Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Depois de zebra contra o Fla, Bota se cuida para enfrentar o Quissamã


Jogadores acreditam que o time alvinegro será o principal alvo dos adversários na Taça Rio por ter conquistado a Taça Guanabara



Gabriel diz que Botafogo não pode dar
 chance aos 
adversários (Foto:
Fernando Soutello / AGIF)
A derrota do Flamengo por 3 a 2 para o Resende na abertura da Taça Rio, depois de estar vencendo por 2 a 0, no Engenhão, serviu de alerta no Botafogo, que faz sua estreia na competição, sábado, contra o Quissamã. Foi apenas a segunda derrota de um dos quatro grandes clubes do Rio no Campeonato Carioca deste ano.

Com a consciência de que a responsabilidade do time é grande por ter sido campeão da Taça Guanabara, os jogadores se preparam como alvo dos rivais. Se for campeão da Taça Rio, o Botafogo garante o título carioca sem a necessidade de uma decisão entre os vencedores dos turnos.

- Não podemos dar chance e precisamos manter a concentração do início ao fim. É ter humildade para jogar sem diminuir a força da marcação e quando as chances de gol aparecerem, aproveitá-las - disse o volante Gabriel.

Mais experiente e com passagens por Flamengo e Fluminense, o lateral-esquerdo Julio Cesar chamou a atenção para a vontade dos adversários de superarem o Botafogo nesse momento. Além disso, os clubes menores seguem em busca de colocações melhores e sabem como uma vitória sobre um grande pode fazer diferença.

- Um time grandfe sempre tem de chamar a responsabilidade. Se não correr e se esforçar, acontece o que aconteceu ontem (na derrota do Flamengo para o Resende). O Botafogo vai ser mais visada, todo mundo vai querer tirar uma lasca. Cabe a nós, jogadores, não deixar isso acontecer - comentou Julio Cesar.

Na Taça Guanabara, o Botafogo saiu atrás do placar em três oportunidades contra os clubes menores, inclusive, contra o Resende, quando reagiu e virou para 4 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. Apenas contra o Boavista não conseguiu se recuperar e parou no empate em 2 a 2 também saindo de uma desvantagem de 2 a 0.

- A gente sentiu na pele como é entrar um pouco desligado nesses jogos. Correr atrás é difícil. Você fica mais desgastado. Se não tivéssemos levado os gols, conseguiríamos as vitórias com mais facilidade - explicou Gabriel.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo treina sem três titulares para estreia do Botafogo na Taça Rio


Únicos jogadores de linha que atuaram nos dez jogos, Bolívar e Fellype Gabriel são poupados. Lucas também fica fora da atividade



Depois da conquista do título da Taça Guanabara, o técnico Oswaldo de Oliveira começou a preparar o time do Botafogo para o primeiro jogo da Taça Rio, sábado, contra o Quissamã, no Engenhão. Sem três titulares, o treinador comandou um coletivo debaixo de chuva no campo anexo do Engenhão, na tarde desta quinta-feira.

Seedorf e Vitinho durante o treino desta quinta-feira do Botafogo (Foto: Thales Soares)
Oswaldo não contou com o lateral-direito Lucas, autor do gol do título, o zagueiro Bolívar e o meia Fellype Gabriel, todos poupados. Bolívar e Fellype são os únicos jogadores de linha do time que atuaram nos dez jogos do Alvinegro na temporada. O goleiro Jefferson também participou de todos.

Com as ausências, Oswaldo escalou o lateral-direito Edilson, o zagueiro André Bahia e o meia Vitinho entre os titulares. O restante do time foi o mesmo da vitória por 1 a 0 sobre o Vasco na final da Taça Guanabara, domingo passado.

Além dos jogadores titulares que ficaram fora da atividade, também não foram ao campo o zagueiro Antônio Carlos, liberado para resolver problemas particulares, Andrezinho, Renato e Gilberto, em recuperação de lesões.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Vice de futebol diz que não irá atrapalhar saída de Jadson: 'Não existe jogador inegociável'



Dirigente do Botafogo disse que o volante ainda não está vendido, mas se quiser se transferir e a Udinese aceitar as condições da negociação, não há problema para ele sair



Jadson, ex-Botafogo, na Itália (Foto: Divulgação)
Jadson está na Itália negociando
com a Udinese (Foto: Divulgação)
O Botafogo não irá impedir a ida de Jadson para a Udinese, da Itália. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, pelo vice-de futebol do clube carioca, Chico Fonseca. Em entrevista à Rádio Brasil, o dirigente afirmou que todos os jogadores têm um preço de mercado e são negociáveis.

- Se der tudo certo entre o Jadson e Udinese, não vai ser o Botafogo que vai impedir a transação do Jadson. Não existe jogador inegociável no Botafogo. Todos têm um valor. Não queremos prejudicar em nada. Mas ainda não tem nada certo. Mesmo que ele acerte, não tem janela ainda. Ele está liberado para negociar. As negociações estão abertas - disse Chico, reafirmando que a negociação ainda não está concluída:

- Se o jogador quer permanecer no Botafogo até o fim do ano, vai permanecer. Agora, acho que dentro de uma negociação existem vários fatores. Não sei se a Udinese vai topar. Tudo vai depender das negociações. A vontade da gente nem sempre prevalece. No final do mês temos que pagar salário, despesas, e até por isso é necessário comprar e vender jogadores.

Na Itália desde terça-feira, o volante Jadson realizou exames médicos nesta quarta, na Udinese. Nesta quinta, o jogador realiza testes físicos no clube italiano. Se for aprovado, o alvinegro assina contrato para se transferir para a Europa. Mesmo que acerte contrato com os italianos, o volante irá se transferir em junho, quando a janela de transferências na Itália se abrirá para a temporada 2013/14.

A proposta dos italianos pela revelação de 19 anos é de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6,5 milhões). No entanto, o Botafogo ficará com parte deste valor, já que os direitos econômicos do volante também pertencem a investidores.


Leia mais no LANCENET!  

Cartola do Botafogo revela busca incansável e sondagem por 8 atacantes


Marcelo Moreno está afastado no Grêmio e segue na pauta do Botafogo

A fase dos atacantes do Botafogo não é boa, apesar da conquista da Taça Guanabara. Prova disso é que o zagueiro Bolívar marcou três vezes e tem mais gols do que todo o setor – Bruno Mendes e Sassá balançaram a rede uma vez cada, enquanto Rafael Marques chegou a 20 jogos de seca. Por conta disso, o vice de futebol, Chico Fonseca, revelou que o Alvinegro segue na busca incansável por atletas da posição e afirmou ter feito sondagens por oito jogadores.

A grande esperança de gols do Botafogo é Bruno Mendes. Entretanto, o camisa 7 vive má fase e perdeu a posição para Rafael Marques, que se destacou nos treinamentos, mas não conseguiu repetir as boas atuações nos jogos decisivos contra Flamengo e Vasco. Sassá tem moral com a diretoria, que, por outro lado, o considera inexperiente para assumir a titularidade.

Há um mês, o Botafogo sondou a situação de Marcelo Moreno no Grêmio e viu com bons olhos a possibilidade de contratá-lo. Entretanto, o time gaúcho quis lucrar com a venda do atacante e esfriou a possibilidade do Alvinegro, disposto a pagar o alto salário do boliviano – cerca de R$ 500 mil.

“Marcelo Moreno é um grande jogador. Existem vários grandes jogadores que interessam. Hoje todo grande atacante interessa. Procuramos vários, sondamos uns 8, todos grandes nomes, mas até o momento não podemos concretizar a negociação, cada um com um problema, salário muito alto, financeiro, jogador não poderia vir agora... Cada um teve problema de ordem diferente”, disse Fonseca em entrevista à Rádio Manchete.

O Botafogo está de olho em jogadores que atualmente defendem times da Europa. Para que alguma contratação seja realizada, o Alvinegro terá que esperar até o dia 1º de julho, quando a janela de transferências internacionais abrirá no Brasil. O nome dos atletas, no entanto, são mantidos em sigilo pela diretoria para que não haja interesse de outros clubes e, consequentemente, uma inflação.

PAI DE ATACANTE MARCELO MORENO DIZ SER GARANHÃO EM TV BOLIVIANA

“Continuamos procurando contratar atacante de peso, temos alguns nomes, estamos aguardando respostas de propostas. Para tranquilizar a torcida, digo que o Botafogo está trabalhando incansavelmente para contratar um atacante”, afirmou.

Após conquistar a Taça Guanabara, o Botafogo garantiu presença na final do Campeonato Carioca. Porém, caso conquiste a Taça Rio, o Alvinegro levará o título estadual sem a necessidade de disputar a final. O Glorioso inicia sua luta pelo segundo turno neste sábado, ás 18h30, quando medirá forças com o Quissamã, no Engenhão.

Do UOL, no Rio de Janeiro

Seedorf terá grande projeto de marketing e produtos no meio do ano



Antes de ganhar linha de produtos, craque será 'esquentado' em eventos em público




Seedorf - Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Seedorf foi destaque na conquista
 da Taça Guanabara
(Foto: Alexandre Loureiro)
No embalo da idolatria crescente por Seedorf após o título na Taça Guanabara, o Botafogo já não tem mais tempo a perder e nos bastidores se apressa para explorar ao máximo a imagem do camisa 10 em um amplo projeto de marketing, que primeiramente envolverá a presença do jogador em eventos públicos organizados pelo clube e culminará no lançamento de uma linha de produtos, que deverá ser vendida em meados de julho, um ano após a vinda do meia.

LANCE!Net apurou que o projeto já está todo elaborado pelo Botafogo no papel e se encontra em fase de ajustes com a agente de Seedorf, a americana Deborah Martin. Com o sucesso cada vez maior do craque, o Glorioso vai nas próximas semanas aprofundar o diálogo com a empresária para que o primeiro evento com o meia possa sair o mais rapidamente possível. A presença do astro em público servirá como um "esquenta" da imagem dele para a venda dos seus produtos, em julho.

Em entrevista exclusiva ao L!Net, o diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, destacou a enorme vontade do Alvinegro em realizar logo as mais variadas ações de marketing com Seedorf para a torcida.

- Ainda temos de negociar melhor as ações. Vamos conversar melhor com ele e com a agente dele para agilizarmos esse processo. Queremos que o Seedorf ocupe um espaço cada vez maior no coração da torcida - disse Sérgio Landau.
Entre as ações que antecederão os produtos, estarão festas com Seedorf no Engenhão, aparições dele em locais famosos do Rio de Janeiro e até visitas do meia em escolas.

Desde que Seedorf foi contratado, o Botafogo lançou apenas uma camisa comemorativa pela chegada dele, em edição limitada de 5 mil unidades. Em um primeiro momento, a preferência foi em focar a imagem do holandês nas propagandas do plano de sócio-torcedor do clube, o "Sou Botafogo", para que a adesão da torcida fosse alavancada. De lá para cá, o número de sócios saiu de 4 mil para 12 mil.

SEEDORF RECEBE MISSÃO DE LOCO ABREU

A meta do Botafogo é fazer com Seedorf um sucesso igual ou maior na parte de marketing do que o atingido com Loco Abreu. Com o camisa 13 uruguaio, entre 2010 e 2012, o Glorioso viveu o melhor momento na área de marketing, conseguindo recordes e atingindo o orgulho da torcida. Agora, cabe ao craque holandês a missão de retomar tudo isso.

- Na verdade, para o marketing Seedorf exerce o papel que Loco Abreu teve durante o tempo no qual atuou pelo Botafogo. Loco foi idolatrado por nós e respeitado pelos outros torcedores, inclusive dos rivais cariocas. A gente se recorda muito bem de que quando íamos jogar em São Paulo, o respeito e admiração dos outros pelo Loco Abreu eram muito grandes - destacou o diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau.

El Loco teve uma grande linha de produtos lançada de 2010 a 2011 e o grande sucesso dela foi a camisa celeste com o escudo do clube, fazendo alusão ao uniforme da seleção uruguaia. No total, foram vendidas 50 mil unidades e o preço sugerido para cada uma era de R$ 69,90. Assim, estima-se que o Glorioso tenha gerado cerca de R$ 3,5 milhões somente nas vendas da peça.

Com relação aos eventos, é de Loco Abreu o recorde alvinegro para festividades com um único jogador. Em julho de 2010, logo após se destacar com uma cavadinha na Copa do Mundo, o atacante recebeu a torcida em General Severiano para sessão de autógrafos e cerca de 5 mil pessoas lotaram a sede.

CAMISAS NOVAS DO TIME EM ABRIL

Outro lançamento importante previsto para acontecer em breve é o da nova linha de uniformes oficiais do Botafogo. A Puma, fornecedora de material esportivo do Glorioso, deseja apresentar as novas peças e colocá-las à venda durante a primeira quinzena de abril.

Os três novos modelos de camisa já estão prontos e pessoas que os viram garantiram ao LANCE!Net que todos são muito diferentes dos usados pelo time atualmente.

Por ano, são vendidas de 250 mil a 300 mil camisas de jogo do Botafogo e a Puma acredita que os números podem crescer ainda mais com Seedorf na equipe já no momento em que a coleção for lançada – no ano passado, o meia holandês só chegou depois do lançamento das camisas.


Tiago Pereira e Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ) LANCENET! 


Com trio remanescente de 2010, Botafogo busca repetir feito



Goleiro Jefferson, zagueiro Antônio Carlos e volante Rodrigo Dantas estavam no elenco alvinegro naquele ano, quando clube venceu os dois turnos e foi campeão de forma direta




Seedorf - Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Clube também quer a Taça Rio,
para acabar logo com o Carioca
(Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
O discurso no Botafogo é de ir atrás da Taça Rio para repetir a façanha de 2010, quando levou os dois turnos do Estadual. E, dentro do elenco, três jogadores que estavam naquela conquista podem dar o “caminho das pedras” para levar o Carioca: 
Jefferson, Antônio Carlos e Rodrigo Dantas.

Há três edições da Taça Guanabara, o Glorioso também venceu o Vasco, mas por 2 a 0, gols de Fábio Ferreira e Loco Abreu.

Garantidos na final, eles não puxaram o freio de mão. Chegaram à partida derradeira do segundo turno contra o Flamengo, algoz nos três anos anteriores na decisão do Estadual. Com uma cavadinha de pênalti em cima de Bruno, Loco Abreu fez 2 a 1 e eternizou o nome dele na galeria de ídolos alvinegros.

- Já tenho o aprendizado de jogar a Taça Rio sendo campeão da Guanabara. Dá uma tranquilidade maior, mas não podemos acomodar. O nível tem de continuar. Estamos um passo na frente - disse Antônio Carlos, contratado justamente em 2010 e titular naquela vitoriosa campanha do título.

Com o foco mantido, a tranquilidade para trabalhar durante a Taça Rio é um dos trunfos do Botafogo para o segundo turno. Sem a pressão da torcida, fica mais fácil planejar o futuro e aliar com o início da Copa do Brasil, no dia 11 de abril.

- Temos mais tranquilidade para trabalhar no dia a dia. A cobrança é grande. Jogamos em um clube grande e seremos cobrados. O título nos dá uma confiança maior, mas temos de trabalhar ainda mais e seguir concentrados em busca do Carioca - disse Fellype Gabriel, ao LANCE!Net.

Na teoria, tudo foi assimilado. Mas o histórico recente mostra que nem todos os vencedores da Taça Guanabara garantiram o título antecipadamente. Se cuida, Fogão!

Presença quase certa em finais

A partir de 2006, pode-se dizer que o Botafogo criou a tradição de estar nas finais do Campeonato Carioca. Nos últimos oito anos, o Glorioso só não participou da decisão em 2011, ano que o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho venceu os dois turnos e foi campeão de forma direta.

Apesar da presença constante, o Alvinegro só ergueu a taça nas temporadas 2006 e 2010. No triênio 2007/2008/2009, o clube foi derrotado pelo rival rubro-negro. Já no ano passado, o Fluminense fez a festa após vencer as duas partidas contra o Botafogo.

- Se temos a possibilidade de eliminar o jogo da final, não podemos bobear. Devemos jogar como fizemos no primeiro turno e nas duas partidas finais, quando revertemos dois resultados adversos de adversários difíceis. Temos de acreditar mais no nosso potencial - disse Fellype Gabriel.

A média de conquistas é baixa, mas estar na decisão em quase todos os anos, mostra que o Botafogo está no caminho para criar uma hegemonia na cidade.


Luiz Gustavo Moreira Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!