Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Elenco do Botafogo sofre com surto de virose gastrointestinal



Clube informou que dez profissionais do Departamento de Futebol, incluindo jogadores e membros da comissão técnica, foram contaminados





Treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


O elenco do Botafogo passa por problemas que vão além das quatro linhas. O clube informou que o Departamento de Futebol, incluindo jogadores e membros da comissão técnica, foi diagnosticado com mais de dez casos de virose gastrointestinal nessa semana.


+ Botafogo encaminha contratação de Lucas Perri, ex-São Paulo, para 2023


A doença atrapalhou o andamento das atividades do Glorioso, que se reapresentou nesta terça-feira para começar a preparação visando o jogo contra o Ceará, no próximo sábado, pelo Brasileirão.


O clube não informou quais jogadores e funcionários foram afetados pela virose. Geralmente, os sintomas de uma virose gastrointestinal são diarreia e vômitos.

Em nota, o clube informou que está "enviando os máximos esforços e cuidados para plena recuperação de todos o mais rápido possível".


E MAIS: Botafogo e Danilo Barbosa voltam a negociar, e clube tem otimismo por desfecho
Alvo do Botafogo, Tiquinho Soares já foi chamado de 'Novo Hulk' em Portugal
Godoy Cruz bate o pé, e Botafogo trabalha para contratar Martín Ojeda para 2023
Rafael se recupera e está liberado para retornar ao Botafogo
Torcida do Botafogo esgota ingressos e enche setor visitante contra o Corinthians



NOTA DO BOTAFOGO:


"Cerca de dez profissionais do Departamento de Futebol, entre atletas e membros da comissão técnica, foram afetados por um surto de virose gastrointestinal e tiveram suas atividades impactadas neste início de semana. O Clube está enviando os máximos esforços e cuidados para plena recuperação de todos o mais rápido possível."



Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo avança em conversas com Danilo Barbosa e Tiquinho Soares



Clube está otimista em fechar dupla para esta temporada. Ojeda pode assinar para 2023




O Botafogo caminha bem para acertar mais dois reforços para o restante da temporada: o volante Danilo Barbosa e o centroavante Tiquinho Soares. A chegada dos dois brasileiros que estão no futebol europeu é vista como provável ainda nesta janela de transferências.





Tiquinho Soares em campo pelo Olympiacos — Foto: Divulação / Olympiacos


As negociações ainda não estão finalizadas, mas ambas estão mais próximas de um acerto financeiro. O Bota se vê perto de agradar tanto os clubes envolvidos quanto os atletas. Com o Nice, da França a diretoria já havia se acertado há algum tempo, restando aparar arestas com Danilo. Já nas conversas pelo centroavante, a parte mais trabalhosa é convencer o Olympiacos, da Grécia, o que está mais perto de acontecer.


Para esta segunda janela, além dos quatro reforços já anunciados, o Botafogo voltou esforços para reforçar as posições de goleiro, volante, meia e centroavante. Os alvos foram definidos rapidamente, entre eles Danilo e Tiquinho.



Davi Barros comenta a entrevista em que John Textor diz que gastou mais do que pretendia no Botafogo (https://ge.globo.com/video/davi-barros-comenta-a-entrevista-em-que-john-textor-diz-que-gastou-mais-do-que-pretendia-no-botafogo-10813705.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



Olho em 2023

Entre as prioridades, o cenário mais difícil é para reforçar o meio de campo com o argentino Martín Ojeda. O Bota chegou aos números que querem tanto o jogador como o Godoy Cruz. O problema é convencer o outro clube a liberar o principal jogador do time ainda nessa temporada.





Danilo Barbosa é apresentado pelo Nice — Foto: Divulgação/Nice





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


O lado carioca quer o atleta para agora, mas não vê sentido em pagar a multa rescisória, que é alta, em troca dos serviços do atleta por quatro meses a mais. Por isso, não se descarta que o acerto fique encaminhado para 2023.


Em situação parecida está o provável reforço para defender o gol. Lucas Perri, do Náutico, está em fim de contrato e negocia para se juntar ao clube alvinegro a partir da próxima temporada. O Bota já tem uma contratação confirmada para o fim do ano: o volante Marlon Freitas, do Atlético-GO.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Davi Barros, Renata de Medeiros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Cuesta treina de máscara em atividade do Botafogo no Lonier



Zagueiro ainda se recupera de uma operação após fraturar ossos do rosto em choque com Lucas Piazon



Cuesta está cada vez mais próximo de voltar a atuar pelo Botafogo. O zagueiro argentino, que fraturou ossos da face no jogo com o Cuiabá em choque de cabeça com Lucas Piazon, treina com uma máscara protetora nas atividades no Espaço Lonier.


Na última sexta-feira, "El patrón" realizou o treino no CT do Botafogo com um boné para proteger a cicatriz para inserção de uma placa de metal no rosto. O uso da máscara é uma nova etapa na volta do zagueiro, que agora passa a poder treinar com contato e se adaptar.
 

+ Botafogo avança em conversas com Danilo Barbosa e Tiquinho Soares





Davi Barros comenta a entrevista em que John Textor diz que gastou mais do que pretendia no Botafogo (https://ge.globo.com/video/davi-barros-comenta-a-entrevista-em-que-john-textor-diz-que-gastou-mais-do-que-pretendia-no-botafogo-10813705.ghtml)



+ Botafogo investe em tecnologia e equipamentos para monitoramento de performance


As primeiras imagens do zagueiro treinando com a máscara de proteção foram divulgadas pelo Botafogo na tarde desta terça-feira. De acordo com o último "Guia da Partida", quando o clube atualiza os jogadores que estão no departamento médico, Cuesta constava como "em transição", assim como Carlinhos, Victor Sá e Diego Gonçalves.


O zagueiro argentino não entra em campo desde a derrota por 2 a 0 para o Cuiabá, em Mato Grosso, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquele dia 10 de julho, Cuesta e Lucas Piazon saíram no segundo tempo após um choque de cabeça. O meia ficou em observação por causa dos protocolos de concussão, mas não teve nada mais grave. Já o zagueiro precisou ser operado.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Cuesta passa a treinar de máscara no Botafogo após operação no rosto — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Com ou sem Cuesta, o Botafogo volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Ceará, 16h30 (de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. O Bota é o 12º colocado, com 24 pontos e está a quatro da zona de rebaixamento. O Ceará é o 14º, com o mesmo número de pontos, mas tem duas vitórias a menos que o time de Luís Castro.

Após virar SAF, Botafogo investe em tecnologia e equipamentos para monitoramento de performance


Clube aposta em novos equipamentos e tecnologia para reforçar departamento de fisiologia



Se engana quem pensa que os números no futebol estão reduzidos àqueles que vimos nos scouts durante as transmissões: posse de bola, passes e finalizações, dribles, entre outros. Junto com a equipe de análise de desempenho - que é a responsável por mapear estes índices a que estamos mais familiarizados -, há outros profissionais que são amigos das planilhas: os fisiologistas.


+ John Textor diz ter gastado o dobro do que pretendia no Botafogo



Nas mãos dos fisiologistas, estão dados importantes relacionados à saúde dos atletas e a eles cabe a missão de potencializar a performance, o que inclui, por exemplo, prevenir lesões. Para isso, há um rigoroso acompanhamento que visa quantificar o nível de desgaste físico de cada jogador do grupo.


+ Botafogo explora mercado português após chegada de Luís Castro


Esse monitoramento é feito por diversos tipos de tecnologia e equipamentos. E, desde a instituição da SAF, o Botafogo começou a investir na área. Foram adquiridos mais de 100 dispositivos de GPS, que ajudam a medir distância percorrida, além de frequencímetros, que monitoram a frequência cardíaca, e um aparelho de termografia, que distingue a temperatura de diferentes partes do corpo, o que permite identificar inflamações, por exemplo.





Exame CK no Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR



Também foi adquirido um novo aparelho de CK, cuja função é medir a creatina quinase, uma enzima que, dependendo do nível, indica que o atleta tem propensão a sofrer uma lesão. O mesmo equipamento pode realizar o exame de PCR (apesar do nome, em nada tem a ver com o teste que detecta a Covid-19), que detecta o nível de desgaste físico, muscular e o processo inflamatório.


+ Botafogo recupera Rafael e Carli e fica com o DM menos cheio


Fora as novas tecnologias e equipamentos - que também compõe a recém inaugurada academia do Espaço Lonier, CT do Botafogo -, a equipe da fisiologia dobrou: passou de três para seis fisiologistas. Dois profissionais - Dailson Paulucio, coordenador da área, e o assistente, Julio Monteiro - atendem a equipe principal. Um terceiro, Thiago Marquez, cuida do Time B (ou sub-23, como é tratado durante o Brasileirão de Aspirantes). Nas categorias de base, Julia Castellano fica no sub-20, e Douglas Cabral se divide entre o sub-17 e sub-15. Por último, Gabriel Rodrigues, é responsável pelo time feminino.


A cabeça por trás dos avanços

Discreto e concentrado, Dailson Paulucio atravessa um dos campos do Espaço Lonier apressadamente em direção a um dos membros da comissão técnica de Luís Castro antes de um dos treinos abertos à imprensa no mês de julho. Depois de alguns minutos de ponderações, o fisiologista de 34 anos faz o caminho inverso com o mesmo passo


+ Botafogo terá agosto com menos jogos e só uma viagem


A inquietação não é apenas um traço identificado no andar de Dailson, mas também uma característica de sua personalidade. Por iniciativa própria e depois de horas de estudos independentes pela internet, ele desenvolveu um sistema de monitoramento físico para os atletas alvinegros em 2016. A intenção inicial era digitalizar índices básicos, que antes eram registrados à mão, em fichas. Só que o projeto se tornou mais do que isso.



Fisiologista Dailson Paulucio e Joel Carli, do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR



A organização dos dados chamou a atenção de profissionais de outras áreas do clube e, com a colaboração de fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas, médicos e outros, Dailson foi aprimorando a ferramenta, que está em constante desenvolvimento e cada vez mais completa.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Hoje, o sistema é abastecido também pelos atletas, que respondem a cada treino como se sentem. O resultado é uma base que mapeia cansaço, dor, qualidade do sono e disposição, por exemplo. A partir das respostas - que podem ser preenchidas em um tablet no clube ou até pelo celular de cada um -, cada departamento pode agir de maneira específica para atender individualmente os atletas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


- A fisioterapia pode indicar um tipo de massagem, a nutrição já separa os sachês de suplementação de acordo com as necessidades... É um monitoramento individual para potencializar o desempenho coletivo - ressalta Dailson.





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


O pensamento abrangente é algo que Dailson valorizou durante toda sua trajetória, conta. Guiado pela curiosidade e pela vontade de "não querer fazer a mesma coisa todos os dias", o capixaba de Muniz Freire - cidade a quase 200 quilômetros da capital do Espirito Santo, Vitória - é formado em Educação Física e está há 12 anos no Rio de Janeiro. Na cidade, concluiu Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do RJ. E foi nos laboratórios da universidade que surgiu a possibilidade de trabalhar no departamento de fisiologia do Botafogo, onde está desde 2016.


Mundo virtual para ajudar no real

Dailson considera que o principal desafio é transmitir a mesma informação para um grupo tão heterogêneo, como é um elenco de jogadores. Para tentar facilitar a comunicação, o fisiologista teve uma ideia: transformar uma tabela de dados em um gráfico idêntico ao apresentado no videogame. Sabendo que muitos jogadores passam horas a fio competindo no Fifa, Dailson viu uma oportunidade para levar uma projeção virtual para o dia a dia dos atletas.





Dailson tentou levar modelo parecido ao do video game para os vestiários — Foto: Reprodução



Outra tentativa que aguçou a curiosidade dos atletas foi o relatório técnico da Copa do Mundo de 2018. Dailson conseguiu importar a base de dados divulgada pela Fifa para a plataforma utilizada pelo Botafogo. A partir daí, comparou índices de estrelas mundiais aos dos alvinegros para facilitar o entendimento do grupo com que trabalha diariamente.


- O Matheus Nascimento, por exemplo. Eu poderia chegar para ele e perguntar: você se espelha em quem? E, a partir da resposta, eu mostraria que, para ser o como o Messi, ele precisaria potencializar "tal" característica. Para o Cristiano Ronaldo, essa outra. Para Neymar, essa aqui... E assim por diante - explicou Dailson enquanto apontava para a tela do computador repleta de números.


Para se ter uma ideia, já há mais de 100 jogadores por posição que passaram pelo Botafogo e deixaram seus dados armazenados no clube. Assim, é possível fazer “recortes” sobre características comuns a jogadores a depender da área do campo em que atuam. Kanu, por exemplo, é o que tem a evolução monitorada por mais tempo, já que fez a base no clube. Há dados do zagueiro desde 2017.



Software

Nos últimos anos, a base de dados do Botafogo se transformou em um sistema completo graças às horas em que Dailson passou em frente ao computador assistindo a vídeos no YouTube sobre o Google Studio, a ferramenta que possibilita a captação e armazenagem de todas as informações. E este trabalho está perto de ganhar um reforço.


O Botafogo encaminha acerto para contar com um software que consegue mapear por vídeo muitos dos índices acompanhados de perto por Dailson e toda a equipe de fisiologia do clube. Já pensou em identificar que um jogador está perto de seu limite muscular pela televisão (ou celular, por exemplo)? Parece avançado demais, mas esta realidade está próxima do Botafogo.


O mesmo programa também pode ser utilizado pela análise de desempenho que, por sua vez, mapeará outro tipo de informação (aqueles que citamos lá no início da reportagem, como passes, movimentações e outros fundamentos). Dailson garante que é uma das tecnologias mais avançadas do mercado e que o acesso ainda não se popularizou. O certo é que os olhos da equipe de Textor estão bem atentos para melhorar a estrutura alvinegra.


- O fato de o Mazzuco (diretor esportivo do Botafogo) ter especialização em Fisiologia nos ajudou muito no processo de compra dos equipamentos, pois ele tem o entendimento da importância deste tipo de monitoramento. E é algo aqui no clube que acaba ajudando muitas áreas - elogiou Dailson.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro