Páginas

domingo, 28 de maio de 2017

Em noite de Gatito Fernandez, Botafogo faz 1 a 0 e vence Bahia no Engenhão


Goleiro alvinegro garante triunfo do Fogão com série de defesas. Baianos conhecem segunda derrota consecutiva fora de casa.



Gatito Botafogo Bahia (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


Gatito Fernandez foi o nome do jogo no triunfo do Botafogo por 1 a 0 sobre o Bahia, na noite deste domingo, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O arqueiro alvinegro fez pelo menos cinco grandes defesas e garantiu os três pontos para o Fogão, que venceu a segunda partida seguida no Nílton Santos. O gol da equipe carioca foi marcado por Bruno Silva. O volante fez um bonito gol ao encobrir Jean no final da primeira etapa.


Assim como outras cinco equipes, o Botafogo termina a terceira rodada com seis pontos conquistados. O time comandado por Jair Ventura termina o domingo na sétima posição, mas pode ser ultrapassada pela Chapecoense, que encerra a rodada na segunda-feira. Depois de conhecer a segunda derrota consecutiva, o Bahia estaciona nos três pontos e fica na 13ª posição da tabela de classificação.


Confira os melhores momentos de Botafogo e Bahia


PRIMEIRO TEMPO

Botafogo e Bahia chegaram ao Nílton Santos com ideias de jogo muito parecidas, e durante quase todo primeiro tempo os times se anularam em campo. Cariocas e baianos apostaram na marcação sob pressão para sufocar a saída de bola do adversário. Como as duas equipes aceitavam passivamente a marcação, as melhores oportunidades de gol surgiram em jogadas de bola parada. De cabeça, Renê Junior obrigou Gatito a fazer boa defesa, e de falta, Camilo assustou Jean. O primeiro tempo se encaminhava para um 0 a 0, até que, aos 43 minutos, Bruno Silva apertou a saída de bola, desarmou Edson no campo de defesa do Bahia e deu início a jogada do gol marcado por ele mesmo.


SEGUNDO TEMPO

Os dois times voltaram mais ligados para o segundo tempo e tiveram chances de alterar o placar. O Bahia começou melhor e teve duas ótimas oportunidades com Zé Rafael e Edigar Junio, ambas defendidas por Gatito Fernandez. A partir dos 15 minutos, os donos da casa equilibraram a partida. Após bola roubada por Pimpão, Joel teve chance cara a cara com Jean, mas mandou para fora. O Tricolor voltou a ficar perto do empate em cobrança de escanteio, mas Gatito, em noite inspirada, salvou duas finalizações em sequência para garantir o triunfo Alvinegro. Na reta final os visitantes tentaram partir para o ataque, mas não conseguiram criar grandes oportunidades. Já o Botafogo recuou a espera de um contra-ataque, que também não aconteceu. No final, permaneceu o 1 a 0 construído no primeiro tempo.


Fonte: GE/Por Globoesporte.com, Rio de Janeiro

Jair valoriza vitória e cita necessidade de reforços: ''Uma hora vamos pagar o preço''


Técnico ressalta equilíbrio do Campeonato Brasileiro e diz que Botafogo aprendeu a encarar cada rodada como se fosse uma final. Joel Carli e Roger foram poupados por desgaste




Foi difícil, mas o Botafogo saiu do Estádio Nilton Santos com mais uma importante vitória no Campeonato Brasileiro. Após o triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia na noite deste domingo (reveja os melhores momentos no vídeo abaixo), o técnico Jair Ventura ressaltou o equilíbrio da competição e a importância de jogar cada rodada como se fosse uma final. Sem deixar de lembrar que a equipe precisa de reforços. Roger e Carli, por exemplo, foram poupados por causa de desgaste.



Melhores momentos de Botafogo 1 x 0 Bahia pela 3ª rodada do Brasileirão 2017


- Na terceira rodada, eu acabo um jogo como se fosse de pré-libertadores. Com o João e o Marcelo caídos, eu sem voz... É muito difícil esse campeonato, cada jogo é uma final. Vale o mesmo da última rodada. Estamos entendendo a importância de jogar cada jogo como se fosse uma decisão. É isso que o Botafogo vem fazendo. Estamos em três competições importantes. Uma hora vamos pagar o preço. Nosso elenco é bem curto. Quando falo em fortalecer, não quer dizer que o nosso elenco não serve. Mas todo treinador precisa de reforços. Estamos buscando no mercado - avisou.


O treinador classificou o jogo como equilibrado, mas disse que o Botafogo teve as chances mais claras. O Bahia, no entanto, também fez Gatito trabalhar. Tanto que o goleiro alvinegro saiu de campo com cinco defesas difíceis.


- Foi um jogo equilibrado, principalmente no primeiro tempo. O Bahia até gelando o jogo, o que é normal para quem joga fora de casa. Fizemos o gol e ficou aberto. Lá e cá, oportunidades para os dois lados. Mas acho que tivemos as mais claras com Joel, Guilherme e Camilo praticamente dentro da pequena área - analisou Jair.


Com a vitória, o Botafogo chegou aos seis pontos e subiu para a sétima posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Sport, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na primeira partida, vitória por 2 a 1 no Nilton Santos.



Jair aplaude seus jogadores na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


Outras respostas de Jair:


Presença de Jairzinho no jogo

Ele (pai) não vem em todos os jogos, Tem muito tempo que não o vejo. Nem minha mulher estou vendo direito. Vou aproveitar hoje para jantar com a minha família. Fora daqui é proibido falar de futebol. Nasci filho de um ídolo. Para mim isso é um orgulho, mas não falamos de futebol. Ele entende muito, mas falamos só de família e deixamos o futebol só para trabalho.


Ausências de Carli e Roger

Dois jogadores seriam poupados Carli e Joel, sendo que o Carli eu tenho mais dois zagueiros. Ele (Joel) vem dois meses sem jogar e tinha que jogar. O Roger corria um risco de lesão e seguramos. É normal, teve chance de fazer gol... Nós usamos o que nós temos e ele não foi mal. Segurou a bola, fez o jogo de pivô. Vamos com calma, que ele é o nosso atacante junto com o Roger.


Bruno Silva

O Bruno Silva é uma arma importante, sabemos da competitividade dele dentro de campo e isso tem um preço com esses cartões. Importante que nosso advogado trabalhou bem e conseguiu o efeito suspensivo.


Montillo
Queremos contar com o Montillo o quanto antes. Ele paga um preço por ter vindo de um campeonato como o Chinês, que é diferente. Todos os times estão perdendo jogadores por lesão. Qual a justificativa disso? Hoje o João Paulo pediu para sair. O Camilo vinha de lesão... Foram duas substituições por condições físicas. Precisamos rever esse calendário.


Victor Luis
É um cara fantástico e tem uma qualidade técnica ótima. Por isso, acaba jogando todos os jogos. Penso em segurar, mas ele quer estar sempre jogando. Chamamos de uma individualidade biológica.


Copa do Brasil
Vamos com força máxima em todos os jogos na Copa do Brasil. Não posso chegar nas oitavas de final e poupar jogadores. Com todo respeito ao Carioca, mas não dá para colocar os meninos na Copa do Brasil e no Brasileiro. Aqui no Brasil nunca sabemos que serão os seis da Libertadores. Importante que o grupo sabe disso. Cada jogo é uma final.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Rio de Janeiro

Chute forte, velocidade e lesões: conheça Marcos Vinícius, possível reforço do Bota


Atacante, de 22 anos, está próximo de ser incluído pelo Cruzeiro na troca por Sassá. Contratado com grande expectativa, ele acabou se prejudicando por problemas musculares





Marcos Vinícius e o técnico Mano Menezes durante um treinamento do Cruzeiro (Foto: Light Press)

Sem interesse na permanência de Sassá para o restante da temporada, o Botafogo se encaminha para uma troca com o Cruzeiro. A negociação, que começou na semana passada, envolve a vinda do atacante Marcos Vinícius, de 22 anos. Se concretizada, ela deixará dos clubes com 50% dos direitos federativos de cada jogador. Mas quem ganha com isso?


O Botafogo, por exemplo, receberá um jogador com um grande potencial. Criado no Náutico, Marcos Vinícius desertou o interesse do Cruzeiro, que o contratou ainda para a equipe de juniores, em 2014. Muito elogiado pelo técnico Mano Menezes, foi promovido aos profissionais e acabou sendo um dos principais destaques do time no ano, terminando como titular.


Números de Marcos Vinícius

Náutico (Jogos - 66 / gols - 7 / assistências - 7)

Cruzeiro (jogos - 40 / gols - 4 / assistências - 5)

- É um meia-atacante que conduz bem a bola, forte, gosta de partir para cima dos adversários e tem um chute muito forte. Pode atuar tanto pelas beiradas, quanto como um armador, jogando centralizado. Ele fez ambas as funções no Cruzeiro. Ainda em 2015, por exemplo, fez um gol contra o Sport, pela 35ª rodada do Brasileiro, que mostra bem essa característica. Arrancou do meio-campo, driblou dois jogadores e marcou. Foi o ápice dele no Cruzeiro.




Movido a feijão: meia Marcos Vinícius usa receita caseira para se destacar no Cruzeiro


A partir de 2016, porém, o Marcos Vinícius começou a conviver com as lesões. E isso o atrapalhou. Neste ano, Mano Menezes estava na expectativa de utilizá-lo com mais frequência. Porém, novamente, teve que se ausentar por problemas físicos (ainda na pré-temporada torceu o pé e ficou afastado por um mês). Voltou a ser relacionado, mas, em maio, teve constatada uma lesão na coxa esquerda e, desde então, não joga. Vem se recuperando e está próximo de voltar aos gramados.


A negociação entre Botafogo e Cruzeiro segue avançada, mas algumas pendências fazem com que o anúncio ainda não tenha sido feito. Uma das causas, por exemplo, é o exame médico que Marcos Vinícius será submetido pelos médicos do Botafogo.



Marcos Vinícius durante um treinamento do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Cruzeiro)


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Thaynara Amaral, GloboEsporte.com, Rio de Janeiro