Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Atuações: Elias e Seedorf são os melhores do clássico no Maracanã



Volante do Flamengo foi onipresente e marcou o gol do empate nos acréscimos. Maestro alvinegro foi decisivo no gol de Rafael Marques







JEFFERSON - GOLEIRO
Foi seguro na hora em que precisou fazer a defesas e nas saídas de gol.
Nota: 7

GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Atuou bastante preso na marcação e pouco foi visto no campo de ataque.
Nota: 5,5

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Fez bem a marcação em Moreno e ajudou o time com desarmes nos momentos de maior pressão do Fla no segundo tempo.
Nota: 6,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Não brincou em serviço. Deu chutões quando foi preciso e levou a melhor na maioria dos duelos diretos com os atacantes.
Nota: 7

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Assim como Gilberto, foi quase um zagueiro. Mas fez bem este papel.
Nota: 6

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Teve alguma dificuldade para neutralizar os homens de criação do Fla. Participação discreta.
Nota: 5,5

GABRIEL - VOLANTE
Muita correria para marcar em ambos os lados do campo. Fez bem o papel de proteger a zaga, só abusou das faltas e levou amarelo por isso.
Nota: 6,5

ANTONIO CARLOS - ZAGUEIRO
Entrou no finzinho.
Sem nota.

VITINHO - MEIA
Levou perigo ao adversário em algumas arrancadas, mas foi caindo de produção e Renato o substituiu logo no início da segunda etapa.
Nota: 5

RENATO - VOLANTE
Entrou para tocar a bola e esfriar a tentativa de reação do Fla.
Nota: 6

SEEDORF - MEIA
A categoria e calma de sempre para organizar o time do Bota. Deu o passe para o gol de Rafael Maques. Quando o Fla pressionava, ajudou na marcação.
Nota: 7,5

LODEIRO - MEIA
Esforçou-se e conseguiu algumas boas jogadas, mas ainda não repetiu o nível das atuações que teve no Carioca.
Nota: 5

LIMA - LATERAL-ESQUERDO
Entrou já perto do fim do jogo.
Sem nota.

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Participativo, teve o mérito de concluir bem a jogada ensaiada com Seedorf e fazer o gol do Botafogo.
Nota: 7


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Fla arranca empate nos acréscimos com Botafogo na volta ao Maracanã


Superior no primeiro tempo, Alvinegro cai de produção e vê Rubro-Negro, após dois gols anulados, escapar do Z-4 pelos pés de Elias e lhe tirar a ponta




Se não foi brilhante na técnica, como os áureos tempos do Maracanã, pelo menos teve deliciosos ingredientes presentes na imensa história do clássico: foi sofrido, suado, digno do retorno ao palco de Flamengo e Botafogo após três anos de saudade. Elias, personagem da fria noite de domingo, arrancou um empate nos acréscimos. Levantou a cabeça mesmo com dois gols anulados e evitou que o Rubro-Negro entrasse na zona de rebaixamento mais uma vez. O Alvinegro, que saiu na frente com Rafael Marques, perdeu a chance de voltar à liderança e de quebrar o tabu de 13 anos e 20 sem vencer o rival no Campeonato Brasileiro.

- Sofremos um gol no último minuto contra o Inter e foi dolorido. Mas o Mano sempre fala para não desistirmos nunca. Ia até pedir música para o Fantástico, porque fiz três gols - brincou Elias, extasiado, antes de sair do campo.

Pelo lado do Glorioso, Seedorf foi honesto sobre o desempenho do time.

- O segundo tempo não jogamos para nada. Eles mereceram o empate, um resultado justo. No primeiro tempo jogamos, e no segundo foram eles. Justo assim - definiu.

Novamente, o estádio esteve bem longe de ficar lotado. Foram 38 853 pagantes (52.361 presentes) para uma renda de R$ 3.082.555,00, menor que o Fluminense x Vasco de semana passada. A parte lateral, mais cara, recebeu pouco público, que se assombrou com o controle absoluto do Botafogo no primeiro tempo e a resposta na mesma moeda dos comandados de Mano Menezes na etapa final.

Na próxima rodada, o Flamengo, agora em 15º lugar com dez pontos, viaja para Salvador para enfrentar o Bahia, quarta-feira. Já o Alvinegro, em terceiro com 17, batalha pela ponta contra o Vitória, no dia seguinte, em nova chance de sair vitorioso no Maracanã. 



Elias é agarrado por Adryan após marcar o gol de empate aos 49 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Soberania absoluta do Alvinegro

Não demorou para que o amplo domínio do Botafogo aparecesse. Foi questão de minutos, na verdade. E, com a regularidade marcante do time de Oswaldo de Oliveira, foi assim até o fim da etapa. Encaixado na marcação e envolvente no toque de bola, o líder do Brasileirão não deu brecha ao apático Flamengo. Lodeiro e Rafael Marques criaram as primeiras chances. E foi do atacante o gol que abriu o placar: em jogada ensaiada, aos 21, Seedorf bateu falta da direita, e ele surgiu na altura da marca do pênati para completar de pé direito, surpreendendo a defesa.

Para se ter uma ideia do grau de dificuldade rubro-negra, até os 32 nenhuma finalização havia sido registrada. João Paulo inaugurou essa estatística, cobrando falta de longe, mas Jefferson pegou. O mapa da mina alvinegro era o lado direito. Em tabelas rápidas e contragolpes após roubadas de bola na intermediária rival, praticamente todas as oportunidades surgiram pelos pés de Gilberto, Seedorf, Rafael Marques e Lodeiro - este quando variava a posição.



Seedorf disputa a bola com Gonzalez no 1º tempo
do clássico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O holandês do Botafogo, aliás, deu azar duas vezes e não foi capaz de levar uma vantagem maior para o intervalo. Em um dos chutes, com Felipe vendido, acertou o travessão, novamente de falta. Do outro lado, Gabriel e Carlos Eduardo não conseguiam manter a posse e municiar Moreno. Os dois foram muito criticados na saída de campo. E sobrou para Gabriel, sacado para a entrada de Adryan. Luiz Antônio também entrou, na vaga de Diego Silva, mal na cobertura.

Inversão de papéis e empate no fim

Como se fosse outra partida, com outros times, o segundo tempo virou. Com fôlego renovado na marcação, a equipe de Mano Menezes se adiantou e assustou o Glorioso já no primeiro lance. Adryan fez boa jogada e deixou Marcelo Moreno livre para bater, mas Jefferson salvou. O ritmo do clássico no Maracanã caiu, mas chamou a atenção a queda do conjunto do Botafogo, que não acertava mais quatro passes em sequência. Assim, a pressão foi inevitável.

A defesa alvinegra sofreu um apagão, e Adryan, que incendiou a partida, carimbou o travessão, aos 16, com uma bomba em lance que sobrou sozinho depois de desvio de Carlos Eduardo. A cena repetiu-se em cinco minutos, só que, desta vez, Elias tocou para o fundo da rede no rebote. Impedido, teve o gol anulado. Não bastasse um, mais uma vez Jefferson foi vencido por Elias, mas a jogada não valeu também por posição irregular. No entanto, um desvio em Bolívar no caminho criou polêmica, e os jogadores reclamaram muito com a arbitragem. O destino do volante rubro-negro, porém, ainda seria mudado.




Personagem da noite, Elias tenta superar a marcação de Vitinho (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Já menos organizado, o Flamengo reduziu um pouco o ímpeto na reta final, apesar de sempre rondar a área. O Botafogo, acuado, não tinha o que fazer a não ser se segurar. Irreconhecível, contava com a sorte, como em lance de Hernane rente à trave, e com a grande atuação de seu goleiro em duas cabeçadas à queima-roupa.

Mas os acréscimos foram longos. Cinco minutos por conta do atendimento justamente a Jefferson, que cortou a cabeça no início do segundo tempo. E Elias se tornou definitivamente o personagem da noite ao empatar aos 49, um prêmio a seu esforço e um castigo fatal ao Alvinegro.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Botafogo tem diante do Fla uma boa oportunidade para reassumir a liderança


@felipaodfemBlog do Felipaodf

O Botafogo sentiu por poucos dias o gostinho de ter tomado do Coritiba a liderança do Brasileiro. Em jogo isolado e adiantado da 12ª rodada, na quarta-feira, o Inter venceu o São Paulo e agora aparece no topo da tabela. Essa dança entre os clubes tem dado a tônica no nacional, e é difícil vislumbrar alguém se distanciando nesta nona rodada - que terá clássicos com desequilíbrio no retrospecto recente e com promessa de casa cheia.


Maracanã e Mineirão, que ficaram fechados por três Brasileiros, estão novamente à disposição de cariocas e mineiros. Empolgados por motivos distintos, os torcedores de Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG devem encher os reformados estádios para os clássicos locais de domingo entre os times. De quebra, o Pacaembu ainda será palco da saga do São Paulo em busca da reabilitação, justamente diante do Corinthians, rival que recentemente o derrotou na final da Recopa.

Vale acompanhar também o Inter do técnico Dunga defendendo a liderança na Arena Pernambuco, diante do Náutico; o regular Coritiba recebendo o Vitória no Couto Pereira; e o reencontro de Juninho Pernambucano com a torcida do Vasco em São Januário.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para todos os jogos da rodada e a cada semana estaremos destacando aqui, apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros coisas mais poderá ir direto no site anunciado.


FLAMENGO X BOTAFOGO
Confrontos Bola - Flamengo x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ

Depois de Fluminense e Vasco voltarem ao Maracanã no domingo passado, chegou a vez de Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro, mandante da partida, é muito inconstante no Brasileiro, principalmente depois da pausa para a Copa das Confederações. Em três jogos, acumulou um empate (2 a 2 com o Coxa), uma vitória (1 a 0 sobre o Vasco) e uma derrota (1 a 0 para o Inter). O Alvinegro busca reassumir a liderança da competição, já que a perdeu durante a semana para o Inter, que tem um jogo a mais.

Arbitragem: Pericles Bassols (RJ) apita o clássico, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).

Você sabia que... na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, desde 2003, o Botafogo nunca venceu o Flamengo? Foram 18 confrontos, com sete vitórias do Flamengo e 11 empates.


Comentários do blogueiro: Dois aspectos chamam a atenção nessa  breve análise sobre o clássico carioca no Maracanã. O primeiro deles refere-se ao estágio dos dois times na temporada: o Botafogo se mostra um time equilibrado que vem repetindo (praticamente) a mesma formação e o modo de jogar desde o início da temporada. Nesse período, sagrou-se Campeão Carioca de forma direta e tem se mantido no G-4 nas últimas rodadas. Já o rival, viveu um período de turbulência técnica e disciplinar após fracassar no Estadual que, somados a um mal começo no Brasileirão, provocou a dispensa de dois técnicos e alguns figurões do plantel. Na sequência, contratou Mano Menezes, ex-técnico da Seleção, e alguns reforços chegaram o que fez o time mostrar um esboço de organização sem que tenha, no entanto, conseguido pontuar o bastante para deixar a parte mais baixa da tabela. O outro aspecto refere-se à incômoda sequência sem vitórias do Fogão contra o rival, especificamente nos clássicos disputados pelo Brasileirão. São 18 partidas, na maioria delas com ocorrência de empates quase sempre cercados de dramaticidade.

São esses os ingredientes mais importantes desse confronto que deve dar bom jogo e bom público no novo Maraca. Separados por 12 posições na tabela, teremos de um lado o Bota, com seu futebol eficiente e já testado, tentando se manter no topo da tabela e de outro, um time ainda em formação querendo se afirmar na competição.Enquanto o Flamengo passou a semana se preparando pro jogo, o Bota vem do desgaste físico e emocional causado pelo confronto contra o Figueirense disputado no meio de semana pela Copa do Brasil. O Alvinegro conseguiu a classificação para as oitavas de final na disputa de pênaltis, depois de ser derrotado por 1 a 0 no tempo regulamentar. Jefferson foi novamente decisivo ao defender duas das cobranças do adversário... mais »