Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Barroca, sobre protesto no Botafogo: "Minha responsabilidade era preservar o lado esportivo"


Técnico também fala sobre último Biro Biro e Victor Rangel, últimos reforços contratados pelo clube; dupla fica no banco contra o Cruzeiro, no domingo, às 16h, no Mineirão





Depois de treino realizado na tarde desta sexta, no Nilton Santos, Eduardo Barroca confirmou o time com Marcinho e sem Cícero para enfrentar o Cruzeiro na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a pauta principal da entrevista foi o protesto dos jogadores, que não concedem coletivas desde a semana passada em protesto por dois meses de salários, premiações e imagem em atraso.



Eduardo Barroca durante entrevista coletiva — Foto: Fred Gomes


Barroca não comentou o objetivo do protesto, porém tratou a crise financeira do Botafogo como uma realidade. Afirmou que, diante da insatisfação do grupo, concentrou-se em não comprometer o bom início de trabalho que ele e seus atletas têm feito desde abril.


- Preciso focar no que posso colaborar, que é o lado esportivo. Mas preciso ser frontal com a realidade. Estamos com salário atrasado, a direção está trabalhando duro. Preciso preservar o lado esportivo disso tudo. Desde o início sentei com os jogadores e entendemos que isso não pode afetar o nosso trabalho. Fechamos um pacto de excelência pelo lado esportivo. Isso tem sido feito na plenitude. Geralmente na véspera trabalho mais forte do que trabalhei hoje.


- Os jogadores estão cumprindo de preservar o lado esportivo. Estão treinando muito forte, tanto que até precisei mudar o que temos de característica nas vésperas de jogo. Pedi para eles tirarem o pé. O lado esportivo está completamente preservado. Disse que cobraria e estou muito satisfeito com o que apresentaram - completou.


- Estou bastante satisfeito com os que me entregaram. Fui bem duro com eles naquilo que planejei para eles, trabalhei para caramba. Chegamos com 90 quilômetros acumulados em média em três semanas, o que não é pouca coisa. Se fosse transformar em jogo (os 90 quilômetros acumulados), isso equivale a nove partidas. A gente tirou o couro deles e agora espera a transferência


O Botafogo visita o Cruzeiro no Mineirão às 16h deste domingo. O Alvinegro ocupa a 7ª posição no Brasileiro, com 15 pontos, enquanto os mineiros estão na zona de rebaixamento com apenas oito.


Barroca também falou de Biro Biro, Victor Rangel, o desenvolvimento alvinegro durante a parada e outros temas. Leia abaixo:


Biro Biro vai para o jogo no domingo?

- Tenho planos de usá-lo. Me agrada. Tem drible, finta, improviso e capacidade de enfrentamento no um contra um. Bastante satisfeito com esse início dele. Chegou bastante entrosado e adaptado. Com certeza vai ser muito útil contra o Cruzeiro e na temporada toda. Ele pode jogar pelos dois lados, e alguns vídeos da época em que ele jogava na China mostravam o Biro Biro jogando mais centralizado num 4-2-3-1.


Jogo contra o Cruzeiro


- Não tenho menor dúvida que vou enfrentar um Cruzeiro muito forte, com sequência de trabalho, que tem um treinador que está lá há muito tempo e que se sente muito confortável em casa. Oscilou no início, mas eu não apostaria o Cruzeiro nessa posição. Vai crescer, está em três competições e talvez tenha dividido foco.


- Tenho um respeito muito grande pelo trabalho do Mano, é uma referência. Tem um trabalho e conduta linear. E resultados sempre expressivos. Não iniciei o trabalho com este grupo desde o início do ano, mas esses 21 dias nos deram uma grande oportunidade de ajustar uma série de coisas.


Mais sobre o silêncio dos atletas pelos salários atrasados

- Quando sentamos para conversar sobre esse assunto, me comunicaram que tomariam essa decisão. Já tinham feito uma ação relacionada a isso no início do ano (em abril, quando não concentraram antes do jogo contra o Juventude). Comunicaram e conversaram comigo a intenção. E uma ação que não afetasse o lado esportivo. Acho que responsabilidade minha era preservar o lado esportivo. Cobraria deles o que eles vêm construindo. Que a torcida do Botafogo se identifique com eles vêm fazendo em campo.


- A gente não pode abrir mão de entrega. Eles me pediram que eu fosse realmente o cara que não deixasse o lado esportivo afrouxar. Termino esse ciclo extremamente satisfeito. Além dos lados individuais, estabeleci metas dos lados técnicos, físico e tático.


- Durante 21 sessões de treinamento, nossa equipe ganhou 20 quilos de massa magra. Só o Alex Santana ganhou 3.8. É como se entrássemos contra o Cruzeiro com uma anilha de 20 quilos de força a mais nas costas.


- Estamos bastante satisfeitos com a forma e com a maneira de trabalho. Falta transferir para o campo. Que a gente transforme essa entrega em bons jogos e bons resultados, que é o que a torcida deseja.


Marcinho x Fernando


- A disputa entre Márcio e Fernando está aberta. Acredito muito nos dois, ambos têm potencial de seleção brasileira na minha visão. Marcinho teve aquela sondagem, e o Fernando, para mim, é um dos quatro candidatos a concorrer vaga na seleção olímpica. Guga, do Atlético-MG, que está concorrendo com ele, não está nem jogando.


- Um tem uma característica que não é o forte do outro. O que Marcinho tem de muito bom, o Fernando precisa ajustar. E vice-versa.


Desfalque de Cícero

- Cícero é extremamente importante, é fominha, sentiu desconforto, mas não vamos correr o risco de comprometer um jogador desses.



O que desenvolveu mais na parada?

- A gente treinou bastante em tudo que a gente precisava desenvolver. A gente vai buscar um jogo de controle, mas precisa evoluir na pressão para ter maior posse de bola. A gente também se desenvolveu em como controlar o jogo e transformar o controle em oportunidade de gols.


Evolução de Victor Rangel e elogios a outros atletas, como Alan Santos e Kanu

- Excelente. Foi muito prudente da nossa parte não colocá-lo no início. Ele tinha um desequilíbrio muscular, mesmo que não muito grande. Hoje a gente vê nessas três semanas o Victor Rangel liderando vários índices. Cara dedicado, profissional.


- Preciso exaltar coisas que vêm à minha cabeça agora. Alan Santos é muito profissional. Tinha uma audiência no México, foi liberado por mim, mas ele abriu mão da audiência por considerar que não era o momento. Preferiu estar conosco.


- Kanu, que é um jovem zagueiro, conheci ainda menino, e hoje é um p... profissional.



Fonte: GE/Por Bernardo Serrado e Fred Gomes — Rio de Janeiro

Cruzeiro x Botafogo: Barroca arma time com Marcinho, e Cícero é o desfalque; veja provável escalação


Meia está em transição após sentir desconforto na coxa esquerda; lateral não era titular desde a segunda rodada do Brasileirão




Eduardo Barroca, como de costume, não fez mistério de olho na partida entre Cruzeiro e Botafogo, marcada para domingo, às 16h, em Belo Horizonte. Abriu o treino desta sexta-feira e expôs o mesmo time que já tinha mostrado à imprensa na quinta:



Gatito, Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Bochecha, Alex Santana e João Paulo; Erik, Luiz Fernando e Diego Souza



Marcinho volta ao time titular do Botafogo diante do Cruzeiro — Foto: Edgard Maciel de Sá/GloboEsporte.com


Após o treinamento, Barroca deve confirmar tal formação. Cícero, que apresentou desconforto na coxa esquerda, fica em transição até segunda-feira e é desfalque certo.


Marcinho é a principal novidade. Volta a ser titular após longo período. Não iniciava um jogo desde a vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, em duelo válido pela segunda rodada do Brasileiro, no Nilton Santos.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Pausa no mercado e reuniões com porta-vozes do elenco: Botafogo tenta driblar a crise


Clube evita erro de 2018 e prefere não dar prazo aos jogadores para acertar as dívidas. Encontros contam com no máximo seis atletas que falam pelo grupo



As dificuldades existem, mas o foco do Botafogo é diminuir a dívida com o elenco e evitar que o cenário complicado influencie nos resultados dentro de campo. Com dois meses de salários, premiações e direitos de imagem em aberto, a diretoria suspendeu a busca por reforços após a chegada de Biro Biro e vem tendo reuniões com os porta-vozes do grupo em busca de soluções.


+ Adiantamentos, cofres vazios e crise política: "O pior mês do Botafogo será sempre o próximo"




Botafogo enfrenta crise fora de campo com salários atrasados — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O principal elo entre a diretoria e o elenco é o gerente de futebol Anderson Barros - fruto da relação que vem desde o ano passado. As conversas contam normalmente com entre quatro e seis jogadores que falam em nome de todo o grupo. São eles os responsáveis por trazer as informações dos principais problemas - sobre algum atleta que esteja passando por maiores necessidades, por exemplo.


Em protesto pela crise financeira, os jogadores já estão sem dar entrevista há mais de uma semana. Por esse motivo, a apresentação de Biro Biro - que seria na última quinta-feira - precisou ser adiada.Além dos atrasos, a principal reclamação é pela falta de informação. O Botafogo não dá prazo para acertar os pagamentos - nem mesmo de forma parcial. Em 2018, alguns prazos dados não foram cumpridos e isso causou ainda mais desgaste na relação.


Pausa no mercado

Quando acertou as contratações de Victor Rangel e Biro Biro, o Botafogo tinha um mês de salários atrasados. Com o início de julho e o segundo mês de atraso, a diretoria entendeu que era preciso parar a busca por reforços. Tanto em respeito ao elenco como pela dificuldade de convencimento junto ao possível reforço.


Enquanto tenta reverter penhoras e ainda aguarda o pagamento de parcelas de jogadores já vendidos em 2019, o Botafogo mira outras receitas extraordinárias. Na visão da diretoria, os quatro principais ativos do clube no momento são:


O goleiro Gatito Fernández (destaque na Copa América pelo Paraguai).

O volante Alex Santana (boas atuações em 2019, tem chamado a atenção do mercado e conta com cláusula de saída de seis milhões de euros).

O lateral Fernando (apenas 20 anos e com passaporte europeu, é o jogador do elenco que mais teve sondagens recentemente).

O meia Ezequiel (emprestado ao Sport, despertou o interesse de Palmeiras e Athlético-PR).


Apesar das boas atuações de Gatito na Copa América, o Botafogo não recebeu qualquer consulta oficial pelo goleiro até agora. A única proposta recente foi do Athletico-PR por Ezequiel, de R$ 4 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador de 21 anos. O clube, porém, deseja cifras superiores. As sondagens por Fernando também não agradaram.


Marcinho, antes mais visado enquanto titular absoluto, foi alvo de muitas consultas do mercado nacional e do exterior desde o ano passado. A procura, porém, diminuiu recentemente. Jonathan recebeu sondagem por escrito de um clube norueguês, mas as conversas não evoluíram.


Em meio ao silêncio de seus jogadores e sem previsão para quitar suas dívidas, o Botafogo volta a campo neste domingo para enfrentar o Cruzeiro, às 16h (de Brasília), no Mineirão.

Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá, Fred Gomes e João Guerra — Rio de Janeiro