Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Valores: saiba o que separa Athletico e Botafogo para o acerto envolvendo Matheus Babi


Negociação esfriou porque equipes não chegaram a um consenso sobre a transferência; Alvinegro quer uma taxa de venda futura, algo que o Furacão não ofereceu




Matheus Babi tem quatro gols na temporada 2021 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Botafogo e Athletico Paranaense ainda buscam um acordo quanto Matheus Babi. Com tudo certo envolvendo o Serra Macaense, clube que detém os direitos econômicos do atleta, o Furacão, agora, precisa ter um sinal verde por parte do Alvinegro, time pelo qual o atacante está emprestado até dezembro de 2021, o que ainda não aconteceu.


Como o LANCE! adiantou na última quarta-feira, a negociação passa por um período complicado porque Athletico Paranaense e Botafogo não chegaram a uma conclusão sobre os valores. Com o Furacão e o Serra Macaense, tudo certo: haverá o pagamento de 1 milhão de euros (R$ 8 milhões, na cotação atual).

O Botafogo pediu R$ 3 milhões e 5% dos direitos de uma futura venda de Matheus Babi para o Athletico, que ofereceu apenas o valor de transferência, sem a porcentagem. O Alvinegro recusou os números apresentados pelo Furacão, o que explica a negociação ter entrado em compasso de espera.

Dirigentes de Athletico e Botafogo continuarão conversando nesta quinta-feira e nos próximos dias para chegar a um denominador comum e um aperto de mãos, que concretizaria a ida de Matheus Babi ao Furacão. O Serra Macaense monitora a situação e torce para um desfecho positivo.



E MAIS:
Botafogo faz treino no campo principal do Nilton Santos
Rescisão aparece no BID, e Kalou não é mais jogador do Botafogo
Após lesão de Pedro Castro, Botafogo apresenta queda de desempenho dentro de campo
Douglas Borges fala sobre começo de temporada e projeta: 'Tenho certeza que o Botafogo vai vir forte'
Botafogo e Athletico não chegam a acordo por valores, e negociação por Matheus Babi complica




Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Rescisão aparece no BID, e Kalou não é mais jogador do Botafogo


Pelo Alvinegro, foram 21 partidas disputadas e apenas um gol marcado, terminando a temporada como reserva




Kalou não é mais jogador do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


É oficial: Salomon Kalou não é mais jogador do Botafogo. A rescisão do atacante saiu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, no começo da tarde desta quinta-feira. Com um dos contratos mais altos do elenco e um baixo rendimento dentro de campo, o marfinense não estava nos planos da diretoria, que iniciou a negociação para rescindir o contrato ainda em fevereiro.

> Rhuan e mais cinco: Botafogo dá férias a jogadores que estão fora dos planos


No dia 11 de março, a reportagem do LANCE! revelou que, inicialmente, as conversas tinham avançado para um final positivo, mas a resposta feita pelo advogado do camisa 8 não foi boa. No entanto, após essa estagnada, a negociação andou e teve um desfecho oficial nesta sexta-feira.


O marfinense tinha contrato até dezembro deste ano com o Botafogo. Kalou, que conquistou a Liga dos Campeões Chelsea-ING em 2012, soma passagens por outros clubes europeus, como o Feyenoord-HOL, Lillie-FRA e o Herta Berlim-ALE.

Apesar de ter chegado com altas expectativas, ele não conseguiu corresponder à altura dentro de campo. No total, foram 21 partidas disputadas e apenas um gol marcado, terminando a temporada como reserva.



(Foto: Reprodução/CBF)




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Após lesão de Pedro Castro, Botafogo apresenta queda de desempenho dentro de campo


Em três jogos com o meio-campista (contabilizando a Copa do Brasil), o Botafogo marcou oito gols e não sofreu nenhum. Depois da lesão, são cinco gols marcados e seis sofridos



Pedro Castro estreou com a camisa do Botafogo na vitória por 3 a 0 sobre o Resende (Foto: Vitor Silva/Botafogo)



Um dos reforços do Botafogo para a temporada de 2021 foi o meio-campista Pedro Castro, que chegou por empréstimo da Tombense, de Minas Gerais. Apresentado pelo Alvinegro no dia 4 de março, ele já estreou - e como titular - na vitória por 3 a 0 sobre o Resende. Polivalente, Castro rapidamente se firmou na equipe alvinegra, que vinha em ascensão na temporada.


> Douglas Borges acredita que o Botafogo 'vai vir forte' para a temporada

No entanto, na partida contra o Bangu, válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca, Pedro Castro levou a pior em uma dividida e, aos 32 minutos da primeira etapa, foi substituído. A última atualização do estado de saúde do jogador veio no dia primeiro de abril. O Botafogo informou que o meio-campista evoluía no tratamento da entorse no joelho, mas não deu prazo da volta aos gramados.

O fato é: com o desfalque de Pedro Castro, o desempenho do Botafogo dentro de campo caiu - e isso se reflete no resultado das partidas. Em três jogos com o meio-campista (contabilizando a Copa do Brasil), o Alvinegro marcou oito gols e não sofreu nenhum. Após a lesão, são cinco gols marcados e seis sofridos.


E MAIS:
Botafogo e Athletico não chegam a acordo por valores, e negociação por Matheus Babi complica
Agnaldo Timóteo dará nome a calçadão do Estádio Nilton Santos
Botafogo contrata centroavante Lucas Goiano para o sub-20: 'Sonho realizado'



A queda de rendimento não é à toa. Como Pedro Castro mesmo disse na apresentação, ele é um jogador que pode tanto atuar mais avançado, quanto mais recuado. Dessa forma, fica evidente que a polivalência do atleta dentro de campo permite a Marcelo Chamusca mudar a forma de jogar do Botafogo, sem precisar fazer substituições.

- Costumo dizer que sou um jogador do meio do campo, independente da função que o professor escolher me colocar na partida, tanto de primeiro volante, quanto de segundo. Posso jogar até mesmo mais avançado, eu vou dar o meu melhor, também tenho a característica de ajudar no ataque, fazer aquele área a área. Então, essas são as minhas características, mas, no meu último clube tinha atuado bastante de segundo volante e de terceiro homem do meio campo - explicou Pedro Castro.

> Veja a tabela do Campeonato Carioca

O Botafogo volta a campo no próximo sábado, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, às 21h05. A partida é válida pela nona rodada do Campeonato Carioca.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Bem avaliado, Rafael Navarro se credencia para assumir titularidade no Botafogo


Atacante de 20 anos é o substituto de Matheus Babi, que está fora do próximo jogo



Muito explorada em 2020, a solução caseira volta a ser recurso para o Botafogo na atual temporada. A bola da vez é o centroavante Rafael Navarro, que assumiu a titularidade na reta final do último Brasileirão. Prestes a completar 21 anos, o atleta ganhou a primeira chance como titular com Marcelo Chamusca na última rodada do Campeonato Carioca, e a situação deve se repetir no próximo sábado, contra o Volta Redonda.


Titular no ataque alvinegro, Matheus Babi está suspenso depois de receber o terceiro cartão amarelo. Além disso, o centroavante tem proposta para sair. Chance para Navarro abrir caminho. Com dois gols pelo profissional do Botafogo, o jovem centroavante foi um dos poucos pontos positivos do empate em 1 a 1 com a Portuguesa e se credencia para ser a referência do time de Chamusca.


O jogador tem contrato com o Botafogo até 31 de dezembro de 2021 e poderá assinar pré-contrato com qualquer equipe a partir de junho, mas a tendência é que o vínculo com o clube alvinegro seja estendido. A diretoria ainda não conversou com a equipe do jogador.


+ Pronto para jogar, Carli espera chance com Chamusca



Rafael Navarro tem dois gols pelo profissional do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR


Natural de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Navarro saiu ainda jovem da casa da família em busca do sonho de ser jogador de futebol. O primeiro destino foi a capital carioca, onde chegou aos 12 anos para defender o Fluminense. No período, atuando também como camisa 10, o jovem chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-15. Aos 17, o centroavante foi contratado pelo Atlético-GO e logo passou a ser observado pelo Botafogo.


Com 18 gols em 17 jogos pelo time goiano em 2019, Navarro foi então contratado pelo Botafogo em outubro daquele ano. Em poucos meses, começou a treinar com o profissional.


Desde o início, o atacante foi bem avaliado internamente. Chamado de "fazedor de gols nato" pelo então técnico do sub-20 Marcos Soares, Navarro foi elogiado por características como força, movimentação e polivalência. Em janeiro de 2020, foi chamado por Alberto Valentim para treinar com o elenco na pré-temporada do Botafogo em Domingos Martins, no Espírito Santo.


+ Bota dá férias a seis jogadores que estão fora dos planos


No início da última temporada, o jovem compôs o elenco que disputou o Carioca e participou de oito jogos, sendo três como titular. No primeiro momento, o entendimento foi que Navarro, ainda sem o ritmo de jogo, não estava totalmente preparado para assumir um papel na equipe.


Ele virou a chave quando foi chamado novamente para o time sub-20 e aproveitou a chance para voltar a ser cogitado no profissional. Com boas atuações no Brasileirão e no Carioca da categoria, Navarro voltou a se destacar e a marcar gols. Episódio marcante foi no 4 a 0 sobre o Santos, em novembro passado, quando o atleta balançou as redes três vezes.


No sub-20, ele terminou a temporada com nove gols e cinco assistências em 28 jogos. A evolução física e técnica do atacante o levou novamente aos gramados do Nilton Santos.




Rafael Navarro marcou belo gol contra o Palmeiras pelo Brasileirão de 2020


Com o time principal rebaixado para a Série B, o Bota abriu as portas para os jovens na reta final da temporada, e Navarro não desperdiçou a oportunidade. Assim que assumiu a titularidade, anotou o gol do empate em 1 a 1 com o Palmeiras. Depois voltou a marcar contra o Grêmio. As boas atuações geraram sondagens, mas o atacante vê no Botafogo a chance de crescer em sua primeira temporada integrado de vez ao profissional.


Às 21h05 do próximo sábado, Rafael Navarro terá novo compromisso com a camisa alvinegra, diante do Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, pela nona rodada da Taça Guanabara.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro