Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Time de operários, Bota prega união e alto astral: “Tem feito a diferença”


Luis Ricardo destaca a força do elenco sem "medalhões", elogia o bom ambiente em General Severiano e brinca sobre Jefferson: "É um dos nossos"



Luis Ricardo: "Somos operários" 
(Foto: Marcelo Baltar/GloboEsporte.com)
De vitória em vitória, aos poucos o Botafogo começa a afastar a sombra da zona de rebaixamento. A situação ainda não é cômoda, mas, com 26 pontos, na 13ª colocação e com um jogo a menos, o Alvinegro respira mais aliviado.

O bom início de segundo turno, com duas vitórias, mudou o ambiente. A desconfiança deu lugar à autoestima, e os sorrisos aparecem com mais frequência nas últimas semanas em General Severiano. O alto astral entre os jogadores é notório nos últimos dias. A união, aliás, é apontada por um dos líderes do elenco como a força do Botafogo.

- A nossa união tem feito diferença. Não tem uma estrela aqui que podemos dizer que vai fazer uma grande diferença em todos os jogos. Mas essa união dentro de campo em feito a grande diferença para o Botafogo - destacou Luis Ricardo
.
A ausência de vaidade em excesso, na opinião do lateral, é outro ponto forte do grupo alvinegro. Luis Ricardo cita o exemplo de Jefferson, jogador mais badalado do Botafogo.

- Já trabalhei em clubes com grandes medalhões. Aqui dizemos que somos operários. Trabalhar assim é bom. O Botafogo é muito grande. É claro que a gente gostaria, se fosse possível, ter um um cara assim. Mas a gente tem o Jefferson, que dispensa comentários. Ele é dos nossos. Por mais que seja uma estrela, não se vangloria, não se acha melhor que ninguém. 

Treino do Botafogo nesta quarta-feira (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Com a semana cheia para trabalhar - o Botafogo só joga na segunda, contra o Atlético-PR -, o técnico Jair Ventura vem aproveitando o tempo para ajustar a equipe. A partir da próxima semana, o Botafogo vai enfrentar uma maratona, com quatro jogos em dez dias.

Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Baralho de Jair Ventura dentro do Botafogo tem cada vez mais opções






Há um tempo não muito distante, os desfalques no time do Botafogo eram tão certos quanto os treinos. Semana após semana, suspensões e, principalmente, lesões, faziam das escalações um mistério. Mas esse tempo parece estar ficando para trás. Bruno Silva acaba de cumprir gancho automático e, quem está lesionado, como Jefferson e Lizio, esperam para voltar. O mais relevante disso tudo é que, no início do returno do Campeonato Brasileiro, o técnico Jair Ventura tem mais opções dentro do seu elenco.

"Para o Jair Ventura, é importante, porque ele fica com mais cartas no baralho. Para cada vaga temos três ou quatro jogadores, e isso ajuda o nosso time. Nós queremos melhorar o nosso desempenho, e a briga por vaga estimula bastante isso" analisa Sassá.

De fato, o goleiro titular volta aos trabalhos com o grupo no próximo mês. O meia da seleção boliviana, igualmente. Ambos eram os casos mais graves. Dudu Cearense, Airton e Fernandes não preocupam, apesar de não terem ido a campo ontem. Hoje, Canales pode dar as caras. Ele está lidando com questões particulares no Chile.

Com iminentes boas notícias, cada jogador tem mesmo que dar o melhor de si para continuar entre os titulares ou barganhar vaga no time principal. E se, por exemplo, Rodrigo Pimpão treina bem, estimula Neilton a jogar melhor. E assim em todas as posições. Deste modo, a segunda parte do campeonato pode ser mais tranquila do que a primeira.

" No primeiro turno, começamos com derrota e empate. No segundo turno está diferente: foram duas vitórias. Mas não nos afastamos completamente da zona de rebaixamento. Mas se começamos ganhando, temos uma segurança a mais pra pensarmos no próximo jogo", diz Sassá.

Carli é sombra perigosa a Renan Fonseca. Fernandes incomoda a tranquilidade dos volantes titulares e até Leandrinho busca vaga entre os 11 iniciais. Definitivamente, é preciso ter elenco forte.


Fonte: UOL/Rubens Cavallari/Folhapress

Canales reaparece no clube, e Jair esboça o Botafogo; veja as opções


Após cinco dias no Chile por conta de problemas de saúde da esposa, atacante treina em Genera. Bruno Silva volta de suspensão, e Gegê substitui Airton em treino




A quarta-feira começou com boas notícias para o Botafogo. Após cinco dias no Chile por conta de problemas sociais, Gustavo Canales se reapresentou normalmente e treinou nesta manhã com o restante do elenco, em General Severiano. O atacante teve as companhias de Airton e Fernandes, poupados na atividade de terça.


Ao lado de Dudu Cearense, o trio trabalhou à parte com o preparador físico Ednilson Sena. No entanto, eles não preocupam para a partida contra o Atlético-PR, na próxima segunda-feira. 

 
Dudu Cearense corre durante treino em General Severiano (Foto: Marcelo Baltar)

Em campo, Jair deu indícios da equipe que deve enfrentar o Furacão. Após cumprir suspensão, Bruno Silva retorna na vaga de Fernandes. Como Airton realizou trabalho físico à parte, Gegê treinou entre os titulares. O time teve Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson, Diogo; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê, Camilo; Neilton e Sassá.


A equipe reserva treinou com Helton Leite, Diego, Carli, Emerson Silva, Victor Luís; DIérson, Gervásio, Leandrinho, Salgueiro; Rodrigo Pimpão (Anderson Aquino) e Vinícius Tanuqe (Luís Henrique).


Durante a atividade, que ao todo durou mais de duas horas, Jair paralisou o treino várias vezes para orientar a equipe em jogadas de bola parada. Nesta quinta, o Botafogo treina em dois períodos. Pela manhã o elenco se reapresenta em General Severiano. Na parte da tarde o treino será na Arena Botafogo.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Xô, zica! Com nova aparelhagem, Bota completa terceira semana sem lesões


Alvinegro investe em tecnologia de ponta para espantar bruxa solta e já começa a ver resultados. Mais equipamentos vão chegar a General Severiano nos próximos meses




Não é apenas na tabela que os ventos começam a soprar a favor para o Botafogo. Fora de campo a maré também virou, e o Alvinegro comemora a terceira semana seguida sem sofrer com novas lesões musculares. O problema atormentou o elenco desde a pré-temporada, e em maio o clube chegou a ter uma média de dois jogadores machucados a cada 30 dias. A bruxa antigamente solta foi apontada pela própria comissão técnica como um dos fatores responsáveis pelo desempenho ruim da equipe no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.


Termografia monta espécie de mapa de calor com regiões mais propícias a lesões musculares (Foto: Reprodução)

Desde o dia 8 de agosto, quando Sassá foi liberado, o departamento médico anda vazio. Apenas Jefferson, em recuperação de uma cirurgia no braço esquerdo, e Lizio, operado por conta de uma pubalgia, não estão à disposição do técnico Jair Ventura. A dupla deve voltar em setembro.


O fato de ter ficado dez dias sem jogos em virtude do adiamento da partida contra o Grêmio colaborou, mas o investimento em aparelhagem de prevenção de lesões foi importante para esvaziar o departamento médico. Há cerca de dois meses, o Botafogo comprou equipamentos importados para formar uma espécie de centro de excelência em General Severiano. Segundo o GloboEsporte.com apurou, a diretoria planeja investir pelo menos R$ 300 mil até o fim do projeto.


Após jogar 90 minutos contra Sport, Airton
 está sendo poupado do treino em campo
 (Foto: Divulgação/Twitter)
O primeiro equipamento a chegar foi o da Termografia, que faz um mapa de calor dos músculos. As regiões mais avermelhadas, invisíveis a olho nu, indicam desde fadiga muscular a rompimentos de microvasos, mostrando se o jogador está próximo de se machucar e se precisa ser poupado de jogos ou exercícios mais pesados. E o recurso já vem ajudando na prevenção de lesões, segundo o preparador físico alvinegro Ednilson Sena.


– Usamos com o Airton, com o Lindoso... Todos os clubes top de linha têm esse mecanismo que dá subsídio para você minimizar isso (alto número de lesões). A lesão vai acontecer, mas não em nível grande. Você pode poupar o jogador de uma atividade ou tirar do treinamento. A diretoria vem fazendo um esforço para adquirir essa aparelhagem. Ela nos ajuda, mas não é só isso. Nosso calendário deu uma desafogada na tabela, deu tempo de recuperar jogador de um jogo para o outro. Tivemos ajustes dos trabalhos que foram feitos, diminuímos a carga com algumas coisas. E a gente chama o jogador, fala que tem que ter repouso, suplementação, se alimentar bem... Não adianta só treinar, se não comprar nossa ideia não vai a lugar nenhum.


No início de setembro, outro aparelho já comprado vai chegar a General Severiano: o Isocinético, que permite quantificar a função e o desempenho muscular do jogador, atuando também como um método preventivo e terapêutico de lesões. Outros que estão encaminhados são o Catapult, um GPS que reúne dados dos atletas durante os treinos e os apresentam em tempo real para o departamento médico e a preparação física, e o Quinel, que ajuda no fortalecimento e no tratamento de desequilíbrio muscular. Também está prevista nova aparelhagem da fisioterapia.


A prova de fogo será a partir da próxima semana. Em um período de dez dias, o Botafogo realizará quatro jogos. A maratona começa em 29 de agosto, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Depois serão três partidas seguidas na Arena Botafogo. Em 1º de setembro, o time recebe o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Três dias depois será a vez do Grêmio, em jogo adiado da 19ª rodada. E após mais 72 horas, o Alvinegro volta a campo para enfrentar o Fluminense.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro