Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2020

Camisa preta e "Vidas Negras Importam": Botafogo planeja protesto duplo na volta ao Carioca


Clube retoma competição a contragosto e prepara manifestações no estádio Nilton Santos



O Botafogo quer entrar em campo de luto pelas vítimas da Covid-19 e com apoio aos protestos contra o racismo na retomada do Campeonato Carioca. Para a partida contra a Cabofriense, no próximo domingo, às 11h (de Brasília), o clube planeja jogar de preto e com a mensagem "Vidas Negras Importas" estampada na camisa.



Ilustração mostra possível camisa do Botafogo contra a Cabofriense — Foto: Reprodução


No provável uniforme, há também um agradecimento aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.


O clube estuda outras manifestações no estádio Nilton Santos para se posicionar em solidariedade às vítimas do novo coronavírus no Brasil. O país passou dos 50 mil mortos pela doença e dos 1 milhão de contaminados no país nos últimos dias.


Nesta terça-feira, o Botafogo ouviu do Superior Tribunal de Justiça Desportiva que terá de voltar a disputar o Estadual em cinco dias. Depois de também recorrer ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio, o clube resolveu aceitar a decisão judicial, mas manteve o tom de protesto. Em nota, afirmou que os defensores da volta do Carioca "perderam o bom senso".



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo aceita decisão do STJD, mas critica retorno do Carioca em nota


Alvinegro retorna para a temporada 2020 no próximo domingo, às 11h, contra a Cabofriense, pela quarta rodada da Taça Rio, no Nilton Santos




Botafogo retornou aos treinos na última semana - (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na tarde desta sexta-feira, o Botafogo se manifestou sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de retomar o Capeonato Carioca a partir do próximo dia 28. O Alvinegro publicou uma nota oficial aceitando as datas propostas, mas protestando contra o reinício dos jogos.
E MAIS:
STJD aceita parcialmente pedido de Botafogo e Fluminense e adia jogos para 28 de junho
Denílson critica Ferj e clubes por retorno do Cariocão: 'O Rio está passando vergonha'
Ferj marca jogos de Botafogo, Vasco e Fluminense para o fim de semana e detalha tabela


Após a definição do STJD, o Botafogo retorna para a temporada 2020 no próximo domingo, às 11h, contra a Cabofriense, pela quarta rodada da Taça Rio, no Nilton Santos.


Leia o comunicado na íntegra:

- O Botafogo de Futebol e Regatas vem a público manifestar o seu posicionamento após a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na tarde desta terça-feira (23/6), que definiu as partidas do time profissional na Taça Rio do Campeonato Carioca para a partir dos dias 28 de junho e 1ª de julho, referente às 4ª e 5ª rodadas, respectivamente.

1. Desde o início da pandemia, o Botafogo se posicionou contra o retorno dos jogos com a pressa difundida pela maioria dos clubes do Rio de Janeiro. Além de desconexão com a realidade, uma vez que as estatísticas da COVID-19 seguem em níveis alarmantes, é questão de insensibilidade com as mortes e um mau exemplo para a sociedade — o futebol, como se sabe, pauta costumes, gestos e atitudes da população. Definitivamente, retornar competições dessa forma assoberbada não é a melhor mensagem para o momento por parte de tão importantes influenciadores. Por essa conjunção de fatores, o Clube adiou o seu retorno aos treinos e foi a última equipe carioca a retomar atividades presenciais.

2. Membros conceituados da sociedade médica foram categóricos ao afirmar que, após 90 dias de paralisação de treinos com bola, necessita-se de um período de cerca de três semanas para que se tenha condições adequadas de preparação física. Apesar da recomendação, o Botafogo aceitou reduzir, nos debates no Conselho Arbitral e nos tribunais, o seu tempo de treinos de modo que se alcançasse um consenso para realização de suas partidas apenas a partir de 1º de julho.

3. É constrangedor ser obrigado a competir no único país que planeja jogos de futebol convivendo com registros, em média, superiores a 1.000 mortes e 30.000 contaminações por dia. O único no mundo a iniciar partidas com essa marca de óbitos e casos. A pressa é sem explicação: não há outras competições, nacionais ou internacionais, agendadas. Não há calendário futuro. Jogar com essas marcas é falta de respeito aos mortos e seus familiares. É sob um recorde fúnebre. Para não enlamear mais o campeonato em que as pessoas perderam o bom senso, o Botafogo está fazendo sacrifícios para encerrar esse triste momento.

4. O Botafogo lamenta a inflexibilidade e postura de alguns componentes Conselho Arbitral da FERJ que durante todo o período de debates desrespeitaram posições contrárias, seja com reuniões paralelas ou movimentos claramente ensejados para minar quem apresentava discordância de opiniões. Muitos dos quais colocaram seus interesses acima da vida humana. Certamente, colaboraram para prejudicar a imagem do futebol carioca e o próprio produto que buscam ter sucesso.

5. O Botafogo informa que não vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Clube respeita o que foi definido pela Justiça Desportiva, pois entende que esse é fórum adequado para a discussão do assunto. O Comitê Executivo de Futebol e a Comissão Técnica foram convocados para que seja definido o plano de trabalho da equipe profissional a partir da decisão comunicada pelo STJD. Quando o Botafogo voltar a disputar uma partida, certamente será sob protesto e luto por aqueles que nos deixaram nesse momento difícil.

6. O Botafogo segue convicto de suas posições ao longo dos últimos meses e orgulhoso por estar no lado certo da história.Botafogo de Futebol e Regatas "


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ) 

Ainda no Paraguai, Gatito Fernandez tenta voltar ao Brasil para se reapresentar no Botafogo


Goleiro estava cumprindo quarentena em seu país natal e encontra dificuldades para retornar ao Rio de Janeiro por conta da pandemia do novo coronavírus



Gatito Fernandez não se reapresentou no Estádio Nilton Santos no último sábado para a retomada dos treinos presenciais do Botafogo. O goleiro estava cumprindo a quarentena no Paraguai e não conseguiu voltar ao Brasil ainda. O clube tenta agilizar o retorno e acredita que ele se juntará ao grupo nos próximos dias.


De acordo com o Botafogo, trâmites burocráticos em razão da Covid-19 impedem a volta de Gatito nesse momento. O Brasil já tem mais de um milhão de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e um total de 51.407 óbitos.


EUA e Brasil são os dois países com mais casos do novo coronavírus e mais mortes pela Covid-19.



O goleiro alvinegro também enfrentou problemas quando chegou ao Paraguai. Ele precisou ficar confinado em um hotel por cerca de duas semanas para cumprir quarentena antes de reencontrar a família.


O Botafogo anunciou que cinco atletas, seis integrantes da comissão técnica e seis familiares testaram positivo para a Covid-19.



Gatito ainda não voltou aos treinos presenciais — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O time alvinegro voltou aos treinos no último sábado com uma série de restrições para garantir a segurança de jogadores e funcionários em razão da pandemia do novo coronavírus. Os outros três goleiros - Cavalieri, Saulo e Diego Loureiro - estão participando das atividades.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Luiz Victor Lopes — Rio de Janeiro

STJD aceita parcialmente pedido de Botafogo e Fluminense e adia partidas do Carioca para domingo


Após última tentativa de mediação, clubes e federação não se entendem, e tribunal bate o martelo. Ferj chegou a marcar jogo do Botafogo para sábado, mas depois atualizou a tabela




Depois de uma última tentativa de acordo, Botafogo, Fluminense e Ferj não se entenderam sobre as datas de realização das partidas restantes dos clubes no Campeonato Carioca. A decisão então coube ao presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, que aceitou parcialmente os pedidos dos clubes e adiou para domingo os jogos da dupla pela 4ª rodada da Taça Rio.


De acordo com a decisão, Botafogo e Fluminense só podem jogar a partir de 28 de junho pela 4ª rodada e a partir de 1º de julho pela 5ª rodada. Inicialmente, os dois clubes queriam voltar em julho, enquanto a Ferj marcou partidas de ambos para 22 de junho, adiadas após decreto da Prefeitura.


Momentos antes da decisão do presidente do STJD nesta terça, a Ferj chegou a divulgar nova data dos jogos da dupla, com Botafogo atuando dia 27 de junho e Fluminense, dia 28. O que nenhum dos dois aceitava.


Logo depois, a Ferj atualizou a tabela, e as duas equipes entrarão em campo no domingo. Veja abaixo como ficou a tabela da 4ª rodada. Lembrando que dois jogos já foram disputados após a paralisação em razão da pandemia do novo coronavírus: Bangu 0 x 3 Flamengo e Portuguesa 0 x 0 Boavista.



Jogos da 4ª rodada, todos no domingo:


11h - Botafogo x Cabofriense - Nilton Santos
15h15 - Madureira x Resende - Conselheiro Galvão
16h - Vasco x Macaé - São Januário
19h - Fluminense x Volta Redonda - Maracanã


+ Veja a tabela do Campeonato Carioca



Paulo César Salomão Filho, presidente STJD, aceitou pedido de Botafogo e Fluminense — Foto: Divulgação/STJD



Após a divulgação da decisão do STJD, o Botafogo publicou nota oficial na qual informa que não vai recorrer da decisão. Ainda assim, o clube reforçou que considera a volta do Carioca neste momento um "mau exemplo" de pessoas que "perderam o bom senso".


- É constrangedor ser obrigado a competir no único país que planeja jogos de futebol convivendo com registros, em média, superiores a 1.000 mortes e 30.000 contaminações por dia. O único no mundo a iniciar partidas com essa marca de óbitos e casos. (...) Jogar com essas marcas é falta de respeito aos mortos e seus familiares. É sob um recorde fúnebre - diz a nota.


+ Leia a nota do Botafogo na íntegra


O Fluminense ainda não se pronunciou, mas internamente considerou positiva a decisão do STJD. A comissão técnica vai avaliar se o time tem condições físicas de jogar antes do dia 1 de julho.



Confira trecho da decisão do STJD:

"Por todo o exposto é que DEFIRO EM PARTE a liminar vindicada pelo Fluminense F. C. e pelo Botafogo F. R., para sustar por ora e ad referendum do Tribunal Pleno do STJD do Futebol, os efeitos da decisão do TJD/RJ, determinando assim o adiamento das duas primeiras partidas de retomada do Campeonato aprazadas para as Agremiações Requerentes, devendo as partidas serem realizadas a partir dos dias 28/06/2020 (4ª rodada da Taça Rio) e 01/07/2020 (5ª rodada da Taça Rio), ou outra data após 28.06.2020 a critério da Federação, podendo a FERJ proceder com os eventuais ajustes necessários no calendário do Torneio."


A reunião de conciliação entre clubes e federação teve início na última sexta-feira e se estendeu durante o sábado. Na noite de segunda e até a manhã desta terça-feira, a advogada Juliana Loss, mediadora apontada para tentar solução com os dirigentes, fez os últimos contatos com as partes envolvidas, mas não conseguiu acordo.



Idas e vindas na tabela

No pedido inicial, os dois queriam, além do adiamento dos jogos dos dias 22 e 25 de junho para os dias 1 e 4 de julho, uma declaração a favor de Fluminense e Botafogo para não participarem das partidas dos dias 22 e 25 de junho e ainda determinação para que a Ferj não aplicasse nenhuma penalidade aos clubes (seja pecuniária, rebaixamento, perda de pontos, exclusão do campeonato ou qualquer outra sanção prevista) por não comparecerem às partidas nessas datas.


Antes de levarem o caso à esfera nacional, a dupla entrou com recurso no TJD-RJ, mas teve seus pedidos indeferidos pelo presidente Marcelo Jucá.


No último sábado, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinou um decreto proibindo a realização de jogos na cidade até o dia 25 de junho. Depois, o governante disse que a medida valeria apenas para Botafogo e Fluminense.


O decreto, porém, não resolveria de vez a situação dos clubes, já que a Ferj poderia reagendar os jogos ainda para junho. Durante as conversas, o Fluminense chegou a aceitar jogar nos dias 29 deste mês e 3 de julho e concordou que o Botafogo fosse a campo em 1º e 4 de julho, o que garantiria a ambos 10 dias de preparação.


O Estado Rio de Janeiro totaliza 8.933 mortes e 97.572 infectados pelo novo coronavírus.



A mediação entendeu que a marcação das partidas para os dias 22 e 25 de junho tinham sentido de retaliação aos clubes e propôs uma data em junho e outra em julho (29/6 e 2/7 para Flu, 30/6 e 3/7 para Bota). Já o máximo proposto pela Ferj, que recusou qualquer possibilidade de as equipes jogarem apenas em julho, foram os dias 25 e 28 deste mês.


Apesar de aceitarem jogar no início de julho, Flu e Bota reforçaram a posição de que são contra o retorno do futebol neste momento, mas que buscam um entendimento que possa atender os clubes de menor expressão que precisam receber as cotas de televisão.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Montenegro fala sobre situação de Cícero: 'É um salário que o Botafogo não pode pagar'


Aos 35 anos, meia realizou os testes de COVID-19 e se reapresentou aos
treinamentos com o restante do elenco



Cícero pode estar de saída do Botafogo por alto salário - Vítor Silva/Botafogo


Após as saídas de Joel Carli e Diego Souza, Cícero pode ser outro atleta a deixar o Botafogo. Com salários altos e idade elevada, o meia se encaixa no mesmo perfil dos antigos companheiros.

Em entrevista ao 'Canal do TF', o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro comentou sobre a situação do jogador de 35 anos no clube.

- Cícero é um bom jogador, foi muito útil, é vitorioso. O problema foi fazer contrato longo demais e ser caríssimo. Se não tivesse esse salário dele de Grêmio campeão da Libertadores, de São Paulo… É um salário que o Botafogo não pode pagar. O problema dele é puramente de salário. Senão estaria incorporado até o fim do ano – afirmou Montenegro.


E MAIS:
Flávio Gomes critica postura do Fla, e dirigente pede direito de resposta
Rafael se declara ao Botafogo e deseja jogar no clube em 2021: 'Quero me aposentar lá'
De Romário a Gabigol: relembre todos os artilheiros do Brasileiro neste século


Até o momento, nenhum clube se mostrou publicamente interessado em contratar Cícero. O meia realizou os testes de COVID-19 e se reapresentou aos treinamentos com o restante do elenco.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)