Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Preocupado com assédio, Botafogo oferece renovação de contrato a Carli


Em encontro com o agente do argentino, nesta segunda-feira, gerente Antônio Lopes expõe o desejo do Alvinegro em estender o vínculo do zagueiro até o fim de 2018



Joel Carli não tem propostas para sair, mas o Botafogo decidiu se antecipar a um possível assédio. A boa fase do argentino aliada aos rumores de possível interesse de outros clube fizeram o Alvinegro procurar os representantes do jogador para oferecer um novo vínculo até 2018.

A reunião aconteceu nesta segunda-feira, em General Severiano, com a participação do gerente de futebol, Antônio Lopes, e do empresário do jogador, Diogo Martins. No encontro, Lopes expôs o desejo do clube em prolongar o vínculo de Carli e ofereceu um novo acordo, com aumento salarial. O argentino tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2017.

Botafogo quer contar com Carli até o fim de 2018 (Foto: Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)

- Estamos analisando a proposta, ainda não tive a oportunidade de encontrar pessoalmente o Carli, mas vamos analisar nos próximos dias. Foi bom, foi uma primeira conversa. Não temos pressa até porque o Carli tem contrato até o fim do próximo ano. E a intenção dele e a do Botafogo é que ele cumpra esse contrato – revelou o agente do jogador, Diogo Martins, da Dale Esportes Consultoria e Gestão.

Carli chegou ao Botafogo no início do ano e não demorou a conquistar espaço. Logo, tornou-se o xerife da zaga alvinegra e marcou dois gols no Campeonato Carioca. Nos últimos dias circulou a informação de que o Flamengo estaria analisando uma oferta pelo argentino. Diogo negou e garantiu que a ideia é que Carli siga em General Severiano.

- Não houve nenhum contato formal ou informal por parte do Flamengo. Temos um bom relacionamento com a diretoria do Flamengo, mas não houve contato, e o Carli tem contrato com o Botafogo. A nossa intenção é que ela cumpra essa vinculo.

Joel Carli, de 29 anos, disputou 13 partidas pelo Botafogo e marcou dois gols. A multa rescisória do argentino é de R$ 8 milhões para o mercado nacional e 2 milhões de Euros para clubes do exterior.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Após o “fico” de Ricardo, Bota se reapresenta. Ribamar não joga quinta


Um dia após perder o título carioca para o Vasco, time treina de olho no jogo contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil. Atacante foi expulso pela seleção carioca sub-20




Depois do “fico”, o trabalho. Instantes após o presidente Carlos Eduardo Pereira anunciar a permanência de Ricardo Gomes, o treinador arregaçou as mangas e foi a campo comandar o treino do Botafogo. Em General Severiano, apenas os reservas foram a campo. Os titulares permaneceram na academia, em treino regenerativo.


Apesar da frustração pela perda do título carioca, o Botafogo não tem tempo a lamentar. Na quinta-feira, o time enfrenta o Juazeirense, em Juazeiro, no interior da Bahia, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Ricardo Gomes Botafogo General Severiano Treino (Foto: Marcelo Baltar)

A delegação viaja na manhã desta terça para a Bahia, mas alguns titulares estão fora da viagem. É o caso de Ribamar, por exemplo. Expulso por uma cotovelada em uma partida da seleção carioca sub-20, em dezembro passado, o atacante foi suspenso por dois jogos de torneios da CBF. Como já cumpriu um – na primeira partida, contra o Coruripe, atuou com efeito suspensivo -, fica fora contra o Juazeirense, mas retorna para a estreia no Brasileiro, domingo, contra o São Paulo.


Joel Carli e Diogo Barbosa, que se machucaram contra o Vasco, também não devem viajar. O Botafogo enfrenta o Juazeirense, na quinta-feira, às 19h15. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Botafogo anuncia "fico" de Ricardo e é mais um a frustrar planos do Cruzeiro


Treinador recusa oferta maior salarial para continuar no clube que o abriu as portas após AVC. Depois de tentar Jorginho e Marcelo Oliveira, Raposa leva terceiro "não"




As palavras confirmaram o que os sorrisos indicaram: Ricardo Gomes recusou a oferta do Cruzeiro e vai continuar no Botafogo. O treinador se reuniu com a diretoria alvinegra na tarde desta segunda-feira, em General Severiano, e bateu o martelo para sua continuação no clube. Com uma proposta muito mais vantajosa financeiramente do que recebe atualmente, o ele esteve reunido com o presidente Carlos Eduardo Pereira, o vice executivo Luis Fernando Santos e o vice de futebol Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, antes do treino. O encontro terminou com o silêncio do comandante diante dos jornalistas, mas com expressões alegres no rosto em conversas com funcionários do clube. Os sorrisos dos dirigentes também adiantaram o que estava por vir: em entrevista coletiva logo depois, CEP anunciou o "fico" do técnico.


- O grande motivo de estar com vocês é para esclarecer a situação do Ricardo Gomes porque surgiram informações. Houve uma reunião entre Ricardo e a direção do Botafogo em função de ele ter recebido proposta de outro time da Série A. É muito importante deixar claro que em 2015, quando contratamos o Ricardo, fizemos com um propósito de um projeto de longo prazo. Trazer um treinador de gabarito internacional que pudesse conduzir o Botafogo para a Série A do Brasileiro. E assim foi feito. Foi um desafio para ele e para o Botafogo, e os resultados vieram ao longo de 2015 com o acesso e o processo de reformulação do elenco. E agora, um bom desempenho no Carioca que nos levou ao vice campeonato. É claro que todos os clube com um orçamento limitado, como ainda é o caso do Botafogo, ele é alvo de outros clubes. Mas o Botafogo de 2016 não é mais o Botafogo de 2014, quando assumimos. Clube que tinha contas bloqueadas e sem credibilidade no mercado. Hoje a gente cumpre nossos compromissos, tem CND e paga seu salários, com encargos, rigorosamente em dia. É um Botafogo com projeto. E dentro dessa linha, é com enorme prazer que anuncio que o Ricardo Gomes fica conosco. Não vai nos deixar. Vai comandar a equipe contra o Juazeirense-BA na quinta (pela Copa do Brasil) e contra o São Paulo no domingo. Isso mostra uma confiança mútua, do trabalho do Ricardo e da comissão, e do Ricardo em relação ao Botafogo - afirmou Carlos Eduardo Pereira.


Por causa do lado financeiro, o clima entre dirigentes do Cruzeiro era de otimismo pela contratação, mas o "fico" de Ricardo Gomes frustrou mais uma vez os planos do clube mineiro, que está sem um comandante desde que demitiu Deivid no fim de abril. A Raposa já havia tentado tirar Jorginho do Vasco, também com uma proposta salarial muito acima do que o treinador recebe em São Januário, porém, também recebeu um "não" como resposta. E, posteriormente, teve outra negativa de Marcelo Oliveira, treinador do bicampeonato celeste nas edições de 2013 e 2014 do Brasileirão, que quer trabalhar no exterior. A diretoria segue no mercado para encontrar um técnico às vésperas do Campeonato Brasileiro.

Ricardo Gomes deixou a reunião sem falar com
a imprensa, mas sorridente e dando indícios de que
 continuaria no Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
A proposta que Ricardo Gomes recebeu era três vezes maior do que seu salário em General Severiano e ele poderia ter deixado o clube "de graça", pois em seu contrato não existia prazo e sequer multa rescisória. Mas após a investida do Cruzeiro, Carlos Eduardo Pereira fez um novo vínculo com o treinador, que passou a ter validade até o fim de 2017, quando termina a gestão do presidente, e houve ainda um aumento em sua remuneração dentro do orçamento do clube - ou seja, sem cobrir a oferta da Raposa.


- Foi uma reunião muito tranquila. Fizemos uma avaliação de todo trabalho. Ricardo sempre foi muito gentil. Vimos a questão numérica. O Botafogo, dentro do planejamento, fez um esforço e conseguiu chegar a esse nível adequado. Quando as duas partes querem, fica tudo mais fácil. Houve uma adequação desse salário. Fizemos uma renovação, um planejamento que permitiu essa adequação. E acho que chegamos a um numero muito positivo para o Ricardo e para o Botafogo.


Pesou no "fico" de Ricardo a gratidão pelo Botafogo, clube lhe abriu as portas após quatro anos afastado do futebol, por conta de um AVC em 2011. Em General Severiano, conquistou a confiança da direção, de jogadores e torcedores. Apesar de perder o Carioca, não teve seu trabalho questionado em momento algum. Pelo contrário, é apontado como o principal responsável por levar o Alvinegro à decisão. Há quem diga que Ricardo sempre quis ficar, mas aproveitou a ocasião para cobrar reforços da diretoria. Até o momento, o Botafogo contratou quatro jogadores, mas nenhum grande nome: Victor Luís, lateral-esquerdo do Palmeiras, Anderson Aquino, atacante ex-Linense, Marquinho, meia ex-Macaé, e Geovane Maranhão, atacante emprestado pelo Madureira. Tanto que, na coletiva de imprensa após a final do Carioca, o técnico deu indícios de que não sairia ao falar de planos para o Campeonato Brasileiro e até sobre a escalação para a partida de estreia, no próximo domingo, contra o São Paulo.


Confira outros trechos da coletiva de Carlos Eduardo Pereira:


Reforços
O Botafogo recuperou a sua normalidade. Ele hoje tem a tranquilidade de manter suas obrigações em dias. O próximo passo do Botafogo será recuperar uma capacidade de investimento. O Botafogo hoje ainda não tem grande orçamento para grandes investimentos. Dependemos da capitação de patrocínios. Nada de novo, nada do que a gente já não viesse tratando. Cacá, Lopes já vinham fazendo esse planejamento, realizando a maioria dos contatos em relação a jogadores que podem vir a jogar pelo Botafogo. Mas teremos uma determinada capacidade. Estamos tentando investir os recursos possíveis da melhor maneira o possível


Barcos
Difícil tratar de nome da vez. Temos algumas negociações em andamento, e elas são dinâmicas. A cada momento você consegue dar um passo mais rápido, às vezes menos rápido. Não tenho como falar em casos, mas a torcida pode ter certeza de que estamos empenhados.


Cruzeiro e cutucada no Flamengo

Cada um tem sua própria ética. Nos criticavam por nos estarmos em tese ao lado do poder estabelecido, e chefiam a delegações do poder estabelecido. É possível construir futebol livre desse tipo de postura. Vale tudo. Ainda é muito complicado.


Saída de jogadores
Olha, é mais uma oportunidade para eu desmentir. Ontem venderam o Ribamar (para o Lyon) sem falar com a gente. O Ribamar continua conosco. Por agora não queremos nos desfazer dos garotos, que estão fazendo muito sucesso.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Proposta do Cruzeiro atordoa o Bota, que tenta cartada para manter Ricardo


Possibilidade de saída surpreende direção e jogadores. Clube teme perder treinador e vai ouvir reivindicações. Presidente critica equipe mineira: "Postura lamentável"




Mais do que a perda do título Carioca, a possibilidade da saída de Ricardo Gomes deixou o horizonte alvinegro repleto de incertezas. Com proposta do Cruzeiro, o treinador vai se reunir nesta segunda-feira com a diretoria para definir seu futuro. A decisão deve ser tomada até terça.

O tom de Ricardo Gomes após a partida assustou. Todos no Botafogo foram pegos de surpresas. Pessoas próximas acreditam que o futuro do treinador está em Belo Horizonte. A diretoria, no entanto, prefere aguardar o que ele tem a falar. O presidente Carlos Eduardo Pereira fez duras críticas à postura do Cruzeiro.

- A gente não esperava. Normalmente, não se espera por isso. Vou ouvir o Ricardo. Não posso falar nada sem antes ouvir o Ricardo. Vamos conversar nesta segunda. Agora a postura do Cruzeiro é lamentável. Não nos procuraram – atacou Carlos Eduardo Pereira. 

Futuro de Ricardo Gomes será decidido nas próximas horas (Foto: André Durão)

Apesar de inclinado a aceitar a oferta do Cruzeiro, Ricardo Gomes deu indícios, na coletiva de imprensa, de que pode seguir no Botafogo. Durante a entrevista, falou sobre planos para o Campeonato Brasileiro e até sobre a escalação para a partida de estreia, no próximo domingo, contra o São Paulo.

Ricardo Gomes tem gratidão pelo Botafogo. O clube lhe abriu as portas após quatro anos afastado do futebol, por conta de um AVC em 2011. Em General Severiano, conquistou a confiança da direção, de jogadores e torcedores. Apesar de perder o Carioca, não teve seu trabalho questionado em momento algum. Pelo contrário, é apontado como o principal responsável por levar o Alvinegro à decisão.

- Quando me perguntaram há 15 dias não tinha nada, nenhuma proposta. Agora tenho uma proposta do Cruzeiro. Vou conversar com o presidente amanhã. Isto está claro. Não é segredo. Mas resolvo isso na terça-feira. Vamos fazer um balanço sobre tudo o que fizemos até agora e vamos decidir o que for melhor para os dois lados – disse Ricardo, após a partida.

O que pode pesar na decisão de Ricardo Gomes é o lado financeiro. Hoje, seu salário no Botafogo é muito abaixo da média dos principais treinadores do futebol brasileiro. De Minas Gerais, a informação é que o Cruzeiro estaria disposto a pagar mais do que o dobro do que o treinador recebe no Rio. O clima é de otimismo quanto ao acerto. Internamente, o Botafogo se mostra disposto a negociar um aumento, desde que não comprometa o orçamento. Por enquanto, prefere aguardar para ouvir o que o treinador tem a falar e, provavelmente, reivindicar.

Como Ricardo Gomes havia falado que seu “2016 era alvinegro”, a notícia também pegou os jogadores de surpresa. O treinador não comentou nada com o elenco no vestiário. O capitão Jefferson diz torcer pela permanência, mas afirma que essa é uma decisão pessoal do treinador.

- Ele não comentou nada com a gente. Isso é algo muito particular. Ele vai decidir com a família e com os amigos. É lógico que queremos que ele fique. Seria uma grande perda. Nos dois campeonatos em que o Ricardo dirigiu a equipe, ele foi campeão da Série B e chegou à final do Carioca. Ele ajeitou a equipe, mesmo com as dificuldades do elenco. Mas sabemos que futebol é isso. É claro que gostaríamos que ele ficasse, mas futebol é assim – disse Jefferson.

O clima de incerteza deve pairar até as próximas horas, quando Ricardo Gomes tomará sua decisão.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro