Páginas

sábado, 16 de abril de 2022

Escalação do Botafogo: Victor Cuesta é relacionado, mas Gatito e Matheus Nascimento não viajam para Fortaleza



Zagueiro pode estrear com a camisa alvinegra. Goleiro tem problema físico, enquanto atacante é liberado por questão familiar



Um reforço e duas baixas para o Botafogo que encara o Ceará, neste domingo, às 19h (de Brasília), no Castelão. Victor Cuesta está relacionado e pode fazer a estreia juntamente com o treinador Luís Castro, enquanto Gatito Fernandez e Matheus Nascimento estão fora da viagem para a capital cearense.





Botafogo Cuesta — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A ausência do goleiro se dá por dores no joelho direito, enquanto o jovem atacante está fora por questões familiares. Diego Loureiro é o favorito para entrar no lugar do paraguaio, e Erison, que já foi titular contra o Corinthians, é mantido na equipe.



Principal novidade na lista de relacionados, a tendência é que Cuesta ainda não seja titular contra o Ceará. A dupla titular, Sampaio e Kanu, deve ser mantida. Desta maneira, o provável Botafogo tem Diego Loureiro; Saravia, Sampaio, Kanu e Hugo; Patrick de Paula, Oyama, Lucas Piazon e Chay; Victor Sá e Erison.





Flavio Tenius e Gatito em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Botafogo e Ceará tropeçaram como mandantes na primeira rodada e buscam o primeiro ponto no Brasileirão. O Glorioso perdeu por 3 a 1 para o Corinthians, no Nilton Santos, e o Leão por 1 a 0 para o Cuiabá, no Castelão.



Fonte: Por Redação do GE — Rio de Janeiro

Com dores no joelho, Gatito é cortado da relação do Botafogo e fica fora contra o Ceará


Goleiro sentiu dores no joelho direito, onde realizou cirurgia no ano passado, e Botafogo resolveu poupá-lo de partida neste domingo, na Arena Castelão





Gatito Fernández pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo terá um desfalque de peso para enfrentar o Ceará, às 19h deste domingo, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gatito Fernández não foi relacionado para a partida e vai ficar fora da meta do time comandado por Luís Castro.


+ Amuleto em título e motivo de briga com rival: quem é Biriba, mascote do Botafogo que 'viralizou' na internet



O goleiro sentiu dores no joelho direito - o que fez cirurgia e foi o principal motivo da longa lesão no ano passado - durante a semana. O paraguaio até treinou normalmente na última sexta-feira, mas o departamento médico resolveu poupá-lo por precaução, para não agravar nada.

A novidade pelo lado positivo é a presença de Victor Cuesta. O argentino que veio do Internacional pode estrear. Em forma física, o zagueiro treinou normalmente durante a semana e a presença em campo depende apenas do aval de Luís Castro.

Jonathan Silva, substituído no intervalo do jogo contra o Corinthians e vaiado pela torcida no Estádio Nilton Santos, sequer foi relacionado. Hugo é a opção para a lateral-esquerda.

Matheus Nascimento, que foi liberado do treino de sexta-feira, no Espaço Lonier, para ir ao enterro do avô, também está fora da partida. Erison é a opção para liderar o sistema ofensivo do Glorioso.


E MAIS:
Base: Botafogo tem vitórias em diferentes categorias dos estaduais neste sábado
Bom momento com Dorival, Mendoza em alta e velocidade: como o Ceará chega para enfrentar o Botafogo
Diretoria do Ceilândia faz promoção: engradado de cerveja vale ingresso para jogo contra o Botafogo
Botafogo contrata executivo com passagens por Atlético-MG e Flamengo para ser o CPO da SAF
VÍDEO: veja imagens exclusivas do Espaço Lonier, futuro CT do Botafogo






Fonte: LANCE!Fortaleza (CE)

Muito antes de Hämäläinen, Botafogo teve primeiro contato com futebol da Finlândia há 36 anos


Em 1985, time de Abel Braga excursionava pela Europa e África como preparação para o Campeonato Carioca e perdia invencibilidade de 25 jogos para a seleção finlandesa



Muito antes de Niko Hämäläinen ser anunciado, o Botafogo já havia tido contato com o futebol finlandês. Em 6 de agosto de 1985, a seleção da Finlândia enfrentou os brasileiros, à época comandados por Abel Braga, na capital local, Helsinque. O jogo fazia parte da excursão alvinegra pela Europa.


+ Oyama exalta intensidade de treinos com Castro no Botafogo: "A gente chega a ficar exausto"



Aquela foi a única partida que o Botafogo realizou no país da Escandinávia. Embalado por 25 jogos de invencibilidade, a equipe havia feito 15 gols nos últimos dois jogos: 5 a 0 contra o Borussia Mönchengladbach (para conquistar o Torneio de Verão de Berna) e 10 a 0 no Steffen, vice-campeão da terceira divisão suíça.





Josimar, Marinho, Luís Carlos, Osvaldo, Alemão e Vagner (em pé); Baltazar, Elói, Petróleo, Renato e Antônio Carlos (agachados) — Foto: Juha Tamminen



Antes de embarcar para a Europa, o Bota havia realizado uma excursão pelo Nordeste do Brasil, onde não foi derrotado. Pouco antes de embarcar para o outro lado do Atlântico, a equipe viu o Bangu perder a final do Campeonato Brasileiro para o Coritiba. A excursão fazia parte da preparação para o Campeonato Carioca. A meta era voltar invicto para o Brasil e com moral para o Estadual.


+ Tchê Tchê faz primeiro treino e espera registro para estrear pelo Botafogo


A partida contra a seleção da Finlândia, realizada em Hanko, a cerca de 100 km da capital Helsinque, era tida como a mais difícil de toda a excursão. Os europeus ainda tinham chances remotas de se classificar para a Copa do Mundo do México e tinha os reforços de jogadores que atuavam no futebol espanhol e italiano. O Botafogo chegou um dia antes da partida e Abel Braga deu a manhã livre para os jogadores conhecerem um pouco da região.





Petróleo (de boné) e Josimar comandam o samba no ônibus que levou o Botafogo para a cidade de Tammisaari — Foto: Juha Tamminen



O jogo terminou 2 a 1 para os finlandeses, com muita reclamação do time do Botafogo com a arbitragem local. Os inconformados brasileiros afirmam que o segundo gol dos donos da casa foi marcado por um jogador que estava três metros à frente do último defensor e, por isso, em posição clara de impedimento. O gol carioca foi marcado pelo atacante Petróleo. O Bota foi a campo com: Luís Carlos; Josimar, Marinho, Osvaldo e Vágner; Alemão, Renato e Elói; Baltazar, Petróleo e Antônio Carlos (Helinho).


+ Com dois argentinos "quase" brasileiros, Botafogo aumenta número de estrangeiros no elenco


Na primeira página do Jornal do Brasil do dia seguinte, a principal manchete do dia 7 de agosto, um dia após a derrota, que contava como foi a partida estampava que o presidente José Sarney cancelou a visita que faria à Escola Superior de Guerra porque um general vetou a presença de Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro, na comitiva do presidente. Brizola era cunhado de João Goulart, presidente deposto da recém-terminada ditadura militar, e ferrenho opositor do regime que durou 21 anos.


+ Luís Castro é regularizado e pode comandar o Botafogo contra o Ceará, pelo Brasileirão


Quando abria a sessão de esportes do JB, o leitor poderia ler o relato da partida, a insatisfação dos jogadores e comissão técnica, bem como uma "fake news". Segundo o jornal, quem acompanhava as estações de rádio naquele 6 de agosto, ouvia, erroneamente, que o Botafogo tinha vencido os finlandeses por 6 a 1.




Relato do Jornal do Brasil sobre a derrota do Botafogo para a seleção da Finlândia — Foto: Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional


O time que tinha Josimar, Marinho, Alemão, entre outros não conseguiu sair da Finlândia com a vitória, mas há histórias que alguns jogadores alvinegros conseguiram marcar ao menos um gol fora de campo. Ao fim da passagem pela Finlândia, o Botafogo ainda excursionou por Holanda, Espanha, Portugal e Costa do Marfim.


+ Após áudio viralizar com críticas a Biriba, Botafogo defende mascote e anuncia "irmão mais velho"


O fotógrafo finlandês Juha Tamminen, de 64 anos, que tem um acervo de mais de 200 mil fotos de futebol esteve na excursão. Por ter estado no Brasil por 14 carnavais, ele serviu como tradutor enquanto o Botafogo esteve pelo país de origem e até dividiu quarto com o roupeiro do clube durante a viagem. Todas as fotos, com exceção dos prints de páginas de jornal, são dele (veja mais ao fim da reportagem). Atualmente, Juha só assiste esporte pelas lentes da câmera fotográfica e não vê o Botafogo desde 2006, mas garantiu estar torcendo para Niko Hämäläinen, o primeiro finlandês a jogar a Série A do Brasileirão.



+ Finlandês digitaliza 200 mil fotos em acervo de 30 anos que tem primeiro gol de Romário pela Seleção




As histórias e as fotos raras de um finlandês apaixonado pelo futebol (https://globoplay.globo.com/v/9481950/)



+ Victor Cuesta quer dar a volta por cima no Botafogo: "Voltar a ser o jogador de 2017 a 2021"


O jovem Abel Braga conversa com uma repórter finlandesa, traduzido pelo louro Juha Tamminen — Foto: Juha Tamminen



+ Botafogo gasta cerca de R$ 65 milhões na primeira janela de transferência com John Textor





Abel Braga ataca de fotógrafo enquanto dá entrevista para jornalista finlandesa — Foto: Juha Tamminen


+ Botafogo é o time que mais gastou com reforços em 2022; veja lista





Petróleo, atacante do Botafogo, posa com duas finlandesas. Sorriso de orelha a orelha — Foto: Juha Tamminen


+ Leia mais notícias do Botafogo





Botafogo, Finlândia, 1985 — Foto: Juha Tamminen


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro