Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vitória ataca o tempo inteiro, bate o Bota e encurta distância para o G-4


Rubro-Negro chega aos 43 pontos, seis a menos do que o rival desta quinta-feira, quarto colocado





Ofensivo do começo ao fim, o Vitória não se intimidou diante do embalado Botafogo e venceu por 1 a 0, com justiça. William Henrique marcou o gol do triunfo, responsável por premiar as boas mexidas feitas por Ney Franco na etapa final, feitas com o intuito de levar seu time para frente.

O resultado fez o Vitória tornar o sonho do G-4 ainda mais possível. Chegou aos 43 pontos, na quinta colocação, e encurtou sua distância em relação ao Botafogo, no quarto lugar, para seis pontos.

O trânsito na capital baiana atrasou a chegada do Botafogo ao Barradão, o que fez a partida, inicialmente prevista para 21h, começar às 21h12m. Nada de prejudicial para o espetáculo, já que os presentes ao estádio testemunharam um belo duelo, principalmente na etapa final.

Destaque para a insistência do Vitória, que, mesmo prejudicado em dois lances capitais, evitou ficar reclamando e buscou o triunfo.

Marcelo (esquerda) jogou bem, diferentemente de Gegê (D) (Foto: Felipe Oliveira / Agência estado)

Primeiro tempo: Lodeiro atrapalha, e bandeirinha erra feio

O Botafogo começou com tudo e quase abriu o placar logo no início, porém Lodeiro, completamente livre, bateu para fora. Depois disso, praticamente só deu Vitória. O time baiano dominou o meio-campo e, orquestrado pelo estreante Marcelo, empurrava o rival para defesa. Logo se observou um bombardeio contra meta de Renan em bons chutes de Marquinhos, Cáceres e Escudero.

O primeiro gol rubro-negro era questão de tempo e ele saiu aos 22. Dinei recebeu na entrada da área, passou a Marquinhos, que rolou para Juan colocar na rede. O auxiliar Fabio Pereira, da Fifa, vacilou e marcou impedimento de Marquinhos equivocadamente. Se o erro do bandeira foi feio, pior fez Lodeiro. Seedorf recebeu lindo cruzamento na área, ajeitou o corpo e completou com um bonito chute. Tinha tudo para terminar em gol, porém, mal posicionado, o uruguaio apareceu na frente da bola, que acabou indo parar na linha de fundo.

Vitória vence jogaço na insistência, sendo atrapalhado outra vez

O Vitória esteve mais próximo do gol no primeiro tempo, mas no segundo a entrada do garoto Henrique no lugar de Lodeiro fez muito bem ao Botafogo. Deu velocidade aos cariocas, e a partida também ganhou muito em intensidade. Até os dez minutos já eram cinco chances reais de gol. Os rubro-negros pararam em duas boas defesas de Renan, com Marcelo e Juan, enquanto Seedorf e Henrique tiraram tinta da trave de Wilson.

Rafael Marques ainda teve duas ótimas oportunidades de abrir o placar. Primeiro, disparou chute muito semelhante a um que deu contra o Flamengo, após cruzamento de Edílson. Depois, desimpedido na área, cabeceou para fora.

Vítima de erro da arbitragem na etapa inicial, o Vitória voltou a sofrer com o trio. Alício Pena Júnior não marcou pênalti de Edílson em Juan aos 31 minutos. Sorte dele é que dois minutos depois o mesmo Juan encontrou Euller livre na esquerda. Este cruzou e William Henrique não perdoou: 1 a 0. Prêmio para Ney Franco, que colocou Euller, um lateral-esquerdo de origem na meia, e William, um atacante, no lugar do meio-campo Cajá. Prova de que buscou o triunfo a todo instante.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Autor de 18,8% dos 101 gols do Bota em 2013, Rafael Marques é elogiado


Atacante, que balançou a rede 19 vezes neste ano, é enaltecido por Oswaldo de Oliveira: 'Queria ter dois dele'




Rafael Marques no treino do Bota de quarta
(Foto: Marcos Tristão / Agência o Globo)
Na vitória por 2 a 1 no clássico com o Flamengo, o Botafogo chegou à marca de 101 gols este ano. Um deles foi feito por Rafael Marques, que agora tem 19 - 18,8% do total da equipe. Depois de um início ruim no clube e da volta por cima nesta temporada, o atacante está em lua de mel com a torcida e com o técnico Oswaldo de Oliveira.

Nesta quinta-feira, Rafael Marques está confirmado mais uma vez na equipe do Botafogo, que enfrenta o Vitória no Barradão. Aliás, o jogador esteve em todas as partidas da equipe no Brasileiro até agora. Desta vez, Oswaldo ainda não decidiu se vai escalá-lo no meio de campo, como nas últimas rodadas, ou como centroavante. Na verdade, sua vontade era ter dois iguais a ele.




- Queria ter dois dele, um atacante e outro em outra posição. Ele se entrega muito. Fazendo essa função mais participativa no meio, ele se doa e fica mais valioso para o time. Temos muitos jogadores com muita efetividade no meio de campo. Por isso, podemos fazer uma série de composições - analisou o treinador.

A dúvida de Oswaldo de Oliveira é por causa do retorno de Lodeiro, que estava com a seleção uruguaia e deve ser titular no meio de campo alvinegro contra o Vitória.

O Botafogo é o quarto colocado no Campeonato Brasileiro, com 49 pontos.


Por Fred Hube rRio de Janeiro

Lodeiro chega a Salvador sem atrasos e deve enfrentar o Vitória


Uruguaio desembarca às 12h18m e se junta aos companheiros no hotel às 13h10m para o confronto das 21h (horários de Brasília), no Barradão




Mesmo depois de uma viagem desgastante, o uruguaio Lodeiro se apresentou nesta quinta-feira, às 13h10m, no hotel onde a delegação do Botafogo está hospedada em Salvador, com a disposição de quem estará em campo à noite. O time joga às 21h (de Brasília), no Barradão, contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro.

Lodeiro estava a serviço da seleção do Uruguai, que enfrentou a Argentina, terça-feira, em Montevidéu, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Ele voltou para o Rio de Janeiro na noite de quarta-feira e chegou a Salvador no voo que aterrissou às 12h18m (de Brasília).

Sorridente, Lodeiro se junta à delegação alvinegra em Salvador (Foto: Thales Soares)

Na chegada ao hotel, Lodeiro foi diretamente para o almoço com os jogadores e depois iria descansar antes da preleção. O uruguaio deve ser titular, mas o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não decidiu se ele entra no lugar de Gegê ou Alex.

Lodeiro fez algo parecido antes do confronto o Corinthians, no Maracanã, no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Ele havia jogado no dia anterior pela seleção do Uruguai, mas se apresentou ainda em tempo de ser titular na vitória por 1 a 0.

Por Thales Soares Salvador

Botafogo visita o Vitória e luta contra retrospecto ruim no Barrdão



Alvinegros só venceram os baianos uma vez, no Barradão, nesta quarta-feira, às 21h; segunda melhor campanha no returno, tentam brigar por vaga na Libertadores




Apresentação Vitória x Botafogo
Vitória e Botafogo se enfrentam
nesta quinta-feira
Das nove vezes que o Botafogo jogou no Barradão, contra o Vitória, perdeu seis e venceu apenas uma. Em 2010, ainda sob o comando de Joel Santana, o Alvinegro conseguiu o único triunfo da história. Até por isso, voltar para casa com os três pontos é essencial. Com nove pontos de distância entre si, o confronto desta quinta-feira, às 21h, pode praticamente garantir o time carioca, atualmente na 4ª posição na classificação geral, na Libertadores. Mas se os donos da casa, que ocupam a 7ª colocação na tabela, vencerem, esquenta de vez a briga por uma vaga na competição continental. Vitória x Botafogo terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net

CABEÇA NO G4

Segunda melhor campanha no returno do Brasileirão, o Vitória vem mostrando que quer brigar por uma vaga na Libertadores. O confronto com o Botafogo, adversário direto na disputa por um lugar na competição internacional, pode ser decisivo para o futuro do Rubro-negro na competição.

A equipe baiana está na sexta posição do campeonato, a 11 pontos do quarto colocado Atlético-PR, e espera alcançar a vitória em casa para se aproximar dos quatro primeiros da tabela.

- Muita gente está falando em rebaixamento. Isso é um absurdo! Eu penso na Libertadores. Pensar lá embaixo é para quem não quer vencer - declarou o atacante Marquinhos.
Para o duelo contra o Alvinegro, o técnico Ney Franco terá de volta à sua disposição uma importante peça do time. O argentino Escudero retorna à equipe após ter sofrido uma lesão muscular na coxa direita e ter ficado de fora por duas rodadas. Já Maxi Biancucchi, apesar de ter treinado, não está na lista de Ney e segue como desfalque. Artilheiro do time no Brasileiro, Dinei chegou a ser poupado no treinamento de terça-feira por conta de dores na parte posterior da coxa, mas ele não deve ser desfalque.

SONHO DE TÍTULO AINDA EXISTE

Apesar dos 13 pontos de distância para o líder Cruzeiro, o Botafogo ainda alimenta a expectativa de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. E para isso, precisa derrotar o Vitória, nesta quinta-feira.

- Há duas rodadas nós pensávamos muito menos em título. Mas há dez pensávamos muito mais. Não existe isso de projeção. Tem que jogar jogo a jogo, procurar vencer e nos inspirar a cada obstáculo que ultrapassamos. Hoje estamos mais próximos da vaga do que do título, claro,  mas na próxima rodada podemos nos aproximar mais. Nossa busca é incessante - afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Para este confronto, o comandante alvinegro terá o retorno de Lodeiro, que estava com a seleção do Uruguai. Com Gegê provavelmente sendo mantido no time, a tendência é que Rafael Marques volte a jogar como centroavante.

Para este jogo seguem as ausências de Gabriel e Elias, que ainda se recuperam de lesões musculares. Lucas e Cidinho, que voltam de operação, já devem começar a treinar com bola no começo do próximo mês.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA X BOTAFOGO

Local: Barradão, Salvador (BA)
Data-Hora: 17/10/2013 – 21h (de Brasília )
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Fábio Pereira (TO)

VITÓRIA: Wilson, Ayrton,  Victor Ramos, Luiz Gustavo e Juan; Marcelo, Cáceres,  Renato Cajá e Escudero; Marquinhos e Dinei - Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato,  Lodeiro, Seedorf e Gegê (Alex); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET!

Loco Abreu completa 37 anos e assume: 'Errei ao sair do Botafogo'


Em entrevista ao L!Net, ídolo alvinegro admite que se precipitou ao escolher novos rumos, diz que torce pela recuperação de Oswaldo de Oliveira e não descarta retorno ao clube








Ainda no coração dos botafoguenses de todo o mundo, Loco Abreu completa, nesta quinta-feira, 37 anos. A história, em campo, pelo Alvinegro se encerrou no dia 6 de julho de 2012, porém a admiração pelo clube e pela torcida parece não ter fim. No dia de seu aniversário, o eterno camisa 13 abriu o coração e admitiu que tomou a escolha errada ao pedir para sair do Glorioso e acertar a transferência para o Figueirense. A saída deu-se de forma conturbada, com uma divergência de opiniões com o treinador Oswaldo de Oliveira. Segundo o técnico, Loco não se encaixava no esquema tático que enxergava como o ideal.

De cabeça quente, o uruguaio decidiu que seu ciclo estava encerrado. Porém, um ano e três meses e três clubes depois - Figueirense, Nacional-URU e Rosário Central (ARG) - admite: está arrependido.

- Admito que errei ao escolher sair do clube. Se fosse hoje em dia, não tomaria a decisão de sair. Foi um lugar que fui muito feliz, tenho muitos amigos. Até eu, prestes a completar 37 anos, posso errar. Faria algo diferente se passasse por esta situação atualmente. Não tem como voltar atrás, o erro foi feito. O passado e a lembrança que me confortam é saber que estou na história do clube - disse o ídolo, por telefone, ao LANCE!Net, com exclusividade.

Loco Abreu deixou o Botafogo após divergência com Oswaldo (Foto: Alexandre Loureiro/L!Press)

E para quem acreditava que Loco Abreu guardava mágoa do treinador com quem entrou em rota de colisão, se enganou. Pelo contrário. Sereno, o uruguaio afirmou que acompanhou diariamente o drama que Oswaldo de Oliveira viveu (após sofrer uma arritmia cardíaca na partida contra o Grêmio, no Maracanã, e foi internado às pressas) e garantiu que torce pela plena recuperação.

- Acompanhei tudo sobre o drama do Oswaldo de Oliveira. Tenho grande respeito, por se tratar de um grande profissional e que tem feito um trabalho exemplar. Torço para recuperar sua saúde porque merece tudo de melhor. Não guardo mágoa. Na ocasião da minha saída, foi uma divergência de opinião. Ele acreditava que não me encaixava no esquema e achei que era melhor seguir minha vida em outro lugar - contou.



Loco conquistou botafoguenses (Foto: Bruno de Lima/L!Press)
  
Após reconhecer o erro ao escolher deixar o clube em que virou ídolo, Loco não esconde que ainda sente saudades dos tempos de Botafogo e também não descartou um possível retorno. Segundo ele, mesmo com 37 anos, enquanto se sentir bem fisicamente, continuará jogando futebol profissionalmente:

- Não descarto (voltar ao Botafogo). Nunca imaginei que estaria de volta ao futebol argentino e estou no Rosario outra vez, por isso não posso descartar nunca uma volta ao Botafogo. Minha família e eu temos muitas saudades do Rio de Janeiro e, em especial, do Botafogo. É um clube que me acolheu muito bem, com uma torcida maravilhosa e de uma grandeza espetacular.

Gostaria de voltar um dia e, se o convite aparecer outra vez, quem sabe não volto. Enquanto me sentir bem para jogar, vou seguir. Também não descarto voltar a viver no Rio de Janeiro após me aposentar.


Apaixonado pelo Rio de Janeiro e com o sonho de voltar a pisar no gramado do Maracanã - estádio em que ganhou de vez a torcida alvinegra com o gol de pênalti na final da Taça Rio, contra o Flamengo - o veterano atacante ainda alimenta o sonho de estar no Brasil disputando a Copa do Mundo do ano que vem. Mas para isso é preciso que seu seleção passe pela Jordânia, na repescagem.


El Loco voltou ao Nacional-URU para jogar a Libertadores de 2013 (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)



- A seleção do Uruguai é muito forte e tem que estar focada para vencer a Jordânia. Se o Óscar Tabárez (técnico da seleção) contar comigo ainda, alimento sim o sonho de estar na Copa do Mundo, que é no Brasil e traz boas recordações para os uruguaios. Acredito que vamos à Copa e vou continuar fazendo a minha parte para estar no plantel do Mundial - comentou.

No Alvinegro, Loco Abreu disputou 107 jogos e marcou 63 gols, sendo o clube em que mais marcou gols em sua carreira, tendo uma média de 0,60 gol/jogo. O camisa 13 atuou no clube entre os anos de 2010 a 2012.


Guilherme Abrahão - LANCENET!