Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Bota obtém CND e fica livre para jogar campeonatos e negociar com a Caixa


Clube foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro na última semana e, por estar sem o documento, correu risco de ser excluído do Carioca




Tardou, mas não falhou. Depois de quase três meses esperando, o Botafogo obteve na noite desta sexta-feira a sua tão sonhada Certidão Negativa de Débitos (CND) do Ministério da Fazenda (veja na imagem abaixo), que permitirá ao Alvinegro jogar campeonatos sem precisar de liminar ou qualquer outro recurso judicial - as certidões passaram a ser pré-requisito para a disputa de qualquer competição no Brasil desde que a MP do Futebol foi sancionada em agosto do ano passado. Além disso, o documento que comprova que o clube está em dia com suas pendências fiscais deixa o caminho livre para a diretoria negociar com uma empresa estatal, como a Caixa Econômica Federal - a equipe está sem patrocinador master há um ano.

Certidão Negativa de Débitos do Botafogo (Foto: Reprodução)

- Foi uma boa surpresa até mesmo para nós, pois havia ficado acertado que depois que o Ministério da Fazenda detectasse internamente toda a legalidade, iria nos notificar para que apresentássemos o pedido pela CND. Acredito que eles verificaram a integridade dessa gestão, que é bem diferente da anterior, e se anteciparam nos enviando direto essa certidão. Isso é fantástico, desde 1993 o Botafogo não conseguia as CNDs. O que prova que houve nesses 23 anos negligências de pagamentos de impostas, recolhimento de fundo de garantias... Se acumulou um monte de problema que a gente conseguiu resolver em três meses, já que em janeiro fizemos a adesão ao Profut. Conseguimos arrumar essa desordem de 23 anos. A gestão do Carlos Eduardo (Pereira) é trabalho. Agora estamos em situação regular para jogar Carioca, Brasileiro, Copa do Brasil... E também buscar recursos de investimentos públicos - explicou o vice-presidente jurídico, Domingos Fleury.


Mais informações em instantes.

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE


Titular, Ribamar relembra emoção do gol contra o Flu: "Mais que especial"


Atacante fez o segundo gol da vitória do Botafogo por 2 a 0 na primeira fase e se diz mais experiente para o duelo entre os dois times neste domingo, em Volta Redonda







Para o Botafogo, o clássico desde domingo contra o Fluminense, em Volta Redonda, às 18h30, é a estreia na Taça Guanabara. Mas para Ribamar, centroavante titular do time, o jogo representa também o reencontro com a equipe contra a qual ele fez seu primeiro gol como profissional.

- Foi mais que especial. Uma estreia no clássico e pude ajudar a equipe não só com o gol, mas com boas jogadas. Agora estou um pouco mais experiente e quero ter tranquilidade e maturidade para jogar o jogo de domingo - disse o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.

O gol, marcado após cruzamento de Luis Ricardo (veja vídeo acima), aconteceu na estreia do atacante como titular. Desde então, Ribamar não saiu mais do time e conquistou a confiança do técnico Ricardo Gomes.

- Quero ajudar o Botafogo da melhor maneira possível, fazer gols e ser campeão. Me receberam muito bem aqui e todos me passaram muita confiança. Estou feliz e tranquilo para fazer o meu trabalho - afirma.

Ribamar fez seu primeiro gol como profissional contra o Fluminense (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE


Botafogo tem acerto verbal com o meia Marquinho, do Macaé


Após conversas se intensificarem no último mês de fevereiro, jogador chegou a um acordo salarial com a diretoria alvinegra. Tempo de contrato ainda não foi decidido



Marquinho tem chamado a atenção do Botafogo desde
 o ano passado (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo acertou verbalmente a contratação do meia Marquinho, do Macaé. No radar alvinegro desde a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, o jogador, de 26 anos, enfim chegou a um desfecho junto à diretoria do clube carioca, que intensificou as negociações no início do mês de fevereiro. A informação da transferência é de Thiago Franklin, do Blog do Torcedor do Botafogo.


O tempo de contrato de Marquinho ainda está sendo discutido entre a diretoria alvinegra e o empresário do jogador, José Lucas Gonçalves. O salário será de R$ 20 mil.


Apesar do acerto, Marquinho só chegará ao Botafogo no fim do mês de maio, quando expira o seu vínculo com o Macaé. Até o momento, ele disputou seis partidas pelo time do Norte Fluminense no Carioca e ainda não marcou nenhum gol.


Marquinho interessa ao Botafogo desde a Série B de 2015. Na vitória por 4 a 2 do Macaé, em jogo válido pelo primeiro turno da competição, ele deu duas assistências e acabou sendo um dos destaques do Alvianil Praiano. A atuação dele no último encontro entre as duas equipes pela terceira rodada do Carioca também agradou a diretoria alvinegra.


Nascido em Macaé, Marquinho foi revelado pelo Serra Macaense e teve destaque em sua passagem pelo Quissamã, em 2012. Chegou ao Macaé em 2013 e foi protagonista no título da Série C do Brasileiro de 2014 e na disputa da Série B do ano passado - nessa última competição, marcou dois gols.


Por GloboEsporte.com/Macaé, RJ/GE

Paciente, Ricardo Gomes confirma Salgueiro no ataque: "Veio para jogar"


Treinador mostra calma com o rendimento do uruguaio e diz que ele vem melhorando a parte física. Defesa é elogiada, principalmente após entrada de Emerson




Ricardo Gomes entrevista Botafogo
(Foto: Divulgação Botafogo)
Principal contratação do Botafogo para a temporada, Salgueiro vem tendo um tratamento especial e, claro, contando com a confiança do técnico Ricardo Gomes. Tanto que após o treino da manhã desta sexta-feira, em General Severiano, o comandante fez questão de mostrar paciência com o rendimento do uruguaio, que, segundo ele, está melhorando fisicamente e vem se adaptando ao estilo de jogo do futebol brasileiro.


- Espero que ele jogue bem. Teve a infelicidade do pênalti, mas foi bem no primeiro tempo da partida. Ele é um bom jogador, tem qualidade técnico e está aprimorando a parte física. O Salgueiro veio para jogar. Claro que vai depender do rendimento para permanecer na equipe e dar esperança aos torcedor do Botafogo.


Quanto ao clássico diante do Fluminense, domingo, às 18h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, Ricardo Gomes reconhece que o momento do Tricolor é outro com a chegada de Levir Culpi. Mesmo assim, confia em uma boa apresentação do time, que vem recebendo muito bem sua ideia de jogo.


- O Fluminense vem em um momento diferente. Acho que vai ser um jogo diferente, mas que o resultado seja o mesmo. Sempre tem estratégia nova, mas se vai funcionar eu não sei. Pela semana que tivemos, estou mais confiante. Acho que vamos brigar. Essa semana vi vários movimentos sem nenhuma ordem o que mostra um entendimento natural dos jogadores.


Identificação dos técnicos

- O Levir Culpi tem uma bela história no Batafogo e eu como jogador do Fluminense, mas isso vai até o apito inicial do árbitro.

Melhora do sistema defensivo

- Hoje a parte defensiva começa no primeiro atacante. Todo esse trabalho, assim como para jogar, precisamos de um bom atacante que marca. Começa lá na frente.

Emerson

- Um time que joga bem, dificilmente vai ter um zagueiro que não sabe jogar. Ele é um jogador diferente. Sabe jogar como volante, tem habilidade, velocidade e boa marcação. Mas é o início. Ano passado participou de apenas um jogo de titular e esperou a oportunidade. Começa o ano como titular e espero que fique, mas vai depender do rendimento. Na minha cabeça ele pode evoluir muito mais.

Boa relação com o grupo

- Isso é a condição primeira para você ter um bom controle do grupo. Não tem outra forma. Agora se as vitórias não vierem fica difícil. Derrota traz desconfiança e você perde o controle.

Manter rendimento
- Quando a gente entra em uma competição se conhece o regulamento. Não estou olhando para a tabela, mas sim pela qualidade do jogo. Para mim é muito importante.

Airton

- Minha ideia é que ele pense só em jogar futebol e que controle o meio. O conheci como adversário no Flamengo em 2009. Agora estamos tentando reencontrar esse jogo. A cabeça dele está entendendo o trabalho e é o responsável pelo rendimento. Tem as qualidades necessárias para isso.

Busca por atacante


- Já falei isso. Vamos pensar em reforçar. Esperava 15 dias, mas o negócio não está fácil para ninguém. Vamos esperar mais tempo.

Por Felippe Costa e Pedro Venâncio/Rio de Janeiro/GE