Páginas

domingo, 14 de abril de 2024

Artur Jorge aponta nível físico do Botafogo "abaixo do desejado" após derrota: "Há muito trabalho a fazer"



Alvinegro ficou com um a menos em boa parte do segundo tempo e iniciou Brasileiro com revés para o Cruzeiro




O Botafogo começou o Brasileirão com o pé esquerdo. O time foi superado pelo Cruzeiro por 3 a 2 na tarde deste domingo, no Mineirão. Com um jogador a menos em boa parte do segundo tempo por causa da expulsão de Barboza, a equipe até reagiu e buscou empate parcial, mas levou gol que sentenciou a derrota nos acréscimos. Artur Jorge analisou o duelo e ressaltou o espírito de luta dos jogadores em entrevista coletiva.


















Cruzeiro 3 x 2 Botafogo - Melhores momentos - 1ª rodada - Brasileirão 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


- Temos que tirar (de proveito) aquilo de positivo que hoje fizemos. E os jogadores tiveram uma tremenda disponibilidade, vontade de fazer as coisas bem feitas. Se entregaram em um jogo que, para nós, tinha muitas contrariedades. E quando é assim é sempre mais difícil porque o contexto não nos foi favorável. Abrimos o placar, depois perdemos o Marlon muito cedo e iniciamos a segunda parte com duas oportunidades muito claras para poder fazer novamente o gol. Uma delas, inclusive, sem goleiro, e depois, em outra situação, ficamos com um jogador a menos. Muitas contrariedades que essa equipe teve que lutar, e fez isso até o fim. É isso que vou levar. A entrega da equipe para lutar pelo resultado, embora não fosse o que queríamos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Zagueiro do Botafogo é expulso após três minutos em campo; vídeo

+ Marlon Freitas, do Botafogo, sofre concussão e é encaminhado ao hospital


O português novamente colocou um time com quatro atacantes - Luiz Henrique, Jeffinho, Júnior Santos e Tiquinho Soares atuaram juntos. O comandante, porém, afirmou que o nível físico do elenco ainda não está ideal em relação ao tempo de preparação.


- Em relação aquilo que queríamos para as dinâmicas do jogo, da intensidade que queremos colocar, temos que admitir que temos uma equipe nesta altura com limite físico abaixo daquilo que, para nós, é o desejado - afirmou.


- Estamos correndo contra o tempo para lutar contra isso, para podermos treinar bem, jogo de três em três dias. Temos que nos adaptar e sermos capazes de ultrapassar essa condicionante para chegar ao que de fato nós queremos. Hoje tivemos algumas amostras, que é um Botafogo forte, dinâmico, intenso, capaz de atacar. E é esse Botafogo que nós procuramos trabalhar, e precisamos de algum tempo para isso. Temos a expectativa de que podemos ser melhores no jogo seguinte, mas sustentado em vitórias que é isso que baliza o que é o nosso trabalho também. - completou.





Artur Jorge em Cruzeiro x Botafogo — Foto: Pedro Vilela/Getty Images


Foi o primeiro jogo de Artur Jorge no Campeonato Brasileiro. O português foi contratado recentemente junto ao Braga, de Portugal, e estreou na derrota para a LDU, pela Conmebol Libertadores, na última quinta-feira.


- Tivemos também o fato de estarmos em vantagem no placar e a reação do adversário jogando em casa, procurando o resultado. Mas precisávamos não controlar o jogo, mas, com o controle de bola, sermos capazes de agredir o adversário e criar situações para buscar o gol. É um dos aspectos que temos que melhorar, há muito trabalho a fazer para conseguirmos colocar esse Botafogo dentro do patamar que achamos que podemos ter. Nada a dizer sobre o desempenho dos jogadores em termos de entrega, que quiseram a todo momento. O elenco é de grande qualidade, individual e coletiva. Vamos fazer melhor, mas hoje não foi um bom jogo em termos de resultado. Os aspectos positivos são mais fáceis para mim tirá-los do que qualquer outra pessoa. Nesse momento, tivemos muitas condicionantes que nos levaram a um resultado adverso - analisou.


O Botafogo volta aos gramados na próxima quinta-feira para enfrentar o Atlético-GO, às 21h30, no Estádio Nilton Santos.



Mais declarações de Artur Jorge


Expulsão de Alexander Barboza

- Esse é um assunto que debatermos internamente da forma que eu entendo que deve ser debatido. O que fica para vocês é que nós perdemos um jogador em um lance ajuizado pelo árbitro. Não cabe a mim julgar se foi bem ou mal, não tenho ainda certeza de tudo aquilo que possa ver, mas tenho que concordar com a decisão porque estão lá para decidir.


Momento emocional

- Vai com a mesma motivação que hoje apresentamos aqui. O que temos tentado encontrar, e é o que tenho conversado com todo elenco, é que não podemos viver de euforia e depressão. Quem joga de três em três dias, ou de quatro em quatro, precisa ter um equilíbrio emocional sobre seu caminho, e fazer de uma forma consistente. Não podemos ficar eufóricos quando ganhamos ou deprimidos quando perdemos. Temos que encontrar e ajustar o equilíbrio


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Belo Horizonte

Atuações do Botafogo: Barboza leva zero após expulsão-relâmpago em derrota; dê suas notas

  


Veja quem foi bem e quem foi mal na estreia do Brasileirão contra o Cruzeiro




Ranking de Atuação

Ordenar por:




Gatito Fernández - GOL
nota ge 6.5
público 4.1

Fez duas grandes defesas e evitou que o placar fosse pior.


Mateo Ponte - LAT
nota ge 2.0
público 1.0

Praticamente todos os ataques que o Cruzeiro tentou em cima ou nas costas do uruguaio geraram algum tipo de barulho. Muito mal na marcação e foi um alvo de perigo praticamente durante todo o jogo.



Lucas Halter - ZAG
nota ge 2.0
público 0.9

Afastou mal a bola no segundo gol do Cruzeiro e deixou Rafa Silva com liberdade para marcar.



Bastos - ZAG
nota ge 3.5
público 2.1

Sofreu com as bolas aéreas com o Cruzeiro e não teve boa comunicação no sentido de posicionamento com Mateo Ponte.



Alexander Barboza - ZAG
nota ge --
público 0.4

Nota zero. Entrou aos 20 minutos do segundo tempo, fez uma falta completamente desnecessária em Matheus Pereira aos 23 e foi expulso após revisão do VAR aos 26. Atuação irresponsável.



Marçal - LAT
nota ge 5.5
público 3.5

Fez uma partida justa após retorno de lesão. Não se aventurou muito no ataque, mas teve empenho no lado defensivo.



Hugo - LAT
nota ge 5.5
público 2.7

Melhorou o time ofensivamente e deu cruzamento na medida em boa cobrança de escanteio para o gol de Danilo Barbosa. Por outro lado, deixou espaço de sobra para o Cruzeiro cruzar no gol de Rafael Elias, no fim da partida.



Marlon Freitas - MEI
nota ge --
público 3.1

Saiu com 20 minutos do primeiro tempo por causa de uma concussão e não conseguiu mostrar muita coisa. Sem nota.



Tchê Tchê - MEI
nota ge 6.0
público 5.5

Correu muito e mostrou disposição no meio-campo, principalmente quando a equipe esteve com um jogador a menos.


10º
Gregore - MEI
nota ge 4.0
público 3.2

Levou um cartão amarelo bobo no primeiro tempo. Foi exposto pelo esquema com quatro atacantes e teve dificuldade para marcar Matheus Pereira no meio.


11º
Danilo Barbosa - MEI
nota ge 6.5
público 6.5

Mesmo em um contexto com um jogador a menos, foi soberano no alto e defendeu bem os cruzamentos aéreos do Cruzeiro. Marcou gol se adiantando bem à defesa da Raposa em escanteio. No fim do jogo, deixou Rafael Elias passar com liberdade e marcar.


12º
Luiz Henrique - ATA
nota ge 4.0
público 1.9

Sumido do jogo. Com exceção de um chute sem direção no primeiro tempo, pouco fez.


13º
Jeffinho - ATA
nota ge 2.0
público 1.5

Além de ter errado passe que gerou a jogada do gol do Cruzeiro, perdeu um gol inacreditável no começo do segundo tempo. Driblou o goleiro Anderson e chutou para fora com o gol completamente vazio - além de ter Júnior Santos livre pelo lado.


14º
Savarino - ATA
nota ge 5.0
público 3.1

Entrou e pouco contribuiu ofensivamente, mais ajudando na recomposição.


15º
Júnior Santos - ATA
nota ge 7.0
público 6.9

Um dos poucos que conseguiu se salvar em uma atuação coletiva ruim. Deu assistência para o gol de Tiquinho após uma grande jogada individual e quase marcou um golaço de letra no começo do segundo tempo.


16º
Tiquinho Soares - ATA
nota ge 6.5
público 5.4

Mostrou oportunismo para aparecer no lugar certo e na hora certa e abrir o placar. Foi sacrificado após a expulsão de Barboza, sendo substituído para a equipe se recompor no segundo tempo.


17º
Óscar Romero - MEI
nota ge 5.0
público 3.8

Sacrificado por causa da expulsão de Barboza, atuou praticamente como um volante. Se preocupou mais com a marcação do que com as responsabilidades ofensivas.


18º
Artur Jorge - TEC
nota ge 4.0
público 1.7

O time novamente ficou exposto com a formação de quatro atacantes. Além disso, a entrada de Bastos não ajudou a melhorar a cobertura defensiva. O ponto positivo foi que o time conseguiu se manter competitivo com as substituições diante de um jogador a menos.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Belo Horizonte

De polêmica com Textor a novo elenco: Botafogo inicia Brasileiro após fracasso em 2023



Alvinegro inicia nova caminhada na competição neste domingo, contra o Cruzeiro



O Botafogo inicia a campanha no Brasileirão às 17h deste domingo contra o Cruzeiro, no Mineirão. A competição traz um turbilhão de emoções recentes aos torcedores: no ano passado, o Alvinegro chegou a ter uma vantagem de 13 pontos na liderança na virada do returno, mas fez campanha de Z-4 na segunda metade do torneio e terminou em 5º.



Botafogo estreia no Brasileirão com a defesa questionada (https://ge.globo.com/video/botafogo-estreia-no-brasileirao-com-a-defesa-questionada-12515870.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Torneio novo, vida nova? Apenas o campo vai dizer, mas a verdade é que o clube carioca se mexeu - dentro e fora de campo - desde o fim do traumático Brasileirão.



Mudanças no elenco

Contratações e saídas são naturais em qualquer time na virada de temporada, mas com o Botafogo o processo pareceu mais intenso. Alguns jogadores, como Victor Cuesta, que foi para o Bahia, ficaram desgastados com a torcida. Outros atletas passaram pelo mesmo mas não saíram e estão em processo de "volta por cima" com as arquibancadas - Marçal e Marlon Freitas se encaixam nisto.


Ao todo, 12 jogadores foram contratados nesta primeira janela. Mais dois atletas, o volante Allan e o atacante Igor Jesus, têm pré-contrato firmado e chegarão no meio do ano.


São 18 saídas, contando movimentos permanentes e empréstimos, mas a tendência é que este número aumente. Alessandro Brito, head scout do clube, afirmou que busca negócios para aumentar a minutagem de jovens jogadores que não têm espaço no time titular.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Tiquinho volta ao palco de lesão em busca de reencontrar protagonismo no Botafogo


- A janela está fechada, mas atualmente existe uma nova janela, de atletas que atuaram no Estadual, podemos fazer possíveis transferências. Estamos atentos a isso, até para poder enxugar nosso elenco e dar minutagem a alguns atletas, que entendemos que têm que continuar sua performance. Vamos usar essa janela brasileira para isso - afirmou em entrevista à "BotafogoTV".



Chegadas

Goleiros: Raul Steffens e John Victor;
Zagueiros: Pablo, Lucas Halter e Alexander Barboza;
Lateral: Damián Suárez;
Meio-campistas: Gregore e Óscar Romero;
Atacantes: Jeffinho, Luiz Henrique, Emerson Urso e Savarino.


Saídas

Goleiro: Lucas Perri, João Fernando* e Igo Gabriel*;
Zagueiros: Adryelson, Victor Cuesta, Sampaio* e Sousa*;
Laterais: Di Plácido e JP Galvão*;
Meio-campistas: Lucas Fernandes, Gabriel Pires e Kayque*;
Atacantes: Segovinha*, Valentín Adamo*, Luis Henrique, Diego Costa, Carlos Alberto* e Victor Sá.

*Emprestados para outras equipes





Botafogo na Libertadores contra o Bragantino — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Polêmicas com Textor

Os resultados do Brasileirão de 2023 fizeram que John Textor, dono da SAF do Botafogo, se envolvesse em uma série de polêmicas. Após a derrota por 4 a 3 para o Palmeiras, no dia 1 de novembro, o norte-americano, alegando que a expulsão de Adryelson teria sido incorreta, falou que "a partida foi roubo".


- O mundo todo viu, isso não é cartão vermelho. Ele (Adryelson) pegou a bola primeiro. Não tenho certeza nem se foi falta. Mas não é cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multa, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada. Ninguém merece isso, esses jogadores do Palmeiras não querem ganhar desse jeito, nós não queremos perder desse jeito. São cinco jogos seguidos. Senhores, vocês jogaram um bom jogo, não é culpa de vocês, mas isso é corrupção.


Isso abriu um portal para outros acontecimentos que viriam depois. Depois disso, o empresário preparou relatórios de análises de partidas e afirmou que há manipulação de partidas no futebol brasileiro, afirmando que as últimas duas edições do Brasileiro foram manipuladas. Ele envolveu Palmeiras e jogadores do São Paulo na história.


Na última sexta-feira, o norte-americano enviou documentos sobre a suposta manipulação de resultados à Polícia Civil, que investiga o caso em sigilo.



Saída de Mazzuco

Não foi apenas o elenco que conviveu com saídas. O Botafogo teve uma mudança significativa nos bastidores: André Mazzuco, que ocupava o cargo de diretor de futebol desde o início da Era-SAF, aceitou uma proposta do Athletico-PR para ficar mais próximo da família.


O executivo tinha a confiança do elenco e se reunia diariamente com Textor para passar novidades sobre o clube. Até agora, o Alvinegro não contratou um novo profissional para o lugar: Alessandro Brito, head scout, e Augusto Oliveira, gerente de futebol, estão se adaptando para preencher este buraco.





Artur Jorge é apresentado no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo




Novos comandos

O Botafogo está no terceiro treinador desde o fim do Brasileirão 2023. Tiago Nunes iniciou a temporada, foi demitido após resultados irregulares e viu o auxiliar permanente Fábio Matias ter um impacto imediato no comando interino da equipe. Em 40 dias, o paulista classificou a equipe para a fase de grupos da Conmebol Libertadores e foi superado apenas uma vez.


A bola da vez é Artur Jorge. O português, que passou praticamente a vida inteira no Braga, foi a escolha pessoal de John Textor para o cargo.


Em pouco mais de uma semana no clube, Artur tem treinado o time com a formação base no 4-4-2 - os dois antecessores atuavam no 4-2-3-1 -, e tem uma mentalidade ofensiva.



Libertadores

A participação na competição mais importante do continente é a principal novidade do Botafogo em 2024. O Alvinegro retornou ao torneio após sete anos justamente pela 5ª colocação no Brasileiro do ano passado.


O time passou por Aurora, da Bolívia, e RB Bragantino na fase preliminar. Com foco em se garantir na fase de grupos, o clube, pelo segundo ano seguido, ficou de fora das semifinais do Campeonato Carioca e se contentou com a Taça Rio.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Cruzeiro x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro; Premiere transmite ao vivo



O Cruzeiro enfrenta o Botafogo, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Premiere transmite o jogo ao vivo (para todo o Brasil). O ge acompanha os principais lances da partida em Tempo Real e com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir).


Veja também:

+ Tabela da Série A do Campeonato Brasileiro





Cruzeiro x Botafogo: saiba tudo sobre o jogo da 1ª rodada do Brasileirão Série A 2024 (https://ge.globo.com/video/cruzeiro-x-botafogo-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-1a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2024-12514571.ghtml)




Onde assistir


Tempo real: ge acompanha lance a lance com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir).
Transmissão: Premiere (para todo o Brasil)





O Cruzeiro chega em crise e pressionado para a estreia do Brasileiro. Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil (perdeu por 2 a 0 para o Sousa-PB), o time perdeu o título do Mineiro (virada, no segundo jogo, por 3 a 1), demitiu o técnico Nicolás Larcamón e levou um empate na Conmebol Sul-Americana, após abrir 3 a 0 sobre o Alianza (Colômbia), na estreia do técnico Fernando Seabra, na última quinta. A expectativa é que ocorram mudanças no time.


+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!



O primeiro jogo no Brasileirão para o Botafogo marca a retomada à competição que perdeu de forma histórica no ano passado, depois de passar mais de 30 rodadas na liderança. O time chega com duas derrotas em sequências na Libertadores, e em meio à chegada do novo treinador: o português Artur Jorge, que fez a estreia contra a LDU, na derrota por 1 a 0, na última quinta-feira. Ele fará a estreia jogando em solo brasileiro.


+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Botafogo no WhatsApp!



Escalações prováveis


Cruzeiro - técnico: Fernando Seabra


Vaiado no último jogo, o goleiro Rafael Cabral negocia saída do clube e não deve enfrentar o Botafogo neste domingo. Com isso, Anderson assume a titularidade no gol. O técnico Fernando Sebra pode fazer outras mudanças no time para a partida. O atacante Dinenno não foi relacionado para o jogo desta tarde, por causa de incômodo muscular.



+ Mais notícias do Cruzeiro



Time provável: Anderson; William, Zé Ivaldo, Neris (João Marcelo) e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Mateus Vital (Jose Cifuentes); Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva.



Quem está fora: Rafael Cabral (negocia saída), Japa (transição, após lesão no pé), Dinenno (incômodo muscular) e Rafael Bilu (cirurgia no Tendão de Aquiles)
Pendurado: ninguém



Botafogo - técnico: Artur Jorge

Três dias depois de jogar na altitude de Quito, no Equador, o treinador português teve apenas um treino para organizar o time para esse jogo. Ele mudou o esquema para o duelo diante da LDU para um 4-4-2 e a tendência é pela manutenção.


Time provável: Gatito Fernández; Damián Suárez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Barboza e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas (Tchê Tchê), Luiz Henrique e Jeffinho, Júnior Santos e Tiquinho Soares.



Quem está fora: laterais Rafael e Damián Suárez, zagueiro Pablo e meia Eduardo.
Pendurado: ninguém



Arbitragem

Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Assistente 2: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Quarto árbitro: Fernando Antônio Mendes de Salles (PA)



Fonte: Por Redação do ge — Belo Horizonte