Páginas

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Copa Sul-Americana 2023: veja o chaveamento das oitavas até a final



Confrontos do mata-mata da competição internacional são sorteados



Os confrontos e chaveamento do mata-mata até a final da Copa Sul-Americana foram sorteados em evento realizado na tarde desta quarta-feira na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai.


+ Veja os confrontos das oitavas da Libertadores






Live analisa os confrontos da Libertadores e da Sul-Americana (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/sorteio-das-oitavas-de-finais-da-conmebol-libertadores-2023-7018865.ghtml)


Os caminhos das oitavas foram definidos. Os jogos estão previstos para serem realizados nas semanas dos dias 2 e 9 de agosto. Antes, porém, haverá o "play-off" das oitavas - com confrontos já definidos - que serão disputados nas semanas de 12 e 19 de julho.





Copa Sul-Americana 2023 chaveamento — Foto: Reprodução



A novidade da Copa Sul-Americana para este ano é justamente a fase anterior às oitavas de final. Os confrontos serão realizados entre os segundos colocados dos grupos e os terceiros das chaves da Libertadores.


Sete brasileiros seguem na disputa pelo título da Copa Sul-Americana. São Paulo, Fortaleza, Bragantino e Goiás estão garantidos nas oitavas depois de terminarem na liderança dos respectivos grupos; América-MG, Botafogo e Corinthians jogarão o playoff - os dois primeiros ficaram em segundo em seus grupos, enquanto a equipe paulista ficou em terceiro na sua chave na Libertadores.





troféu; taça; Copa Sul-Americana — Foto: Staff Images/ CONMEBOL




Confrontos das oitavas de final (times da direita decidem em casa):


Sporting Cristal ou Emelec x Defensa y Justicia

Botafogo ou Patronato x Guaraní


Independiente Medellín ou San Lorenzo x São Paulo

Ñublense ou Audax Italiano x LDU


Barcelona-EQU ou Estudiantes x Goiás

Corinthians ou Universitario x Newell's Old Boys



Colo-Colo ou América-MG x Bragantino

Libertad ou Tigre x Fortaleza



Confrontos do play-off (times da direita decidem em casa):



Barcelona-EQU x Estudiantes-ARG

Ñublense-CHI X Audax Italiano-CHI

Patronato-ARG x Botafogo

Colo-Colo-CHI x América-MG

Libertad-PAR x Tigre-ARG

Corinthians x Universitario-PER

Sporting Cristal-PER x Emelec-EQU

Independiente Medellín-COL x San Lorenzo-ARG



Fonte: Por Redação do ge — Luque, Paraguai

Elenco do Botafogo "abraça" Caçapa e se fecha com foco em título do Brasileirão



Após saída de Luís Castro, nível de aceitação do técnico interino nos bastidores é alto





O clima do elenco do Botafogo não foi desestabilizado pela saída de Luís Castro, que deixou o clube no meio da temporada para fechar com o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Enquanto John Textor, proprietário da SAF, quer Bruno Lage como substituto, o Alvinegro tem Cláudio Caçapa como técnico interino. E o feedback foi de aceitação.




Claudio Caçapa pelo Botafogo contra o Vasco (https://ge.globo.com/video/cacapa-11749933.ghtml)


Tudo foi às pressas. Caçapa foi convidado pela diretoria do Botafogo para assumir ao clube na sexta-feira, quando passava férias com a família no interior de Minas Gerais, arrumou as malas e chegou ao Rio de Janeiro no sábado. No domingo, o Alvinegro venceu o Vasco por 2 a 0, pelo Brasileirão.


Nos dois dias que sucederam a saída de Luís Castro, os treinos foram comandados por Lúcio Flávio, comandante do time sub-23 e auxiliar de Caçapa na área técnica no clássico. O interino chegou à Cidade Maravilhosa já depois da atividade, quando o elenco estava concentrado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Contrato longo, título e projeção na Europa: os trunfos do Botafogo para ter Bruno Lage


Os momentos entre jogadores e o novo treinador antes de um importante jogo foram baseados 'apenas' na conversa. Em um longo papo durante a concentração, Caçapa se apresentou ao elenco, falou um pouco sobre a carreira como jogador, o que fez em Lyon na função de assistente e o que pensa sobre futebol. Não houve conversa tática - afinal de contas, o que trazer de novo aos atletas em apenas um papo?


Para os jogadores, Caçapa foi apenas elogios. O interino afirmou que estava orgulhoso da campanha que eles estavam fazendo na temporada 2023 até agora e tentou trazer alguma palavra de animação, tentando não fazer os atletas perderem o foco pela saída de Luís Castro. Nenhuma grande instrução foi direcionada, mas sim uma ordem para manter o trabalho.


A aceitação por parte do elenco veio pela forma simples, simpatia e humildade na forma de falar. Caçapa se apresentou e foi conversar com cada jogador presente um por um, apertando mãos. A mesma coisa se repetiu com os membros da comissão técnica e diretoria.





Cláudio Caçapa em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Cláudio teve uma pequena reunião com a comissão técnica do sub-23, liderada por Lúcio Flávio, depois da conversa para os jogadores. Nela, o ex-meia passou números e comentou como foram os últimos dois dias de treinos. Foi combinado que a espinha dorsal que vinha sendo utilizada por Luís Castro seria mantida.


- É muito raro você chegar em um lugar e ser tão bem acolhido como eu fui aqui. São pessoas, isso é o mais difícil. É o trato do ser humano. No futebol sabemos que isso não é fácil. Queria também reforçar o que o André (Mazzuco) falou, a colaboração foi demais. O que eu falei para vocês, atletas, agora, isso não é acaso. Vocês são bons, merecedores. Temos muitas vitórias para buscar e vamos buscar sim porque vocês são muito bons dentro de campo e, mais importante, fora de campo. Na vida a gente tem aquilo que merecemos - comentou Caçapa com os jogadores no vestiário após o jogo.



Internamente, o grupo foi definido como "especial". Os atletas abraçaram Caçapa, reafirmaram a confiança no interino e comentaram que gostaram da forma que ele aborda a forma de pensar. Foi prometido aos presentes que o grupo não sentiria a saída de Castro e que os jogadores tentariam "se provar", com o objetivo de conquistar o Brasileirão.


Depois de passar pelo Vasco, Caçapa tem um novo desafio pela frente: com uma semana livre, o interino terá cinco dias de treinamento até o jogo contra o Grêmio, no próximo domingo, e que promete ser decisivo para a parte superior da tabela do Campeonato Brasileiro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sérgio Santana — Rio de Janeiro