Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Regularizado, Pimpão treina; Airton e Carli são dúvidas contra o Atlético-MG


Com o nome no BID, atacante está pronto para estrear na quinta-feira. Volante sente dores e será examinado. Fora da partida contra o Inter, volta do argentino é incerta




Rodrigo Pimpão no treino desta segunda. Atacante
está pronto para estrear (Foto: Marcelo Baltar)
Após mais de uma hora de atraso no voo de volta de Porto Alegre, o Botafogo se reapresentou em General Severiano, na tarde desta segunda-feira. Na bagagem, além dos três pontos, os sorrisos, que andavam esquecidos. Quem aguardou os companheiros na sede foi Rodrigo Pimpão. Regularizado nesta segunda-feira, o atacante treinou normalmente e tem tudo para começar contra o Atlético-MG, na quinta.


Rodrigo Pimpão treinou com os demais jogadores que não viajaram, além de alguns que ficaram no banco contra o Inter. Quem não esteve em campo foi Joel Carli. Fora da viagem, o zagueiro está em fase final de transição de uma lesão muscular e ainda é dúvida para quinta-feira.


Quem também não tem presença garantida contra o Atlético-MG é Airton. Substituto no intervalo da partida contra o Inter, o volante está com dores musculares na coxa esquerda e será examinado nesta terça. Caso não tenha condições de jogo, é provável que Rodrigo Lindoso entre em seu lugar.


O provável time do Botafogo para quinta-feira é Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca (Carli), Emerson Silva, Diogo; Airton (Lindoso), Bruno Silva, Fernandes, Camilo; Neilton e Rodrigo Pimpão (Ribamar).


Quem também reapareceu em campo nesta segunda-feira foi Sassá, Emerson Santos e Leandrinho. O trio correu no gramado. Os dois primeiros estão mais próximos do retorno, mas devem seguir desfalcando na quinta-feira.


Com 12 pontos, na 17ª colocação, o Botafogo visita o Atlético-MG, quinta-feira, às 21h, no Mineirão. O time de Ricardo Gomes busca um novo resultado positivo para sair da zona de rebaixamento. 


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Análise: 1º dos três reforços muda cara do Bota, que vê margem para evoluir


Com Camilo comandando o time, Alvinegro faz no primeiro tempo sua melhor atuação no Brasileirão e aumenta expectativa para as próximas estreias, de Pimpão e Canales





Números da estreia de Camilo
- 1 gol
- 1 assistência
- 4 finalizações em 15
- 21 passes certos em 125
- 4 passes errados em 28
- 1 falta cometida em 18
- 1 falta sofrida em 35
- 4 bolas levantadas em 7
- 1 roubada de bola em 14


Em tempos de crise, Ricardo Gomes sempre defendeu a seguinte tese: com a recuperação dos lesionados e as estreias de Camilo, Rodrigo Pimpão e Canales, o Botafogo ganharia corpo para reagir no Campeonato Brasileiro. E até mesmo os mais céticos tiveram que dar o braço a torcer depois do último domingo. A vitória por 3 a 2 sobre o Internacional no Beira-Rio (veja os melhores momentos no vídeo acima) mostrou um time muito mais competitivo em campo do que se tinha visto até então. Foi um primeiro tempo quase perfeito do Alvinegro, que abriu 2 a 0, evitou a maioria dos sustos na defesa e teve a sua melhor atuação na competição nos 45 minutos iniciais. Isso só com um dos três reforços, que ainda não está no melhor da forma física, e sem quatro titulares, machucados. Cenário que deixa a equipe com margem para evoluir mais.


Do trio recém-contratado, por enquanto só Camilo está à disposição do técnico, mas quem disse que uma andorinha só não faz verão? O experiente meia de 30 anos não sentiu o peso da camisa 10 e regeu o time em campo, mostrando também a sua faceta de líder. Além do belo gol e da assistência para Neilton, enquanto teve perna ele orientou o posicionamento dos companheiros, cadenciou e acelerou o jogo nos momentos certos, ficou acompanhando tudo mesmo após ser substituído na etapa final e depois do jogo foi à beira do campo cumprimentar um a um os alvinegros na saída. Os números também ajudam a comprovar sua importância: foi quem mais acertou passes do time, com 21 toques, e um dos que mais finalizou com quatro arremates, só um atrás de Fernandes (veja nos campinhos abaixo o local de cada ação).


Campinho da esquerda mostra de onde Camilo acertou cada passe, e o da direita, cada finalização (Foto: Arte Esporte)

Mas o duelo que tinha tudo para ser tranquilo no segundo tempo, com o Botafogo em vantagem de gols e numérica de jogadores - Fabinho foi expulso -, acabou em sufoco por dois motivos:
1) Porque o ataque perdeu várias chances de matar o jogo em contra-ataques, aumentando a urgência por Pimpão e Canales - o primeiro deve ser regularizado nos próximos dias e estrear contra o Atlético-MG na quinta-feira, enquanto o segundo tem previsão para jogar em 15 dias. Para ajudar na tarefa de criação e execução de jogadas, a torcida também está na expectativa para ver Leandrinho ao lado de Camilo. O meia de 19 anos se recupera de uma lesão na coxa esquerda e vai iniciar a transição para o campo nesta semana.


2) A defesa ficou exposta no segundo tempo. Coincidentemente, depois que Airton saiu com dores na coxa esquerda após receber uma bolada na cicatriz da recente cirurgia que passou - já repararam que todos os gols sofridos pelo Botafogo no Brasileirão saíram quando o volante não estava em campo? Falando em volantes, o esquema com três no meio de campo, com Fernandes no lugar de Gervasio "Yaca" Núñez, voltou a ser usado e a funcionar, fórmula do sucesso no Campeonato Carioca. Mas o time ainda vem sofrendo na bola aérea. O Internacional foi de chuveirinho 32 vezes no jogo, marcou um gol de cabeça com Ernando e só não fez mais porque Sidão não deixou. A tendência é o jogo aéreo melhorar com a volta de Carli ao setor.

Mudou a cara: estreia de Camilo deu novo gás ao Botafogo no Campeonato Brasileiro (Foto: Divulgação / Botafogo)

Os jogadores retornam ao Rio de Janeiro no início da tarde desta segunda-feira e vão direto para General Severiano, onde farão um treino regenerativo. O Botafogo volta a campo na quinta-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão. Com a vitória sobre o Internacional, o Alvinegro ainda não saiu da zona de rebaixamento, mas subiu para o 17ª lugar com 12 pontos, mesma pontuação do Sport, o primeiro fora do Z-4.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Porto Alegre

Rodrigo Pimpão é regularizado e pode estrear pelo Botafogo contra o Galo


Nome do atacante já está no BID da CBF, e ele deve jogar na quinta, no Mineirão





Após a vitória por 3 a 2 sobre o Inter, a semana do Botafogo iniciou com mais uma boa notícia. O atacante Rodrigo Pimpão foi regularizado, seu nome já consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e ele já está à disposição de Ricardo Gomes para a partida contra o Atlético-MG, na quinta-feira.


Rodrigo Pimpão já treina no Botafogo há mais de duas semanas. Recentemente, Ricardo Gomes elogiou as condições físicas do atacante, que deve ganhar uma oportunidade como titular, na quinta-feira.


Regularizado, Pimpão estreia na quinta, contra o Atlético-MG (Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)

Pimpão, de 28 anos, foi um dos destaques do Botafogo no Campeonato Carioca do ano passado e, especialmente, no início da Série B. O atacante marcou sete gols no torneio nacional - além de dois no estadual - e deixou o clube, em julho do ano passado, como artilheiro alvinegro.


Ele é uma das apostas do Botafogo para engrenar no Campeonato Brasileiro. Outro reforço,Camilo estreou neste domingo com gol e assistência e ajudou o time a vencer o Inter no Beira Rio.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro