Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2024

Análise: Botafogo mostra poder de reação após substituições no primeiro tempo



Sampaio Corrêa assustou no primeiro tempo e poderia ter aberto boa vantagem



O Botafogo garantiu vaga na final da Taça Rio ao vencer novamente o Sampaio Corrêa por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos neste domingo, gols de Júnior Santos e Savarino. O resultado da final no agregado ficou em 4 a 2 para o Alvinegro.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Botafogo 2 x 1 Sampaio Corrêa-RJ | Melhores momentos | Campeonato Carioca 2024


Os nomes dos autores dos gols dão o panorama do que foi um jogo em que o treinador interino Fábio Matias precisou acionar titulares ainda antes do intervalo para evitar a derrota em uma tarde de calor excessivo na cidade do Rio de Janeiro.


Vindo de uma partida decisiva de Conmebol Libertadores na última quarta-feira, o técnico optou por colocar algumas peças que estivessem menos desgastadas. Especialmente no ataque e no meio-campo.


Apesar da pouca minutagem, o que se viu foi um time desconectado, perdendo bolas, dando espaços e sofrendo com o ímpeto do rival. O gol de Otávio, que abriu o placar para o Sampaio, foi só uma das muitas chances criadas pela equipe no primeiros 40 minutos de partida.


Gatito Fernandez evitou o que poderia ser uma vantagem confortável para a equipe de Saquarema. Foram ao menos quatro boas defesas do paraguaio.


Leia mais sobre o Botafogo:



A apatia do time era tanta que fez Matias acionar dois dos destaques da temporada ainda aos 38 minutos: Júnior Santos e Savarino. Foram exatamente eles dois que ajudaram a mudar a pegada do time, tanto animicamente quanto taticamente.


- Não vejo problema de mexer no primeiro. Se o jogo te entrega isso, e você precisa mexer para ganhar profundidade ou controle, não vejo problema. Utilizamos todas cinco substituições porque acredito que precisamos. Estamos muito habituados ao habitual. Era um jogo que precisava da mexida. O grupo entendeu bem, e eles têm que entender dessa forma - destacou o treinador após a partida.




"Júnior Santos e Savarino mudaram o jogo", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/junior-santos-e-savarino-mudaram-o-jogo-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12444097.ghtml)


A presença de Júnior afundou mais a defesa do Sampaio Corrêa e também contribuiu na dobra de marcação pelo lado direito, onde Damián Suárez tinha muita dificuldade até aquele momento. Foi exatamente por ali que o rival criou as principais chances.


Aos poucos o time foi assumindo o controle e criando oportunidades. Foram 19 finalizações totais, sendo oito delas na direção da meta.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Foi o próprio camisa 11 que empatou a partida de pênalti. Nos minutos finais, Savarino garantiu a sexta vitória em sete partidas comandadas por Fábio Matias com um golaço de fora da área.


Um jogo de pouco apelo e muito calor, o que fica de lição é a capacidade de reação do elenco para superar uma tarde ruim, se reconectar na partida e garantir a vitória.





Botafogo comemora gol de Júnior Santos contra o Sampaio Corrêa — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O clube viverá dias de definição antes da reapresentação durante a Data Fifa. Aí será hora de focar na fase mais pesada da temporada. O verdadeiro desafio começa agora.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Giba Perez — Rio de Janeiro