Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Mais vitórias, mais gols e defesa segura: os números de Botafogo com Joel Carli


Desde a volta do capitão, time perdeu apenas uma vez e levou gols em só três de 11 rodadas da Série B; além disso, dois gols marcados pelo argentino garantiram quatro pontos aos alvinegros



Defesa mais segura, menos gols sofridos, mais vitórias e, consequentemente, mais pontos na tabela da Série B. O Botafogo desde que Joel Carli voltou ao time titular melhorou nos números na reta final do campeonato. A começar pelos resultados, com oito vitórias em 11 jogos.


+ Botafogo encaminha compra de Daniel Borges
+ Chay mostra tornozelo inchado e reclama de agressão



A maior interferência do capitão, é claro, está na defesa. Nas 11 rodadas em que teve Carli em campo, o Botafogo só levou gols em três delas. São oito vitórias, dois empates e uma derrota nessas partidas. Sem ele, o time jogou 21 vezes, levou gols em 13 partidas e oscilou mais: oito vitórias, seis empates e sete derrotas.



Com Carli, o Botafogo levou cinco gols em 11 partidas, média de 0,45. Sem ele, sofreu 23 em 21 jogos, média de 1,09.




Números do Botafogo são melhores com Carli em campo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



- O Carli é uma referência para todo mundo. Não só dentro de campo, mas fora também. É um dos capitães mais presentes desde que eu cheguei aqui, quer sempre dar um suporte. Dentro de campo, ele comanda mesmo. Sabe a hora de acelerar, a hora de controlar mais o jogo. Sabe dar bronca e sabe dar força - disse o goleiro Diego Loureiro em entrevista recente ao ge.


+ Botafogo supera falha, mas postura acuada impede liderança


Individualmente, o zagueiro também tem números a apresentar. Segundo o Espião Estatístico do ge, o defensor de 35 anos tem sete desarmes e 89% de acerto nos passes na Série B. O Footstats informa que o argentino é o jogador com mais rebatidas de bola no campeonato: média de 10,2 por partida.


Além da segurança atrás, o argentino ainda teve influência direta em quatro pontos conquistados pelo time de Enderson. Os gols da vitória por 1 a 0 sobre o Brasil-RS e do empate em 1 a 1 diante do Goiás, este na última terça-feira, foram anotados pelo xerife.




Carli garantiu empate contra o Goiás fora de casa na última terça (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-10-min-do-1o-tempo-gol-de-cabeca-de-joel-carli-do-botafogo-contra-o-goias-9984916.ghtml)



No início da temporada, em março, o Botafogo acertou a volta de Carli após o divórcio tumultuado feito pela diretoria anterior. O retorno fez o clube administrar uma dívida milionário com o jogador. Só que, na torcida, a expectativa era de ver o capitán mais presente nos bastidores do que em campo.



Foi assim por quase todo o primeiro semestre. Até Carli receber a primeira chance em agosto, nos minutos finais do duelo com a Ponte Preta. Duas rodadas depois, o zagueiro foi titular e fez o gol da vitória sobre o Brasil de Pelotas. A partir dali, quase não saiu mais do time e formou, ao lado de Kanu, uma das defesas mais seguras do campeonato.


O comportamento do xerife em campo continua nos bastidores. Líder do elenco alvinegro, Carli é visto como um porta-voz do grupo e participa ativamente das decisões fora das quatro linhas, como o protesto que os jogadores anunciaram na última semana em razão de pagamentos atrasados. Outro exemplo é a declaração do zagueiro após o empate com o Goiás, criticando a direção do adversário por ter proibido a presença do torcedor do Botafogo na partida.


Com a expectativa de ver Joel Carli em campo, a torcida alvinegra estará presente no próximo compromisso do Botafogo na Série B. Às 19h de quarta-feira, o time enfrenta o Confiança, no Estádio Nilton Santos, pela 33ª rodada.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro