hora: 18/7/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (FIFA/MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)

SANTOS: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval, Léo; Adriano, Arouca, Henrique e Felipe Anderson; Miralles e Dimba. Técnico: Muricy Ramalho.

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitor Júnior; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET!