Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Botafogo fica próximo de contratar lateral-esquerdo Thiago Carleto



Jogador que foi campeão brasileiro pelo Fluminense, em 2012, depende de poucos detalhes para ser anunciado como reforço do Alvinegro




Jogador defendeu o Avaí em 2014 (Foto: Diego Madruga)
O Botafogo segue a todo vapor na contratação de jogadores. O nome da vez é o de Thiago Carleto. O lateral-esquerdo de 25 anos está próximo do acerto com o clube, dependendo somente de exames médicos e outros detalhes burocráticos. O jogador disputou terminou o ano de 2014 defendendo o Avaí, que na última rodada conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Revelado pelo Santos, Carleto defendeu clubes da Espanha e depois se transferiu para o São Paulo, em 2010. Do Tricolor foi emprestado a América-MG, Ponte Preta e Avaí. Com a camisa do Fluminense, em 2012, fez parte do elenco que conquistou o título do Brasileirão.

A primeira alternativa do Botafogo para a posição foi Cortez, que também pertence ao São Paulo. No entanto, o salário do lateral-esquerdo foi considerado acima do orçamento estipulado pela diretoria alvinegra. Nesta segunda-feira o clube acertou a contratação de Diego Giaretta, que é zagueiro de origem mas atua na lateral esquerda.

Embora ainda não tenha anunciado oficialmente, o Botafogo já tem acerto com oito jogadores: os zagueiros Alisson e Roger Carvalho, os meias Camacho, Elvis e Diego Jardel, o zagueiro e lateral-esquerdo Diego Giaretta e os atacantes Rodrigo Pimpão e Tássio.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Insatisfeito com a falta de um projeto, Jefferson não se apresenta na quinta


Agente reclama do fato de diretoria não ter se manifestado sobre pagamento de dívida e plano de futuro para o goleiro. Presidente diz que o capitão é prioridade





Jefferson tem contrato até o fim de 2015
(Foto: Agência Getty Images)
Ao mesmo tempo em que se movimenta para a contratação de reforços, o Botafogo vê seu principal jogador ficar mais distante. Em comum acordo com a MFD, empresa que gerencia sua carreira, Jeffersondecidiu não se apresentar nesta quinta-feira. Seu retorno ao Alvinegro está condicionado a uma manifestação da diretoria sobre um plano de pagamento de salários atrasados e ao planejamento de seu futuro no clube.


Jefferson tem contrato com o Botafogo até o fim de 2015, mas sua permanência ocorrerá somente se for solucionada a questão de salários atrasados. O Alvinegro tem 10 meses de direitos de imagem em atraso, num total de mais de R$ 2 milhões. Nos últimos meses somente foram depositados 20% dos salários do goleiro, que impedem uma saída via ação na Justiça.

– Estamos até hoje aguardando o Botafogo se posicionar sobre a dívida e o projeto futuro para o Jefferson. Como isso não ocorreu, ele não se apresenta no dia 8. A não ser que o clube se manifeste numa data anterior a essa – confirmou Gerson Sá, um dos empresários do camisa 1.

Presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira mostrou conhecimento a respeito da situação e afirmou que está à espera da liberação das verbas penhoradas para se reunir com os agentes do atleta.

– Vou reiterar que o Jefferson é nossa prioridade. Assim que nossos recursos forem desbloqueados, vamos nos reunir com os representantes dele para buscar uma composição financeira e acertar a dívida e a renovação do contrato. Promessa eu não faço mais. Não depende mais do Botafogo, depende da Justiça do Trabalho.

Jefferson deixou claro seu desejo de permanecer no Botafogo e até de encerrar a carreira no clube. No entanto, avisou que precisava ouvir da diretoria propostas concretas relativas a passado e futuro. Até então, houve somente uma reunião entre seus agentes e dirigentes do clube, sem que houvesse a apresentação dos projetos. Atualmente o Botafogo busca investidores e aguarda a liberação de suas receitas na Justiça para mostrar seu projeto para o jogador da seleção brasileira. A ideia é que seja formalizado um novo contrato, válido até 2017.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo fecha com mais três reforços: Elvis, Tássio e Diego Giaretta



Meia, centroavante e zagueiro/lateral-esquerdo dependem apenas de questões burocráticas para serem anunciados pelo Alvinegro




Roger e Tássio seguem para exames (Foto: Gustavo Rotstein)
O Botafogo está perto de acertar com mais três reforços para 2015. Nesta segunda-feira o meia Elvis, o atacante Tássio e o zagueiro Diego Giaretta estiveram em General Severiano para tratar dos últimos detalhes de seus contratos. Eles se juntarão a outros cinco atletas que dependem somente de exames médicos para serem anunciados pelo clube.

No caso de Diego Giaretta, trata-se de um retorno ao Botafogo. Hoje com 31 anos, o zagueiro foi contratado em 2009 para ajudar o Alvinegro a se livrar do rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Improvisado pelo técnico Estevam Soares como lateral-esquerdo, ele se firmou como titular e mostrou força defensiva. Seu último clube foi o Atlético-GO, onde trabalhou com o técnico René Simões.

Elvis, de 24 anos, foi revelado no Paraná Clube e atuou pelos juniores do Botafogo em 2010 antes de assinar com o Benfica, de Portugal. Após passagem pelo América-MG, o meia de características ofensivas defendeu o Tombense (MG) na Série D de 2014, sendo um dos destaques da competição.

Já o centroavante Tássio, de 30 anos, defendeu o Bragantino na última temporada. O jogador é carioca de nascimento e tem passagens por clubes de vários países, como Portugal, Chipre, Bulgária, Grécia, Coreia do Sul e Irã.

Elvis chega ao clube para exames (Foto: Gustavo Rotstein)
Os três se juntam a outros cinco reforços que serão anunciados pelo Botafogo em breve. O clube aguarda apenas os exames médicos e as assinaturas de contrato para oficializar os zagueiros Alisson e Roger Carvalho, os meias Diego Jardel e Guilherme Camacho (ex-Flamengo) e o atacante Rodrigo Pimpão.

Além deles, o novo coordenador de futebol, Antônio Lopes, afirmou nesta segunda-feira, durante sua apresentação oficial, que outros cinco jogadores estão em estágio avançado de negociação. O dirigente, porém, não revelou os nomes dos atletas.

Os jogadores se apresentam para a pré-temporada na próxima quinta-feira. No domingo, o elenco segue para Várzea das Moças, no Rio de Janeiro.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Lopes descarta loucuras, mas revela 13 reforços encaminhados no Botafogo


Novo coordenador de futebol é apresentado, promete novidades nos próximos dias e afirma que acerto com Jefferson está perto




Novo gerente de futebol, Antônio Lopes é apresentado no Engenhão
 e quer elevar a autoestima dos atletas (Foto: Marcelo Baltar)
Novo gerente de futebol, Antônio Lopes é apresentado no Engenhão e quer elevar a autoestima dos atletas (Foto: Marcelo Baltar)

Antônio Lopes foi apresentado oficialmente, nesta segunda-feira, como coordenador de futebol do Botafogo. O trabalho, no entanto, começou no fim do ano passado. Em sua primeira entrevista coletiva no clube, o dirigente anunciou que já tem 13 reforços encaminhados para temporada. Segundo Lopes, oito estão pelos exames médicos, enquanto outros cinco dependem de detalhes.Os anúncios, porém, só serão feitos quando os contratos estiverem assinados. E ele garantiu que a busca por jogadores continua.

- Temos alguns jogadores que realizam exames médicos hoje. Já temos oito jogadores quase certos. Preferimos esperar os exames médicos que serão realizados hoje e amanhã. Temos mais cinco em andamento, faltando pouco para acertar. Mas ainda vamos em busca de outros jogadores.

Entre os jogadores que dependem apenas da assinatura estão os zagueiros Alisson e Roger Carvalho, os meias Diego Jardel e Camacho (ex-Flamengo) e o atacante Rodrigo Pimpão. Os quatro realizarão exames médicos nesta segunda-feira e devem ser anunciados nos próximos dias. Lopes garantiu que o clube não cometerá loucuras na busca por reforços.

– O Botafogo não vai fazer loucuras na contratação de jogadores. Todos os grandes clubes do Rio de Janeiro estão com essa política. Estamos fazendo a montagem do elenco aproveitando jogadores das categorias de base. Serão oito jogadores da base. Vamos fazer essa mescla entre jovens e experientes. E vamos contratar jogadores com um perfil competitivo, dentro de uma faixa salarial. Está estabelecido um orçamento. O salário vai depender da qualidade do jogador. Alguns serão contratados dentro de uma limite, mas também teremos jogadores com salários acima. Tudo depende da qualidade.

Lopes ainda revelou que oito jogadores das categorias de base foram integrados ao grupo principal: Os laterais Gilberto e Jean, o zagueiro Igor Rabelo, os volantes Andreazzi e Fernandes, o meia Gegê e os atacantes Sassá e André.

Vice de futebol do Alvinegro, Mantuano recepcionou Antônio Lopes na tarde desta segunda-feira (Foto: Marcelo Baltar)

Confira os principais trechos da entrevista:

Orçamento apertado

O Botafogo não vai fazer loucuras na contratação de jogadores. Todos os grandes clubes do Rio de Janeiro estão com essa política. Estamos fazendo a montagem do elenco aproveitando jogadores das categorias de base. Serão oito jogadores da base. Vamos fazer essa mescla entre jovens e experientes. e Vamos contratar jogadores com um perfil competitivo, dentro de uma faixa salarial. Está estabelecido um orçamento. O salário vai depender da qualidade do jogador. Alguns serão contratados dentro de uma limitação, mas também teremos jogadores com salários acima. Tudo depende da qualidade.

Jefferson

Queremos ficar com o Jefferson. A comissão técnica quer, nós queremos, o presidente quer. O trabalho está sendo feito. Temos conversado muito com o Jefferson. Tenho quase certeza que ele ficará no Botafogo.

Série B
Temos três competições em 2015. O Estadual, a Copa do Brasil e a Série B. Certamente, a prioridade é a conquista do título brasileiro. Nosso foco é esse. Temos a obrigação de vencer a Série B para voltar à elite do futebol brasileiro. É claro que estamos pegando um Botafogo em baixo astral. Temos que resgatar o alto astral do grupo. A autoestima do time esta baixa. Essa é nossa primeira providência. Mas é claro que temos que buscar o título estadual, até para nos ajudar a resgatar essa confiança. A Copa do Brasil e o Campeonato Estadual também são importantíssimos

Grupo de 30 jogadores

Vamos trabalhar com mais ou menos 30 jogadores. Em caso de necessidade, podemos recorrer à base se precisarmos de mais jogadores.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Apresentado, Antônio Lopes diz que primeira missão é resgatar autoestima


Novo gerente de futebol tem a missão de montar o elenco para 2015, que terá como principal objetivo o retorno do clube à Série A





Antônio Lopes (direita) ao lado do vice de futebol Antonio
 Carlos Mantuano (Foto: Reprodução / Instagram)
Novo gerente de futebol do Botafogo, Antônio Lopes foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira, no Engenhão. Sua missão será montar o elenco alvinegro para esta temporada diante de uma grave crise financeira e da necessidade de voltar para a elite do futebol brasileiro. Para o Delegado, o primeiro passo é resgatar a autoestima de todos dentro do clube.

- A prioridade é a conquista do Brasileiro para poder voltar à elite. Temos de trabalhar no sentido de resgatar o astral, a autoestima está muito baixa, sem dúvida, pela maneira como o Botafogo se comportou ano passado. A primeira providência é resgatar essa autoestima do time, dos jogadores que vamos trabalhar - afirmou.

O ex-treinador exerceu a função de gerente no Atlético-PR e foi coordenador da seleção brasileira campeã mundial em 2002. Carioca e muito ligado ao futebol do estado, Antônio Lopes foi treinador de Vasco, Flamengo e Fluminense, mas nunca havia trabalhado no Botafogo.

Mais informações em instantes.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Velho filme, nova dívida: Bota corre risco de punição por venda de Herrera


Ainda sem entender cobrança de R$ 538 mil do Emirates, clube que comprou atacante em 2012, direção alvinegra tem prazo até fevereiro para quitar débito




Herrera atuou no Bota entre 2010 e 2012
(Foto: Satiro Sodré / Agif)
O Botafogo vendeu Herrera ao Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos, por R$ 6 milhões, em 2012. Quase três anos depois, a direção alvinegra foi pega de surpresa com a cobrança de uma dívida referente ao mesmo atacante: tem de pagar US$ 200 mil (R$ 538 mil) ao clube até o dia 8 de fevereiro sob o risco de perder pontos na competição em que estiver disputando. O roteiro parece o de um velho filme, afinal, recentemente, a gestão do presidente Carlos Eduardo Pereira resolveu uma pendência com o Guangzhou Evergrande sobre o negócio com Elkeson. Porém...

Ninguém sabe ao certo o motivo da dívida em General Severiano. Sob orientação de Domingos Fleury, vice-presidente jurídico, funcionários do departamento vasculham documentos para tentar entender o negócio. O único claro é o comunicado recebido da Fifa, via CBF, que informa o débito.

- Recebemos um comunicado da Fifa, via CBF, que solicita o pagamento ao clube árabe. Caso não seja efetuado dentro do prazo, há uma multa de US$ 20 mil (R$ 53 mil). E depois há julgamento, que pode ocasionar na perda de pontos na competição em que estivermos disputando. É um caso curioso e que evidencia a necessidade de investigarmos. Não consegui entender a origem do débito: os direitos econômicos eram do Botafogo, que cedeu ao clube. Talvez seja por algum atraso no envio de documentação. Realmente, não sei - explica Domingos Fleury.

- É um comunicado lacônico, mas que mostra um obrigação não cumprida pelo clube. Estamos investigando - acrescenta o presidente Carlos Eduardo.

O caso Elkeson foi resolvido no dia 30 de dezembro de 2014. Vendido em 2012 ao Guangzhou Evergrande, o meia foi protagonista de uma reclamatória do time chinês. Ao acionar a Fifa, a direção asiática informou que o Bota não havia repassado o valor de R$ 800 mil ao Vitória, clube formador do atleta, algo garantido pelo mecanismo de solidariedade. Havia o risco de punição, mas o time carioca conseguiu regularizar a tempo.

Dentro de campo, sob o comando de René Simões, o Botafogo vai se reapresentar em 8 de janeiro, no Engenhão. A pré-temporada, no Centro de Formação de Atletas Trops (CEFAT), na localidade de Várzea das Moças, em Niterói, começa no dia 11 de janeiro e terá a duração de duas semanas. A estreia no Carioca é contra o Boavista.

Por Hector Werlang Rio de Janeiro/GE

Defesa preocupa Renê, e Botafogo apela a jovens para resolver carência



Zagueiro Igor Rabello participa de treinamento do Botafogo, realizado no Engenhão Vitor Silva/SSPress

O Botafogo terminou a temporada com apenas duas opções para a defesa. Dankler e Matheus Menezes eram os únicos nomes à disposição de Renê Simões, que tratou de movimentar a diretoria alvinegra para buscar alternativas para reforçar o setor. No mercado, o clube buscou Alisson, do Paraná. Nas divisões de base, Igor Rabello deverá ser utilizado no time principal com maior regularidade.

As apostas são as opções de momento do Botafogo, em crise financeira e rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Alisson, de 20 anos, tem experiência na competição e é visto como promissor. Rabello tem 19 anos e também é apontado como atleta com futuro.

No Botafogo versão 2015, os jovens se unem a Dankler e Matheus Menezes, também com pouca vivência – apesar de terem tido chances na campanha fracassada do clube na última edição do Brasileiro. Na tentativa de dar mais experiência à defesa, o Alvinegro busca Roger Carvalho. O zagueiro de 28 jogou pelo Vitória em 2014 e tem negociação em andamento.

A dificuldade para montar o sistema defensivo se explica pelos problemas financeiros que atrapalharam o clube durante todo o ano de 2014. A transferência de André Bahia para o japonês Shonan Bellmare, em dezembro, foi duro golpe para a diretoria. Sem força para brigar para ficar com o jogador, o Alvinegro teve que aceitar sua saída resignado.

Titulares em 2013, Dória e Bolívar disseram adeus ao Botafogo também pelas dificuldades nos cofres alvinegros. O jovem foi vendido ao futebol francês. O veterano acabou dispensado pelo ex-presidente Maurício Assumpção por ser um dos líderes de um elenco que protestava contra os atrasos salariais.

Do UOL, no Rio de Janeiro