Páginas

domingo, 21 de março de 2021

Chamusca fala em frustração com empate no fim e diz que Botafogo jogou com ambição para vencer


Técnico fez variações na escalação e na formação tática durante o 1 a 1 com o Vasco: "Não tivemos pré-temporada, então teremos essas surpresas em relação às alternâncias de jogar"



Marcelo Chamusca por pouco não saiu com a vitória de seu primeiro grande desafio à frente do Botafogo, que sofreu empate do Vasco nos minutos finais do clássico deste domingo em São Januário e acabou levando o primeiro gol na temporada. O técnico não escondeu a frustração com o resultado, mas disse que chateação só dura até amanhã.


- A gente fez um segundo tempo muito bom no aspecto de construção de jogadas, neutralizamos muito bem o Vasco até um determinado momento e tivemos muitas possibilidades em transição e contra-ataque. (Empate no fim) deixa a gente frustrado, porque nosso sentimento é pelo tanto que a gente produziu no segundo tempo. Tivemos muitas chances de matar o jogo, ficamos com o sentimento de frustração porque tivemos ambição e jogamos para vencer. Mas estou satisfeito que os jogadores seguiram o plano de jogo. A gente pode ficar chateado e remoer até amanhã de manhã. À tarde já temos que estudar e pensar no Flamengo e recuperar a confiança para quarta-feira.


+ Kanu vê Botafogo em "reconstrução a passos largos"



Marcelo Chamusca em Vasco x Botafogo — Foto: André Durão/ge


Marcelo Chamusca fez vários testes no clássico e variou não só a escalação, mas também a formação tática do time em alguns momentos. O técnico usa o Campeonato Carioca como laboratório e afirma que outras experiências serão feitas nos próximos jogos.



- Tem um ponto que é muito importante pra gente analisar a construção. Estamos fazendo os testes, colocando os jogadores que são contratados e construindo um padrão tático em jogos oficiais. Não tivemos pré-temporada, não fizemos jogos-treino, então na prática teremos essas surpresas em relação às alternâncias de jogar. Eu não sou preso a sistema nenhum de jogo, mas fico preso aos conceitos em cada fase do jogo. Essa experiência está tendo que ser feita com a bola rolando e vai ser assim no Carioca. Nossa intenção é conseguir vencer os jogos, estamos na briga.


Com o empate, o Botafogo perdeu a chance de fechar a rodada dentro do G-4, a zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. O time comandado pelo técnico Marcelo Chamusca ocupa a quinta colocação da Taça Guanabara com seis pontos. O Alvinegro volta a campo na próxima quarta-feira, para mais um clássico, dessa vez contra o Flamengo no Nilton Santos.



Outras declarações de Chamusca

Opção por Rickson


- A opção pelo Rickson foi tática e não técnica. Com ele eu tinha duas possibilidades de formatação. Poderia utilizá-lo por dentro, com um tripé de volantes, dando mais liberdade pro Warley e pro Marcinho, e também poderia utilizá-lo fazendo o corredor pelo lado direito com Marcinho jogando mais por dentro e próximo do Babi. Utilizei as duas formações e crescemos muito quando Rickson foi pra direita. Ele me dava a possibilidade de mudar a forma do time jogar sem precisar substituir.


- Como tive problemas com os volantes nessa semana, até tive que usar o Benevenuto como volante no segundo tempo, a estratégia foi de guardar o Kayque, que entrou muito bem no segundo tempo.


Escalação com três volantes

- A mudança foi em cima da análise que fizemos do Vasco, que tem uma proposta de saída de três, onde espeta os dois laterais numa linha muito aguda e tem também jogo de combinação pelos lados e de entrelinhas por dentro. Nossa ideia era fortalecer a marcação por dentro e poder liberar Marcinho e Warley para fazer a primeira batida na linha de três do Vasco. A equipe teve um pouco de dificuldade não na fase defensiva, onde praticamente anulamos o Vasco, mas nossa mecânica de construção ofensiva estava comprometida, por isso mudei o Rickson e o segundo tempo foi muito melhor.



Dificuldades de criação

- A tentativa de jogar com o tripé dificultou nossa construção e, a partir do momento que mudamos o posicionamento do Rickson principalmente, tivemos uma capacidade de construção e controle de jogo muito boa. Contratação do Ricardinho foi pra suprir o que Bruno Nazário fez nos dois primeiros jogos com a gente. Estamos buscando mais um extremo com características de jogar por dentro, que ataque espaço, temos o Felipe Ferreira que também pode fazer isso, e o Marcinho tem feito a função muito bem. No segundo tempo mostrou bom repertório e podemos mantê-lo na posição e usar outros jogadores fazendo o corredor de acordo com a análise do adversário.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Matheus Frizzo é o destaque, e Paulo Victor estreia bem no profissional


Veja as notas dos jogadores alvinegros no empate em 1 a 1 com o Vasco em São Januário




Marcelo Benevenuto [ZAD]: nota 4,5

Zagueiro não estava mal no clássico, mas teve participação direta no gol de empate do Vasco, aos 41 minutos do segundo tempo. Marcelo cedeu escanteio desnecessário para o rival.


Paulo Victor [LAE]: nota 6,5

Lateral-esquerdo da base, de 19 anos, fez primeiro jogo pelo profissional e não sentiu o peso. Bem defensivamente, mostrou disposição e apoiou o jogo ofensivo. Saiu com cãibras no segundo tempo.


Matheus Frizzo [VOL]: nota 7,0

Volante mais uma vez fez boa partida e aparece como boa aposta do Botafogo. Com ótimo passe e consciência de jogo, Frizzo teve participação direta no gol alvinegro ao cruzar bola que foi desviada por Zeca para a própria meta.



Matheus Babi e Matheus Frizzo comemoram gol do Botafogo — Foto: André Durão/ge


CONFIRA TODAS AS NOTAS:

Douglas Borges [GOL]: 6,0

Jonathan [LAD]: 6,0

Marcelo Benevenuto [ZAD]: 4,5

Kanu [ZAE]: 6,0

Paulo Victor [LAE]: 6,5

(Felipe Ferreira [MEC]: 5,5)

Zé Welison [VOL]: 5,5

(Gilvan [ATA]: 6,0)

Rickson [VOL]: 5,5

(Ênio [ATA]: 5,5)

Matheus Frizzo [VOL]: 7,0

(Kayque [VOL]: 6,0)

Warley [ATA]: 6,5

Marcinho [ATA]: 5,5

Matheus Babi [ATA]: 5,5

(Rafael Navarro [ATA]: 5,5)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo negocia contratação de Marco Antônio, meia do Bahia


Clube alvinegro vai se reunir com representante do atleta na próxima segunda-feira para acertar empréstimo do jogador de 23 anos até o final desta temporada





Gol do Bahia! Marco Antônio bate da entrada da área e abre o placar (https://globoesporte.globo.com/futebol/video/gol-do-bahia-marco-antonio-bate-da-entrada-da-area-e-abre-o-placar-aos-36-do-1o-8739481.ghtml)



Em busca de mais um reforço para o meio-campo, o Botafogo fez proposta por Marco Antônio, do Bahia. O clube vai se reunir com o representante do atleta na próxima segunda-feira para acertar empréstimo do meia de 23 anos até o final desta temporada. A informação foi publicada inicialmente pelo "Lance!" e confirmada pelo ge.


Além do Botafogo, o América-MG também tem interesse na contratação do jogador, mas o clube carioca tem a preferência e encaminhou acordo com Marco Antônio.


+ Contratações do Botafogo para 2021: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube



Marco Antônio tem acordo encaminhado com o Botafogo — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação


Marco Antônio assinou recentemente um novo acordo com o Bahia para extensão do vínculo até fevereiro de 2023. O antigo contrato era válido até dezembro deste ano. O clube baiano não costuma se pronunciar sobre negociações.


+ Bom planejamento surte efeito no futebol feminino do Botafogo


O meia foi contratado pelo Bahia em 2016 para compor o time sub-20 após se destacar na Copa São Paulo pelo Desportiva Paraense. Em 2018, foi promovido ao time profissional e chegou a emplacar uma série de boas partidas. Contudo, uma lesão no pé o impediu de seguir na equipe. Na última temporada, Marco Antônio realizou 27 jogos, com quatro gols marcados.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Rafael Santana — Rio de Janeiro

Vasco x Botafogo: veja escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o confronto da quarta rodada da Taça Guanabara





— Foto: ge



O confronto entre Vasco e Botafogo, neste domingo, a partir das 18h (de Brasília), em São Januário, será o primeiro clássico das equipes no Carioca. Enquanto o time da casa ainda não venceu na competição, o visitante está invicto.


+ ACOMPANHE O CLÁSSICO EM TEMPO REAL


O Vasco iniciou o torneio com jogadores do sub-20, um reflexo das férias estendidas após o rebaixamento à Série B do Brasileirão. O Botafogo, que também caiu no Brasileiro, usou titulares desde o começo. Os dois clubes, que recentemente passaram à segunda fase da Copa do Brasil, tentam se reestruturar esportivamente e financeiramente na temporada 2021.


+ Os jogos e a classificação do Carioca



Nesta fase da competição, não há o uso do VAR.


A partida terá transmissão da Claro/Net, Sky, Vivo, VascoTV, BotafogoTV e Carioca Play.


Tempo Real: o ge acompanha os lances da partida.






Vasco - técnico Marcelo Cabo


Depois da classificação com sufoco na Copa do Brasil, com o 1 a 1 diante da Caldense, Cabo priorizou o descanso e a conversa na preparação ao clássico. Até por conta do calendário, afinal, o time chegou ao Rio na sexta e só teve o sábado disponível para treinar. A tendência é de que Cano seja titular após melhorar a forma física.


Time provável: Lucão; Zeca, Ricardo Graça, Ernando e MT; Andrey, Bruno Gomes e Marquinhos Gabriel; Pec, Cano e Talles.




Provável escalação do Vasco para enfrentar o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: não há desfalques.


Pendurado: Ulisses.


+ Acesse mais notícias do Vasco


Botafogo - técnico Marcelo Chamusca


Este será o primeiro grande teste de Chamusca na temporada, e o técnico teve pela primeira vez uma semana cheia de treinos. Invicto, com duas vitórias e dois empates, o Botafogo usa o Estadual como laboratório e vê o clássico como oportunidade de fortalecer o início de trabalho.


Chamusca terá novo problema na lateral esquerda. Com Hugo e Guilherme Santos no departamento médico, o treinador estava escalando o zagueiro Sousa improvisado no setor. Com Covid-19, o jovem é desfalque neste domingo. Paulo Victor, lateral-esquerdo da base, pode pintar no time titular. No meio, tendência é que Rickson ganhe nova chance, e Marcinho jogue no ataque.


Time provável: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Paulo Victor; Zé Welison, Rickson e Matheus Frizzo; Warley, Marcinho e Matheus Babi.




Provável escalação do Botafogo para enfrentar o Vasco — Foto: ge


Quem está fora: Diego Cavalieri (lesão no tornozelo direito), Gatito (edema ósseo no joelho), Lucas Barros (cirurgia no joelho), Hugo (lesão na coxa esquerda), Sousa (Covid-19), Pedro Castro (lesão no joelho esquerdo), Guilherme (transição) e Ronald (transição).


Pendurados: ninguém.


+ Acesse mais notícias do Botafogo





Árbitro: Wagner dos Nascimento Magalhães.
Assistente 1: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha.
Assistente 2: Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro