Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

Botafogo perde para a Ponte e pode ficar ainda mais distante da ponta


Apático, Glorioso joga mal e vê adversário aproveitar uma das poucas chances que teve. Já a Macaca respira no Campeonato Brasileiro com triunfo histórico do time no Maracanã




Lodeiro recebe forte marcação 
(Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)

O Botafogo não passou nem perto de ser a sombra do time do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time acumulou a terceira derrota consecutiva no torneio ao ser superado pela Ponte Preta por 1 a 0, no Maracanã. A patinada pode deixar o Glorioso mais longe do título se o Cruzeiro pontuar diante do Internacional. Para piorar, o Alvinegro, atual vice-líder com 42 pontos, pode despencar para a quarta colocação dependendo das partidas de Atlético-PR e Grêmio.

Já a Macaca, que venceu pela primeira vez no Maraca em toda História, segue na penúltima colocação, mas vai para 22 pontos e fica mais perto da saída do purgatório.

O time carioca volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã. A Ponte Preta recebe o Náutico, na próxima terça-feira, em Campinas.

BOTAFOGO DOMINA, NÃO ASSUSTA E LEVA O CASTIGO


O Botafogo teve a postura de dono do terreiro. Dominou a Ponte Preta e trabalhou mais a posse de bola. Faltou, todavia, encaixar uma jogada de ataque mais efetiva criada pela inteligência de Seedorf, o apoio de Edilson ou a magia de Hyuri. Os três estiveram apagados, sobretudo o primeiro, que parece acometido por uma inércia ou um cansaço pela maratona de jogos. O craque holandês foi substituído no segundo tempo e deixou o campo com cara de poucos amigos.

Os melhores lances da primeira etapa saíram de disparos de fora da área. Tanto Marcelo Matos como Rafael Marques e Edilson erraram o alvo, chutando para fora. A produtividade do time carioca foi insuficiente para quem sonha com o título nacional.

A Ponte Preta, recuada, foi cozinhando o jogo e administrando o placar zerado. Volta e meia se arriscava na frente até se beneficiar de um pênalti duvidoso cometido por Lima em Artur. Elias foi à marca da cal e inaugurou o marcador. Um castigo pela falta de objetividade do rival.

PONTE APROVEITA IMPACIÊNCIA DO BOTAFOGO

diam, o time alvinegro criava uma sucessão de jogadas infrutíferas e até bizarros, como o escanteio cobrado por Lodeiro, que conseguiu colocar a bola na arquibancada.

A configuração favoreceu ao time de Campinas. Com espaço para jogar no contra-ataque, a Ponte foi se sentindo em casa no Maracanã apesar de não ter criado quase nada.

No desespero e sem organização, o Botafogo seguiu sem incomodar a Macaca e deixou o torcedor bem mais pessimista com o sonho do título.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 1 PONTE PRETA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 28/9/2013 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (AL) e Fábio Pereira (AL)
Cartão Amarelo: Hyuri (BOT); Elias, Artur (PON)
Cartão Vermelho: Nenhum
Gols: Elias, 42'/1ºT (0-1)

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Mattos (Alex, 32'/2ºT), Gabriel, Lodeiro, Seedorf (Henrique, 22'/2ºT) e Hyuri (Otávio, 13'/2ºT); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

PONTE PRETA: Roberto, Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fellipe Bastos, Alef (Magal, 34'/2ºT) e Elias (Fernando Bob, 29'/2ºT); Rildo e Adaílton (Adrianinho, 16'/2ºT). Técnico: Jorginho.

Leia mais no LANCENET!

Artilheiros do Bota, Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques sofrem com jejuns


Holandês já está há 10 jogos sem balançar a rede. Atacante é o líder do time com 17 gols em 2013. Trio estará em campo contra a Ponte Preta



Rafael Marques e Seedorf vivem jejuns
de gols
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
O Botafogo teve uma clara queda de rendimento. Em seus últimos 10 jogos, o time sofreu três derrotas, venceu quatro vezes e teve três empates. A sequência está diretamente ligada aos gols marcados pelos seus principais artilheiros: Rafael Marques (17 gols em 2013), Seedorf (12) e Lodeiro(12).

Para se ter uma ideia do impacto, o Botafogo havia perdido apenas quatro vezes antes da série, que começou com a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR.

Nesse mesmo período Seedorf não fez gols, enfrentando um jejum de 10 jogos sem marcar, o maior de sua passagem pelo Botafogo. Lodeiro vive situação semelhante, com nove jogos seguidos em branco, também a sua pior série no clube.

A exceção é Rafael Marques, que não marca há seis jogos, mas já viveu momento pior. Antes de seu primeiro gol com a camisa do Botafogo, ele passou por uma espera de 20 jogos.

Rafael Marques é o artilheiro da Copa do Brasil, com cinco gols, ao lado de Walter, do Goiás. Além disso, lidera o Botafogo no Campeonato Brasileiro, com oito. Nessa série de 10 jogos, ele fez apenas dois gols.

No período de jejum dos principais artilheiros, o Botafogo com o surgimento de Hyuri, que já fez três gols, e o oportunismo de Elias, autor de sete, para se manter na segunda colocação do Campeonato Brasileiro.

- Ainda falta corrigir alguma coisa. É difícil manter o nível pela quantidade de jogos que tem. Só dá para se recuperar. Vou melhorar, jogando melhor e ajudando ainda mais o time - disse Lodeiro.

Neste sábado, às 21h (de Brasília), o trio de artilheiros do time estará mais uma vez em campo, contra a Ponte Preta, no Maracanã. No primeiro turno, o Botafogo venceu por 2 a 0 e Seedorf fez o primeiro gol. O segundo foi do zagueiro Antônio Carlos, agora no São Paulo.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

Opostos na tabela, Botafogo e Ponte Preta se enfrentam no Maracanã



Em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, clube carioca recebe o adversário, que está em penúltimo, neste sábado, às 21h (de Brasília)



Na segunda colocação no Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, lutando por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem e sonhando com o título da competição, o Botafogo terá pela frente neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, o seu oposto na tabela de classificação. O adversário é a Ponte Preta, que soma 19 e está em penúltimo lugar, correndo sério risco de rebaixamento, e tenta não perder a esperança de se manter na Série A no ano que vem.

No primeiro turno da competição, o Botafogo venceu por 2 a 0 a Ponte Preta, em Campinas, e assumiu a terceira colocação, no último jogo antes da paralisação para a disputa da Copa das Confederações. Agora, está ainda mais bem posicionado, mas oito pontos atrás do Cruzeiro, líder da competição. A diferença é a mesma para o Internacional, primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores. No entanto, vem de três jogos sem vencer na temporada.

A Ponte Preta utiliza a empolgação do triunfo sobre o Deportivo Pasto, pela Copa Sul-Americana, como combustível na luta contra a queda no Campeonato Brasileiro. No entanto, está oito pontos atrás do Flamengo, atual 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Mas o clube jamais venceu no Maracanã. Em 15 jogos no estádio, conseguiu seis empates e sofreu nove derrotas. Marcou nove gols, mas sofreu outros 30.

O PremiereFC 1 transmite o jogo para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h.


Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira deve manter a formação que empatou com o Flamengo em 1 a 1 pela Copa do Brasil, com exceção da volta de Bolívar, que cumpriu suspensão, na vaga de Dankler. A dúvida fica sobre o posicionamento de Seedorf. Ele pode seguir adiantado, quase como um atacante, ou recuar como fez no segundo tempo do clássico. O time entra em campo Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Hyuri; Rafael Marques.

Ponte Preta: sem o artilheiro William, o técnico Jorginho manteve uma dúvida no ataque: Rafael Ratão ou Adaílton. No meio, Elias deve ficar com o lugar de Chiquinho. Na lateral direita está a segunda dúvida. Régis será o escolhido se a intenção for ter mais ofensivida, e Artur para reforçar a marcação. Com as duas dúvidas, a Macaca deve ter: Roberto; Artur (Régis), Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fellipe Bastos, Elias e Adrianinho; Rildo e Rafael Ratão (Adaílton).

Botafogo: Lucas, com fratura no tornozelo esquerdo, Cidinho, submetido a uma cirurgia no joelho direito, Elias e Renato, com problemas musculares na coxa esquerda, desfalcam o time.

Ponte Preta: William, suspenso pelo terceiro amarelo, Leonardo, em processo de transição, Chiquinho, vetado por uma contratura muscular, e Wescley, em tratamento de uma cirurgia no joelho, são os desfalques da Macaca.


Botafogo: Bolívar, Edilson, Gabriel, Hyuri, Lucas, Renan e Seedorf.

Ponte Preta: Ferron, Magal e Uendel.


Francisco Carlos do Nascimento (AL) apita o jogo, auxiliado por Fabio Pereira e Luiz Carlos Silva Teixeira. O árbitro atuou em cinco partidas deste Brasileiro. Ele aplica seis cartões amarelos em média por jogo e deu um cartão vermelho. Além disso, tem média de 34 faltas assinaladas a cada confronto e já marcou um pênalti. O campeonato tem média de 34,6 faltas e já teve 50 pênaltis. Foram 59 cartões vermelhos e uma média de 4,3 cartões amarelos por partida.


Botafogo: o Alvinegro é o time que mais erra passes na competição, com média superior a 36 por partida (total de 832). Curiosamente, o Glorioso também tem o líder individual em assistências no campeonato: Seedorf, autor de sete passes para gol. Outro dado positivo do time carioca é estar em terceiro lugar na lista dos que mais concluem a gol, ao lado do Atlético-PR. Foram 319 finalizações em 23 jogos, atrás apenas de Cruzeiro (369) e Internacional (321). No Maracanã, o Bota jamais perdeu para a Ponte Preta. Foram três jogos, com duas vitórias e um empate.

Ponte Preta: no extremo oposto do Botafogo, a Ponte Preta é o time que menos erra passe no Brasileirão. Foram 572 em 22 jogos (o time tem um jogo a menos que a maioria dos adversários). Em contrapartida, a Macaca quase não finaliza. Foram apenas 233 arremates, o segundo pior número do Brasileirão, acima apenas do Corinthians. Mesmo com o baixo número de chutes da Ponte, o atacante William permanece na luta pela artilharia. Ele tem 11 gols, dois a menos que Ederson, do Atlético-PR.


Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005, Botafogo e Ponte Preta se enfrentaram no Luso-Brasileiro. Comandado pelo artilheiro Alex Alves, que marcou dois gols, o Alvinegro do técnico Péricles Chamusca derrotou a Macaca por 4 a 2. Os outros gols da partida foram anotados por Túlio e César Prates, pelo Bota, e Evando e Kahê, para a Ponte, que era treinada por Vadão.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com sondagem, Walter enalte: 'Botafogo é um dos maiores do Brasil'


Alvinegro tem interesse no atacante, mas jogador do Goiás garante querer ficar no Esmeraldino




Walter - Goiás (Foto: Bruno Braz)
Walter aguarda a decisão sobre o seu
futuro (Foto: Bruno Braz)
Um dos destaques do Campeonato Brasileiro, o atacante Walter, do Goiás, enalteceu o Botafogo, clube que fez uma sondagem pelo jogador há duas semanas através de seu empresário, Teodoro Fonseca. Embora garanta que o assunto não foi passado ao seu conhecimento, o camisa 18 se mostrou feliz com o interesse do Glorioso.

- Ele (empresário) não me passou nada, mas fico muito feliz em saber que um clube como o Botafogo, um dos maiores do Brasil, está interessado em mim. Isso é um reconhecimento do meu futebol, mas ainda não estou sabendo de nada - declarou ao LANCE!Net.

A intenção do Botafogo era trazê-lo do Porto (POR) sem custos, oferecendo o clube de General Severiano como uma vitrine maior para a valorização do atleta. Contudo, ouviram de Teodoro que a operação a custo zero seria inviável, já que o jogador está em alta, e o Porto pensa em reaver parte dos seis milhões de euros investidos (R$ 16 milhões à época), em 2010, quando o trouxeram do Internacional. Na última janela de transferências para a Europa, o Zenit (RUS) ofereceu nove milhões de euros (R$ 27 milhões), mas o jogador não quis deixar o país.

Ídolo no Goiás, Walter garante querer ficar:

- Fico feliz porque o torcedor me quer aqui, e ele pode ter certeza que eu quero ficar aqui também. O carinho do torcedor por perto me dá muita confiança. A confiança que o treinador e os meus companheiros têm em mim também é muito grande. Quero entrar para a história do Goiás, quero ser um ídolo do Goiás. Ainda tenho muito para fazer aqui.

Nascido em Recife, Walter tem contrato de empréstimo com o Goiás até 31 de dezembro de 2013. Com os portugueses, o contrato vai até 30 de junho de 2015, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros (90 milhões de reais). Além de Inter, Porto e Goiás, Walter já atuou pelo Cruzeiro, também por empréstimo.


Bruno Braz Goiânia (GO) LANCENET!